Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Poeta Tula Pilar participa de encontro na FLICT sobre a presença feminina na literatura
As escritoras Patrícia Cândido e Cláudia Canto também estarão presentes no evento que acontece dia 17, na Casa Ser

Poeta Tula Pilar
Por: Mariane Roccelo
“Quando eu era criança e trabalhava na casa de algumas patroas, eu escrevia poesias e a patroa perguntava ‘mas quem escreveu isso? ’, e eu falava ‘eu que escrevi’. Uma vez, uma delas rasgou e picou o papel, e falou ‘olha, você não vem aqui pra escrever, vem aqui pra limpar’”. Hoje, após 13 anos de trabalho como escritora, Tula Pilar reforça a presença feminina da mulher brasileira na produção literária do país. Tula participa, junto com as escritoras Patrícia Cândido e Cláudia Canto, do encontro “A vida em versos – mulher como protagonista literária”, na Casa Ser, dia 17 de setembro, às 14h. A atividade que integra a programação da FLICT - 1ª Festa Literária de Cidade Tiradentes.
Moradora de Taboão da Serra, Tula começou a escrever poesia após participar, junto com a filha mais velha, de um sarau que acontecia em um barzinho próximo a sua casa. Um dia, o apresentador do sarau perguntou para a elas: “Sabem escrever? Então escrevam alguma coisa e vêm aqui com a gente!”. No sarau seguinte, mãe e filha apresentaram seus trabalhos: “a gente levou um texto e aí todo mundo gostou da gente logo de cara”, explica Tula.
Desde a infância Tula é amante de literatura. “Sempre li muito e às vezes lia até na casa das patroas”, relembra. Quando criança, ela conta que chegou a apanhar da mãe após ler o livro erótico “Amante Indócil”, de Janet Dailey. Entre as principais influências da escritora estão Cora Coralina, Monteiro Lobato e grandes personagens femininas da literatura inglesa. “Acho que peguei um ganchinho de cada autor que eu li”, afirma.
O olhar introspectivo em relação aos próprios sentimentos e a própria história é importante para a criação poética, afirma Tula. “Trago um pouco dos meus avós, meus bisavós, palavras que vêm de dentro e momentos que vivi, alguma angústia, algum sentimento mais erotizado”, explica. O romance é presença constante na obra da escritora, que afirma ter colocado no papel e declamado diversos relacionamentos vividos, “até que algumas mulheres do sarau começaram a se inspirar neles”, conta.
Além da presença de Tula Pilar, o encontro “A vida em Verso - a mulher como protagonista literária” tem a presença da escritora e terapeuta holística, Patrícia Cândido, e da jornalista Cláudia Canto, que discute assuntos da periferia da cidade de São Paulo e é autora do livro “Morte Às Vassouras” (Editora Kazuã, 2013).
A primeira Festa Literária de Cidade Tiradentes (FLICT) acontece entre os dias 11 e 19 de setembro no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, nos CEUs Inácio Monteiro e Água Azul e em diversos espaços da região. São, ao todo, 70 atividades que incluem encontros com escritores, apresentações musicais, oficinas e exibições de filmes. Confira a programação completa da FLICT no link
Serviço:
|Casa Ser. Av. Dr. Guilherme de Abreu Sodré, 485, Cidade Tiradentes. Dia 17, das 14h às 16h. Grátis
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk