Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 14 de Setembro de 2015 | Horário: 11:02
Compartilhe:

Poeta Tula Pilar participa de encontro na FLICT sobre a presença feminina na literatura

As escritoras Patrícia Cândido e Cláudia Canto também estarão presentes no evento que acontece dia 17, na Casa Ser
Poeta Tula Pilar

Por: Mariane Roccelo

“Quando eu era criança e trabalhava na casa de algumas patroas, eu escrevia poesias e a patroa perguntava ‘mas quem escreveu isso? ’, e eu falava ‘eu que escrevi’. Uma vez, uma delas rasgou e picou o papel, e falou ‘olha, você não vem aqui pra escrever, vem aqui pra limpar’”. Hoje, após 13 anos de trabalho como escritora, Tula Pilar reforça a presença feminina da mulher brasileira na produção literária do país. Tula participa, junto com as escritoras Patrícia Cândido e Cláudia Canto, do encontro “A vida em versos – mulher como protagonista literária”, na Casa Ser, dia 17 de setembro, às 14h. A atividade que integra a programação da FLICT - 1ª Festa Literária de Cidade Tiradentes.

Moradora de Taboão da Serra, Tula começou a escrever poesia após participar, junto com a filha mais velha, de um sarau que acontecia em um barzinho próximo a sua casa. Um dia, o apresentador do sarau perguntou para a elas: “Sabem escrever? Então escrevam alguma coisa e vêm aqui com a gente!”. No sarau seguinte, mãe e filha apresentaram seus trabalhos: “a gente levou um texto e aí todo mundo gostou da gente logo de cara”, explica Tula. 

Desde a infância Tula é amante de literatura. “Sempre li muito e às vezes lia até na casa das patroas”, relembra. Quando criança, ela conta que chegou a apanhar da mãe após ler o livro erótico “Amante Indócil”, de Janet Dailey. Entre as principais influências da escritora estão Cora Coralina, Monteiro Lobato e grandes personagens femininas da literatura inglesa. “Acho que peguei um ganchinho de cada autor que eu li”, afirma. 

O olhar introspectivo em relação aos próprios sentimentos e a própria história é importante para a criação poética, afirma Tula. “Trago um pouco dos meus avós, meus bisavós, palavras que vêm de dentro e momentos que vivi, alguma angústia, algum sentimento mais erotizado”, explica. O romance é presença constante na obra da escritora, que afirma ter colocado no papel e declamado diversos relacionamentos vividos, “até que algumas mulheres do sarau começaram a se inspirar neles”, conta. 

Além da presença de Tula Pilar, o encontro “A vida em Verso - a mulher como protagonista literária” tem a presença da escritora e terapeuta holística, Patrícia Cândido, e da jornalista Cláudia Canto, que discute assuntos da periferia da cidade de São Paulo e é autora do livro “Morte Às Vassouras” (Editora Kazuã, 2013). 

A primeira Festa Literária de Cidade Tiradentes (FLICT) acontece entre os dias 11 e 19 de setembro no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, nos CEUs Inácio Monteiro e Água Azul e em diversos espaços da região. São, ao todo, 70 atividades que incluem encontros com escritores, apresentações musicais, oficinas e exibições de filmes. Confira a programação completa da FLICT no link

Serviço: 
|Casa Ser. Av. Dr. Guilherme de Abreu Sodré, 485, Cidade Tiradentes. Dia 17, das 14h às 16h. Grátis

collections
Galeria de imagens