Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Espetáculo-jogo “EmQuanta” promove interação entre pais e crianças
Atração propõe brincadeiras e jogos teatrais nas bibliotecas Monteiro Lobato, Raul Bopp e Castro Alves em novembro
Por Gabriel Fabri
Com o objetivo de investigar a relação entre a percepção estética de crianças, em especial as da primeira infância (de 0 a 5 anos), e o comportamento desinibido e criativo delas (a chamada “performatividade infantil”), o espetáculo “EmQuanta” une a linguagem da dança a jogos teatrais e brincadeiras. Dirigido por Suzana Schmidt, a atração integra o Circuito Municipal de Cultura e chega a três bibliotecas em novembro: dia 7, na Monteiro Lobato, dia 17, na Raul Bopp e dia 20, nas Castro Alves.
Suzana explica que, em um espetáculo de dança tradicional, o público tem uma experiência mais visual, de apreciação dos movimentos. O que “EmQuanta” promove é, por outro lado, a descoberta desses movimentos pelas crianças, que são estimuladas a se movimentarem no palco que lembra uma instalação. “Nós enfatizamos a descoberta do corpo em relação ao jogo e ao espaço cênico”, afirma a diretora.
O que é proposto no espetáculo é muito diferente de brincar no parquinho, por exemplo. “A criança está brincando dentro de uma obra artística”, ressalta Suzana. “Então, ela experimenta diversas sensações e estímulos. Dessa maneira, a fruição dela é despertada”. Em “EmQuanta”, a criança é espectadora e intérprete ao mesmo tempo – e isso tem a ver com a “performatividade infantil”, o comportamento desinibido próprio da infância e que leva os garotos a fazerem movimentos que parecem performances aos olhos dos adultos, por serem espontâneos ou não fazerem sentido aparente.
Um dos jogos teatrais propostos pelo espetáculo é o da estátua. Um dançarino monta posições para o outro, que deve ficar imobilizado. As crianças são convidadas a repetir a brincadeira, montando novas poses para outra. Grupos vão sendo formados, e, ao final, um plástico azul envolve a todos. “É uma atividade que desperta os sentidos da visão e do toque”, explica Suzana.
Os pais também são convidados a participar das brincadeiras. “Foi interessante abrir para os pais esse espaço lúdico, eles também brincam e fruem esse ambiente estético, participando e descobrindo possibilidades de brincar com o filho”, declara a diretora.
Serviço: Diversos espaços. Grátis.
| BIJ Monteiro Lobato. R. General Jardim, 485, Vila Buarque, Centro. | tel. 3256-4122, 3256-4438 e 3256-4038. Dia 7, 11h
| BP Raul Bopp. R. Muniz de Sousa, 1.155, Aclimação. Ao lado do Parque da Aclimação. Zona Sul. | tel. 3208-1895. Dia 17, 14h30
| BP Castro Alves. R. Abrahão Mussa, s/nº, Jardim Patente. Zona Sul. | tel. 2946-4562. Dia 20, 10h
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk