Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quarta-feira, 9 de Setembro de 2015 | Horário: 10:07
Compartilhe:

Diretor, produtor e biógrafo de obras sobre o rapper Sabotage participam de evento na Flict

Ivan 13p, Denis Feijão e Toni C. são presença confirmada no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, dia 16 de setembro
Sabotage, ícone do hip hop nacional

Por: Mariane Roccelo

Após 12 anos da morte do rapper Sabotage – ícone do rap e hip hop nacional – seu legado permanece vivo. Em março deste ano foi lançado o documentário “Sabotage – Maestro do Canão”, que reúne cenas da carreira do músico e depoimento de artistas, reconstruindo a personalidade e a vida de Sabotage. Para discutir o trabalho do músico, no dia 16 de setembro, o diretor Ivan 13P, o produtor Denis Feijão e o biógrafo Toni C. participam de um debate após a exibição do documentário, no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, às 19h. O evento integra a programação da FLICT - 1ª Festa Literária de Cidade Tiradentes.

Mauro Mateus dos Santos, o Sabotage, nasceu na zona sul de São Paulo, na favela do Canão, e ali viveu a infância e boa parte da adolescência. Ex-interno da Febem (Atual Fundação CASA), o rapper nunca escondeu seu envolvimento com o tráfico de drogas e com o crime organizado, pelo qual foi indiciado duas vezes. 

Em 2002, um ano antes do assassinato de Sabotage, o diretor Ivan 13p entrevistou o rapper para o documentário “Favela no Ar”, que o motivou a produzir “Sabotage – Maestro do Canão”. “Eu sabia que não tinha tanta coisa assim gravada sobre ele, mas resolvi fazer uma pesquisa, ir atrás e colher mais informações”, conta Ivan. 

A produção do documentário contou com um longo processo de pesquisa em diversas mídias, desde o VHS aos arquivos digitais de computador. O diretor conta que “teve acesso a vários materiais diretos, e isso acaba enriquecendo a produção”. Sobre o teor da produção, Ivan explica que “O documentário tem mesmo esse caráter de resgate de material de arquivo, de achar coisas que estavam lá guardadas e conseguir divulgar isso”. Além do longa-metragem sobre o rapper, o diretor trabalhou nos documentários “Guerreiros do Rap” e “Futebol de Várzea”.

Junto com Ivan, Denis Feijão, que produz o documentário, estará presente no debate. Além da obra sobre o rapper, Feijão produziu a comédia “Família Vende Tudo” e os documentários “Marighella”, “20 centavos” e “Raul – o início, o fim e o meio”. 

A mesa também contará com a presença do escritor e produtor cultural Toni C., autor de “Um bom lugar - Sabotage”, biografia oficial sobre o rapper Toni C. também é autor do romance “O Hip Hop está morto”, é membro fundador do coletivo Nação Hip Hop Brasil e dirigiu o longa “É tudo Nosso”. 

Serviço: Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. R. Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esq. com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes. Zona Leste. | tel.: 2555-2840. Dia 16, das 19h às 20h50. Grátis

collections
Galeria de imagens