Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Nova exposição na Solar Marquesa de Santos investiga edifícios históricos da cidade

São Paulo, 19 de abril de 2025 - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, divulga a nova exposição “Laboratório São Paulo, Arquiteturas Reveladas”, que estreia na próxima sexta-feira (25) na Solar Marquesa de Santos, na Sé. A entrada será gratuita, com visitação funcionando de terça a domingo, das 9h às 17h; a exposição fica à mostra até o dia 31 de agosto.
A exposição que vem por aí é fruto do resultado da pesquisa realizada por estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP sobre o estudo de edificações de interesse histórico, envolvendo técnicas e materiais avançados, como escaneamento digital e digitalização 3D.
Na curadoria da exposição “Laboratório São Paulo, Arquiteturas Reveladas” constam desenhos e estudos sobre as seguintes edificações históricas: o Edifício Baraúna na Avenida São João, à esquina com o vale do Anhangabaú; a Sucursal do Grande Hotel no Largo do Café; a igreja da Ordem dos Frades Menores de São Francisco e da Venerável Ordem Terceira de São Francisco no largo com o mesmo nome, a casa n. 1 e o Solar da Marquesa de Santos, sedes do Casa da Imagem e do Museu da Cidade de São Paulo - vinculadas à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa - na Rua Roberto Simonsen. Beatriz Siqueira Bueno, Luciano Migliaccio, Renata Maria de Almeida Martins, Heloisa Maria Silveira Barbuy e Regina Helena Vieira Santos assinam como curadores.
A atividade também comemora os oito anos da parceria entre a FAU-USP e o Dipartimento di Architettura, da instituição pública Università degli Studi di Firenze, na Itália, começada em 2017, por meio de um workshop experimental, prosseguida com a criação da disciplina AUH 335 “Labsampa. Laboratório para a documentação digital da arquitetura em São Paulo”.
“A exposição 'Laboratório São Paulo, Arquiteturas reveladas' reforça a importância de olharmos para os edifícios da nossa cidade não apenas como construções, mas como testemunhos vivos da trajetória social, cultural e econômica de São Paulo. Esta parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e a USP é um exemplo de como o diálogo entre o poder público e o meio acadêmico pode gerar conhecimento acessível e inspirar políticas de preservação que respeitam a memória e a identidade paulistana.”, disse Totó Parente, Secretário de Cultura e Economia Criativa da cidade.
Marcos Cartum, diretor do Museu da Cidade, afirma também que “a mostra busca despertar o interesse pela cidade, seu patrimônio, sua arquitetura e também pela riqueza da vida urbana na área central”.
Serviço:
Atração: Exposição Laboratório São Paulo, Arquiteturas reveladas
Quando: 25 de abril a 31 de agosto de 2025 | Terça a domingo, das 09h às 17h
Onde: Solar da Marquesa de Santos | Rua Roberto Simonsen, 136 - Sé.
Classificação: Livre
Ingresso: Entrada gratuita
Curadoria: Beatriz Siqueira Bueno , Luciano Migliaccio, Renata Maria de Almeida Martins. Curadoras associadas: Heloisa Maria Silveira Barbuy e Regina Helena Vieira Santos
Sinopse: A exposição “Laboratório São Paulo, Arquiteturas reveladas” é um convite para considerarmos edifícios muito diversos entre eles como documentos vivos da história da cidade em todos seus aspectos: desde a história das técnicas, da indústria da construção, do comércio e dos trabalhadores, à circulação de ideias estéticas, à história dos grupos religiosos, políticos e sociais que formaram o cenário da metrópole paulista. Ao mesmo tempo, é a oportunidade de compartilhar com o público os resultados de uma experiência didática e científica que podem se refletir em políticas públicas de preservação e gestão da cidade e de seu patrimônio baseadas no compartilhamento do conhecimento histórico.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk