Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Prefeitura de São Paulo apresenta terceira edição do Festival de Repentistas, com poesia improvisada e instrumentos de corda

São Paulo, 22 de abril de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, traz a terceira edição do Festival Repentistas Amigos de SP, uma manifestação cultural que consiste em improvisar versos cantados e que surgiu no sertão do nordeste. Serão realizadas duas apresentações, nos dias 26 de abril e 11 de maio, no Teatro Leopoldo Fróes do Centro Cultural Santo Amaro, zona sul da cidade, a partir das 14h.
O evento é idealizado por Adão Fernandes e vai seguir o ritual tradicional nordestino, com apresentações de cinco duplas, que vão criar versos poéticos de forma rápida e espontânea, acompanhados por instrumentos de corda, como a viola. O festival já ganhou alguns prêmios, dentre eles o Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel, em 2015, quando se apresentou como festival pela segunda vez.
Em 2005, foi realizado o primeiro festival, que atingiu cerca de 3 mil pessoas, com o apoio da Biblioteca Belmonte - biblioteca da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa temática de cordel, com um acervo exclusivo de 1.850 títulos dedicados à essa literatura. Em 2009, o coletivo apresentou uma mostra chamada "Chapéu de Palha", que venceu o Edital Patativa de Assaré do Ministério da Cultura, na categoria difusão, e se apresentou oito vezes por São Paulo, em restaurantes, praças, CEUs e bibliotecas.
A agenda dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site.
Lembrando: Vem aí Virada Cultural 2025. A maior virada cultural da história!
Serviço
CENTRO CULTURAL SANTO AMARO
Atração: 3º Festival Repentistas Amigos de São Paulo
Quando: 26/04 (Sábado) e 11/05 (Domingo), a partir das 14h
Onde: Teatro Leopoldo Fróes - Av. João Dias, 822 - Santo Amaro
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos
Sinopse: O coletivo reúne duplas de repentistas e produz ações de preservação e divulgação da poesia de improviso ao som de violas.
Para mais informações, acesse o link.
Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Enzo Sapio e Suzane Rodrigues
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk