Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Biblioteca Mário de Andrade (BMA) - Programação de Março
Exposição fotográfica
A Luz da Beleza, de Luiz Moreira
Curadoria Marcus Lontra
de 24 de fevereiro a 7 de abril
3º andar, Hall e Saguão de Entrada
Durante séculos, a presença de corpos pretos foi obliterada pela historiografia oficial brasileira. Com o modernismo esses corpos foram entronizados como padrão nacional; o mito da sensualidade das “mulatas”, neologismo violento e racista ao mesmo tempo que reconhece positivamente a cor brasileira, acaba por alimentar fantasias eróticas que fazem dos corpos negros femininos um objeto de posse e dominação, ecoando estruturas sociais que encontram raízes no período escravocrata. Nos tempos atuais vemos a maioria da população brasileira ocupar os espaços de ação que sempre lhe foram negados, mas jovens pretos ainda são assassinados e os casos de racismo se evidenciam. Entretanto, há um clamor por igualdade, uma voz que vocifera liberdade e inclusão. E esse compromisso também se faz presente no campo da afirmação estética, na valorização dos adereços e dos ornamentos que compõem o universo da visualidade afro-brasileira. Os trabalhos de Luiz Moreira se apropriam da extrema riqueza visual, dos ritos religiosos vindos da África dando-lhes um sentido transformador, projetando para uma estética que dialoga com técnicas e materiais tecnológicos contemporâneos: é o “afrofuturismo” que se projeta em cores vibrantes e cheias de contraste. Elas vibram diante do nosso olhar e as personagens se apresentam e caminham entre nós como um desfile de carnaval: cor, sedução e encantamento. O artista atua nas frestas do design, do artesanato e na interseção da arte popular e da chamada arte erudita. De acordo com os ditames do contemporâneo, elementos de significados antropológicos e filosóficos provocam o espectador criando ritmos de ação coreográfica em conexão direta com a dança, o transe, o batuque, os atabaques, som e movimento ampliando a ação das artes plásticas.
Encontros de Yoga na Mário
Com Desiree Helissa, da Yoga para Todes
5 e 7 de março, 19h
Terraço
Retomando uma programação de sucesso de 2023, a Biblioteca Mário de Andrade oferece, nas quintas feiras do mês de março, Encontros de Yoga no terraço, com a professora Desiree Helissa, do coletivo Yoga para Todos. Os encontros visam à discussão e prática da arte milenar da Yoga, concebendo a atividade como transformadora em seu caráter acessível e possível para todas as pessoas, independentemente de classe, cor, gênero, corpo ou orientação sexual.
Não é necessária inscrição.
9ª MITbr - Mostra Internacional de Teatro
Terça, quarta e sexta-feira, 5, 6 e 8 de março
Diversos espaços
MITbr - Encontra de pedagogias da teatra
Terça-feira, 5 de março
Auditório
Em 2024, a Encontra foca no que se avista como era pós-identitária, convocando artistas trans a repensarem estratégias e dispositivos. Neste sentido, o reconhecimento do teatro brasileiro como lastro a ser refletido, repensado e refeito nos ajuda a descolonizar os cânones e reapropriar nossa História, incluindo a intelectualidade trans definitivamente nelas.
Diálogos: A cena e a cidade
Com Oru FloryDoFogo e Morgana Olivia Manfrim
Terça-feira, 5 de março, 14h
Classificação indicativa: Livre
Auditório
Corpo e voz travestis
Com Ymoirá Micali e Renata Carvalho
Terça-feira, 5 de março, 15h30
Classificação indicativa: Livre
Auditório
Leitura comentada: Rodrigueanes
Com Bernardo de Assis, Fábia Mirassos, Leona Jhovis e Wallie Ruy
Terça-feira, 5 de março, 17h30
Classificação indicativa: Livre
Auditório
Baile de Vogue: miniball da Geni
Com Pioner House Hans Up e diversos outras/outros/outres artistas
Terça-feira, 5 de março, 19h
90 min
Espaço Tula Pilar
Classificação indicativa: Livre
MITbr - Plataforma Brasil
Espetáculo Ané das Pedras
Com Coletivo Flecha Lançada Arte
Terça e quarta-feira, 5 e 6 de março, 16h
Praça Dom José Gaspar
Classificação indicativa: Livre
MITbr - Plataforma Brasil
Espetáculo Eunucos
Com Irmãs Brasil
Terça e quarta-feira, 5 e 6 de março, 17h
6 de março também às 19h30 (sessão extra)
Sala Tula Pilar
Classificação indicativa: 18 anos
MITsp - Olhares Críticos
Encontro subjetivações e corporeidades
Com Ana Claudia Monteiro, Sara Wagner, Aline Rodrigues e elenco/direção do espetáculo Meu corpo está aqui
Sexta-feira, 8 de março, 10h
Auditório
Classificação indicativa: Livre
Seminário Corpos Dissidentes na Arte
Quinta-feira, 7 de março, 15h
Conduzida por Mona Rikumbi com mediação de uma artista preta convidada, esse seminário pretende formar o público de modo pedagógico sobre o panorama do corpo preto na arte.
Mona Rikumbi (Erica Andréa Martins)
Preparação de corpo - performer, modelo, atriz, poeta e ativista das questões raciais, gênero e artistas com deficiências. Participação em documentários: "Mona-Trajetória da mulher negra cadeirante no Brasil" e "Eu tô aqui". Inspiradora do dia Mundial da Criatividade, evento realizado dentro do calendário oficial da ONU, em 2020 e 2021.
Pesquisadora artística, ocupação no Museu Vozes Diversas, no mês das Pretas "Tem gente com fome, dá de Comer"; Participação no "Sem Barreiras", pela Secretaria de Cultura e pelo Itaú Cultural; Participação "1º Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural e Comunicação Oral".
Participação Festival de teatro Negro/ Quilombo artístico pedagógico poéticas cênicas; "Projeto Corpos", sujeitos e resistência Sesc/ Ipiranga. 4° circuito cultural, Projeto Entra na Roda, "Performance Kiua Matamba". Coprodução do documentário "TRANSO - Afirmação da sexualidade e vida amorosa das pessoas com Deficiências". Curadoria do mês das Pretas, Museu Vozes Diversas
Lançamento do livro Tia Amélia, de Jeanne de Castro
pocket show com Hercules Gomes
Sexta-feira, 8 de março, 19h
Auditório
A vida extraordinária da pianista e compositora pernambucana Amélia Brandão (1897-1983) é contada na biografia Tia Amélia – o piano e a vida incrível da compositora, da jornalista e produtora cultural Jeanne de Castro, cujo evento de lançamento contará com um recital do celebrado pianista Hercules Gomes, um dos grandes divulgadores da obra musical de Tia Amélia.
Senhas na recepção com uma hora de antecedência do evento
Teatro adulto
Os Escafandristas
Segundas-feiras, 19 e 26 de fevereiro e 11, 18 e 25 de março, 19h
Auditório
Os atores e atrizes do conceituado grupo Os Escafandristas voltam a se reunir depois de um longo hiato, para pensar em novo trabalho teatral. Mas o que parecia um promissor reencontro vira polaridade quando eles percebem o quanto mudaram nesse vácuo de tempo.
Texto Vinícius Piedade. Direção de Juliano Barone e Vinícius Piedade.Com Cris Eifler, Fernanda Mariano, Marcos Veríssimo, Pedro Casali e Vinicius Piedade. Músico: Gabriel Ferrara.
Classificação indicativa: 14 anos.
SEMANA DO BIBLIOTECÁRIO 2024
Biblioteca Mário de Andrade
Profissão Bibliotecário: desafios em direitos humanos e tecnologia
Para celebrar o dia do bibliotecário, comemorado todo 12 de março, a Biblioteca Mário de Andrade promove, na semana de 12 a 15, atividades especialmente voltadas a profissionais da biblioteconomia, mas também abertas ao público interessado em geral. As atividades serão gratuitas e terão como temas a saúde mental da pessoa bibliotecária e os desafios e possibilidades trazidos pelo uso da tecnologia na profissão.
Curso Online de Preservação Digital para Profissionais da Informação, com Danilo Formenton
Mediação: Islana Ferreira da Silva
Terça, quarta e quinta-feiras, 12, 13 e 14 de março, das 11 às 13h
O ciclo de palestras visa à exploração do universo da preservação digital e aprofundamento dos conhecimentos nesta área vital para a gestão da informação. O ciclo abrange desde os fundamentos até os aspectos mais específicos da preservação digital, direcionados especialmente para profissionais da informação. Abordagem dos temas de forma leve, nível básico a intermediário. Duração de cada palestra até duas horas, com possibilidade de tempo para perguntas.
Alguns aspectos que serão desenvolvidos:
1. Introdução à Preservação Digital: Conceitos essenciais da preservação digital, sua importância e os desafios enfrentados na era digital.
2. Estratégias de Preservação: Estratégias e melhores práticas para preservar conteúdos digitais de forma eficaz e sustentável.
3. Produção Científica em Preservação Digital: Últimas pesquisas e tendências na área de preservação digital, e aprenda a aplicar os conhecimentos científicos em suas práticas profissionais.
4. Metadados para Preservação Digital: Como os metadados desempenham um papel crucial na preservação digital e aprenda a criar e gerenciar metadados eficientes para garantir a integridade e acessibilidade dos dados ao longo do tempo.
5. Arquivamento da Web: Técnicas e ferramentas para o arquivamento da web, com foco em critérios de seleção de conteúdos relevantes para preservação digital.
Inscrições pelo link: https://forms.gle/kWuF1oD2RiFyF8Pg9
Haverá emissão de certificado
Danilo Formenton - Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação (2013) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Campus de São Carlos). Mestrado e Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade (2015) pela UFSCar-Campus de São Carlos Tem experiência nas áreas de Ciência, Tecnologia e Sociedade e de Ciência da Informação, com ênfase em Técnicas de Recuperação de Informação e Preservação digital.
Encontro de profissionais da biblioteconomia
Terça-feira, 12 de março, das 14 às 17h
Auditório
Encontro com profissionais de biblioteconomia para partilhas de experiências e apresentação de projetos (em conjunto com SMB), especialmente nas áreas de direitos humanos, saúde mental e tecnologia. Será apresentada e discutida a Política de Direitos Humanos da BMA, juntamente com representantes da Secretaria dos Direitos Humanos. Os interessados devem se inscrever para participar.
Coffee break às 17h
Inscrições de projetos pelo link: https://forms.gle/V3WNk2Gh3xbkDYVz5
Haverá emissão de certificado.
Rodas de conversa
Quarta-feira, 13 de março, das 15 às 17h
Auditório
15h - A tecnologia a serviço do trabalho do profissional de biblioteconomia
Com Alan César Belo Angeluci e Caio Saraiva Coneglian
Mediação: Gabriela Yamane
Debate com especialistas a respeito de como a tecnologia pode ajudar no trabalho do bibliotecário.
Caio Saraiva Coneglian é Doutor e Mestre em Ciência da Informação na UNESP. Possui graduação em Ciência da Computação. Coordenador do cursos de graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação da Unimar. Coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Unimar. Desde 2022 participa do grupo de pesquisa Administração de Organizações Inovadoras da Universidade de Marília (UNIMAR). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP. Docente do curso de graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unimar. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Ciência da Informação, com ênfase em Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Processamento de Linguagem Natural, Web Semântica, Banco de Dados e Repositórios Digitais.
Alan César Belo Angeluci - Professor Doutor do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Desenvolveu estudos de pós-doutorado na ECA/USP e na University of Texas at Austin, Estados Unidos. Doutor pela Escola Politécnica da USP, com período de Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra. Mestre e bacharel pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista (UNESP).Tem como principais temas de ensino, pesquisa e extensão: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital, Interação Humano-Computador (IHC), Arquitetura da Informação e Ciência de Dados.
17h - A saúde mental do profissional da biblioteconomia
Com Lucélia Elizabeth Paiva
Palestra e roda de conversa com a profissional Lucélia Elizabeth Paiva sobre desafios da profissão do bibliotecário no que se refere à sua saúde mental.
Lucélia Elizabeth Paiva - Docente do curso de Psicologia no Centro Universitário São Camilo. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Santo Amaro (1982), mestrado em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente (2000) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia - USP (2008). Ministra palestras, cursos, workshops nas áreas de tanatologia, biblioterapia, luto infantil, literatura infantil e cuidado ao cuidador para estudantes e profissionais das áreas da saúde e educação, além de contadores de histórias e voluntários.
Coffee break às 17h
Haverá emissão de certificado
Especial: Cacaso 80 anos
Com Vilma Arêas, Rosa Emília Dias e Mariano Morovatto
Quinta-feira, 13 de março, 19h
Espaço Tula Pilar
Em março de 2024, Cacaso completaria 80 anos. Figura de proa da literatura brasileira dos anos 1970, foi um dos principais nomes da geração marginal, ou geração mimeógrafo, incluído na clássica antologia "26 poetas hoje", organizada por Heloisa Teixeira (ex-Buarque de Hollanda). Para comemorar a data, vamos reunir a escritora Vilma Arêas, que organizou o "Não quero prosa", volume de ensaios do poeta; Rosa Emília Dias, cantora e poeta, que foi casada com Cacaso; e Mariano Marovatto, poeta, músico e pesquisador, com doutorado sobre a obra de Cacaso.
Organizado em parceria com a editora Companhia das Letras
Senhas na recepção com uma hora de antecedência do evento
Visita guiada performática especial
quinta-feira, 14 de março, às 11h e às 15h
Comemorando os 110 Anos de Carolina Maria de Jesus, com a atriz Denise Aires
Visita performática com duração de 60 minutos, por quase todos os espaços da Mário e dois andares da Hemeroteca.
Livre
Os interessados devem apresentar-se no saguão da Biblioteca
Exposição A Retina Sutil, de Alberto Oliveira
16 de março a 19 de maio, Corredor de Estudos
A exposição traz um recorte de obras com ênfase surrealista da produção de Alberto Oliveira.
Alberto Oliveira desenvolve trabalhos no campo das aproximações entre pintura e fotografia e dessas relações para a elaboração de sua poética visual. Começou seus estudos de artes visuais na Oficina Cultural Oswald de Andrade em São Paulo na década de 90, trabalhou como assistente para artistas passando pelo teatro, vídeo, música e literatura. Dentre alguns projetos e exposições destacam-se: Art Salon Zurich, Suíça, 2023, New York NFT, Black Box NFT Festival na The Lower Draw Gallery, 2023, "Em torno de Zumbi" 1996, organizado pelo MAC-USP Museu de Arte Contemporânea, Transparência na Artmakers Gallery, Estocolmo e a individual "Corpo Contínuo" no Gabinete D em São Paulo de 2013, exposição que investiga o corpo e seus desdobramentos no mundo, pesquisa que permanece até hoje. Alberto Oliveira vive e trabalha em São Paulo.
Sons e Letras: Ava Rocha
Com Ava Rocha. Mediação de Fabiana Ferraz
Quinta-feira, 21 de março, 19h
Auditório
A Biblioteca Mário de Andrade traz Ava Rocha para falar do ideário por trás das letras de seu álbum "Nektar", lançado em 2023.
Senhas na recepção com uma hora de antecedência do evento
Visitas guiadas com Mário de Andrade e Carolina Maria de Jesus
Com os intérpretes Jandilson Vieira e Denise Aires.
quarta e quinta-feira, 20 e 21 de março, às 11h e às 15h
Visita performática com duração de 60 minutos, por quase todos os espaços da Mário e dois andares da Hemeroteca.
Os interessados devem apresentar-se no saguão da Biblioteca
Leituras | Thiago Honório
Curadoria: Lilia Schwarcz
23 de março a 16 de junho de 2024
Sala Tula Pilar Ferreira, fachada e entorno da Biblioteca
Thiago Honório (Carmo do Paranaíba, MG,1979) é bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Unesp (2000), Mestre e Doutor em Artes Visuais pela ECA/USP. Desde 2006, é professor dos cursos de Artes Visuais (graduação – Licenciatura e Bacharelado) e, a partir de 2016, de Práticas artísticas contemporâneas (pós-graduação) da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Dentre as exposições individuais realizadas destacam-se: Texto, (Capela do Morumbi, SP, BR, 2023); Oração, (Galeria Luisa Strina, SP, BR, 2023); Ópera, (Piero Atchugarry Gallery / CAMPO AIR, Garzón, UY, 2023); roçabarroca, (MAM/SP, SP, BR, 2020); Luzia (CAMPO AIR, Garzón, UY, 2019); The Red Studio (ISCP/NYC, NY, EUA, 2018/2019); Solo (Galeria Luisa Strina, SP, BR, 2017); Trabalho (MASP, SP, BR, 2016). Em 2020, recebeu o Gulbenkian | AiR 351 Grant, Portugal. Em 2019, foi convidado a participar da residência artística CAMPO AIR em Garzón, Uruguai; e em 2018 recebeu o prêmio “Director’s Circle” do International Studio & Curatorial Program – ISCP, em New York; em 2016, integrou a 6ª Bolsa Pampulha (Museu de Arte da Pampulha, BH); em 2015, recebeu o Prêmio Programa de Residência Artística do Paço das Artes (Paço das Artes, SP); e, em 2012, do Programa de Residência Artística da Cité Internationale des Arts, em Paris, pela FAAP. É autor dos livros DULCINÉIA (em colaboração com o coletivo Dulcinéia Catadora, 1ª edição 2017, 2ª edição 2018); Augusta (Ikrek, 2017) e {[( )]} (Ikrek, 2016). Recebeu o prêmio PROAC “Livro de artista” de 2015. O artista foi vencedor do APCA 2023, prêmio brasileiro criado em 1956 pela Associação Paulista de Críticos Teatrais, na categoria Arte Contemporânea - Artes Visuais. Sua exposição individual “Oração” ocorrida em 2023 na Galeria Luisa Strina foi considerada “The Top Ten Shows Around the World in 2023” pela Revista Freeze.
Estreia: ciclo musical Terças na Pauta
Cantares de Drummond
com Adriano Salhab e trio
26 de março, terça-feira, 19h
Auditório
A partir de março , sempre nas últimas terças-feiras de cada mês, a Biblioteca Mário de Andrade apresenta o ciclo musical Terças na Pauta, trazendo música escrita em pauta, contemporânea, moderna, clássica antiga ou mesmo jazz.
A estreia será com o projeto Cantares de Drummond, com Adriano Salhab e trio.
O cantor e compositor Adriano Salhab apresenta show especial em homenagem a Carlos Drummond de Andrade. Tomando fragmentos da vasta obra drummondiana para ilustrar exemplos que vão além da ruptura com a linguagem colonial e afirmação de brasilidade tão características dos Modernistas, para dar lugar a uma obra universal e atemporal.
Nessa apresentação, acompanhado da atriz convidada Jennifer Glass e da percussionista e cantora Fabi Ramos, Salhab canta e toca violão, viola, guitarra e baixo e recita clássicos drummondianos dos livros A rosa do povo, Sentimento do mundo e Claro enigma.
Senhas na recepção com uma hora de antecedência do evento
Palavra e Imagem: ciclo de clássicos adaptados para o cinema
de 27 de março a 13 de abril
Auditório
Senhas na recepção com uma hora de antecedência do evento
Ciclo que trará grandes clássicos da literatura adaptados por importantes diretores e diretoras. Exibições em arquivo digital e película 16mm. O último filme a ser exibido será Metrópolis, de Fritz Lang, com acompanhamento musical ao vivo do pianista Tony Berchmans.
27/03, qua, 19h
Vidas Secas
BRA, Nelson Pereira dos Santos, 1963
Baseado no romance homônimo de Graciliano Ramos
28/03, qui, 19h
Zama
ARG, Lucrécia Martel, 2017
Baseado no romance homônimo de Antonio Di Benedetto
02/04, ter, 19h
Orgulho e Preconceito
ING, Joe Wright, 2005
Baseado no romance homônimo de Jane Austen
03/04, qua, 19h
Adoráveis Mulheres
EUA, Greta Gerwig, 2019
Baseado no romance Mulherzinhas, de Louisa May Alcott
04/04, qui, 19h
Um Triângulo Diferente
EUA, James Ivory, 1984
Baseado no romance Os Bostonianos, de Henry James
exibição em película 16mm
05/04, sex, 19h
O Morro dos Ventos Uivantes
EUA, William Wyler, 1939
Baseado no romance homônimo de Emilie Bronte
exibição em película 16mm
09/04, ter, 19h
Depois da Chuva
JAP, Takashi Koizumi, 1999
Roteiro de Akira Kurosawa baseado no conto homônimo de Shûgorô Yamamoto
exibição em película 16mm
10/04, qui, 19h
A Hora da estrela
BRA, 1985, Suzana Amaral
Baseado no romance homônimo de Clarice Lispector
12/04, sex, 19
Ganhando Meu Pão
RUS, Mark Donskoy, 1939
Baseado no romance homônimo de Maksim Górki
exibição em película 16mm
13/04, sab, 17h
Metrópolis
ALE, Fritz Lang, 1927
Baseado no romance homônimo de Thea von Harbou
Cinepiano com Tony Berchmans
exibição em película 16mm
*PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO*
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk