Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Documentário “Porto das Monções” conta história das navegações no rio Tietê
Considerado um “docudrama” por mesclar elementos documentais com o gênero ficcional, o filme “Porto das Monções”, de Vicentini Gomez, terá exibição única no Cine Olido, no próximo dia 21 de agosto. O documentário conta a trajetória das expedições que percorreram o rio Tietê nos séculos XVII e XVIII, quando o ouro foi descoberto em Cuiabá.
Naquela época, expedições comerciais e militares partiam de Araritaguaba –hoje Porto Feliz –, onde o rio Tietê apresentava boa navegabilidade. Em busca de ouro, partiam em barcos feitos de uma tora única, com até 15 metros de comprimento. O termo “Monções” é empregado para representar o movimento fluvial para o Oeste realizado pelos paulistas durante esses dois séculos.
O diretor reeditou o filme recentemente, utilizando uma linguagem dinâmica e mais clara, inserindo depoimentos de importantes historiadores, geógrafos e outros especialistas. “Porto das Monções” faz uma narrativa deste capítulo da História do Brasil com relação ao rio Tietê, praticamente ausente das páginas dos livros didáticos.
Por Kéren Pisaneschi
Serviço:
| Centro Cultural Olido. Av. São João, 473, Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | Tel. 3862 1837. Livre. Dia 21, 18h30. 53 min. Grátis. Censura Livre.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk