Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 16 de Novembro de 2009 | Horário: 12:48
Compartilhe:

Dom Salvador leva samba soul ao Piano na Praça

Projeto, que este mês integra as comemorações do Dia da Consciência Negra, recebe apresentações, dia 21, na Praça Dom José Gaspar
Jazz, samba e soul são exemplos da influência que a cultura negra exerce na música contemporânea. Neste mês, o Piano na Praça integra as comemorações do Dia da Consciência Negra recebendo na tarde de sábado, dia 21, o pianista Dom Salvador.

Conhecido como um dos precursores do samba soul, ele entrou para a cena musical no início da década de 1960, época em que tocava na Boate Lancaster, um dos principais pontos de encontro dos amantes do jazz em São Paulo; e no cultuado Beco das Garrafas, reduto de cantores e músicos da MPB e da bossa nova no Rio de Janeiro.

Dom Salvador participou de vários conjuntos cujo som trazia, de maneira ágil e sofisticada, elementos e arranjos do soul, samba, jazz e funk. Ele integrou os trios Copa, Salvador e Rio 65, até ingressar no grupo Abolição, formado exclusivamente por músicos negros. O pianista e seus parceiros consolidaram o embrião que daria origem ao movimento musical Black Rio.

No show que fará no projeto Piano na Praça, o pianista apresenta um repertório escolhido especialmente para as comemorações do Dia da Consciência Negra, que mescla suas composições com músicas de compositores negros brasileiros, (Pixinguinha, Dorival Caymmi e Milton Nascimento) e ícones da música negra americana.

Antes de Salvador, apresenta-se, às 15h, o pianista Lobato Acarahyba. O repertório é formado por obras clássicas de jazz e blues, compostas por nomes como Chick Corea e Herbie Hancock.

Serviço: Dia 21. Lobato Acarahyba. 15h. Dom Salvador. 16h. Praça Dom José Gaspar (atrás da Biblioteca Mário de Andrade). Centro. Grátis.
collections
Galeria de imagens