Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Sexta-feira, 19 de Novembro de 2021 | Horário: 19:41
Compartilhe:

Inauguração de placa em homenagem a Luiz Gama

Peça será instalada neste sábado, às 9h30, na Rua 25 de Março

Em comemoração do Dia da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Cultura irá inaugurar uma nova placa do Inventário Memória Paulistana, em homenagem ao advogado e jornalista Luiz Gama. A placa será afixada na rua 25 de Março, 595, no local onde o abolicionista viveu e também teve seu primeiro escritório, conforme indicação e pesquisas internas. A inauguração acontece no dia 20 de novembro, às 9h30, e terá a presença da Secretária Aline Torres.

Luiz Gama, nascido em 1830 e falecido em 1882, foi um dos principais abolicionistas brasileiros, tendo auxiliado em numerosos processos para libertação de pessoas escravizadas nos tribunais da época. Participou intensamente também da criação de jornais e no debate político do momento, em conjunto com outros liberais.

Esta placa de Memória Paulistana visibiliza os processos históricos da cidade de São Paulo e do Brasil na luta pela igualdade racial e democracia, inclusive da participação desse personagem, trazendo à tona a libertação de pessoas escravizadas no século 19. Será a 140ª placa do Inventário Memória Paulistana instalada.

O Inventário Memória Paulistana descreve memórias de fatos que ocorreram em outros momentos, complementando o entendimento das camadas históricas da cidade. Com isso, suas placas facilitam entender os aspectos cotidianos de como se deram processos sociais relevantes como a abolição da escravidão no Brasil e como os grupos sociais constroem suas identidades e memórias. É uma das ferramentas de salvaguarda do patrimônio cultural de São Paulo, de responsabilidade do CONPRESP e operacionalizadas pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura.

Na inauguração, estarão presentes Aline Torres, Secretária Municipal de Cultura; e Luca Fuser, coordenador do Núcleo de Identificação e Tombamento do DPH; além de representantes da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRA), da UNEGRO SP, do Instituto Feafro, da Câmara do Comércio Brasil África Ecowas e do Coletivo Espelho Espelho Meu.

collections
Galeria de imagens