Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Exibindo 1 para 1 de 2
Quarta-feira, 2 de Dezembro de 2015 | Horário: 11:21
Compartilhe:

Fabiana Cozza dialoga com ritmos africanos em novo disco

Cantora apresenta repertório de “Partir” nos teatros municipais Paulo Eiró, no dia 6, e Arthur Azevedo, no dia 13
Considerada uma das grandes expoentes da safra de cantoras
 do samba, Fabiana amplia repertório em “Partir” (Foto: Divulgação)


Por Letícia Andrade

Um repertório que pudesse evocar a ancestralidade africana é a proposta da paulistana Fabiana Cozza em seu mais recente álbum “Partir”. A aposta em dialogar com outros ritmos musicais deu bons frutos para a intérprete que faz duas apresentações gratuitas neste mês nos teatros municipais de Santo Amaro Paulo Eiró, no dia 6, e da Mooca Arthur Azevedo, no dia 13. 

“Há anos vinha recolhendo canções que me possibilitassem ampliar meu universo musical do ponto de vista sonoro, passando a dialogar com ritmos de outros países da África”, afirma. Para isso, Fabiana conta que precisou da colaboração do diretor musical Swami Jr, que emprestou sua sensibilidade e experiência para traduzir o cenário proposto.

Considerada uma das grandes expoentes da safra de cantoras do samba, Fabiana explorou ritmos africanos inspirada por músicos baianos. Por isso, “Partir” traz composições de Vicente Barreto, Tiganá Santana e Roberto Mendes. Este último participa com cinco canções. A experiência da intérprete em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, também contribuiu para o conceito do álbum.

“As canções de Mendes com os parceiros Nizaldo Costa, Jorge Portugal e Hermínio Bello de Carvalho já me inspiravam para uma atmosfera mais universal. A Bahia foi porto dos primeiros navios negreiros e é deste solo que parto para o mundo”, explica Fabiana, sobre a concepção de “Partir”, lançado no início deste ano. 

A seleção das 14 faixas do álbum é embalada com acompanhamento de violão, guitarra, timple (instrumento das Ilhas Canárias), baixo, bateria e percussão. Também devem integrar os shows dois temas de trabalhos anteriores: “O Samba é Meu Dom” e “Agradecer e Abraçar”.

Serviço: | Teatro Municipal de Santo Amaro Paulo Eiró. Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro. Zona Sul. | tel. 5546-0449 e 5686-8440. Dia 6, 19h. 60 min. Livre. Grátis (retirar senha, uma por pessoa, a partir das 14h, e trocá-la pelo ingresso uma hora antes do show).

| Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | tel. 2605-8007. Dia 13, 19h. 60 min. Livre. Grátis (retirar senha, uma por pessoa, a partir das 14h, e trocá-la pelo ingresso uma hora antes do show). 


collections
Galeria de imagens