Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Sexta-feira, 4 de Abril de 2025 | Horário: 09:00
Compartilhe:

Primeiro fim de semana de abril conta com shows, workshops, peças e mais 30 atividades gratuitas

25 equipamentos culturais da Prefeitura de São Paulo abrem suas portas com programações de manhã, tarde e noite; confira a programação completa
Peça

São Paulo, 4 de abril de 2025 - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, leva mais de 40 atividades gratuitas para os equipamentos culturais da cidade neste final de semana - no sábado (5) e domingo (6), todas gratuitas. 25 equipamentos culturais, ao todo, entram nesse circuito, com maior predominância em atrações musicais e mais opções para a zona leste e centro de São Paulo. Além de programações culturais regulares acontecendo nos equipamentos da Secretaria, há ainda a agenda gratuita do Abril pra Dança e “CENTRÔ!”, simultaneamente, cujas datas e horários podem ser vistos clicando nos respectivos links; além de uma programação especial do do aniversário de inauguração da Casa de Cultura Guaianases.

A Lona Miss Jujuba fez sua estreia na Semana do Circo 2025 dentro do Teatro Flávio Império, evento realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa no final de março, e chega para ser um novo espaço cultural para a disseminação e consumo gratuito da linguagem circense. No domingo (6), a atração “Se Desconcierta El Concierto” chega ao público com números de equilibrismo e sincronia às 16h.

 

Peças nos Centros Culturais e Teatros de rua da SMC

Também é estreia da peça "Vou Lá No Fundo", no sábado (05/04), às 19h, no Centro Cultural da Juventude. A comédia aborda sobre os altos e baixos do amor, com sarcasmo e autocrítica. Após sua estreia, a peça seguirá em circulação por outros quatro espaços culturais, ampliando seu alcance e provocando novas reflexões no público, com mais informações em breve.

Contemplado pela 16ª edição do Prêmio Zé Renato de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo, a forte peça “Há Mais Revolta do que vírus no Meu Sangue”, do coletivo Residência de Contágio, reúne artistas das mais variadas linguagens nas artes e mostra cenas curtas teatrais sobre os mais de 40 anos da epidemia do HIV/AIDS, ao mesmo tempo que propõe um exercício sobre as marcas sociais em torno da doença, fomentando diálogo sobre estas questões empestiados pelo preconceito e o estigma. Os artistas trazem ao palco cenas fictícias e autobiográficas no dia 5 de abril, às 20h, no Teatro Flávio Império.

Além de “Vou Lá no Fundo”, cinco peças chegam nos Teatros Municipais: “Mirar: Quando os Olhos se Levantam” no Cacilda Becker; “A Árvore Seca” no Alfredo Mesquita; “116 Gramas: Peças Para Emagrecer” no Arthur Azevedo; e “Mestiço Florilégio” e “Supernada Ep02” no Paulo Eiró.

 

15 shows musicais esperam o público nos equipamentos culturais

O fim de semana paulistano conta com muitas opções de shows espalhados por diferentes regiões da cidade - são 15 atividades, no geral. No sábado (05/04), às 16h, Luckeen se apresenta no Teatro Leopoldo Fróes, em Santo Amaro, trazendo uma fusão de ritmos brasileiros, seguido por Sandra Porto, às 19h, que retorna aos palcos com um show vibrante de sertanejo, country e música latina. No mesmo horário, na Vila Itororó, Mumu de Oliveira apresenta um espetáculo que mescla samba, jongo, capoeira e ijexá, exaltando a cultura negra brasileira. Já na Casa de Cultura São Rafael, às 18h, Roger Silper traz um show emocionante com reflexões sociais, enquanto Gavil, às 20h, aposta na mistura de trap, rap e R&B. Na Casa de Cultura M’Boi Mirim, o Grupo Estylo Certo leva ao público, às 17h, um show animado que harmoniza samba e pagode, seguido pelo projeto Samba Chic, às 18h, que busca renovar clássicos do gênero sem perder sua essência. Encerrando a programação, no domingo (06/04), às 11h, Erica Navarro sobe ao palco do Vila Itororó para uma performance intimista ao som do violoncelo.

 

Workshops de dança urbana e animação

Dois workshops chegam de forma gratuita aos munícipes, um no Centro Cultural Grajaú e outro na Casa de Cultura Itaim Paulista.

No sábado (05/04), o Centro Cultural Grajaú será palco do Fest Crew, evento dedicado à cultura urbana que combina workshops de danças como krump, hip hop, dancehall, breaking e house, com uma festa e batalhas de dança. Desde 2016, a SM Crew promove essa iniciativa, oferecendo à comunidade um espaço de aprendizado e troca com artistas da Zona Sul e arredores. Com oito horas de duração, o evento promete celebrar a diversidade e fortalecer a cena das danças urbanas na cidade.

Enquanto no domingo (06/04), às 14h, a Casa de Cultura Itaim Paulista recebe o workshop de animação com corte, colagem e massa de modelar ministrado por Janaina Mariano de Sobral, também conhecida como Jana No Hibi. Os participantes aprenderão sobre técnicas, enquadramentos e ângulos fotográficos, além de desenvolverem seus próprios curtas-metragens a partir de um rascunho de roteiro e escolha de materiais. Voltada para maiores de 14 anos, a oficina promete estimular a criatividade e proporcionar uma experiência prática no mundo da produção audiovisual.

A programação completa dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site da pasta.

Serviço:

Programação para o Final de Semana
5 e 6 de abril

Horários Múltiplos

 

TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO

Atração: Rapsodia Negra Latin Dou

Quando: 05/04 (Sábado) às 16h / Lona Miss Jujuba

Onde: R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Sinopse: Caterina Stefanoff é uma acompanhante terapêutica e artista de circo com mais de 15 anos de experiência: multifacetada, palhaça, acrobata, equilibrista e orquestra feminina. Em suas criações e produções são acentuadas a improvisação e sua natureza cômica. É membro fundador da Cia. Latin Duo.

 

Atração: Residência de Contágio - Há Mais Revolta do que vírus no Meu Sangue

Quando: 05/04 (Sábado) às 20h

Onde: R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Sinopse: A Residência de Contágio busca ampliar o acesso e a fruição criativa de artistas positHIVos com a realização de uma nova edição da residência artística e mostra de cenas curtas teatrais, uma vez que a primeira experiência mostrou em 2023 a potencialidade que existe em várias regiões do Brasil e na cidade de São Paulo, com artistas das mais variadas linguagens nas artes da cena. Na época foram 45 inscrições recebidas para a primeira Residência de Contágio, realizada através do projeto Transmissão Contágio por meio da 16ª edição do Prêmio Zé Renato de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Logo, configura-se como uma urgência reunir artistas positivos das mais variadas linguagens artísticas e localidades para fomentar o diálogo sobre as questões do HIV/Aids frente aos imaginários sociais infectados pelo preconceito e o estigma.

 

Atração: Artista Presente

Quando: 06/04 (Domingo) a 06/05 (Terça)  das 10h às 19h / Saguão Teatro

Onde: R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: A exposição apresenta de forma livre obras de arte produzidas por Romison, usando a técnica de óleo sobre tela, desenvolvendo percepção, emoção e inteligência. Começou muito cedo desenhando com caneta esferográfica (BiC), lápis e grafite. Entre 2008 e 2017 atuou como cenógrafo e nessa época começou a pintar com tinta a óleo. Atualmente atua como técnico em computação gráfica e utiliza todos os meios para expressar sua arte.

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA

Atração: O Mar não me Obedece

Quando: 05/04 (sábado) às 19h / Sala Cênica

Onde: Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Sinopse: Uma dança que explora a força, o impulso, a entrada no chão, a entrega à gravidade, o tempo, a assimetria, a manipulação, e um texto que traz a história de um rei que quer castigar o mar. É dessa forma que O Mar não me Obedece aborda as pretensões humanas de encontrar verdades absolutas e controlar a vida, dentro de uma sociedade que se afastou da natureza e hierarquizou as compressões do mundo, primando pela razão. A obra reflete sobre como o progresso que nos afasta da natureza gera ações individuais que degradam o mundo e a nossa saúde mental. Quais são nossas estratégias de resistência?

 

CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ

Atração: Mumu de Oliveira

Quando: 05/04 (Sábado) às 19h / Palco Éden

Onde: R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Sinopse: O show é composto por música, dança e performance relacionadas ao samba, ao jongo, à capoeira e ao ijexá. Desta maneira, busca-se, por meio de composições do próprio artista, partilhar com o público a riqueza da música negra brasileira, dando luz ao sagrado e ao profano, que permeiam essa cultura.

 

Atração: Erica Navarro

Quando: 06/04 (Domingo) às 11h / Palco Éden

Onde: R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Sinopse: Erica Navarro apresenta composições autorais para violoncelo solo de seu álbum AQUI, em uma performance intimista, além de outras músicas próprias em arranjos para trio de violoncelo, guitarra e bateria/percussão como DAS, Mar a Tu, Fendas, Sueños e a parceria com o músico Gui Braz, E Assim se Voa. A performance contará com Erica ao violoncelo, Gui Braz ao violão e guitarra e Caroline Calê na bateria e percussão.

 

CENTRO CULTURAL SANTO AMARO

Atração: Luckeen “Fases”

Quando: 05/04 (Sábado) às 16h / Teatro Leopoldo Fróes

Onde: Av. João Dias, 822 - Santo Amaro

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Sinopse: O show do cantor Luckeen está em nova fase e reúne estilos musicais brasileiros. Com arranjos da banda Super Jam, a apresentação aposta na originalidade e ousadia, com músicas de grande sucesso do pop, da black soul, do hip hop e do R&B.

 

Atração: Sandra Porto “Respira“ 

Quando: 05/04 (Sábado) às 19h /Teatro Leopoldo Fróes

Onde: Av. João Dias, 822 - Santo Amaro

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Sinopse:  Após o enorme sucesso com a canção Gaivota, em 2001, Sandra Porto volta a se apresentar para seu público brasileiro. Seus shows sempre foram vibrantes, onde se conecta com o público cantando canções emocionantes e performances energéticas com uma mistura da música sertaneja/country e latina, mostrando a amplitude de seu talento, criatividade e versatilidade.

 

Atração: Traição  - ás 15h e às 19h

Quando: 05 e 06/04 (Sábado e domingo) às 15h /1 º Andar

Onde: Av. João Dias, 822 - Santo Amaro

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 120 minutos

Sinopse: O sintonizado triângulo formado pelo metódico Jeremias, o exacerbado Roberto e a desiludida Érica refletem as complexidades humanas que se entrelaçam nos atos de infidelidade. Traição é uma experiência sensorial e intimista rara, do tipo de teatro surpreendente e nada usual que uma metrópole como São Paulo pode oferecer, propondo ao público uma viagem no tempo que só evidencia que ainda somos os mesmos.

 

CENTRO CULTURAL PENHA

Atração: Carnaval Andino Yunza de São Paulo

Quando: 06/04 Domingo) das 10h às 22h / Praça do CCP

Onde:  Largo do Rosário, 20 - Penha de França

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: O Centro Cultural Penha recebe a 12ª edição do Carnaval Andino Yunza de São Paulo. Organizado pela Associação Latino Americana de Arte e Cultura Andina (ALAC), o evento reúne diversas comunidades de povos latinos na capital paulista. Atrativos não faltam, indo da diversidade culinária, passando pelo rico artesanato latino, shows musicais e apresentações de danças tradicionais latino-americanas e caribenhas, denotando o caráter multicultural do Carnaval Andino.

 

CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA

Atração: Super Nóis

Quando: 06/04 (Domingo) às 15h / Teatro Zanoni Ferrite

Onde: Av. Renata, 163 - Vila Formosa

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Sinopse: Marcio Pial é comediante, palhaço e dançarino e entra em cena com seu personagem Super Nóis – O Heroi da Periferia, trazendo uma ideia inovadora com muita palhaçaria e hip hop: breaking, rap e discotecagem. Traz para o palco diretamente das ruas uma batalha de breaking com dançarinos e acrobatas, tratando das dificuldades de ser um super heroi na periferia.

 

CENTRO CULTURAL GRAJAÚ

Atração: Fest Crew

Quando: 05/04 (Sábado) às 10h

Onde: R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 480 minutos

Sinopse: Fest Crew é um formato de evento que a SM Crew promove desde 2016, através de um evento chamado Teia, em formato de ação cultural para cultura urbana. Promove workshops de danças urbanas e finaliza com uma festa na qual se incluem batalhas desses diferentes estilos de dança. Os workshops serão abertos à comunidade e ministrados por artistas de danças urbanas que atuam na Zona Sul e regiões vizinhas. Serão realizados krump, atividades com hip hop, dancehall, breaking e house. Após a realização destes workshops, a batalha de All Style Junior com dançarinos LGBT+ e pretos, com jurados premiando os competidores.

 

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

Atração: Vou Lá No Fundo

Quando: 05/04 (Sábado) às 19h / Anfiteatro

Onde: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades

Ingresso: Grátis

Classificação: + 16 anos

Duração: 60 minutos

Sinopse: Vou Lá No Fundo é uma jornada exagerada e ácida pelos altos e baixos do amor. Tratado como um sentimento nobre, almejável e cobiçado, o espetáculo procura trazer à tona todas as partes do amor que não cabem no romance best-seller ou na novela das 19h. A peça é uma comédia misturada com sarcasmo e autocrítica para explorar as experiências românticas da sociedade contemporânea.

 

CENTRO CULTURAL OLIDO

Atração: São Bento Força Break

Quando: 05/04 (Sábado) às 17h / Vitrine da Dança

Onde: Av. São João, 473 - Centro Histórico

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 80 minutos

A São Bento Força Break é um grupo que se reúne no Pátio do Metrô São Bento, em São Paulo, para celebrar a cultura hip hop com batalhas de dança, apresentações de rap e breaking. Trazem todo sua expertise para a Olido

 

CASA DE CULTURA BRASILÂNDIA

Atração: Jazz Do Morro - Jam Session - Música

Quando: 05/04 (sábado) às 15h

Onde: Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia do Ó

Ingresso: Grátis

Classificação: 18 anos

Sinopse: A banda Jazz do Morro apresenta "Jam Session", uma fusão inovadora de jazz e rap, criando uma experiência musical vibrante e única. Produzido pelos visionários DUCK JAM, PJiuSan e VORTEXBEAT, a apresentação combina ritmos sofisticados e improvisação jazzística com a energia e o ritmo do rap. Com solos envolventes e batidas cativantes, "Jam Session" oferece uma celebração dinâmica da criatividade musical e da colaboração artística.

 

CASA DE CULTURA VILA GUILHERME

Atração: Tito Amorim - Samba

Quando: 06/04 (domingo) às 17h

Onde: Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Tito Amorim prepara-se para encantar o público da Casas de Cultura com uma apresentação especial, levando o autêntico samba de raiz ao palco. Em um espetáculo envolvente e nostálgico, o cantor mergulha no legado de grandes nomes do samba, como Roberto Ribeiro, João Nogueira, Cartola e Dona Ivone Lara, reverenciando os clássicos que marcaram épocas e emocionaram gerações.

 

Atração: Adilson Aragão Semi Novos & Ousados - Música

Quando: 06/04 (domingo) às 18h

Onde: Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: A proposta da banda Semi e Ousados é trazer uma mistura única de estilos musicais, combinando elementos de rock, pop e música brasileira. O grupo procura criar letras que falem sobre experiências cotidianas, amor e superação, sempre com uma abordagem autêntica e envolvente.

 

CASA DE CULTURA RAÚL SEIXAS

Atração: Bil Ramos e banda - BILL RAMOS In trio MPB Acústico - Música

Quando: 06/04 (domingo) às 16h

Onde: R. Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio

Classificação: Livre

Sinopse: Bill Ramos encanta com suas músicas autorais e homenagens a grandes mestres, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, e Djavan. A apresentação "O Autêntico Forró Nordestino" busca resgatar a tradição do forró, apresentando músicas e intérpretes que fazem parte da rica herança cultural e musical do Brasil.

 

CASA DE CULTURA ITAIM PAULISTA

Atração: Janaina Mariano de Sobral / Jana No Hibi - Animação com corte e colagem e massa de modelar - Workshop

Quando: 06/04 (domingo) às 14h

Onde: R. Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles

Ingresso: Grátis

Classificação: 14 anos

Sinopse: Nesta palestra, os participantes irão conhecer algumas produções e discutir sobre técnicas utilizadas, enquadramento e ângulos fotográficos. Em seguida, farão um rascunho de roteiro, escolherão os materiais para utilizar na produção e, então, farão a produção de curta metragem.

 

CASA DE CULTURA SÃO RAFAEL

Atração: Roger Silper - Música

Quando: 05/04 (sábado) às 18h

Onde: R. Quaresma Delgado, 354 - Jardim Vera Cruz

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Com músicas autorais, Silper traz em suas letras e uma apresentação com muitas emoções. A partir da sua experiência enquanto uma "Bixa Preta Periférica Feminino", Rogler Silper traz reflexões e discute sobre esse tema que ainda é uma questão social.

 

Atração: Gavil - Show Gavil - Música

Quando: 05/04 (sábado) às 20h

Onde: R. Quaresma Delgado, 354 - Jardim Vera Cruz

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Nome da nova cena musical independente de São Paulo, Gavil mescla Trap, rap, R&B e outros estilos da música, trazendo um som pop atual. Com composições próprias, Gavil traz consigo uma presença forte nos palcos e rima sobre assuntos atuais, ao mesmo tempo que desenvolve letras leves para dançar e composições apaixonadas.

 

CASA DE CULTURA M’BOI MIRIM

Atração: Lucio Ferreira Rocha (Estylo certo) - Resenha de Botequim - Música

Quando: 05/04 (sábado) às 17h

Onde: Av. Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Com uma sonoridade que harmoniza a tradição do samba com a vibração do pagode contemporâneo, o Grupo Estylo Certo é sinônimo de alegria, carisma e conexão. Formado por seis amigos apaixonados pela música, o grupo nasceu em 2008, na cidade de São Paulo, foi renovado em 2024 e desde então vem conquistando fãs com seu talento e energia contagiante.

 

Atração: Samba Chic - Projeto Samba Chic - Música

Quando: 05/04 (sábado) às 18h

Onde: Av. Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: O projeto “Samba Chic” surge com a ideia de músicos que já atuavam na cena musical brasileira. O projeto visa dar novas perspectivas aos sambas tradicionais já consagrados pelo grande público e também dar voz aos novos compositores. A proposta é evidenciar o samba como patrimônio imaterial da humanidade, reafirmando seu lugar na cena musical brasileira, além de reapresentar os sambas tradicionais, cantores e músicos dos mais diversos estilos e gêneros da canção brasileira, com nova roupagem, sem ferir seu estilo.

 

CASA DE CULTURA SANTO AMARO - JÚLIO GUERRA

Atração: Lãina Mòfúàne - A África é do outro lado da rua - Artes Cênicas

Quando: 05/04 (sábado) às 13h

Onde: Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Lãina Mòfúàne, artista multifacetada e enraizada na cultura afro-brasileira, apresenta um espetáculo que une tradição e contemporaneidade. As danças dos Òrìsás, parte do culto no Candomblé, expressam a conexão espiritual com as divindades, conduzindo o público a uma imersão sensorial de música e movimento. Celebrando a ancestralidade, ritmos africanos se fundem a influências modernas, criando uma experiência envolvente. Mais que um espetáculo, é um mergulho na força, beleza e resistência da cultura afro-brasileira, onde cada Òrìsá se manifesta por meio da dança.

 

Atração: Atelier Brincante - Atelier Brincante - Atividades de Formação

Quando: 05/04 (sábado) às 13h

Onde:Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: O Atelier Brincante consiste em uma vivência intencional, com brincadeiras tradicionais a partir do brincar livre e sensível, com propostas que tem como objetivo a interação e diversão entre gerações de diferentes idades. Dentre as principais atividades, terão cantinhos temáticos com brincadeiras diversas.

Atração: Jujuba La Luchadora X Chicote La Muerte - Artes Cênicas

Quando: 05/04 (sábado) às 14h

Onde: Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: ”Jujuba X Chicote” é um espetáculo épico, situado no ancestral caminho do Peabiru, caminho que corta a América do Sul em direção ao Sol. Jujuba é uma viajante solitária indo para uma festa no Peru e Chicote é um fiscal de fronteira recém empossado, ambos se encontram em uma fronteira inesperada bem no meio do caminho do Peabiru. Proibida de seguir sua jornada Jujuba la Luchadora é desafiada por Chicote La Muerte para  A LUTA DO SÉCULO. A dupla nos leva a refletir sobre os feminismos, as diversas fronteiras e os pequenos poderes, de forma cômica e lúdica para todos os públicos.

 

CASA DE CULTURA PARELHEIROS

Atração: Radical Dance Ritmos - Baile do Radical Dance - Dança

Quando: 05/04 (sábado) às 16h

Onde: R. Nazle Mauad Lutfi, 169 - Parque Tamari

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Prepare-se para ser transportado para um mundo de sons pulsantes e coreografias envolventes, onde cada movimento conta uma história e cada passo reflete a alma vibrante de nossa comunidade. A intervenção artística é ministrada pelo Grupo Radical Dance, com temas artísticos Culturais da Periferia, fomentando e popularizando a Cultura das Quebradas através da dança. O evento faz uma linha do tempo com estudo e prática dos ritmos e celebra a diversidade cultural floresce nas comunidades periféricas.

 

TEATRO ALFREDO MESQUITA

Atração: A Árvore Seca

Quando: 05/04 às 20h e 06/04 às 19h

Onde: Av. Santos Dumont, 1770 - Santana

Ingresso: Grátis

Classificação: +12 anos

Duração: 50 minutos

Sinopse: Numa odisseia épica, Ester Laccava narra em primeira pessoa a história emocionante de uma mulher que transcende sua infertilidade e arranca à força felicidade nos pequenos momentos de sua vida no sertão. O texto poético baseado na literatura de cordel se reveza com depoimentos autobiográficos da atriz.

Ficha técnica:

Texto: Alexandre Sansão

Direção: Antonio Vanfill e Leandro Goddinho

Elenco: Ester Laccava

 

TEATRO ARTHUR AZEVEDO

Atração: 116 Gramas: Peças Para Emagrecer

Quando: 05/04 às 20h e 06/04 às 18h

Onde: Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca / Sala Multiuso

Ingresso: Grátis

Classificação: +16 anos

Duração: 60 minutos

Sinopse: A Gorda, a cada dia que se apresenta para uma nova plateia, tenta alcançar o mesmo objetivo: emagrecer 116 gramas. A fim de queimar as calorias necessárias para tanto, ela cria um espetáculo teatral, um experimento performativo, uma espécie de aula de academia, só que mais bonita. Ela pratica exercícios, formula cálculos, se perde em teorias, compartilha memórias e encontra poesia em cada gota de suor que escorre pelo seu corpo. Talvez assim ela consiga ser uma atriz de verdade.

Ficha técnica:

Dramaturgia e elenco: Letícia Rodrigues

Direção: João Pedro Ribeiro e Letícia Rodrigues

 

Atração: Concerto Didático Matinal

Quando: 06/04 (Domingo) às 11h

Onde: Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca

Ingresso:  R$ 20 inteira e R$ 10 meia

Classificação: Livre

Duração: 90 minutos

Sinopse: A Camerata, formada por 36 músicos excepcionais, é um coletivo que une paixão, técnica e sensibilidade artística. Os músicos tocam uma rica variedade de instrumentos, incluindo violino, viola, cello, contrabaixo, oboé, trompa, fagote e flauta. Conhecida por suas interpretações emocionantes de obras clássicas e contemporâneas, a Camerata oferece ao público uma experiência sonora inesquecível. Com um repertório diversificado e uma execução impecável, cada apresentação transforma-se em um espetáculo único que celebra a beleza da música em sua forma mais pura.

Ficha técnica:

Maestros: João Carlos e Linus Lerner.

 

TEATRO PAULO EIRÓ

Atração: Mestiço Florilégio

Quando: 05/04 às 21h e 06/04 às 19h

Onde: Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro

Ingresso:  R$ 20 inteira e R$ 10 meia

Classificação: Livre

Duração: 70 minutos

Sinopse: Os poetas românticos tinham o hábito de empregar as palavras florilégio e ramalhete com o significado de reunião ou antologia de poemas. O espetáculo multidisciplinar de Antonio Nóbrega e Rosane Almeida reúne canções, interpretações instrumentais, cenas teatrais, cinematografia e peças coreográficas criadas e interpretadas pela dupla de artistas ao longo de 40 anos de história artística referenciada na cultura brasileira. O trabalho busca contribuir com uma visão não folclorizante da cultura popular brasileira e propor caminhos através dos quais ela possa dialogar com a cultura contemporânea.

Ficha técnica:

Encenação e elenco: Antonio Nobrega e Rosane Almeida

Dramaturgia: Antonio Nobrega, Bráulio Tavares, Rosane Almeida e Wilson Freire.

 

Atração: Supernada Ep02

Quando: 05/04 e 06/04 às 16h

Onde: Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro

Ingresso:  Grátis

Classificação: Livre

Duração: 50 minutos

Sinopse: Supernada Ep02 é o segundo episódio da intervenção coreográfica para crianças. Este episódio parece um livro que arrancaram as páginas, misturaram e agora sei lá o que é o começo e o que é o fim. Tem umas princesas perdidas e umas coisas estranhas correndo, tipo um chocolate azul e uma nota de dinheiro gigante sangrando.

Ficha técnica:

Direção e coreografia: Clarice Lima

Bailarinos: Amanda Dias, Aline Bonamin, Diego Kang, i Gonçalves, Ísis Andreatta, Karen Marçal, Paulo Carpino, Marcela Costa, Maurício Alves e Sabrina Ferreira.

 

TEATRO CACILDA BECKER

Atração: Mirar: Quando os Olhos se Levantam

Quando: 05/04 às 21h e 06/04 às 19h

Onde: R. Tito, 295 - Lapa, São Paulo

Ingresso: Grátis

Classificação: +14 anos

Duração: 75 minutos

Sinopse: Quatro caminhantes percorrem lugares e histórias da América Latina em uma espécie de busca viagem-viagem por pertencimento. O espetáculo lança mão de expedientes contemporâneos para revelar o lastro da colonização, celebrar a potência da diversidade dos povos, e refletir sobre os aspectos contraditórios do nosso continente para mirar além das fronteiras.

Ficha técnica:

Direção, dramaturgia e textos: Jé Oliveira

Artistas: Abel Xavier, Carol Vidotti, Emilene Gutierrez e Lua Bernardo

 

BIBLIOTECA RUBENS BORBA ALVES DE MORAES

PARA QUE SERVE UM LIVRO? - Contação de História

Companhia Bisclof

Se seu filho lhe perguntasse: “para que serve um livro?”, o que você responderia? Que o livro serve para ler, certo? Mas, será que é só para isso? Livros servem para viajar, imaginar, sonhar, brincar, cantar, sentir e muito mais! Desde cedo, os livros nos ensinam a ler o mundo! A Companhia Bisclof convida crianças de primeira infância junto com seus responsáveis para desbravarem o mundo lúdico e colorido dos livros com histórias, brincadeiras, músicas, objetos e muita imaginação! Venha se divertir com a gente!

Classificação indicativa: Livre - Primeiríssima infância. Duração: 90 minutos.

Dia 5 de abril às 11h

 

BIBLIOTECA ÁLVARO GUERRA

Cortejo de Cultura Popular

Cordel Cantante

Convidamos o público para participar de um lindo cortejo passeando por estações onde alguns momentos da nossa linda cultura popular são relembrados por meio da linguagem  do Cordel, um gênero literário que se tornou patrimônio cultural imaterial  brasileiro, em 2018. Apresentaremos personagens icônicos como o boi-bumbá, a burrinha e os bonecões por meio de leituras,  cantigas, dramatizações e coreografias. A partir desta perspectiva, pretendemos  valorizar tal integração entre essas personagens e o Cordel, uma poesia que acolhe leitores pelo seu ritmo e  leveza. Proporcionando ao público perceber a importância do Cordel e sua diversidade cultural. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 45 minutos.

Dia 5 de abril às 11h - Biblioteca Álvaro Guerra

 

PONTO DE LEITURA PRAÇA BAMBUZAL

Histórias de um Cavaquinho

Rafael de Barros

A livre adaptação da história inusitada sobre o choro “Brasileirinho”.

Vamos descobrir como o seu sobrinho e um Cavaquinho quebrado, ajudaram Waldir Azevedo a compor essa música tão importante para a cultura brasileira. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.

Dia 26 de abril às 11h - Ponto de Leitura Praça Bambuzal

 

Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Suzane Rodrigues

collections
Galeria de imagens