Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 12 de Julho de 2010 | Horário: 13:02
Compartilhe:

Fábula infantil 'A festa' faz temporada no Teatro Paulo Eiró

Montada pelo Grupo Arte Simples de Teatro, com direção de Tatiana Rehder, a peça retoma valores de amizade e relações sociais em apresentações aos sábados e domingos, recomendadas para todas as idades
Share/BookmarkCompartilhe

Inspirada nos contos O aniversário da infanta, de Oscar Wilde e O vendedor de milagres, de Gabriel García Márquez, a peça infantil A festa, montada pelo Grupo Arte Simples de Teatro, entra em cartaz, dia 17 de julho, no Teatro Paulo Eiró.

Com direção de Tatiana Rehder, o espetáculo conta a história da princesa Maria Joaquina, herdeira do trono e filha da rainha Cordélia, às voltas da comemoração do seu aniversário de 15 anos. Infeliz e entediada, a menina pede ao conselheiro real, o malandro Sr. Blacaman, que lhe traga um presente impossível. Um menino que faz acrobacias com bolinhas coloridas, canta e dança é o escolhido para animar a festa. Insatisfeita, a infanta o coloca junto das tralhas do reino.

A narrativa, estruturada como uma fábula, propõe o questionamento de valores e diferenciação de classes sociais por meio de exemplos de arrogância, prepotência e ignorância dos personagens. A reviravolta se dá com a revolta dos empregados, que, com suas vassouras e baldes tomam o castelo. De fundo didático, o formato contempla a moral com símbolos de vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota dos vaidosos, por exemplo.

No palco se revezam os atores Andréa Serrano, Camila Arelaro, Eugenia Cecchini, Isadora Petrin, Mairun Sevá, Marcela Velasques, Tatjana Eivazian e Verônica Gentilin.

Criado em 2006, o grupo parte da concepção de que o teatro deve ser simples e acessível a todos, acreditando ser essa a forma de democratização da arte como bem cultural. Entre os trabalho apresentados, está a peça As histórias dos amores difíceis, de Ítalo Calvino. Outra característica aprimorada pela companhia é a ideia de construção coletiva e interação, entre criadores e público.

Serviço: Teatro Paulo Eiró. 600 lugares. Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. Zona Sul. Tel. 5546-0449. De 17/7 a 22/8. Sáb. e dom., 16h. R$ 10
collections
Galeria de imagens