Secretaria Municipal de Cultura
Programação de Novembro - Casas de Cultura
Porco conta: Os Três Porquinhos - Teatro Infantil
"Os contos de fadas incentivam o aprendizado das crianças e nessa história interativa e divertida, elas ajudam o Porco a encontrarem soluções para os problemas dos personagens, assim aprendendo com eles. Quando os dois Porquinhos escolhem o jeito mais fácil e rápido para terminar suas casas, acabam por trazer consequências no futuro.
| Casa de Cultura Guaianases. 01/11 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Anjos do Beco - Rock
Apresentação de celebração dos 25 anos da banda, com apresentação das composições do disco Funny Fluxo e o lançamento oficial ao vivo e presencial do "Overallrockdelic".
| Casa de Cultura Tremembé. 02/11 às 17h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Forró das Mina - Música
Diante da falta de espaço e visibilidade das mulheres no cenário do forró, formamos o coletivo “Forró das Minas” com o intuito de difundir, fomentar e expandir a representatividade feminina no forró! Unindo forças e apoiando as carreiras artísticas, a ideia é buscar espaços para as apresentações musicais como essa, que quebram o tradicionalismo e botam para ferver!
| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 02/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Brasil Negreiro com Wil Oliveira - Teatro Infantil
Inspirada na poesia "Navio Negreiro" de Castro Alves, a peça “Brasil Negreiro - Imaginário em Liberdade", provoca um estranhamento, mas ao mesmo tempo uma identificação do público pelo o que vê em cena. Proporcionando emoção, orgulho e respeito entre as pessoas e suas histórias, diante de suas similaridades e diferenças, a peça nos envolve de tal modo que nos permite refletir, questionar e repensar sobre: O que há de fato no interior do "Navio" de cada ser humano? O que seria este "Navio"?
| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 03/11 às 10h. Livre. Grátis. 45 minutos.
Homenagem ao dia da Capoeira com Família Irmãos Unidos do Mestre Natal - Intervenção Artística
A caminhada da Família Irmãos Unidos, fundada pelo Mestre Natal (Natalino Dias da Cruz – 1960/2002), se iniciou em junho de 1980, em Carapicuíba e no ano de 1982 se deslocou para a comunidade de Brasilândia, São Paulo, onde se encontra até os dias de hoje, completando 40 anos de existência.
Em resistência à ''Família Irmãos Unidos” se mantiveram em atividade. Nesta intervenção haverá roda de capoeira, palestra e um bate, celebrando a Família FIU.
| Casa de Cultura Brasilândia. 03/11 às 19h. Livre. Grátis. 40 minutos.
Neggoblues e Jazz Prazz Dezz - Intervenção Artística
Neggoblues se apresenta no Sarau da Casa de Cultura, cantando e tocando seus lamentos e sentimentos ancestrais. Convida também Jazz Prazz Dezz para fazer um tributo a dois dos maiores saxofonistas deste gênero musical histórico, como: Charlie Parker e John Coltrane; abrindo espaços para os poetas e artistas presentes, se manifestarem diante do tema na busca de uma consciência cultural, de inclusão e reflexão artística do território.
| Casa de Cultura Butantã. 04/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
"SHOSHOLOZA Uma Viagem Sonora - Espetáculo Musical" - Música
"Deodara'' é um coletivo sediado em Itapecerica da Serra, região metropolitana do Estado de São Paulo. Há 11 anos o grupo se dedica a aprimorar as diversas linguagens musicais.
O coletivo busca misturar elementos da musicalidade regional brasileira, como jongo, maracatu, coco, samba de roda, cacuriá, ciranda e ijexá entre outros. A instrumentação africana prevalece no canto como particularidade principal e por manifesto utiliza o pop, jazz, funk e soul criando a diversidade de sons e canções no repertório.
| Casa de Cultura Campo Limpo. 04/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Mês da Consciência Negra com Royce do Cavaco - Música
Royce do Cavaco está prestes a completar 40 anos de carreira. É considerado um dos maiores intérpretes de sambas-enredo do país. Já entre seus grandes sucessos em carreira solo, está a música “Frente a Frente”, que conquistou o posto de um dos hits mais tocados nos anos 90.
| Casa de Cultura Brasilândia. 04/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Neto Trindade e os vagalumes - Música
Ampliando sentimentos internalizados e representados na obra, Neto Trindade demonstra sensibilidade, igualdade e capacidade de alcance popular, onde suas composições musicais apresentam um sentimento entre o eu e sua vivência no mundo, carregadas de cotidianidade.
Essas canções carregam como característica marcante sentimentos, dores, alegrias, protestos, gritos e sussurros que se alicerçam em sentimentos coletivos de existência.
| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 04/11 às 20h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
DJ Bia Sankofa - Música
DJ Bia Sankofa fará a performance de abertura do evento com duração de 1 hora e durante os intervalos entre uma apresentação e outra. Clássicos do hip hop e do afro beats, e músicas brasileiras interpretadas por mulheres darão a tônica da sua performance.
| Casa de Cultura São Mateus. 05/11 às 11h. 14 anos. Grátis. 180 minutos.
O céu e suas histórias com Cia 2 Mililitros - Teatro Infantil
Baseado na vida da astrônoma Annie Maunder, uma das primeiras mulheres cientistas de quem se tem notícia; Annie desenvolveu sua própria câmera fotográfica, conseguindo uma imagem até então inédita, de um eclipse solar. A curiosidade, a dúvida e a sede de conhecimento movem nossa protagonista nesse caminho cheio de novidades.
Através de elementos da dança e jogo de luz e sombra cria-se uma atmosfera lúdica que conduz os pequenos espectadores por uma viagem interespacial. Aqui o bebê desempenha seu papel de pesquisador nato e ao final da encenação é convidado a explorar o espaço cênico interagindo com cenário, adereços e elenco.
| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 05/11 às 11h. Livre. Grátis. 45 minutos.
Sarau das Minas - Sarau
Um encontro cheio de afeto que possibilitará trocas de experiências entre as participantes. As poetisas farão as intervenções entre os depoimentos das participantes e as trocas se estenderão ao público de maneira democrática. Ao final desta atividade, as griots citadas serão homenageadas.
| Casa de Cultura São Mateus. 05/11 às 14h. 14 anos. Grátis. 120 minutos.
Um homem, Um corpo negro no universo - Música
Qual é o lugar dos homens negros nessa sociedade que, ao mesmo tempo exalta os homens em detrimento das mulheres, mas inferioriza ou nega a humanidade das pessoas negras? Até que ponto se pode falar em “privilégio masculino” quando descobrimos que os homens negros estão abaixo até mesmo das mulheres negras no quesito mortalidade, encarceramento, violência urbana? Pode um homem negro “ser homem” e ser cobrado como tal em uma sociedade racista?
| Casa de Cultura Guaianases. 05/11 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Dito Branco - Música
O espetáculo apresentará as composições próprias da banda Dito Branco, apresentando influências da banda como o seu disco “Bendito Seja'' e as releituras de clássicos do Rock brasileiro.
| Casa de Cultura Raul Seixas. 05/11 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Roda de Capoeira com o mestre Claudio - IÊ Maracá - Capoeira
A capoeira, o maculelê e o samba de roda apresentados nessa data, tem a luta contra o racismo e a perspectiva socioeducativa como principais objetivos para a construção de uma consciência comunitária de responsabilidade social, e uma sociedade mais equitativa.
Dentre outros objetivos, o evento é organizado para promover o autoconhecimento e as diferentes manifestações da cultura corporal; a vivência da capoeira como luta esportiva e cultural; o reconhecimento de outros saberes não institucionalizados que acompanham os mestres e mestras nesse encontro entre gerações com multiplicação de saberes.
| Casa de Cultura Campo Limpo. 05/11 às 14h. Livre. Grátis. 75 minutos.
Você tem Medo? com Mergulha Cia de Teatro - Teatro Infantil
Mainá é uma bibliotecária que adora ensinar para as crianças como funciona uma biblioteca. Conversando com o público, ela explica todo o cuidado que tem com livros e sempre prepara o espaço para uma boa leitura.
Numa manhã, sua rotina é interrompida pela chegada de Hitch, um pássaro, que entra pela janela à procura de um livro. Mainá logo percebe que o pássaro traz com ele muitos medos e incertezas. Através de histórias, os dois irão descobrir como enfrentar os medos que temos por conta da nossa imaginação.
| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 05/11 às 15h. Livre. Grátis. 30 minutos.
Ciência de Chico (Tributo a Chico Science e Nação Zumbi) - Música
Ciência de Chico traz um tributo à obra de Chico Science & Nação Zumbi, banda que foi o expoente máximo do movimento artístico e cultural “Manguebeat”, idealizado em Recife - Pernambuco no início da década de 90, ao lado de bandas como Eddie e Mundo Livre S/A.
O movimento de contracultura buscava uma nova roupagem na cena artística local, mesclando ritmos tradicionais de Pernambuco como coco, maracatu e a ciranda com ritmos populares como pop, hip-hop e rock; o Manguebeat traz em suas músicas uma forte crítica social e uma leitura sobre os diferentes aspectos urbanos da grande Recife.
| Casa de Cultura Tremembé. 05/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Zé Brasil - Música
“Povo Brasileiro” é a apresentação de lançamento do CD DoisMilEVinteUm. Zé Brasil canta, toca guitarra e é acompanhado por um quarteto com cantora, guitarrista, baixista e baterista. O repertório é composto por onze canções originais com aproximadamente uma hora de duração.
| Casa de Cultura Raul Seixas. 05/11 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.
Jéssica Américo + Banda - Músic
Jessica trará no seu repertório grandes sucessos da música brasileira com muitos clássicos do samba que foram sucesso nas vozes das grandes cantoras do Brasil. Com uma presença de palco marcante, Jéssica interage com o público, transformando-o em atração também
| Casa de Cultura São Mateus. 05/11 às 17h. 14 anos. Grátis. 180 minutos.
Africa In Brasil convida: Clara Lima - Música
Com o carisma e a presença de palco das campeãs de batalhas do Brasil, Clara Lima carrega uma bagagem extensa de grandes festivais e centenas de casas de festa. Hoje seu repertório contém seus sucessos e entre as músicas mais pedidas pelo público estão: “Diáspora, Finanças e Tudo Muda''. Um repertório elaborado para proporcionar uma experiência única aos seus fãs.
| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 05/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Um homem, Um corpo negro no universo - Música
Qual é o lugar dos homens negros nessa sociedade que, ao mesmo tempo exalta os homens em detrimento das mulheres, mas inferioriza ou nega a humanidade das pessoas negras? Até que ponto se pode falar em “privilégio masculino” quando descobrimos que os homens negros estão abaixo até mesmo das mulheres negras no quesito mortalidade, encarceramento, violência urbana? Pode um homem negro “ser homem” e ser cobrado como tal em uma sociedade racista?
| Casa de Cultura São Miguel. 05/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Nyah Live - Reggae
A Nyah Live foi criada em 2004, na Brasilândia, zona norte, por um grupo de amigos com sonho de formar uma banda de reggae. Todos com o mesmo intuito de espalhar mensagens do Rastafari: resiliência, resistência, justiça, amor, igualdade e conscientização social. O nome da banda vem do NyahBinghi, a primeira música que ouvimos no ventre de nossas mães, a batida do coração. O nome da banda significa a batida viva, trazendo luz e amor para todos os corações. Pois, a vida não pára e a música não pode parar.
| Casa de Cultura Brasilândia. 05/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Mumu de Oliveira - Música
Nesta intervenção o artista compartilha com o público, a riqueza da música negra brasileira, dando luz ao sagrado e ao profano, que permeiam essa cultura. Este projeto tem como objetivo principal, restabelecer e fortalecer o vínculo existente entre a população negra, o território e a cultura afro-brasileira.
Trata-se de um convite a uma viagem no tempo e no espaço, além de um convite à contemplação da música e à participação da dança, por parte do público presente.
| Casa de Cultura São Miguel. 05/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Dani Olinka + Banda - Música
A cantora Dani Olinka está na estrada desde os quinze anos de idade, quando descobriu seu gosto pelo samba se tornando vocalista de um grupo de samba feminino. No entanto, Dani Olinka é versátil e além do samba, canta em grupos afros e bandas de reggae.
Compôs várias bandas ao longo de sua carreira como: banda Kerumana, banda Uafro e a banda Bábaxé - onde gravou um CD. Dani Olinka é vocalista também no bloco “Afro Filhos de Olodum” e canta no grupo de samba raiz Sambauma, entre outros projetos. Atualmente faz a galera dançar ao som dos clássicos do samba rock com a banda Embalanço.
| Casa de Cultura São Mateus. 05/11 às 18h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.
Baile LGBTQIA + Show Herbert - Música
Herbert é um artista Pop, R&B, DanceHall, Reggaeton e Trap do extremo Leste de São Paulo. Em suas músicas traz composições referente ao controle de sua própria sensualidade, a falta de afeto no amor negro no seu ciclo, e sobre se permitir ser apenas uma noite.
Dono no single de 2018 intitulado: “Noi$ Ficar” (Um R&B melódico romântico disponível no YouTube) com parceria de Guilox. Com lançamentos de 2019 de um EP chamado “Lilith” com 3 faixas chamadas “Lollipop” e “Meus Desejos” em parceria com Dihsorientado, e “Caliente”.
| Casa de Cultura São Rafael. 05/11 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.
Sarau de Abertura (Poesia de Porão, do Vinil e do Grajaú) - Sarau
O Encontro Literário #caiunaredeecultural é uma iniciativa de ativistas culturais, educadores e movimentos artísticos, que atuam na região de Cidade Ademar, Pedreira e Jabaquara. Uma ação cultural construída por várias mãos, parceiras e parceiros que depois de 2 anos de pandemia volta em formato presencial com o tema "tudo, tudo, tudo, tudo que nós tem é nós".
| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 05/11 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Africa In Brasil convida: Kamikaze Resiliência - Música
Kamikaze fará sua apresentação através do Rap, apresentando e cantando suas músicas com o intuito de conscientizar e passar uma mensagem de resistência e paz para o povo da periferia. E passará um conteúdo de informação para aqueles que estiverem em sintonia consigo através do conhecimento e leitura.
| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 05/11 às 19h. Livre. Grátis. 40 minutos.
DubLova - Experimental Sounds - Música -
Com repertório de 11 faixas criadas e finalizadas por Danilova - produtor musical, técnico de som, DJ e produtor cultural, a apresentação visita as suas referências no dub jamaicano como: King Tubby, Scientist, Lee "Scratch" Perry, Buguinha Dub, Mad Professor e Slyand Robbie, com intuito de proporcionar uma experiência sonora singular ao público presente e escrever história na evolução do Dub produzido no Brasil, fortalecendo o protagonismo de artistas negros neste segmento. Com participação da cantora Luana Bayô.
| Casa de Cultura Brasilândia. 05/11 às 19h. Livre. Grátis. 40 minutos.
Bateria Aroeira - Música
A Bateria Aroeira vai apresentar por uma hora as nuances de uma bateria de escola de samba que é o coração de todo e qualquer pavilhão. É uma bateria com um número expressivo de integrantes femininas e vai encerrar nosso evento conectando todas as gerações presentes através do toque do instrumento mais antigo do mundo: o tambor.
| Casa de Cultura São Mateus. 05/11 às 19h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.
Mapeamento: Coletivo VivaCidade em Revista - Música
O Coletivo VivaCidade foi criado em 2012 e desde sua origem realiza apresentações em parques, praças, ruas e etc. Com sua riqueza de parcerias e com a própria diversidade dos seus integrantes multiartistas, participaram e criaram Mostras de Cultura, Feiras Culturais, Redes de Coletivo, Saraus, Festas Temáticas e muito mais. Tudo isso juntando teatro de rua e contemporâneo, música, dança, cinema, cultura urbana, cultura afro-brasileira e elementos místicos.
| Casa de Cultura São Miguel. 05/11 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Sarau Casa do Chefe - Aquarelas Culturais - Sarau
O Sarau Casa do Chefe é um encontro entre múltiplas linguagens artísticas e pessoas da comunidade em torno da valorização das ações e atividades de Itaquera. Nesta edição, o grupo “Aquarelas Culturais” mais uma vez utiliza-se da ludicidade criativa da poesia, música e performance teatral para envolver as crianças e adolescentes em uma atmosfera “colorida e cultural”.
| Casa de Cultura Raul Seixas. 06/11 às 14h. Livre. Grátis. 90 minutos.
Elas em Ação: Música, pesquisa e formação - Debate
Em novembro junto do “Encontro Literário Caiu na Rede é Cultura” a coletiva “União Deixa Ela Tocar” faz a reflexão da atuação da mulher na arte pensando principalmente música, pesquisa e formação através das ações desenvolvidas pela coletiva como Mostras de músicas de mulheres; levantamento de mulheres artistas no território de Cidade Ademar, Jabaquara e Pedreira; e oficinas de inserção de mulheres em canto, percussão, cordas e técnica de som.
| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 06/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Dj Th4ys - Rainha do Mandelão - Música
Dj Th4ys é nascida e criada na favela da minhoca, localizada na zona sul de São Paulo, (região do Grajaú) e frequenta os principais bailes funk da cidade. Sua pesquisa musical é baseada nos hits mais tocados no baile do Bega, baile da D7, baile da Aurora, entre outros.
Para Th4ys, a batida do funk do momento é aquela que faz a galera dançar a noite toda, fazendo o público sentir o grave do mandelão, do magrão e todas as outras vertentes musicais do funk da capital de São Paulo. Para novembro, ela preparou o melhor set que representa a cultura do funk na cidade de São Paulo.
| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 06/11 às 17h. 16 anos. Grátis. 60 minutos.
Turnê do Álbum Singular + Convidados - Hip Hop
Arkano e Dj Deise realizam a apresentação artística do 4° disco do rapper. O álbum “Singular” é temático e retrata através de suas músicas uma nuance de oscilações de sentimentos, na tentativa de recriar a vida cotidiana, exemplificando as passagens entre momentos bons e ruins quase que simultaneamente. A apresentação é intensa e empolgante, fazendo o público participar intensamente e contar com participações surpresas.
| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 06/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Mapeamento: Sarau Indígena com Coletivo Ipamakã Upâ ?ba - Sarau
?gihóbóku Ingorar, o nativo originário ?gihóbóku Ingorar da nação Pataxó hã hã hãe, guardião da espiritualidade e ancestralidade dos povos que habitavam o sertão da ressaca na Bahia nos meados de 1800, utiliza de conhecimentos ancestrais para manter vivo os costumes e práticas espirituais para cuidar da saúde física e espiritual daqueles que necessitam a partir dos conhecimentos herdados de seus ancestrais e a habilidade no preparo das medicinas das florestas.
Os hã hã hãe nômades ora por tradição e outras vezes por necessidade de sobrevivência, porém sempre com a capacidade de automotivação, adaptação e aprendizado, passam os ensinamentos que jamais foram esquecidos, capacitando a sobrevivência do legado deste povo.
| Casa de Cultura São Miguel. 06/11 às 18h. Livre. Grátis. 70 minutos.
Projeto Nômade (Gaspar/Cérebro) - Eternos Suspeitos, Z’africa Brasil e MC Cérebro IDP - Música
O Nômade é a história ilustrada de um B.Boy viajante, que circula pelos mais diversos cantos do mundo, na velocidade dos versos de Gaspar, Cérebro, Manu, Gallo e Lika.
O Livro é todo ilustrado pelo grafiteiro Mirage, com desenhos para colorir e a história rimada no livro também é cantada no audiobook que acompanha a obra, tornando este projeto multimídia ainda mais inovador e instigante. Conta com mais atrações e intervenções poéticas, possibilitando aos espectadores uma experiência musical e de vivências como propõe o projeto.
| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 06/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Show: Ninguém é dono de ninguém - Música
O show “Ninguém é dono de ninguém” do cantor sertanejo Adriano Martins, propõe uma experiência empolgante, graças à interação com o público por meio de canções especialmente escolhidas com o intuito de alegrar e contagiar todos a partir da escuta musical.
Seu repertório apresenta canções exclusivas e experimenta novas estéticas para canções já consagradas. A apresentação conta com um time de músicos promissores da nova geração paulista e assim, o artista promete levar todo o público a cantar e dançar o tempo inteiro.
| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 06/11 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Esportes Malabarístico - Circo
Dois malabaristas cômicos acham que são exímios esportistas e resolvem mostrar ao público como são versáteis, pois imaginam que podem disputar em diversas modalidades das Olimpíadas. Como entendem mesmo é de malabarismo, eles acabam dando um espetáculo malabarístico com os diversos materiais esportivos."
| Casa de Cultura Guaianases. 08/11 às 10h. Livre. Grátis. 50 minutos.
A Mucambada chegou pra brincá - Mucambos de Raíz Nagô Cultura Popular e Tradicional
Um passeio pelo mundo dos tambores de maracatu, com a história sendo contada passo a passo, desde suas origens em Pernambuco até o repertório dos grupos de maracatu de São Paulo.
A narração acontece ao som dos tambores ancestrais do maracatu, com muita dança, música e alegria. Com seu baque virado, em homenagem aos mestres, mestras e brincantes do maracatu, a Mucambada vem convidar todo mundo a brincar e festejar a cultura tradicional afro-brasileira.
| Casa de Cultura São Rafael. 09/11 às 09h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Banda da Feira - Música
Banda da Feira é um grupo de música brasileira, influenciado por vários ritmos, com um forte trabalho de pesquisa voltado ao forró pé-de-serra, onde o tradicional e o contemporâneo se misturam e se fundem através de timbres e instrumentos como guitarra, cavaco, baixo, sanfona, zabumba e triângulo. Vem recebendo boas críticas e alcançando espaço e respeito no cenário paulista e brasileiro.
| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 09/11 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Akilomba - Afro Ancestralidade - Contação de Histórias
O espetáculo “Akilomba - Afro Ancestralidade - Turbante” narra como hoje no Brasil o “turbante” marca um período de protagonismo e empoderamento na cultura e na moda afro futurista brasileira da nossa geração, se revelando como um signo de resistência, identidade e resgate da autoestima. Ele define períodos históricos do Oriente ao Ocidente, sendo um tira de tecido que pode chegar a 45 metros de comprimento, e que ultrapassou as barreiras do tempo.
| Casa de Cultura São Mateus. 10/11 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Sarau Cinematográfico Cine Clube Mascate - Sarau
O Sarau Cinematográfico Mascate Clube em novembro discutirá o tema Mês da Consciência Negra por meio de exibições de filmes, bate-papo com escritores e intelectuais negros da região, intervenções musicais e poéticasç além do microfone aberto para o público.
| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 10/11 às 19h30. Livre. Grátis. 120 minutos.
Mural do JAMAC - Grafite
Esta atividade propõe a criação de uma pintura mural na EMEI Cruz e Sousa a partir de desenhos criados por estudantes da instituição de ensino e comunidade escolar, a partir da ideia de cultura e de elementos elaborados em oficina. Os desenhos, transformados em padronagens com as técnicas desenvolvidas pelo JAMAC, serão aplicados em paredes pela equipe do JAMAC e por membros da comunidade escolar.
| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 11 e 12/11 às 08h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Espetáculo teatral “O Lixão” com Grupo Pasárgada - Teatro
Uma montanha de lixo surge em um terreno baldio, localizado entre dois prédios de apartamentos, provocada pelo desleixo dos moradores. A convivência com o lixão altera as relações pessoais, ninguém assume a responsabilidade pelo seu aparecimento e todos reclamam do incômodo vizinho. Até que resolvem fazer alguma coisa.
| Casa de Cultura de Parelheiros. 11/11 às 14h. Livre. Grátis. 45 minutos.
Funk Slam - Música
Funk Slam é um campeonato de funk consciente, inspirado nas batalhas de poesia que acontecem mensalmente por todo Brasil. O Slam é um campeonato de poesia falada onde o poeta ou slammer tem até 3 minutos (três minutos) para recitar sua poesia, sem acompanhamento de objeto cênico, figurino ou acompanhamento musical, é só o poeta e a palavra. Por se tratar de um Slam musical, Funk Slam adaptou algumas regras para caber na competição.
| Casa de Cultura Campo Limpo. 11/11 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Dandara a Guerreira Quilombola - Contação de Histórias
Narração criada a partir de relatos e lendas populares sobre a história de Dandara, a guerreira negra rainha do Quilombo dos Palmares. Vítima do silêncio e apagamento imposto às mulheres negras no Brasil, ela foi uma capoeirista forte e corajosa, que planejava ações de combate, liderava quilombolas na luta pela liberdade, além de ter sido companheira do grande líder Zumbi dos Palmares.
| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 11/11 às 15h. 10 anos. Grátis. 60 minutos.
Banda Veneno de Alice - Música
Para celebrar o lançamento de seu EP "Quando Tudo Passar", mixado e produzido por Leonardo Brito, a banda Veneno de Alice apresenta suas composições próprias e releituras dos maiores singles do rock nacional, homenageando aqueles que influenciaram sua sonoridade e composições.
| Casa de Cultura Campo Limpo. 11/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Capitão Bourbon - Música
Antropofagiando, regorgitando, cuspindo, escarrando e vomitando em forma de letras densas e poéticas. Quase um pedido de socorro e paradoxalmente, quase um grito de liberdade, em unidade com as melodias obscuras. Fuzz cortante, torto, como em um labirinto que não encontra seu fim, uma metralhadora de batuques primitivos, um teclado hipnoticamente alienado e um contrabaixo esquizofrênico, que mais parece ter saído de um filme de Ingmar Bergman. Assim, definimos a apresentação do novo disco do Capitão Bourbon, "Um banquete para a loucura". Preparados para uma viagem até o abissal?
| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 11/11 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Slam das Minas - Sarau
No Slam das Minas, de São Paulo, apenas mulheres participam das batalhas. Elas falam de suas vivências, dificuldades e do machismo que sofrem em seu dia a dia; a ideia é garantir um espaço seguro para que as mulheres possam se expressar livremente. Pamella Araújo e Carolina Peixoto que participam da organização do slam contam ainda como se descobriram poetas ao participar do movimento e como as batalhas de poesia podem ajudar os alunos a se interessar mais por leitura e escrita.
| Casa de Cultura São Rafael. 11/11 às 19h30. Livre. Grátis. 90 minutos.
Pretinha Adormecida com Cia dos Ventos - Contação de Histórias
Pretinha Adormecida transporta o público para um universo mágico onde um casal de fadinhas, desejando ser mães, luta para adotar uma bebezinha. As mães enfrentam um rei mandão e tudo o que for preciso para formar sua família e na divertida jornada da princesinha não faltam lindos e cômicos personagens como o Sapo José, um Príncipe bobão, Seu bigode e a terrível Fada Coaching.
| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 12/11 às 11h. Primeira infância. Grátis. 60 minutos.
Nubalanço - Baile Black Music - Dança
Nubalanço resgata e fomenta a cultura dos bailes Blacks, interagindo, unindo e influenciando todos que, de alguma forma, participam buscando seu lugar na sociedade, tendo como objetivo difundir a cultura negra.
| Casa de Cultura Campo Limpo. 12/11 às 12h. Livre. Grátis. 120 minutos.
5ª FELINO – Feira Literária da Norte 2022 - Coletivo Poetas do Tietê - Sarau
Este ano, celebrando a volta das atividades presenciais, a FELINO propõe fazer um evento com intervenções artísticas diversas, entre elas, contação de histórias, saraus, rodas de conversas com escritores convidados, e claro, uma linda feira literária com exposição de livros e coletâneas de escritores e artistas independentes.
A organização da Feira está a cargo do Coletivo Poetas do Tietê que está na ativa há 13 anos, realizando intervenções urbanas e saraus de rua, como o Poesia na Faixa e o projeto OCUPAZ.
Confira a programação:
10h00 - Abertura Feira de Livros e Exposição Ilustração e Poesia
10h30 - O Nome das Nuvens (contação)
13h00 - Mariama Camara (contação)
14h00 - A menina que não tinha boca (mediação de leitura)
14h30 - Adriana Pará (dança carimbó)
15h00 - Bate-papo com Alessandro Buzzo
16h00 - Sarau Poetas do Tietê (mic aberto)
17h30 - Ema Dellamorro (música)
18h15 - Marcy Santtos (música)
19h00 - Timm Arif (música)
| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 12/11 a partir das 10h. Livre. Grátis. 300 minutos.
Somos Herdeiras de Daomé - Performance
Recital artístico performático de mulheres capoeiristas, do coletivo "Quando Venho Não Venho Só...", com poesias e músicas. Interpretações ao vivo, iluminação e interação com o público. Será uma performance artística construída pelo coletivo de mulheres capoeiristas que tem como mensagem a força da mulher através do exemplo das Guerreiras do Daomé e das mensagens de cooperação e empatia da música Abayomi.
| Casa de Cultura São Mateus. 12/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Pé da Palavra - Contação de Histórias
Mestre Pê faz uma contação de história alegre e interativa para as crianças em fase de alfabetização e letramento. É um momento lúdico de aprendizado com música, rimas e trava-línguas originais, no ritmo contagiante do Hip Hop. Ao trazer a re-valorização do povo, seja nas escolas, apresentação, palestras e rodas de conversa, Mestre Pê não apenas levanta a auto estima da população, como oferece novas formas de se aprender onde as crianças, adolescentes e jovens repensem sua função protagonista e as trocas verdadeiras que somam na construção de uma sociedade mais harmônica.
| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 12/11 às 16h. Primeira Infância. Grátis. 45 minutos.
Forró pé na terra - Cultura Popular e Tradicional
"O Bando do Seu Pereira” apresenta o espetáculo “Forró pé na terra” trazendo releituras de clássicos do baião e composições autorais cuja temática aborda a relação sustentável com a Terra, a consciência sócio-ambiental e os cuidados com os recursos naturais, principalmente a água.
No palco utiliza uma cisterna como instrumento de percussão e todo o repertório é devidamente apresentado (temática, autores e circunstâncias) com muito humor e graça."
| Casa de Cultura Tremembé. 12/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Mapeamento: Coletivo VivaCidade em Revista - Música
O Coletivo VivaCidade foi criado em 2012 e desde sua origem realiza apresentações em parques, praças, ruas e etc. Com sua riqueza de parcerias e com a própria diversidade dos seus integrantes multiartistas, participaram e criaram Mostras de Cultura, Feiras Culturais, Redes de Coletivo, Saraus, Festas Temáticas e muito mais. Tudo isso juntando teatro de rua e contemporâneo, música, dança, cinema, cultura urbana, cultura afro-brasileira e elementos místicos.
| Casa de Cultura São Miguel. 12/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Festival Hip Hop Reggae - Música
Festival Hip Hop Reggae com diversas atrações como Guerreiros de Sião, Ambulantes, Marina Peralta, Záfrica Brasil e Coletivo Oeste Rap.
Vamos chegar e celebrar com muita música, esperamos vocês!
| Casa de Cultura Butantã. 12/11 a partir das 15h. Livre. Grátis.
Serginho Madureira - Correr pelo Certo - Música
A apresentação traz o nome de uma de suas canções autorais quilombola que fala sobre o racismo sofrido pelo povo negro e periférico. Serginho Madureira trará sua banda em formação completa e cantará sucessos autorais e de outros compositores promovendo uma linda festa que enaltece a cultura negra do samba.
| Casa de Cultura São Miguel. 12/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Thug Life com Ema Delamorro e Dj Tayan - Música
Ema Delamorro, rapper, poeta e compositora, conhecida como "Ema do Morro", foi nascida e criada no Capão Redondo. Atualmente trabalha em um projeto que tem fruto do primeiro ep, chamado "Elu por trás das grades", que retrata a vivência de uma corpa Trans Não Binária dentro do CIStema carcerário e também mostrando a vida de uma mona de quebrada dando as caras nas ruas, becos e vielas de ESSEPÊ, sobrevivendo no Ritmo da Margem.
| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 12/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Familia Justa Causa - Música
O grupo Família Justa Causa foi formado no ano de 2009 no mês de junho, idealizado e criado por dois jovens de São Paulo, Jhow e Guto depois de uma longa jornada de eventos e apresentações. O grupo apresenta um espetáculo chamado “É aquilo” nos Centros de Educação Unificado (CEU), trabalhando encenação, dança e música, importante para enriquecer a cultura brasileira, onde o grupo interage com o público mostrando que o rap é cultura, música e arte. O grupo trabalha com uma equipe de cinco vocalistas, dois rouds e conta com a participação de DJ Eddy que mescla MPB com rap, fazendo um repertório diferenciado.
| Casa de Cultura Guaianases. 12/11 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos.
Crom - Música
Na ativa desde 1992 e com formação definitiva, a banda Crom, eleita com o melhor EP de 2015, pelo site latinoamericano Heavy in Roll, apresenta composições autorais de seus 4 EPs, com destaque para o 4º EP, o New Army, todo gravado com a nova formação. Fãs confessos de Iron Maiden, Arnaldo, Altemar, Heavyy, Pato e Robson prometem um espetáculo vigoroso e inesquecível do mais puro heavy metal tradicional.
| Casa de Cultura São Miguel. 12/11 às 19h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.
Dandara com Impacto Agasias - Teatro Adulto
Dandara não quer casar com ninguém, mas seu pai Valduir quer que ela se case a qualquer custo, não vê a hora de ser avô e, por precisar de um sucessor para sua delegacia. É aí que Sebastião vê a oportunidade de se dar bem na história; decido a tomar o lugar de Valduir na delegacia ele aceita casar-se com Dandara, mas não é o único. Frederico que é muito esperto também está de olho no casório, ou melhor, no dote de Dandara, assim ele poderá salvar a sua falida fazendinha, única herança que recebeu do pai. Acontece que Dandara descobre tudo e bate o pé que não casará nem com Frederico nem com Sebastião. O que ela não sabe e que seu destino, na verdade, está na mão de outra pessoa, ou melhor, de outras pessoas.
| Casa de Cultura Itaim Paulista. 12/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Baile Black - Música
Projeto idealizado pelos artistas Doliros e Zero, e Zack e Ray V, que traz o selo a todos os artistas participantes, além da curiosidades de todos serem oriundos do Parque São Rafael. Sendo um coletivo cultural, que tem como proposta reunir artistas independentes, para além do meio musical, incentivando e produzindo movimentos do gênero.
Um movimento de resgate e de celebração da cultura local, partindo da consciência de que ocupar os equipamentos culturais é um direito dos moradores.
| Casa de Cultura Guaianases. 12/11 às 19h. Livre. Grátis. 180 minutos.
Fé refeita com Kimani - Música
Um acontecimento, uma promessa dos mais velhos em curso, uma profecia concretizada onde cabem os sonhos de Kimani e uma outra totalidade significativa de afrodescentes e indígenas, que caminham ao encontro de sua ancestralidade, por meio do canto, da letra intitulada poética e de uma ideologia ainda em ascensão: “Vidas negras importam'.
| Casa de Cultura Campo Limpo. 12/11 às 19h. 10 anos. Grátis. 50 minutos.
São Rafa - Hip Hop
O evento é pensado através dos artistas da nossa quebrada para nossa quebrada, conta com atrações de todas as vertentes do hip hop, de artistas do bairro e convidados de outros locais da Zona Leste. É um movimento de resgate e de celebração da cultura local, ocupar os equipamentos culturais é um direito nosso!
| Casa de Cultura São Rafael. 12/11 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Sarau Cinematográfico Cine Clube Mascate - Sarau
O Sarau Cinematográfico Mascate Clube em novembro discutirá o tema Mês da Consciência Negra por meio de exibições de filmes, bate-papo com escritores e intelectuais negros da região, intervenções musicais e poéticasç além do microfone aberto para o público.
| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 12/11 às 19h30. Livre. Grátis. 120 minutos.
RAP com Leo Saud - Música
Leo Saud é um dos mais novos nomes do Rap nacional, vindo da Zona Leste de São Paulo. Desde muito jovem já apaixonado por música, sempre gostou de escrever, e tem como inspiração muitos nomes dentro e fora do Rap. Iniciou sua carreira com o Single "Longa Vivência", lançado pelo selo “Pela Arte a Zuera”, estúdio e gravadora em Itaquera e lançou outros singles que estão disponíveis nas plataformas digitais e também no YouTube, além de ter feito participação em espetáculos, saraus e também no mês do hip hop. Seu novo EP está com previsão de lançamento para o final do ano de 2022.
| Casa de Cultura São Rafael. 12/11 às 20h. Livre. Grátis. 50 minutos.
Le Royale - Música
LeRoyale vai apresentar as composições autorais de seu EP “Deuses e Demônios”, além de inéditas e releituras de grandes clássicos do Rock'n'roll nacional e internacional.
| Casa de Cultura São Miguel. 12/11 às 20h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.
Show Oficina de Arte e Cultura Canta Paulo de Mesquita com Coletivo OAC - Música
A Oficina de Arte e Cultura, coletivo cultural liderado pelo Maestro Roberto Mendes Barbosa, doravante chamado Coletivo OAC, elaborou o “Show Oficina de Arte e Cultura Canta Paulo de Mesquita para lançar o último trabalho do cantor e compositor Paulo de Mesquita, “Um Segundo É Tempo Demais”.
| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 13/11 às 11h. Livre. Grátis. 50 minutos.
Roger da Rua - Música
Roger da Rua é um Mc, Rapper, Compositor e Produtor musical/cultural que começou participando de vários eventos de música independente, anos depois fundando um grupo de rap e atualmente está produzindo seu CD solo com a participação de vários músicos e compositores locais
| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 13/11 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Dandara, a Guerreira Quilombola - Contação de Histórias
Contação de Histórias criada a partir de relatos e lendas populares sobre a história de Dandara, a guerreira negra rainha do Quilombo dos Palmares. Vítima do silenciamento e apagamento imposto às mulheres negras no Brasil, ela foi uma capoeirista forte e corajosa que planejava ações de combate e liderava quilombolas na luta pela liberdade, além de ter sido companheira do grande líder Zumbi dos Palmares.
| Casa de Cultura Raul Seixas. 13/11 às 12h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Mumu de Oliveira - Música
Nesta intervenção o artista compartilha com o público, a riqueza da música negra brasileira, dando luz ao sagrado e ao profano, que permeiam essa cultura. Este projeto tem como objetivo principal, restabelecer e fortalecer o vínculo existente entre a população negra, o território e a cultura afro-brasileira.
Trata-se de um convite a uma viagem no tempo e no espaço, além de um convite à contemplação da música e à participação da dança, por parte do público presente.
| Casa de Cultura São Rafael. 13/11 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.
Funk SP - MC's e microfone aberto - Música
No Funk SP os Mc’s se apresentam com um repertório de músicas de própria autoria. O Projeto vem sendo realizado desde o ano de 2014, com artistas locais, que se apresentam nos espaços públicos e presenciais, trazendo cultura à comunidade e cultivando a raiz dos bailes de ruas, sempre de forma organizada.
| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 13/11 a partir das 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.
6º Aniversário Hip Hop Leste com RPW 30 anos - Hip Hop
RPW este ano de 2022 comemora 30 anos de carreira e irá tocar em suas apresentações hits como o clássico “Pule ou empurre”, além das músicas que marcaram épocas como: “Você está comigo”, “BCSP”, “Vergonha na cara”, “Cada um com seus Problemas” e muito mais. RPW promete um espetáculo eletrizante com performance e músicas inéditas.
| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 13/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Palestra sobre Violência Doméstica e Relacionamento Abusivo - Debate
A proposta é promover o debate sobre as dificuldades das mulheres pobres, negras e periféricas em enfrentar o medo, a humilhação e o terror de estar numa relação abusiva. Sem ter a quem pedir socorro, Ione Nadú recorreu à poesia, e serão parte destas obras que ilustrarão o debate, com comentários do filósofo e ativista Clodoaldo Arruda, fazendo recortes sociológicos de como o machismo estrutural funciona.
| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 13/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Dialeto Dub - Música
Nesta apresentação, a banda comemora 13 anos de estrada com um repertório recheado de músicas autorais desde seu primeiro trabalho até os singles mais atuais. Conta também com canções cover que marcaram a trajetória da banda e que muito são apreciadas pelo público do reggae.
| Casa de Cultura Raul Seixas. 13/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Mostra Cooperifa - Intervenção Artística
Movimento cultural que transformou um bar em centro cultural na periferia de São Paulo, este sarau se tornou referência na disseminação da poesia que nasce nas periferias. Fortalecendo o compromisso com a formação de público e incentivo à leitura nas quebradas de São Paulo ao lado de várias outras iniciativas culturais da região. A Periferia nos une pela dor, pela cor e pelo amor. É tudo nosso”
| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 13/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Banda Special Queen - Música
Formada em 2019 em São Paulo, a Special Queen reúne os maiores sucessos da banda em uma apresentação que traz toda a energia de um legítimo espetáculo do Queen, com direito a figurinos clássicos de todos os integrantes da banda e performance fiel.
O repertório possui mais de 2 horas e inclui músicas de todas as épocas da banda e momentos marcantes com solos de guitarra, solos de bateria e performances clássicas. Além do repertório e performance, a banda preza pela reprodução fiel dos figurinos clássicos de todos os integrantes.
| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 13/11 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.
6º Aniversário Hip Hop Leste com Mr Grande-E - Hip Hop
MR.Grande-E, participou do icônico e lendário grupo de Rap Alvos da Lei, e atualmente trabalha divulgando suas músicas de seu último trabalho: "O procurado" com produção DRR Posse e Criminaly Family Entertainment, lançado em 2019 com participação dos artistas como Skip Mc, Bocão DRR, Bruno 4 tempos, dentre outros. Seu espetáculo traz músicas clássicas e músicas atuais, carregando a energia e o peso de 30 anos de atividade dentro do hip hop.
| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 13/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Preta Poderosa com Rose Mc - Hip Hop
Rose MC é uma rapper, cantora e compositora de São Paulo. Um espetáculo do verdadeiro hip hop brasileiro, onde a MC mescla seu repertório de composições próprias e grandes hits do rap nacional, com um tema em comum: orgulho de ser mulher negra periférica no Brasil.
Na sua apresentação a vibe positiva é uma experiência cultural onde homens e mulheres podem dançar, cantar e refletir sobre o nosso lugar no Brasil e no mundo. Este espetáculo marca o lançamento do primeiro álbum solo da artista: “Preta Poderosa”. É a experiência dos palcos de uma das pioneiras na Cultura de Rua de São Paulo, com a energia pulsante do Hip Hop na veia.
| Casa de Cultura São Mateus. 13/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
6º Aniversário Hip Hop Leste com Aliança Negra Posse - Hip Hop
Eles são a primeira posse de periferia da cidade de São Paulo e talvez até do Brasil ou quem sabe da América Latina, a Aliança Negra Posse (ANP). Em 2021, mais precisamente no dia 28 de abril, a Posse completou 33 anos de existência e para as celebrações do mundial do Hip Hop, o grupo apresenta ao público os grandes sucessos acumulados ao longo das três décadas, o público pode esperar sucessos na voz de Simoni Santos, Mano Bomba e Keflyn que atualmente representam o grupo.
| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 13/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Ela é Clara, ela é negra, ela é Nunes com Denise Santos - Música
Com a intuito de fomentar a cultura afro brasileira, bem como fortalecer o empoderamento de mulheres através da música, este projeto tem como proposta apresentar canções interpretadas por Clara Nunes, grande sambista brasileira que por meio de seu trabalho perpetuou e deu evidência a diversos músicos e musicistas negras, além de ter contribuído para a popularização das religiões afro brasileiras.
Recriando a estética de Clara Nunes a partir de suas vivências, Denise Santos, cantora, sambadeira e arte educadora, e protagonista deste projeto, nos guia e apresenta a trajetória de Clara Nunes por meio de suas produções musicais.
| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 13/11 às 17h30. Livre. Grátis. 50 minutos.
3 Pipe Problem - Música
3 Pipe Problem faz a apresentação de lançamento de seu 3º EP, "Too Old to Rave" (larga o Osso Records). Produzido e mixado pelo californiano HD-7880 (Steve Aoki) em parceria com Hafadami, é um álbum que retrata diferentes comportamentos e problemas pós pandemia.
| Casa de Cultura Butantã. 13/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
6º Aniversário Hip Hop Leste com Apocalipse Urbano - Hip Hop
Apocalipse Urbano, grupo nascido na quebrada da Cidade Tiradentes vem neste espetáculo apresentar os sucessos do dia a dia da periferia, onde suas músicas se tornaram a trilha sonora da comunidade, apresentando os seus maiores sucessos.
| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 13/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Fé Refeita com Kimani - Música
Kimani, foi o vulgo escolhido pela multi-artista Cinthya, para competir nos campeonatos de Slam e se lançar como artista independente da arte. Kimani traz em suas músicas poesia e inquietações que pessoas com o mesmo tom de sua pele carregam.
O espetáculo “Fé Refeita” vai para além de um concerto musical, e é uma experiência que transcende, um rito intimista. Um momento que convida o público a um mergulho e um possível entendimento pessoal no que sentimos e em quem acreditamos. Com os pés, mãos e corpo imersos na música afro-brasileira, Kimani interpreta composições autorais acompanhada de uma banda multi-instrumentista e harmoniosa, pincelando o cenário que compõe e dá textura emocional e afetiva entre uma voz feminina e preta presente e um arrepio em quem escuta.
| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 13/11 às 18h. Livre. Grátis. 40 minutos.
Bugada com Gabriellê - Música
Gabriellê apresenta o espetáculo “Bugada”, com canções do seu primeiro álbum lançado em novembro pelo selo musical Gaba Music. Com uma rica musicalidade e letras marcantes, a artista traz um repertório que funde o neosoul e R&B com rap e música brasileira, falando de temas como afeto e saúde mental. Acompanham a artista a DJ Lorrany no toca-discos e Guayana nos arranjos vocais, contando ainda com participações de feats do álbum, sendo elas: Ingrid Martins e Lili Black.
| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 13/11 às 19h. Livre. Grátis. 50 minutos.
Eranko - Circo de Ébanos - Circo
Espetáculo inspirado pela potência humana enquanto ser animal. Nesta obra circense, o instinto, a visceralidade e a simplicidade do homem contemporâneo ganham qualidade de alta tecnologia humana, ou seja, resgata a essência da natureza selvagem em nós - por isso Eranko, que significa animal no idioma Yorubá.
| Casa de Cultura Raul Seixas. 15/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Tramarias: Libertando-se das tramas com As Trapeiras - Teatro Adulto
"Tramarias: libertando-se das tramas” é um espetáculo de Teatro-Fórum que aborda e discute a questão da violência doméstica – que para além da violência física, abrange a violência moral, psicológica, patrimonial, sexual e simbólica –, buscando evidenciar comportamentos naturalizados do cotidiano.
Entretanto, para além de apenas expor a ferida, o coletivo As Trapeiras busca provocar momentos de reflexão, onde o público participa ativamente da elaboração de estratégias de luta e libertação possíveis para a situação da personagem Maria.
| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 15/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
As Palavras da Nossa Casa com Núcleo Teatro de Imersão - Teatro Adulto
As Palavras da Nossa Casa do Núcleo Teatro de Imersão é um espetáculo interativo, imersivo e específico sobre o relacionamento entre uma mãe, uma filha, seu marido e a criança que perderam.
O espetáculo, ambientado no início da década de 1960, aborda temas como o amor, as cobranças e expectativas na criação dos filhos, a difícil escolha entre a carreira e a família, as diferenças entre as gerações, a falta de comunicação em relacionamentos, a esperança e os recomeços após dores profundas, numa abordagem que parte de situações e conflitos que todos já vivenciaram ou testemunharam. É impossível não se identificar com os personagens.
| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 15/11 às 18h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.
PH Zabumbada Forró e Brasilidades - Música
PH Zabumbada vem com uma apresentação animada recordando saudoso forró pé de serra, unindo estilos como forró universitário, com a mistura da nossa mpb, tocando Luiz Gonzaga, Dominguinhos, forró sacode, Alceu Valença, cidade negra, skank, Baiana System e muitos mais, pra ninguém ficar parado, então venha se balançar com a gente com mais uma apresentação do Somos nós no forró.
| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 16/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Trio Malaquias - O Forró Paulistano - Música
O Trio Malaquias conta a história musical do forró, como as melodias e instrumentações foram mudando ao longo dos anos. Usando uma narrativa fácil e divertida junto com exemplos musicais de autoria do próprio Trio Malaquias, e através de danças, mostrando os diferentes tipos de passos que traz a cultura do forró, como por exemplo a dança do Xote, Baião, coco, xaxado.
| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 16/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Experimento Brincado - Depois de Amanhã é Ontem - Terreiro do riso - Teatro Infanto-juvenil
Esse espetáculo é parte das pesquisas realizadas pela artista Vanessa Rosa, que atua no campo das comicidades desde 2006, passando por diferentes escolas de humor eurocêntricas, sentiu a necessidade e importância de pesquisar a partir de matrizes e motrizes de tradições afro-diaspóricas em diálogo aos saberes indígenas, construindo um pensamento que visa o riso em ritualística e rebeldia numa ética do não esquecimento.
| Casa de Cultura Campo Limpo. 17/11 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
“O Show de Talentos da Kimberly” - Teatro Adulto
Kimberly é uma máquina de escrever que apenas busca aprovação por seus nobres talentos cênicos. Sem perceber, ela cai num processo irreversível de transformar-se em um ser humano.
| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 18/11 às 10h30 e 14h30. 10 anos. Grátis. 60 minutos.
Pira e Ossildo em: O baú secreto do circo com Cia Popular de Circo e Teatro - Teatro Infantil
Neste espetáculo, dois palhaços - Pira e Ossildo, chegam para contar uma de suas histórias: O Baú secreto do circo - uma aventura para recuperar um importante baú que foi roubado. Caso o segredo que há dentro dele caia em mãos erradas, o mundo correrá sérios perigos.
| Casa de Cultura São Mateus. 18/11 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.
Alexandre Jesus: Vamos Balançar - Música
Alexandre Jesus já se apresentou na Bahia, Minas Gerais e em São Paulo; e vem com uma apresentação animada abrindo o projeto “Somos nós no forró”, apresentando um repertório dançante com músicas autorais e de outros compositores.
| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 18/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Sudestino: Até Sair Fumaça - Música
A participação do Sudestino vai fazer balançar o projeto “Somos nós no forró”. Até Sair Fumaça é uma apresentação idealizada e desenvolvida pela banda Sudestino, trazendo ao público um repertório com músicas próprias e releituras, além de arranjos inéditos no forró pé de serra.
| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 18/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Ingrid Sarauja - O melhor do Groove - Música
Musicista Paulista, aos 14 anos iniciou sua carreira como vocalista de bandas improvisadas no Capão Redondo, é cantora, violonista e compositora, seu repertório abrange o melhor do groove, black music, hip-hop, contemporâneo e músicas autorais. Nos últimos anos vem atuando ao lado de sua esposa em eventos corporativos, nas noites paulistanas.
| Casa de Cultura Campo Limpo. 18/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
DJ KL JAY convida Alt Niss, Fator, Dee, Hanifah e Dcazz - Música
Kleber Geraldo Lelis Simões começou sua carreira em 1984, quando fazia bailes em residências ao lado de seu atual companheiro no grupo Racionais MCs, Edi Rock. Anos depois, após ter visto um vídeo com a performance do cenário hip-hop, o DJ Cash Money, Kl Jay se identificou com a arte dos toca- discos, mas foi somente após ter presenciado os scratches do DJ EASY LEE, DJ do rapper Kool Moe Dee.
| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 18/11 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Pra não dizer que não falei das ruas - Cocão Avoz - Música
"Cocão Avoz começou 2019 dedicado aos trabalhos de lançamento de seu primeiro livro, e desde então, tem se apresentado em diversos lugares, usando a poesia como fio condutor, o rapper se preocupa, no que diz respeito ao seu público, em incentivar que as pessoas acreditem na possibilidade de usar o tempo como recomeço para muita coisa.
| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 18/11 às 20h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Dom Domina Tour - Bruno Dom - Hip Hop
Bruno Dom traz um repertório dinâmico que mescla o Rap, o Reggae com pitadas do Rock e do Blues e com muita riqueza musical a banda é composta pelos instrumentistas, Ernesto (Guitarra), Franja (Guitarra Solo - Planta e Raiz), Caio Pires (Baixo - Original Soma), Fred (Teclado), Juca (Bateria - Planta e Raiz) e na percussão contamos com Gian Carllo, tudo sob o comando do Maestro do Reggae DJ Zambol com uma selecta original representando o Sound System. Com sua nova Tour “Dom Domina” Bruno Dom promete trazer uma nova experiência de conhecimento, união, amor, boas vibrações e muita música boa.
| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 19/11 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.
Mr.Becyk e seus devaneios - Hip Hop
Com mais de duas décadas de carreira, Choquito ou mais recentemente Mr.Becyk, traz neste projeto “Mr. Becyk e seus devaneios”, um olhar referenciado nos ensinamentos adquiridos com a cultura Hip Hop e suas vivências a partir de São Mateus e todos os lugares por onde passou com sua arte em voz e violão. Esse evento terá uma interação com o público em prosas e versos.
| Casa de Cultura Guaianases. 19/11 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Alexandre Jesus: Vamos Balançar - Música
Alexandre Jesus já se apresentou na Bahia, Minas Gerais e em São Paulo; e vem com uma apresentação animada abrindo o projeto “Somos nós no forró”, apresentando um repertório dançante com músicas autorais e de outros compositores.
| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 19/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Milena Castro e Samba Pras Moças - Música
Uma apresentação exclusiva ao público feminino, com participação de Tati Salomão, Kamilla Alcântara e Kelly Adolfo - renomadas musicistas, conduzida por Milena Castro. A apresentação é composta com um repertório oriundo das raízes do samba, com algumas composições próprias de Milena, além de grandes sucessos presentes no cancioneiro popular brasileiro.
| Casa de Cultura Guaianases. 19/11 às 15h. Livre. Grátis. 180 minutos.
Consciência Negra "Escravos da Vida" com Grupo IDM - Dança
“Escravos da Vida” tem o intuito de relatar e mostrar sobre o preconceito em geral com foco no racismo mostrando através da dança como podemos combater o preconceito e viver em uma sociedade que respeita as diferenças.
O espetáculo é composto por células coreográficas baseadas nos estudos históricos dos anos de escravidão, mostrando o racismo desde a época dos navios negreiros até os dias atuais através de movimentos com impacto corporal no espaço de tempo musical coreografado, trazendo contexto histórico para o nosso público para o entendimento rápido visualmente.
| Casa de Cultura Tremembé. 19/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Grupo Chega Sambando - Música
O Grupo Chega Sambando apresenta uma roda de samba diferenciada, uma mestiçagem da música popular brasileira com muito suingue, que vai do samba de terreiro ao côco, do samba-afro a ciranda, do galope ao baião, das marchas ao maracatu, entregando um espetáculo vibrante, dançante e genuinamente brasileiro. Aliando assim, autores e compositores consagrados à nova geração do samba, com canções afetivas, conhecidas do grande público e músicas autorais fazendo o público vibrar, cantar e dançar junto.
| Casa de Cultura Brasilândia. 19/11 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Orquestra de berimbaus Nzinga com Grupo Nzinga de Capoeira Angola - Música
A Orquestra Nzinga de Berimbaus tem por objetivo cultivar e divulgar o berimbau, sua origem africana, sua ligação com as manifestações do povo negro no Brasil e suas possibilidades de execução, a partir de toques que se fizeram tradicionais por seu uso dentro do ritual da capoeira e do samba de roda.
O Nzinga foi a primeira organização no contexto da tradicional Capoeira Angola a ser fundada por uma mulher. Seus propósitos buscam evidenciar a formação da/o capoeirista como uma formação política, de resistência, afirmativa, configurando- se como uma organização antirracista e antissexista, embora não exclusiva de pessoas negras e de mulheres. No Nzinga invocamos o potencial transformador da capoeira, compreendendo-a como um campo de conhecimento para pensar a possibilidade de seguirmos lutando por espaços de convivência menos desiguais e menos violentas.
| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 19/11 às 15h. Livre. Grátis. 70 minutos.
Falsa Abolição com Batalha do Jaquerap - Hip Hop
O projeto “Falsa Abolição” e o “Consciência Continua” tiveram sua primeira edição em 2018, e têm como objetivo promover atividades que discutam o genocídio da juventude negra e periférica de São Paulo, incentivando a consciência nas falas e na atitude, e promovendo espaços de emancipação e fortalecimento da cultura negra, especialmente do Hip Hop, com a perspectiva de ampliar cada vez mais as conexões.
A Batalha do Jaquerap tem como idealizador William dos Santos e se iniciou no ano de 2018, sendo realizada todas as sextas-feiras na praça localizada atrás do Shopping Raposo Tavares, na favela do Jd. Jaqueline, na zona oeste de São Paulo.
| Casa de Cultura Butantã. 19/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Endereço: Casa de Cultura do Butantã
Trio Malaquias - O Forró Paulistano - Música
O Trio Malaquias conta a história musical do forró, explicando como as melodias e instrumentações foram mudando ao longo dos anos. A apresentação usa uma narrativa fácil e divertida junto com exemplos musicais de autoria do próprio Trio Malaquias, e através de danças, mostrará os diferentes tipos de passos que traz a cultura do forró, como a dança do Xote, Baião, Coco e Xaxado.
| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 19/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
MaySistah – Expandindo Horizontes - Música
Maytê Rodrigues, mais conhecida como MaySistah, é uma artista local nascida e criada na zona norte de SP. É cantora, multi instrumentista, poeta, compositora, professora, artesã, podcaster e produtora. "Expandindo Horizontes” é o seu primeiro disco (virtual) autoral e solo, que traz em sua temática mensagens relacionadas aos seus aprendizados e experiências vividas, além de estimular e incentivar o empoderamento feminino, pois lugar de mulher é onde ela quiser!
| Casa de Cultura Tremembé. 19/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Consciência Continua com Tigone - Música
Pequena apresentação do rapper Tigone criado a partir de seus processos, reflexões e estudos sobre a cultura popular brasileira e africana, a partir de diálogos e trocas no ambiente virtual com artistas brasileiros e produtores de outros países como Arzin da França e Pelvic Tunes da Angola. Nesse processo, o artista Tigone traz um repertório musical cheio de ritmos eletrizantes, numa mistura de Afrobeat, Dancehall, Reggae e Boombap e Funk Soul.
| Casa de Cultura Butantã. 19/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Mumu de Oliveira - Música
Nesta intervenção o artista compartilha com o público, a riqueza da música negra brasileira, dando luz ao sagrado e ao profano, que permeiam essa cultura. Este projeto tem como objetivo principal, restabelecer e fortalecer o vínculo existente entre a população negra, o território e a cultura afro-brasileira.
Trata-se de um convite a uma viagem no tempo e no espaço, além de um convite à contemplação da música e à participação da dança, por parte do público presente.
| Casa de Cultura Guaianases. 19/11 às 16h. Livre. Grátis. 180 minutos.
Vanessa Jackson - Música
Com um formato versátil e chique, Vanessa passeia pelos sucessos clássicos das principais divas da música do mundo: de Aretha Franklin à Beyoncé.
| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 19/11 às 16h. Livre. Grátis. 80 minutos.
Carica Sensação - Música
Com 25 anos de carreira, Carica um dos nobres sambistas desse Brasil e uma figura ímpar do samba, possui mais de 400 músicas gravadas pelas grandes vozes da música popular brasileira, além de ser reconhecidamente um dos intérpretes do Grupo Sensação onde participou de 11 lp/cd's conquistando prêmios, discos de ouro e platina.
Seu apelido foi dado pelo seu Tio "Noé" e suas influências vieram dos discos que ouvia de casa de sua Tia "Daia" e dos seus pais Zé Matheus e Dona Marlene, onde o universo musical se estendeu do Jazz, Black Music, Soul, ao Forró, Samba, Mpb e muitos instrumentos dos anos 70, 80 e 90.
| Casa de Cultura Brasilândia. 19/11 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos.
Contos pelo mundo -"Sabenças de África em muitas histórias" com Drika Nunes - Contação de Histórias
"Com 12 anos de experiência nas artes narrativas, Drika Nunes iniciou em 2017 sua carreira internacional, bem como, decidiu dividir com o mundo os seus estudos e pesquisas ministrando aulas, palestras e oficinas de formação para adultos.
Ao longo de 5 anos nas Comunidades do Paraisópolis e Real Parque, fomentou a leitura, os livros, o encontro, as histórias de boca, a arte da triangulação para crianças de 5 a 12 anos e seus docentes. E assim realiza formação para contadores de histórias e mediadores de leitura.
| Casa de Cultura Itaim Paulista. 19/11 às 17h. Livre. Grátis. 45 minutos.
Falsa Abolição com Oeste Rap - Hip Hop
O projeto “Falsa Abolição” e o “Consciência Continua” tiveram sua primeira edição em 2018, e têm como objetivo promover atividades que discutam o genocídio da juventude negra e periférica de São Paulo, incentivando a consciência nas falas e na atitude, e promovendo espaços de emancipação e fortalecimento da cultura negra, especialmente do Hip Hop, com a perspectiva de ampliar cada vez mais as conexões.
O Coletivo Oeste Rap – C.O.R – é formado por 3 rappers e 1 educadora da Zona Oeste de São Paulo, que desde 2016 atua no movimento do Hip Hop. Surgiu com o principal objetivo de proporcionar às comunidades e a juventude em situação de vulnerabilidade, atividades que envolvam as múltiplas linguagens do Hip Hop – Graffiti, MCs, DJs e Break, atendendo às demandas reais relacionadas à desigualdade social e à carência de equipamentos públicos que proporcionem acesso à cultura.
| Casa de Cultura Butantã. 19/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Encontro das Tradições com Anderson Tobias - Música
Anderson Tobias convida para a roda de samba representantes das tradições afro-brasileiras, atividades que simbolizam um pequeno recorte da cultura da diáspora no Brasil, para compartilhar seus saberes de vida traduzidos em lindas canções, com os nossos mais velhos que pavimentaram o caminho do samba.
A Dança Ancestral nos apresenta dentro da roda a apresentação "A água em corpos quentes", que aborda o anseio feminino da mulher com descendência das yabas. Narrando a história da mulher negra que vive na sociedade e que luta, e a força da água é que permeia seu ventre, sua vida, seu choro, seu alimento e sua renovação.
| Casa de Cultura São Mateus. 19/11 às 17h30. Livre. Grátis. 210 minutos.
Baile de CRIA - Música
Harry, com apenas 18 anos, tem se mostrado prodígio e inspiração por onde passa. Morador da COHAB, desde cedo buscou o progresso através dos estudos, intercalando o seu ganha pão sendo barbeiro, e sem desistir do maior sonho - a música.
Foi quando recebeu um convite e assim passou a gravar suas músicas através da Produtora Love Funk. E desde então vem fazendo história ao lado de outros MC's da produtora, e também em outros projetos.
| Casa de Cultura São Rafael. 19/11 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.
Africa In Brasil convida: Thaide - Hop Hop
A apresentação “Vamo que Vamo que o som não pode Parar” viaja pelos 38 anos de Thaíde na cultura Hip-Hop, desde quando ainda era B.Boy, cantando todos seus sucessos e músicas recém lançadas, com mensagens positivas e muita dança.
| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 19/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Falsa Abolição com Manos Urbanos - Hip Hop
O projeto “Falsa Abolição” e o “Consciência Continua” tiveram sua primeira edição em 2018, e têm como objetivo promover atividades que discutam o genocídio da juventude negra e periférica de São Paulo, incentivando a consciência nas falas e na atitude, e promovendo espaços de emancipação e fortalecimento da cultura negra, especialmente do Hip Hop, com a perspectiva de ampliar cada vez mais as conexões.
Manos Urbanos, com ritmo e poesia, retratam o lado triste da periferia onde tudo de ruim é fácil de entrar, e a destruição do nosso povo é imediata sem um evento em praça pública. Então, pelo menos uma vez por mês promovem um lugar onde a "molecada" vai se divertir e se motivar seja cantando ou dançando, pois para ter uma vida melhor, basta ter incentivo.
| Casa de Cultura Butantã. 19/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Grupo Temática - Música
O Grupo Temática foi uma surpreendente novidade para o cenário do Hip Hop no Brasil, surgido na cidade de Osasco em meados de novembro de 2016, em sintonia perfeita. Eles vêm mostrando a realidade das periferias em forma de poemas e canções, pretendendo agregar na vida dos brasileiros a realidade em forma de Rap.
| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 19/11 às 19h. Livre. Grátis. 50 minutos.
Dandara com Impacto Agasias - Teatro Adulto
Dandara não quer casar com ninguém, mas seu pai Valduir quer que ela se case a qualquer custo, não vê a hora de ser avô e, por precisar de um sucessor para sua delegacia. É aí que Sebastião vê a oportunidade de se dar bem na história; decido a tomar o lugar de Valduir na delegacia ele aceita casar-se com Dandara, mas não é o único.
Frederico que é muito esperto também está de olho no casório, ou melhor, no dote de Dandara, assim ele poderá salvar a sua falida fazendinha, única herança que recebeu do pai. Acontece que Dandara descobre tudo e bate o pé que não casará nem com Frederico nem com Sebastião. O que ela não sabe e que seu destino, na verdade, está na mão de outra pessoa, ou melhor, de outras pessoas.
| Casa de Cultura Itaim Paulista. 19/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Africa In Brasil convida: Voando Baixo - Mv Bill + Kmila CDD - Hop Hop
MV Bill faz a apresentação de lançamento do seu décimo segundo álbum, “Voando Baixo” (2021) e comemora os 20 anos do emblemático disco “Declaração de Guerra” (2002). Com 30 anos de carreira, ele apresenta crônicas musicais sobre o cotidiano caótico de um país desestabilizado.
| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 19/11 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Africa In Brasil convida: Coruja BC1 – Voz e DJ - Música
“Brasil Futurista", terceiro álbum de Coruja BC1, mergulha na diversidade da música brasileira e vai ao encontro da sonoridade urbana e do hip-hop. Nesse projeto, o rapper escancara as contradições da sociedade moderna e argumenta o ciclo vicioso do país que insiste em retroceder, buscando favorecer debates e reflexões no cenário sócio-político atual.
| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 19/11 às 21h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Palavra do Guarda Chuva com Coletivo Catappum! - Circo
Em homenagem ao mês da Consciência Negra, os atores e palhaços do Coletivo Catappum, Fagner Saraiva e Chico Vinícius, convidam o público para uma viagem nas palavras africanas que fazem parte do nosso cotidiano no Brasil e muitas vezes não sabemos a origem. Os palhaços utilizam para esta intervenção a literatura, a arte teatral com elementos poéticos e sonoros, proporcionando ao público uma experiência representativa no campo da arte negra. A atração criada pelos atores e palhaços do Coletivo Catappum, visa estimular as memórias e a descoberta do significado das palavras africanas utilizadas constantemente no Brasil.
A música e a literatura são elementos para as aventuras poéticas na intervenção artística guiada pelos palhaços.
| Casa de Cultura Raul Seixas. 20/11 às 11h, 12 e 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Um Axé pela vida com Felipe Somália - Dança
Felipe Somália é nascido e criado em São Paulo, na região de São Mateus, tem hoje aos seus 36 anos uma carreira de músico, instrumentista, cantor e intérprete de Samba e Pagode.
Iniciou sua trajetória na música aos 15 anos, influenciado pelas fortes vivências familiares; e ao longo do tempo se entendendo como Sambista, formou conhecimento tendo como referência musical algumas Comunidades de Samba de São Paulo. Leva em seu repertório um extenso trabalho de Roberto Ribeiro, João Nogueira, Fundo de Quintal, Almir Guineto, Beth Carvalho e Zeca Pagodinho, valorizando o artista regional e exaltando suas composições.
| Casa de Cultura São Rafael. 20/11 às 13h. Livre. Grátis. 180 minutos.
Africontos - Cia Mapinguary - Contação de Histórias
A Cia Mapinguary é uma companhia fundada em 2000 por Carlos Godoy, com o intuito de compartilhar o universo das histórias, lendas, contos populares e literatura infantil; com uma pesquisa sobre os contos tradicionais do Brasil, baseada em bibliografias de Luís da Câmara Cascudo, Silvio Romero e Lindolfo Gomes, aliada ao convívio com os poetas, repentistas, contadores de causos e grupos folclóricos.
| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 20/11 às 14h. Primeira Infância . Grátis. 60 minutos.
Um Axé pela vida com Akanni - Performance dos Orixás
Cortejo de rua sobre andas (pernas de pau) que apresenta os Orixás, divindades do Candomblé, com suas danças sagradas, cantos e toques vibrantes dos tambores.
Através do chamado da Yalorisha (Mãe de santo) os Orixás, representados por atores-dançarinos sobre pernas de pau, formam uma grande roda (gira) para apresentar suas danças alegóricas, mostrando a força dessas entidades africanas.
| Casa de Cultura São Rafael. 20/11 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.
Cia de Arte e Dança Negra Oju Orun - Performance
Grupo de pesquisa e criação artística a partir da cultura afro-brasileira e matrizes africanas. Nosso trabalho parte de vivências e práticas para cultivar as raízes da cultura, da arte e da dança negra. Promovendo o resgate, a resistência e a afirmação de um povo que desde o princípio da vida vem historicamente lutando pela sua valorização, empoderamento e identidade.
| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 20/11 às 14h. Livre. Grátis. 30 minutos.
Um Axé pela vida com Akanni - Performance dos Orixás
Cortejo de rua sobre andas (pernas de pau) que apresenta os Orixás, divindades do Candomblé, com suas danças sagradas, cantos e toques vibrantes dos tambores.
Através do chamado da Yalorisha (Mãe de santo) os Orixás, representados por atores-dançarinos sobre pernas de pau, formam uma grande roda (gira) para apresentar suas danças alegóricas, mostrando a força dessas entidades africanas.
| Casa de Cultura São Rafael. 20/11 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.
Curumierê - Principia, um canto pela educação com Raízes Afroindígena - Música
Com uma estética própria, a dupla “Raízes Afro Indígenas” apresenta um espetáculo repleto de cultura ancestral e musicalidade dos povos originários Canto de Odé. As músicas brincantes sobre as raízes africanas são a forma criativa, o que estimula a retenção do conhecimento.
| Facebook e Presencial no CEU Parelheiros. 20/11 às 14h. Livre. Grátis. 45 minutos. Híbrido.
A Mucambada chegou pra brincá - Mucambos de Raíz Nagô Cultura Popular e Tradicional
Um passeio pelo mundo dos tambores de maracatu, com a história sendo contada passo a passo, desde suas origens em Pernambuco até o repertório dos grupos de maracatu de São Paulo.
A narração acontece ao som dos tambores ancestrais do maracatu, com muita dança, música e alegria. Com seu baque virado, em homenagem aos mestres, mestras e brincantes do maracatu, a Mucambada vem convidar todo mundo a brincar e festejar a cultura tradicional afro-brasileira.
| Casa de Cultura Raul Seixas. 20/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Palavra do Guarda Chuva com Coletivo Catappum - Circo
Em homenagem ao mês da Consciência Negra, os atores e palhaços do Coletivo Catappum, Fagner Saraiva e Chico Vinícius, convidam o público para uma viagem nas palavras africanas, que fazem parte do cotidiano brasileiro e que muitas vezes, não sabemos a origem.
Os palhaços utilizam para esta intervenção a literatura, a arte teatral com elementos poéticos e sonoros, proporcionando ao público uma experiência representativa no campo da arte negra.
| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 20/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Roda de Orixás por Caluz - Intervenção Visual
Convidamos a artista visual e grafiteira residente em São Paulo, Caluz de 29 anos, para propor uma intervenção no pátio da Casa de Cultura Brasilândia, totalizando 24 metros quadrados de grafitti em tecido de algodão, uma roda de orixás com visão 360 graus.
A artista tem seu trabalho artístico com poética voltada para as questões das mulheres reais e a valorização da ancestralidade das mulheres brasileiras como forma de resistência, representando através de seu trato e identidade, os principais Orixás da Umbanda; com o uso de cores fortes e vivas em suas obras, expressando a busca pelo autoconhecimento e pela brasilidade de nossas raízes por meio de retratos femininos muito familiares, que poderiam ser nossas mães, irmãs ou avós.
Intervenção Roda de Orixás por Caluz:
Medidas: 24m x 1,0 m (24 metros quadrados)
Técnicas: Grafitti e Pintura em Tecido
| Casa de Cultura Brasilândia. 20/11 às 15h30. Livre. Grátis. 330 minutos.
Jongo dos Guaianás - Cultura Popular e Tradicional
A Roda de Jongo dos Guaianás busca valorizar a cultura popular sendo uma forma de resistência frente às constantes mudanças que ocorrem nas periferias, mudanças essas que podem muitas vezes dispersar grupos e tradições, e neste sentido a apresentação vem para contribuir para a difusão do jongo que é uma manifestação de origem afro brasileira que possibilita a interação, o festejo em grupo, a memória e a ancestralidade.
| Casa de Cultura Raul Seixas. 20/11 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Show Distância com Ravih - Música
Em meio a dias de muitas incertezas, RAVIH propõe um pocket-show nostálgico e moderno, cujo repertório é formado por canções de "Distância", seu recém lançado EP de estreia e outras despojadas canções autorais.
Além de entreter os espectadores, a ideia é misturar diferentes vertentes musicais e conectar diferentes públicos. Assim sendo, o repertório passeia do contagiante house do anos 90, passando pela música popular brasileira, pelo afrobeat e entre outros gêneros. O pocket-show "Distância" consegue ao mesmo tempo celebrar o passado, questionar o presente e sugerir esperança em um futuro melhor.
| Facebook e Presencial no CEU Parelheiros. 20/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Híbrido.
RPW 30 anos - Hip Hop
Um dos pioneiros do Movimento Hip Hop, o grupo RPW comemora seus 30 anos em 2022 e irá tocar em suas apresentações hits como o clássico “Pule ou Empurre”, além das músicas que marcaram épocas como: “Você está comigo”, “BCSP”, “Vergonha na cara”, “Cada um com seus problemas”, e muito mais. Eles prometem um espetáculo eletrizante com performance e músicas inéditas, homenageando o Mês da Consciência Negra.
| Casa de Cultura Tremembé. 20/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Baile Dj Fox - Música
DJ Fox fará seu baile e promete uma experiência única aos seus fãs e amantes da música Black Music e suas vertentes, trazendo e tocando músicas como rap nacional, samba rock, R&B, entre outros, e fazendo umas trocas de ideias.
| Casa de Cultura de Parelheiros. 20/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Negritude Jr - Música
O Grupo Negritude Júnior, às vésperas de completar 36 anos de carreira, inicia a sua nova turnê "Irmandade", visando compartilhar com seus contemporâneos que fizeram e fazem a construção da história de uma estrada, suas experiências e seu empreendedorismo que o consagrou.
| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 20/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Banda Cacildes - Música
Os integrantes Aleks Pedigree, Tico batuqueiro e Luizão, amigos de longa data, influenciados pelo Samba e Samba Rock, iniciaram seu novo projeto musical Banda Cacildes, em maio de 2012.
Formada por dois percussionistas e um violonista/cavaquinista, a banda ganha destaque por sua musicalidade, repertório e carisma, agradando a todos nos locais onde se apresentam. A banda apresenta o espetáculo “Nossas Influências”, interpretando clássicos do samba rock, gafieira e instrumental.
| Casa de Cultura Butantã. 20/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Endereço: Casa de Cultura do Butantã
Diversidade com Flávia Sousa - Música
Flavia Souza é sambista, amante do samba raiz e cantora; desde seus 15 anos já cantava nas rodas de samba que ocorriam no quintal de sua casa. Em sua formação musical e no seu repertório têm como referências principais: Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Adoniran Barbosa, entre outros.
| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 20/11 às 17h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Lavagem com Flores e Cheiros do Samba de Roda da Nega Duda - Música
Nascida em São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano, Ducineia Cardoso, a “Nega Duda” teve contato com as diversas manifestações tradicionais da região desde pequena, em especial com o Samba de Roda. Assim como o próprio Samba de Roda, seu aprendizado deu-se dentro de um terreiro de candomblé (de tradição Angola), e também pelas palmas de sua avó, Dona Buzu.
Espetáculos e oficinas já foram realizados e o Samba de Roda da Nega Duda tornou-se importante lócus artístico de um substrato rico da cultura brasileira. Além das apresentações, o grupo é comprometido com a cultura baiana do Samba de Roda e com sua luta pela continuidade desse patrimônio histórico e artístico da nossa cultura. O Samba de roda Nega Duda é reconhecido pela Associação de Sambadores e Sambadoras do Estado da Bahia.
| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 20/11 às 18h. Livre. Grátis. 70 minutos.
Um Axé pela vida com Show Adriana Guedes - Música
A cantora Adriana Guedes deu início a sua carreira aos 40 anos, se apresentando nas noites de São Paulo. Seu primeiro trabalho foi o CD “Canto de todos os Santos”. Um trabalho maravilhoso produzido por Kezo Nogueira, onde a cantora junto a várias parcerias interpreta cantigas de candomblé de Angola, religião afro-brasileira.
| Casa de Cultura São Rafael. 20/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Baile da Consciência com Vanessa Jackson - Música
Com um formato versátil e chique, Vanessa passeia pelos sucessos clássicos das principais divas da música do mundo: de Aretha Franklin à Beyoncé.
| Casa de Cultura Butantã. 20/11 às 18h. Livre. Grátis. 80 minutos.
Zé Maria - Vivendo a Resistência - Cultura Popular e Tradicional
Zé Maria possui um timbre marcante, inconfundível e de arrepiar. Usa todo seu talento para um bate-papo sobre suas vivências artísticas e raciais que enfrenta ao longo dos seus 60 anos de carreira.
| Casa de Cultura Campo Limpo. 20/11 às 18h. 16 anos. Grátis. 60 minutos.
MV Bill + Kmila CDD - Música
MV Bill faz o espetáculo de lançamento do seu décimo segundo álbum, “Voando Baixo” (2021) e comemora os 20 anos do emblemático disco “Declaração de Guerra” (2002). Com 30 anos de carreira, ele apresenta crônicas musicais sobre o cotidiano caótico de um país desestabilizado. O repertório da Tour “Voando Baixo” traz clássicos e novidades que marcaram gerações e além disso, apontam novos rumos para a música brasileira.
| Casa de Cultura Butantã. 20/11 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Cadê o amor que estava aqui? com CiaVip e Fagulhas D' Arte - Teatro Infantil
A peça conta as experiências de um dedicado professor deficiente visual que luta pela formação de cidadãos conscientes e por um mundo melhor. Com carinho, paciência e respeito, ele pede que cada aluno traga uma ideia do que seria um mundo melhor. Para sua surpresa, os trabalhos revelam que, para as crianças, é necessário mais amor à natureza e ao próximo, além de cidadania e diversidade. Ele então resolve levantar a campanha: “Cadê o amor que estava aqui?”, em que seus alunos colocam em prática suas ideias e sugestões para um mundo melhor.
| Casa de Cultura São Rafael. 23/11 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Dandara com Impacto Agasias - Teatro Adulto
Dandara não quer casar com ninguém, mas seu pai Valduir quer que ela se case a qualquer custo, não vê a hora de ser avô e, por isso, precisa de um sucessor para sua delegacia. É aí que Sebastião vê a oportunidade de se dar bem na história; decidido a tomar o lugar de Valduir na delegacia, ele aceita casar-se com Dandara, mas não é o único.
Frederico que é muito esperto também está de olho no casório, ou melhor, no dote de Dandara, pois assim ele poderá salvar a sua falida fazendinha - única herança que recebeu do pai. Acontece que Dandara descobre tudo e bate o pé que não casará nem com Frederico nem com Sebastião. O que ela não sabe é que seu destino, na verdade, está na mão de outra pessoa, ou melhor, de outras pessoas.
| Casa de Cultura Raul Seixas. 23/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Michelle Maiara - Música
Muita gente já deve ter notado que a batida do piseiro é praticamente a mesma para todas as músicas, isso ocorre porque o ritmo é montado em um teclado arranjador, que grava nele próprio o acompanhamento de bateria, percussão e outros instrumentos. Junto a esse conjunto instrumental puxado pelo artista Paulynho do teclado, vem a voz da cantora Michelle Maiara, trazendo assim os ritmos do forró antigo e também os ritmos populares do forró da atualidade.
| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 23/11 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.
Africontos - Cia Mapinguary - Teatro Infanto-juvenil
"Africontos é uma Contação de Histórias que une contos e música. A Cia preparou histórias que valorizam a cultura do povo africano. No repertório “Jesuína e a Cabaça Encantada”, uma lenda Afro-Brasileira, de como surgiu o berimbau; “A Lenda do Tambor Africano”, conto popular de Guiné Bissau; “Bojabi a Árvore Mágica”, narra a história de uma misteriosa árvore, em seguida a história “Ananse e o Pote de Sabedoria. Ao final a apresentação do boneco “Chibamba”, que vem pra cantar sua história com música e movimento."
| Casa de Cultura Campo Limpo. 24/11 às 14h. 10 anos. Grátis. 60 minutos.
Serginho Madureira - Correr pelo Certo - Música
O espetáculo traz o nome de uma de suas canções autorais, “Quilombola” fala sobre o racismo sofrido pelo povo negro e periférico. Serginho Madureira trará sua banda em formação completa e cantará sucessos autorais e de outros compositores promovendo uma linda festa que enaltece a cultura negra do samba.
| Casa de Cultura Itaim Paulista. 24/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Butantã Gibicon - Intervenção Artística
O Projeto Butantã Gibicon é uma feira de exposições de quadrinhos nacionais do Butantã, realizado desde 2019 na Casa de Cultura do Butantã. Um espaço privilegiado que visa a valorização do artista e da sua obra-prima como criação única, difundindo uma série de atividades com exposição literária, sessões de autógrafo e recreação infantil; conseguindo assim reunir as diversas expressões artísticas e temáticas dos quadrinhos em um único evento.
A 3a Edição acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2022 das 10h às 19h e prevê movimentar mais de 500 expositores.
| Casa de Cultura Butantã. 25/11 a partir das 10h. Livre. Grátis. 300 minutos.
Dandara, a Guerreira Quilombola com Núcleo Histórias de Comadres - Contação de Histórias
Narração criada a partir de relatos e lendas populares sobre a história de Dandara, a guerreira negra rainha do Quilombo dos Palmares. Vítima do silêncio e apagamento imposto às mulheres negras no Brasil, ela foi uma capoeirista forte e corajosa, que planejava ações de combate, liderava quilombolas na luta pela liberdade, além de ter sido companheira do grande líder Zumbi dos Palmares.
| Casa de Cultura São Rafael. 25/11 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Forró pra Criançada – Uma viagem pelos ritmos nordestinos com Bando de Régia - Música
Quem não gosta de um forrózinho? Um ritmo que tem a magia de captar a percepção das crianças e dos adultos através da riqueza sonora, das danças e de canções marcadas nas nossas vivências que falam de amor, liberdade e trazem em primeiro plano, o lúdico do universo infantil. O Bando de Régia traz essa energia no palco no espetáculo “Forró pra Criançada'' com muita diversão, originalidade e balanço; um espetáculo alegre, didático e que aborda nossas raízes sonoras.
| Casa de Cultura São Mateus. 25/11 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Chora Sanfona com Wiltinho Sanfoneiro - Música
O espetáculo resgata obras de grandes compositores brasileiros do gênero como: Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro, assim como instrumentais de Sivuca e Oswaldinho do Acordeon. Assim, trazendo ao público os principais ritmos presentes no gênero forró pé de serra.
| Casa de Cultura São Mateus. 25/11 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
"Forró Pé na Terra" com Bando de Seu Pereira - Música
O espetáculo “Forró Pé na Terra” com o Bando de Seu Pereira, traz no seu canto o amor pelo chão. Do verde das matas, dos rios e do povo, pro velho forró, traz um manto novo. Tem clássicos dos mestres Gonzaga, Dominguinhos, Gil e claro, músicas de Pereira, que tratam dos temas de agora como só ele faz: um forró sustentável, bom de ouvir e de dançar!
| Casa de Cultura São Mateus. 25/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Show Cantos de Trabalhos Femininos - Cia Cabelo de Maria - Música
A apresentação "Cantos de Trabalhos" surge a partir das canções registradas em campo. A Cia Cabelo de Maria lançou o CD "Cantos de Trabalho" e desde então, o álbum vem sendo o mais vendido.
| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 25/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Quebrada Instrumental - Música
Quebrada Instrumental apresenta o real jazz feito no gueto da Zona Leste. A banda que nasceu na casa de cultura Raul Seixas, vai ao palco da Casa de Cultura São Mateus apresentar seu repertório.
| Casa de Cultura São Miguel. 25/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Coco de Oyá convida: Farra da Rafa - Música
"A Farra da Rafa” é um projeto que enaltece as grandes cantoras do Forró e da Cultura Popular Tradicional como Marinês, Marinalva, Clemilda, Amelinha, Anastácia e as mestras Dona Selma do Coco, Aurinha do Coco, Dona Onete, Odete de Pilar, Dona Sila, Dona Glorinha e Martinha do Coco.
No repertório não faltam os clássicos de Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Cátia de França, além das canções autorais. Com Nanda Guedes na Sanfona e voz, Rafaella Nepomuceno na voz e zabumba e Neide Garapé na voz e triângulo e Kelly Cristina na percussão, esse é um grupo de mulheres de força e potência vocal, cantando clássicos do forró, que vai botar o povo todo pra dançar e ferver a pista!
| Casa de Cultura São Mateus. 25/11 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Panelafro - Grupo Espírito de Zumbi - Cultura Popular e Tradicional
A capoeira do espírito de zumbi teve início em 1985, com a oficina de capoeira com o Mestre Jonas G. Barbosa (Arákùnrin) e o Mestre Gilberto Fonseca. Tem como seu quilombo a Casa de Cultura M'Boi Mirim e como pedra fundamental, a arte da capoeira e as manifestações da cultura popular brasileira.
| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 25/11 às 19h. Livre. Grátis. 180 minutos.
Os Ditos - Música
Os Ditos são além de uma banda, são um grupo de artistas atuando em múltiplas linguagens. Fazem música brasileira mas antropofágica, a fusão de ritmos presente em suas músicas, vai além do plano do repertório e chega à estrutura dos compassos, por vezes criando gêneros mestiços.
| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 25/11 às 20h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Butantã Gibicon - Intervenção Artística
O Projeto Butantã Gibicon é uma feira de exposições de quadrinhos nacionais do Butantã, realizado desde 2019 na Casa de Cultura do Butantã. Um espaço privilegiado que visa a valorização do artista e da sua obra-prima como criação única, difundindo uma série de atividades com exposição literária, sessões de autógrafo e recreação infantil; conseguindo assim reunir as diversas expressões artísticas e temáticas dos quadrinhos em um único evento.
A 3a Edição acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2022 das 10h às 19h e prevê movimentar mais de 500 expositores.
| Casa de Cultura Butantã. 26/11 a partir das 10h. Livre. Grátis. 300 minutos.
Sarau Pretagonistas - Música
O sarau “Pretagonistas” é um evento cultural onde artistas das linguagens música e dança têm a oportunidade de se expressar. O sarau é em formato de apresentação e roda de conversa aberta ao público com o intuito de agregar conhecimento e oferecer oportunidades educativas para a comunidade local. O Sarau é de artistas negras/os/es, indígenas, LGBTQIAPN+ e periféricas/os/es. “Pretagonistas” busca o fortalecimento de artistas cis e trans no cenário cultural.
| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 26/11 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Betinho, o menino valente - Teatro Infantil
O espetáculo de teatro de bonecos fantoches: “Betinho, o menino valente” da Triatos Produções Artísticas de São Paulo, é uma obra concebida pelo dramaturgo Ricardo Mondenezzi, decorrente de suas vivências como educador em diversas instituições educacionais.
Esse projeto surgiu do desejo dos idealizadores em trazer ao público uma delicada reflexão sobre o quão difícil é deparar-se com crianças portadoras de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), sem o devido conhecimento, trazendo de forma leve e descontraída informação e conhecimento sobre os temos déficit de atenção e hiperatividade, e bullying.
| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 26/11 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Africa In Brasil convida: Guslarime - Música
O Projeto África in Brasil surgiu da necessidade da valorização e disseminação da cultura africana em São Paulo. Trazendo o conhecimento das comunidades batidas, swings e ritmos africanos, como hip hop e afrobeat. Aproximar os artistas brasileiros X africanos, como forma de entrosamento e novos conhecimentos musicais.
| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 26/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Africa In Brasil convida: Dj Kris - Música
O Projeto África in Brasil surgiu da necessidade da valorização e disseminação da cultura africana em São Paulo. Trazendo a conhecimento das comunidades as batidas, swings e ritmos africanos, como hip hop e afrobeat. Aproximar os artistas brasileiros X africanos, como forma de entrosamento e novos conhecimentos musicais.
| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 26/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Alaíde Costa Canta Chico Buarque e Edu Lobo - Música
Alaíde Costa foi uma pioneira no reconhecimento da grandeza de um jovem e quase desconhecido compositor: Chico Buarque. Na apresentação entre as mais de 40 composições nascidas do encontro de Chico e Edu, Alaíde apresenta aquelas que se enlaçam com a peculiaridade e a profundidade de sua interpretação – como é o caso de “A mulher de cada porto” e “Valsa brasileira”.
| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 26/11 às 18h. Livre. Grátis. 75 minutos.
Jukaju autoral - Cultura Popular e Tradicional
Jukaju é uma artista que encanta seu público por onde passa com músicas autorais e releituras, principalmente de origem nordestina. É uma ativista do caju e faz isso através da música e da poesia do caju cajueiro, dando a seu espetáculo um ar tropicalista e colorido, trazendo ao público as belezas da cultura do nordeste e misturando a diversos estilos.
A apresentação musical conta com um repertório recheado de belas músicas no estilo MPB alto astral e remete o público presente ao contexto da fantasia de belezas tropicais do nosso país.
| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 26/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
BAILE LGBTQIA+ - Intervenção Artística
O intuito da 1º Parada LGBTQIA+ é resgatar a identidade e afirmação da comunidade LGBTQIA+, a fim de promover a conexão da comunidade LGBTQIA+ com a sociedade em um todo. É um baile que vai além de apenas dançar, é uma luta a favor da cidadania e dos direitos humanos, uma luta a favor do amor.
| Casa de Cultura Guaianases. 26/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Bugada com Gabriellê - Música
Gabriellê apresenta o espetáculo “Bugada”, com canções do seu primeiro álbum lançado em novembro pelo selo musical Gaba Music. Com uma rica musicalidade e letras marcantes, a artista traz um repertório que funde o neosoul e R&B com rap e música brasileira, falando de temas como afeto e saúde mental. Acompanham a artista a DJ Lorrany no toca-discos e Guayana nos arranjos vocais, contando ainda com participações de feats do álbum, sendo elas: Ingrid Martins e Lili Black.
| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 26/11 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos.
Sudestino: Até Sair Fumaça - Música
A participação do Sudestino vai fazer balançar o projeto “Somos nós no forró”. Até Sair Fumaça é uma apresentação idealizada e desenvolvida pela banda Sudestino, trazendo ao público um repertório com músicas próprias e releituras, além de arranjos inéditos no forró pé de serra. O espetáculo apresenta uma sonoridade autêntica e vibrante através do forró e busca o diálogo com elementos contemporâneos da nossa música, como o rock, pop, rap, samba, pagode e música instrumental.
| Casa de Cultura São Rafael. 26/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Mapeamento: AVOAPÉ com Mapeamento: Coletivo Diário - Dança
O espetáculo AVOAPÉ conta os desafios e a aridez da vida do trabalhador brasileiro. Através da dança híbrida e da poesia, Rodrigo Alcântara conta a história de tantas pessoas, que no momento atual, lutam contra ainda mais adversidades e desamparo social.
Entre folhas, flores e tropeços, Rodrigo segue trilhando os caminhos que reivindica para todos e clamando por Njila, pelas Yabás, por suas ancestrais vivas e por seus irmãos da terra. Entre agonias e pandemias, o artista segue resistindo de dentro de casa, das ruas, dos terraços e dos espaços, entre artistas independentes. Trilhando seu caminho, pé ante pé, até voltar a alçar vôo.
| Casa de Cultura São Miguel. 26/11 às 19h. Livre. Grátis. 35 minutos.
Luana Jones - Música
Luana Jones começou a cantar aos 16 anos, estudou canto no Coral Usp durante 6 anos e iniciou sua carreira musical como backing vocal em 2002, com a cantora Negra Li, na qual divide os palcos até hoje. A partir deste trabalho, fez apresentações como backing vocal e gravou com diversos artistas do cenário do reggae nacional e internacional, do hip hop e soul como Toni Garrido, Al Griffiths (filho do lendário Albert Griffiths da banda Gladiators), Junior Dread, Dada Yute, Monkey Jhayam, Reggae In Concert, entre outros.
| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 26/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Ndee Naldinho - Música
Ndee Naldinho reúne famosas canções de um dos maiores cantores e compositores do Rap brasileiro, Clássicas canções como “O Melô da Lagartixa”, “Aquela Mina é Firmeza” e “O povo da Periferia” compõem o repertório de onze canções que embalam gerações de forma atemporal.
| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 26/11 às 20h. Livre. Grátis. 50 minutos.
Butantã Gibicon - Intervenção Artística
O Projeto Butantã Gibicon é uma feira de exposições de quadrinhos nacionais do Butantã, realizado desde 2019 na Casa de Cultura do Butantã. Um espaço privilegiado que visa a valorização do artista e da sua obra-prima como criação única, difundindo uma série de atividades com exposição literária, sessões de autógrafo e recreação infantil; conseguindo assim reunir as diversas expressões artísticas e temáticas dos quadrinhos em um único evento.
A 3a Edição acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2022 das 10h às 19h e prevê movimentar mais de 500 expositores.
| Casa de Cultura Butantã. 27/11 a partir das 10h. Livre. Grátis. 300 minutos.
Berimbau Corpo e Som com Sou Capoeira - Performance
O grupo Sou Capoeira completa 10 anos de atividade na zona Sul de São Paulo, atuando com a cultura negra na periferia. Produzindo diversas apresentações e eventos em parceria com CEDECA Interlagos, SESC Interlagos, Centro Cultural Grajaú, entre outros espaços. Além dos espetáculos como "Moleginga" do Mestre Marrom, "Juntos e Misturados" do Mestre Carlos, "A Musicalidade da Capoeira" do Coletivo Nosso Som e “Zum Zum Zum”, produzidos nos anos de 2016, 2017 e 2018.
| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 27/11 às 09h45. Livre. Grátis. 60 minutos.
O Interrogatório com Companhia de Teatro em Fuga - Teatro Adulto
Escrito por Peter Weiss, o texto reconstitui o julgamento de Frankfurt, onde foram julgados os comandantes e os carrascos dos crimes ocorridos no Campo de Concentração de Auschwitz, durante a 2ª Guerra Mundial. A montagem tem a intenção de apresentar fatos históricos sobre os horrores do holocausto, procurando trazer a realidade do campo de concentração onde as testemunhas e acusados se enfrentam e depõem sobre suas experiências.
| Casa de Cultura Guaianases. 27/11 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Maculelê no Simpósio de Kapoeira Preta com A Fúria do Negro - Música
A intervenção artística com a temática da dança/luta maculelê que será realizada no I Simpósio Kapoeira Preta, irá trazer as diferentes histórias em torno dessa lenda, pois sua origem é passada através da oralidade e vem sendo transmitida de geração em geração. Mestre Popó de Santo Amaro - BA, foi um dos grandes difusores, mas temos relatos sobre africanos da região da Tanzânia, outros contam sobre a dança feita nos canaviais, e outros também sobre o negro que derrotou outros guerreiros com bastões.
| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 27/11 às 11h30. Livre. Grátis. 30 minutos.
De Frente com Siriricas com Karina Queiroz e Mayara Amaral - Debate
Siriricas, grupo formado majoritariamente por mulheres negras, traz desta vez um debate em torno da produção artística negra, em específico a mulher negra que por diversas vezes é colocada a quém da sociedade. Trazemos uma artista negra para o centro da conversa e iremos debater a desigualdade e traçar possíveis caminhos a serem percorridos. Vem com a gente em mais essa!
| Casa de Cultura São Mateus. 27/11 às 13h. 10 anos. Grátis. 120 minutos.
Batuquedum - Música
O Bloco Afro Percussivo Batuquedum surge por meio do músico e percussionista oriundo de Feira de Santana na Bahia conhecido no mundo artístico como Sérgio - Kapetinha. Por meio de suas experiências colocadas em práticas com um grupo de pessoas e amigos, passou a desenvolver uma variedades de ritmos possibilitando o desenvolvimento de potencialidades e a ampliação do universo musical, cultural, artístico sobre questões sociais como: gêneros, etnias, racismo, preconceitos, intolerância religiosas e entre outras.
O Bloco Afro Percussivo Batuquedum vem desenvolvendo o seu trabalho há 11 anos nas comunidades periféricas localizadas no do Jd. ngela e adjacência, com o intuito de aproximar o conhecimento entre a diversidade cultural e o sujeito social.
| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 27/11 às 13h30. Livre. Grátis. 30 minutos.
Meninos Também Podem - Apresentação Infantil
Num mundo onde existem tarefas que são vistas como mais apropriadas para meninas e outras para meninos, dois amigos descobrem um modo de juntar toda escola para que cada um possa fazer o que gosta. E mostram para os adultos que aptidões não estão ligadas a gênero, mas sim ao que cada um se sente bem em desempenhar.
| Casa de Cultura Guaianases. 27/11 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Além da Poesia - Hugo Paz - Recital de poesia e literatura
Hugo Paz vem trazer para a Casa de Cultura muito mais que recitar poesias, ele realiza uma apresentação poética onde faz uma junção de poemas autorais, expressão teatral com instrumentos musicais e oralidade para o público.
| Casa de Cultura Campo Limpo. 27/11 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Milena Castro e Samba Pras Moças - Música
Uma apresentação exclusiva ao público feminino, com participação de Tati Salomão, Kamilla Alcântara e Kelly Adolfo - renomadas musicistas, conduzida por Milena Castro. Assim, o forte desse encontro é a empolgação transmitida aos presentes que não deixa ninguém parado(a). O espetáculo é composto com um repertório oriundo das raízes do samba, algumas composições de Milena, além de grandes sucessos presentes no cancioneiro popular brasileiro.
| Casa de Cultura São Rafael. 27/11 às 15h. Livre. Grátis. 180 minutos.
Homenagem a Mestra Ritinha com CaporElas - Recital de poesia e literatura Slam
O CaporElas é um projeto de capoeira para mulheres que através do esporte, da arte, cultura e educação (valores da capoeira) busca desenvolver e elevar a autoestima da mulher preta e periférica, incluindo-a na sociedade. Sendo um esporte que só se dá em comunhão, ou seja, com duas ou mais pessoas, a capoeira estimula a socialização e dessa forma também colabora na prevenção e tratamento de transtornos como depressão, ansiedade, estresse e etc.
| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 27/11 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Música "Grupo Cativeiro: Tributo à Zumbi 300 anos e finalizando ginga coletiva e roda no Simpósio Kapoeira Preta" - Música
Os integrantes do Grupo Cativeiro vão fazer uma apresentação "Músicas Grupo Cativeiro: Tributo à Zumbi 300 anos” começando com roda de musicalidade cantando as músicas do grupo usando instrumentos da capoeira Berimbau, Pandeiro, Agogô e atabaque. E finalizando a atividade com ginga coletiva e roda de Capoeira.
| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 27/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Show: Ninguém é dono de ninguém - Música
O show “Ninguém é dono de ninguém” do cantor sertanejo Adriano Martins, propõe uma experiência empolgante, graças à interação com o público por meio de canções especialmente escolhidas com o intuito de alegrar e contagiar todos a partir da escuta musical.
Seu repertório apresenta canções exclusivas e experimenta novas estéticas para canções já consagradas. A apresentação conta com um time de músicos promissores da nova geração paulista e assim, o artista promete levar todo o público a cantar e dançar o tempo inteiro.
| Casa de Cultura Guaianases. 27/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Pabllo Moreno - Música
O cantor e compositor pernambucano Pabllo Moreno tem um trabalho autoral voltado para a música brasileira com influências do Jazz contemporâneo e da música nordestina, considerado um dos grandes poetas de sua geração. Tem dois álbuns lançados obtendo sucesso de crítica e público, já tendo se apresentado no programa SR. Brasil de Rolando Boldrin.
| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 27/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Rodrigo Campos - Música
Compositor, cantor e instrumentista, Rodrigo Campos - Artista Revelação no Prêmio da Música Brasileira em 2013, começou tocando cavaquinho e percussão nas rodas de samba de São Mateus, periferia da cidade de São Paulo, lugar onde cresceu. Em 2009, lança seu primeiro disco solo, predominante de sambas, que logo em sua estreia mostra de forma profunda sua linguagem única como compositor, músico e cronista. O disco lhe traz o reconhecimento da crítica e ganha destaque como um dos melhores discos de 2009.
Seu trabalho mais recente é o single duplo “Meu samba quer se dissolver”, lançado em outubro de 2020. Samba de acento existencialista, que segue a linha de compositores que abordaram essa escola, como Paulinho da Viola e Nelson Cavaquinho, “Meu samba quer se dissolver” tenta dar conta de uma ansiedade inerente ao ser humano, que sabe que a vida tem um tempo.
| Casa de Cultura São Mateus. 27/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Jéssica Gaspar - Música
Jéssica Gaspar é cantora, compositora, performer, diretora criativa e pesquisadora periférica. Jéssica cria obras e performances que honram as memórias da população afro-brasileira; sua poesia sofisticada e timbre peculiar de voz, suas composições acolhem e suscitam reflexões importantes sobre ancestralidade, emancipação negra e feminina.
Com uma voz potente e aveludada, é fácil se encantar pela sua beleza e presença. Ao som de sua voz, as rainhas de ontem e hoje, são banhadas de poesia e melodias que emanam amor, paz e afeto.
| Casa de Cultura São Mateus. 27/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Dança de Salão no Simpósio de Kapoeira Preta com Arte e Cultura - Dança
O primeiro contato que o Mestre Bond teve com a capoeira foi em 1982, no grupo de capoeira Alegria do Povo. Após 5 cinco anos de aprendizado recebeu a graduação de professor de capoeira, e a partir de 1987, começou a dar aulas, realizando assim um importante trabalho de ação sociocultural para as comunidades no entorno.
| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 27/11 às 17h30. Livre. Grátis. 30 minutos.
Tasha & Tracie - Música
Nesta apresentação Tasha & Tracie levam músicas de toda a sua carreira incluindo do EP "Diretoria" que carrega referência às escolas de samba, Funk e o bom e velho Hip Hop.
| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 27/11 às 19h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.
Samba de Roda Maracangalha com Grupo Maracangalha - Música
O grupo de Capoeira Maracangalha foi fundado em março de 2003 pelo Mestre Gafanhoto na cidade de São Bernardo do Campo. O principal trabalho desenvolvido dentro do grupo é a formação e preparação do indivíduo para seu ingresso na sociedade, levando o mesmo à reflexão e entendimento de seus direitos e deveres.
Temos como objetivo também propagar a cultura popular brasileira levando ao conhecimento nossas riquezas socioculturais e suas várias formas de manifestação, além de discussões de ideias, debates e formação do capoeirista no aspecto físico, motor e teórico.
| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 27/11 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Esportes Malabarístico - Circo
Dois malabaristas cômicos acham que são exímios esportistas e resolvem mostrar ao público como são versáteis, pois imaginam que podem disputar em diversas modalidades das Olimpíadas. Como entendem mesmo é de malabarismo, acabam dando um espetáculo malabarístico com os diversos materiais esportivos.
| Casa de Cultura São Rafael. 30/11 às 10h. Livre. Grátis. 50 minutos.
Show Nós com Criss - Música
Criss faz o “Show Nós” que é uma viagem pelos caminhos musicais que unem o sul e o norte do Brasil através de uma trilha sonora bem brasileira e com muito suingue. Produzido e dirigido pela própria Criss que é cantora e compositora, e com a assinatura nos arranjos do violonista Paulo Ribeiro.
| Casa de Cultura Butantã. 30/11 às 16h. Livre. Grátis. 80 minutos.