Secretaria Municipal de Cultura
O espetáculo MINA - CORPO MULTIDÃO, criado especialmente para a Noite de Gala do Circo 2024, será apresentado nos dias 10 e 11 de dezembro no Theatro Municipal de São Paulo
MINA - CORPO MULTIDÃO é um espetáculo realizado com recursos financeiros do Edital no 34/2024/SMC/CPROG, da Secretaria Municipal de Cultura de SP, sobre presença e memória das mulheres de circo, criado exclusivamente para a Noite de Gala do Circo em 2024. Será uma celebração singular de 10 anos do evento icônico no Theatro Municipal de São Paulo que pela primeira vez terá como tema central “A História das Mulheres de Circo”.
Mina é inspirado no legado de Ermínia Silva para a tradicional “Noite de Gala do Circo”, um acontecimento no calendário da cidade de São Paulo, realizado desde 2014, com estreia no dia 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Nacional do Palhaço.
Em 2024, Mina reúne mais de 40 artistas circenses da cidade no palco do Municipal, expressando a imensa diversidade do circo produzido em São Paulo. Números de palhaçaria, acrobacia, mágica, malabarismo, aéreos, equilíbrio e música ao vivo, um “corpo multidão” digno da homenagem que propomos, à Mina e a tantas Mulheres de Circo.
O espetáculo conta com a direção artística de Camila Motta (Teatro Oficina) e Alessandra Brantes, direção musical de Simone Julian e Tetê Purezempla, e dramaturgia de Letícia Coura e Giulia Nina.
Sobre Erminia Silva, a Mina
É impossível falar sobre a história do circo no Brasil, ou ativar memórias das mulheres circenses, sem antes dialogar com Ermínia Silva, conhecida por muitos como Mina. Sua trajetória, que foi marcada pela paixão, militância e vasto conhecimento, que serve de inspiração para a construção da narrativa poética e estética do espetáculo.
O ano de 2024 marcou de forma irreparável o circo brasileiro, com a partida precoce de Mina. Formada em História Social da Cultura, com mestrado e doutorado na área, a circense foi historiadora e pesquisadora, e além de idealizar e coordenar o Circonteúdo, fundou Grupos de Pesquisa em Circo; também foi professora, orientadora e uma grande mestra. Mina integra a quarta geração circense no Brasil, pertencente às famílias Wassilnovich e Riego.
Bel Mucci, fundadora do Circo Zanni e pesquisadora, garante que Ermínia Silva “criou conceitos para nos ajudar a decifrar o mundo do circo”. Verônica Tamaoki, pesquisadora, escritora, curadora e artista circense, completa: “Graças a Ermínia, tivemos a consciência do pertencimento, da existência de um coletivo maior que o universo particular de cada um de nós, que os antigos costumavam chamar de ‘a grande família do circo’”. Verônica também é Co-autora do livro Circo Nerino, dirige o Centro de Memória do Circo da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, desde sua inauguração em 2009.
Sobre o espetáculo
MINA finca suas estacas no Theatro Municipal com uma trupe exclusivamente formada por mulheres e gêneros dissidentes que se inspira nas grandes personagens mulheres da história do circo para criar a poética deste espectáculo inédito.
A obra é desenvolvida e interpretada por artistas de destaque na cena paulistana de circo, teatro e música, e oferece uma imersão na rica história do circo de São Paulo. Com um olhar atento à presença marcante das mulheres que ocuparam papeis de protagonismo, o show revisita importantes momentos históricos, desde os grandiosos circos de variedades até os charmosos circos-teatro dos bairros operários da cidade.
O espetáculo presta uma homenagem às cantoras de rádio e a rumbeiras, que, por meio de suas atuações no circo, ascenderam como estrelas da música nacional, além de homenagear artistas como: Xamego, Julieta Hernandez, Lily Curcio, Alice Avanzi Silva, Delicié, Guaraciaba Malhone, Ediméia Rocha, Iracema Cavalcante, Carola Garcia, Amália Stevanovich, Dona Herta Orfei, dentre outras.
MINA - Noite de Gala 2024 está ajudando a escrever e documentar as histórias das grandes mulheres do circo, além de inaugurar um novo capítulo, visitando passado e projetando o futuro, provocando encontros artísticos inéditos, criando uma cena pulsante de excelência técnica, artística e estética.
Ficha Técnica
Direção Geral do Projeto: Giulia Nina, Márcia Nunes e Rita Masini
Idealização e Curadoria: Alessandra Brantes, Erica Stoppel, Bel Mucci, Giulia Nina, Lu Menin, Maíra Campos, Márcia Nunes e Rita Masini
Direção Artística: Alessandra Brantes e Camila Mota
Direção Musical: Simone Julian e Tetê Purezempla
Dramaturgia: Giulia Nina e Letícia Coura
Coordenação Aéreos: Bel Mucci e Erica Stoppel
Coordenação Equilíbrio: Lívia Mattos e Maíra Campos
Coordenação Acrobacias: Marina Bombachini
Coordenação Malabares: Laura Faleiros
Direção e Criação de Vídeo: Ciça Lucchesi
Câmera ao Vivo: Cassandra Melo
Design de Visuais: Carol Shimeji
Desenho de Luz: Miló Martins
Assistente de Iluminação: Fernanda Guedelha e Tatiana Roz
Arquitetura: Patrícia Cazelgrandi
Figurinos: Chris Galvan
Coordenação de conteúdo e comunicação: Márcia Nunes
Identidade visual e Peças Gráficas: Flor Reeves
Coordenação de equipe de palco e rigger: Tum Aguiar
Contra-regras: Nathalia Dias e Nayara Dias e Patricia Rizzi
Estruturas circenses e montagem: Cia Barnabô
Produção técnica - som e técnica de PA: Roberta Siviero
Técnica de Monitor: Regiane Pereira (Regi)
Roadie: Bia Wolf
Acessibilidade: Maré Dissidente
Produtoras: Aline Filgueira, Carol Manalisch, Demi Araújo, Paola Valentina e Priscila Cha
Direção de Produção: Márcia Nunes e Rita Masini
Produção Artística: Giulia Nina
Coordenação Administrativa: Margarida Agência de Cultura
Artistas: Ana Luiza Bellacosta, Camila Bartolo, Camila Cake, Clara Kok, Dani Rocha-Rosa, Dani Siqueira, Fefê Camilo, Furcifer Scher, Gabi Queiroz, Gica Cangica, Giulia Nina, Lu Medeiros e Li Medeiros (Irmãs Botero), Jaqueline Macêdo, Julia Reis, Juliana Pereira, Jussara Freitas, Laura Faleiros, Lívia Mattos, Lu Menin, Luara Bolandini, Luciana Viacava, Mafê, Mai Yamachi, Maíra Campos, Maria Isis, Marina Bombachini, Munique Tavares, Nath Calan, Noemí Isaete, Painé Santamaria, Paola Musatti, Priscila Menucci, Renata Espoz, Rocío Romero, Rubia Neiva, Simone Julian, Tânia Oliveira, Tetê Purezempla, Uriã de Barros, Vera Abbud e Vicky Roman.
SERVIÇO
O que: Espetáculo MINA - CORPO MULTIDÃO
Quando: 10 e 11 de Dezembro
Horário: 20h
Abertura do Theatro: 19h
Onde: Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo,s/n°, Sé
INGRESSOS GRATUITOS distribuídos a partir de 7 de dezembro, através do site do Theatro Municipal.
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
E-mail: mina.galadocirco@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/mina.galadocirco/