Secretaria Municipal de Cultura

Pequenos pesquisadores: Festival Arquivo Aberto tem programação especial para público infantil

O Arquivo Histórico Municipal abre as portas para uma série de atividades interativas dedicadas às crianças de todas as idades.

De 28 a 30 de novembro, o Arquivo Histórico Municipal (AHM) abre as portas para a segunda edição do Festival Arquivo Aberto! Totalmente gratuito e com programação presencial, o evento acontece bem pertinho da estação de metrô Tiradentes (Linha 1 - Azul). 

O Festival Arquivo Aberto tem por missão mostrar a importância dos arquivos públicos na preservação da nossa memória coletiva. Parte da programação do sábado, dia 30/11, foi pensada especialmente para o público infantil, com atividades lúdicas e oficinas criativas que despertam a curiosidade e o gosto pela nossa história, de uma forma divertida e interativa! Na primeira edição, o evento ocupou o AHM e seus arredores, com oficinas e caminhadas, provando que a preservação da memória pode ser dinâmica e envolvente para todas as idades. Este ano, o festival se propõe a conectar as crianças com o patrimônio documental, mostrando o potencial dos documentos históricos de maneira leve e educativa.

Programação do Festival Arquivo Aberto no sábado, 30/11


10h - 16h - Caravana Lúdica de jogos do mundo

A Caravana Lúdica apresenta ao público jogos de diferentes épocas e partes do mundo feitos em madeira reciclável, tecido, tinta e pirógrafo, em busca da difusão do conhecimento e da vivência desse patrimônio da humanidade em espaços de acesso público. Crianças, adultos e idosos podem se divertir com jogos africanos, europeus, asiáticos e ameríndios, que colaboram para o desenvolvimento cognitivo e social humano, criando um espaço para a troca de experiências entre diferentes gerações e grupos sociais.


10h30 às 12h - Laboratório de Numismática “Numis o quê?”: no Laboratório de Numismática “Numis o quê?”, ofertado pelo Museu da Bolsa (MUB3)

Os participantes são convidados a desvendar um mistério a partir de um objeto secreto que chega ao Museu, fazendo uma pesquisa sobre cada elemento visual que o compõem, seguindo as pistas indicadas. Ao final do encontro, poderá descobrir que objeto é esse e que outras histórias poderiam ser contadas. A atividade utiliza cédulas de diversas nações, ampliando o repertório sobre moeda e incentivando a interpretação multicultural de padrões monetários. 

Inscrições aqui!


11h - 12h -  Fotografia e arquivologia para crianças: O Grande Livro de Pequenas Histórias - Criando álbuns de infâncias

A oficina pretende incentivar as crianças a imaginar as experiências de infâncias do passado através da montagem de um álbum de fotografias utilizando imagens de crianças do acervo do AHM. Essa oficina será ministrada pela educadora, artista e pesquisadora Samanta Ortega.

Inscrições aqui!


15h30 - 16h30 - Exibição da série “Histórias que trazemos na mala”: ‘Histórias que trazemos na mala’ é a nova animação do Museu Judaico de São Paulo

Debora, uma menina skatista paulista, conta a histórias de imigrantes judeus que vieram para São Paulo, e que encontraram um novo lar no Brasil. Objetos, documentos e fotografias que fazem parte do acervo do Museu são o ponto de partida para as histórias narradas pela personagem, que tem muito para contar e compartilhar. Ao fim da exibição haverá uma roda de conversa com a Professora Linda Derviche Blaj - gerente de projeto do acervo do Museu Judaico de São Paulo.

 

As atividades são de faixa etária livre e todas as crianças são bem-vindas ao nosso espaço, para brincar, conhecer e ocupar o AHM. Lembramos que, para garantir a diversão e a segurança de todos, as crianças precisam estar acompanhadas de um adulto responsável. Contamos com a vossa ajuda para que todos possam aproveitar ao máximo!

Para mais informações, visite o site oficial do evento e acompanhe as redes sociais do AHM!

FESTIVAL ARQUIVO ABERTO 2024

Para mais informações acompanhe as redes sociais do AHM!
Saiba mais sobre as exposições e intervenções, clicando aqui.

Local: Arquivo Histórico Municipal - Praça Coronel Fernando Prestes, 152 - Bom Retiro.
Entrada Gratuita e Acessível a todos os públicos.