Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 6 de Julho de 2009 | Horário: 12:12
Compartilhe:

Trajetória artística do mutante Sérgio Dias é tema de bate-papo no CCJ

Como parte das comemorações do Dia Mundial do Rock, mundialmente celebrado em 13 de junho, CCJ Ruth Cardoso traz um encontro com o guitarrista da banda Os Mutantes, Sérgio Dias

Com uma carreira musical diretamente ligada ao rock, o guitarrista Sérgio Dias (Os Mutantes) integra o projeto Diálogos, do Centro Cultural da Juven-tude Ruth Cardoso, dia 18, às 15h.

Durante o bate-papo, o roqueiro relembra desde o surgimento da banda íco-ne dos anos 60/70 até sua trajetória internacional. As impressões do músico sobre o rock atual e sua relação com o público também são abordadas. “Tra-tar da minha carreira significa resgatar as pessoas com quem convivi e os fãs que nos construíram”, afirma Dias.

Para ele, encontros como esse são importantes porque rompem a rotina de televisão e computador. “É quando posso olhar nos olhos do público”, con-fessa. Mas defende que a internet foi também um dos elementos que permi-tiram difundir e perpetuar o rock em todo o mundo. O compositor acredita que o gênero vive, atualmente, um momento de liberdade musical muito maior do que nos anos 80 e 90.

O músico formou, em 1966, ao lado de seu irmão, o tecladista Arnaldo Bap-tista, e da cantora Rita Lee, a banda Os Mutantes. Com grande irreverência, o trio apresentava um rock anárquico e experimental, criando novas tendên-cias para a vida cultural do país. Em 1978, o grupo se dissolveu e Dias se-guiu carreira própria. Em 1980, foi convidado por Eddie Offord, produtor da banda inglesa Yes, a gravar seu primeiro disco-solo, o qual solidificou sua trajetória internacional.

Nos últimos anos, o guitarrista conseguiu resgatar o prestígio de Os Mutan-tes reunindo, em 2006, Baptista e o ex-baterista do grupo, Dinho Leme. Para assumir o lugar de Rita Lee nos vocais, foi convidada a cantora Zélia Dun-can. Os quatro fizeram temporada na Inglaterra e nos Estados Unidos. O show foi reapresentado, em 2007, durante o aniversário da Cidade de São Paulo.

Com nova formação, o grupo lançará, em setembro, o álbum de músicas inéditas, Haih. “O disco vai dizer o que estamos pensando o que seriam Os Mutantes no século 21, pois não estamos presos ao passado”, declara Dias.

Serviço: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – biblioteca. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Zona Norte. Dia 18, 15h. Grátis (50 vagas, Inscrições na recepção)

collections
Galeria de imagens