Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Sexta-feira, 28 de Maio de 2010 | Horário: 18:17
Compartilhe:

Integrantes da Velha Guarda da Portela levam seu samba ao público do CCJ

Tradicional escola de samba carioca, Portela, é representada, dia 5 de junho, por sua Velha Guarda no CCJ
Share/BookmarkCompartilhe

Toda tradição da música de uma das mais antigas escolas de samba do Rio de Janeiro, a Velha Guarda da Portela, poderá ser contemplada em uma única apresentação que acontecerá no dia 5 de junho, às 20h30 no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.

O grupo foi fundado por Paulinho da Viola em 1970. Sua formação, que varia constantemente de integrantes, é sempre composta por idosos. Atualmente possui onze membros, todos eles sambistas de projeção nas rodas de sambas cariocas: Monarco, Davi do Pandeiro, Guaracy 7 Cordas, Serginho Procópio, Marquinhos, Timbira e as pastoras, Áurea Maria, Surica e Neide Sant’ana.

O repertório é formado por sambas antigos ou tenta resgatar canções de sambistas que foram esquecidos. Seus shows costumam contar com participantes ilustres, como o próprio Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Gilberto Gil e Marisa Monte, grande divulgadora do grupo, que lancou em 2000 um CD em parceria com a Velha Guarda chamado “Tudo Azul” e em 2008 produziu o documentário “O Mistério do Samba” que retrata o cotidiano de seus integrantes.

Serviço: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. Teatro de Arena – 600 lugares. 
collections
Galeria de imagens