Secretaria Municipal de Cultura

Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024 | Horário: 15:19
Compartilhe:

Programação Biblioteca Mário de Andrade - IV Festival Mário de Andrade

Veja a programação completa presente na Biblioteca Mário de Andrade durante o IV Festival Mário de Andrade

O IV Festival Mário de Andrade começa nesta semana, entre os dias 15 e 17 de novembro. A Biblioteca Mário de Andrade é um dos três locais oficiais do evento, que oferece uma programação artística diversa. Confira o que vai acontecer por lá durante os três dias de festival:

Endereço: Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade - Rua da Consolação, 94 - República
Horário: Dia 15 às 19h30 até 21h; Dia 16 e 17 das 09h às 21h. A feira do livro tem duração das 10h às 18h.
Entrada: Gratuita
 

  • BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

Performance: Mestre de cerimônias Andreas Mendes
Local: Auditório
Data: 16/11/2024
Horário: 12h às 21h
Classificação: livre
Atriz, diretora, dramaturga, produtora e gestora cultural. É uma das fundadoras da Cia. do Estômago, que no ano de 2020 completou 15 anos de existência. Em seu trabalho  artístico desenvolve a pesquisa sobre corpas gordas trans em cena.

Exposição de fotos: Série Elementar “A Mata Te Se Come”, 2019, UÝRA
Local: Saguão da Estátua
Data: 16/11/24
Horário: 09h - 21h
Classificação: livre
Exposição em grande formato da obra da premiada artista indígena e travesti UÝRA via fotoperformance "A Mata Te Se Come" em painel no hall de entrada da Biblioteca Mário de Andrade.

Exposição: You text nothing like you look, de Lucas Simões
Local: Espaço Tula Pilar
Data: 16/11/24
Horário: 09h - 21h
Classificação: livre
A mostra “You text nothing like you look”, do artista plástico Lucas Simões, estabelece um diálogo entre texto (poesia) e matéria (escultura), partindo do princípio que o objeto escultórico também é uma linguagem, com vocabulário, gramática e escrita próprias. As esculturas da série partem de excertos literários e cada peça recebe, depois de concluída, um segundo título, criando um diálogo cíclico entre texto e objeto.

Exposição: Insurgente
Local: Sala de estudos
Data: 16/11/24
Horário: 09h - 21h
Classificação: livre
INSURGENTE: Identidades y Narrativas de la Gente del Sur é uma plataforma de intercâmbio em países do Sul Global. Sua primeira edição aconteceu em Cuba, em agosto de 2024, e os resultados serão compartilhados no Festival da Mário com duas oficinas criativas, um sarau e a exposição INSURGENTE, apresentando personagens e cenários captados durante a expedição por Cuba.
O projeto conta com apoio do Itamaraty, Embaixada do Brasil em Havana e Programa Cinema do Brasil do SIAESP e ApexBrasil. Em Cuba, apoio da AHS, da escola de cinema EICTV, da Fábrica de Arte Cubano e do Festival Internacional del Cine Pobre de Gibara.

Exposição: Mentes em Transe
Local: Sala de exposições do 3º andar
Data: 16/11/2024
Horário: 09h30 -  20h30
Classificação: livre
Com curadoria de Xenia Begman, a mostra "Mentes em Transe" apresenta um pequeno mas robusto recorte de obras do acervo da Galeria MaPA de artistas brasileiros surrealistas ou que flertaram com o surrealismo.
De 16 de novembro até 20 de dezembro, o público poderá apreciar no Hall de Exposições do 3º andar da Biblioteca obras de Maria Martins, Niobe Xandó, Sérgio Lima, Walter Lewy, Bernardo Cid, Tomás Santa Rosa, Flávio de Carvalho, Eva Soban, Ismênia Coaracy, entre outros.

Mesa: Claudio Willer: um poeta surrealista na Pauliceia Desvairada
Local:  Auditório
Data: 16/11/2024
Horário: 11h30 às 12h45
Classificação: livre
Com Marcelo Ariel e Prisca Augustoni; Mediação e curadoria de Fabiano Calixto
Esta mesa reúne o poeta Marcelo Ariel e a professora Prisca Augustoni, sob mediação de Fabiano Calixto, para discorrer sobre a trajetória de Claudio Willer, importante poeta da contracultura nacional que mergulhou nas águas profundas do surrealismo. Uma discussão sobre suas influências, obras e o impacto de sua escrita na literatura brasileira, além de sua estreita relação com o surrealismo.

Lançamento de livros: O dia de cinco orgasmos, de Leila Ferraz; Sombras no jardim, de Floriano Martins; e Fragmentos de silêncio, de Elys Regina Zils
Local: Terraço
Data: 16/11/2024
Horário: 12h - 13h
Classificação: livre
Com Leila Ferraz, Floriano Martins e Elys Regina Zils
O dia de cinco orgasmos (Ed. MamaQuilla, 2024) é um resgate do percurso poético de Leila Ferraz. Recupera poemas das obras já esgotadas Cometas (1977) e Poemas plásticos (1980); do livro escrito a quatro mãos com Floriano Martins, A mobília violenta do ar (2020); além de apresentar poemas inéditos escritos ao longo das últimas décadas. Por fim, o livro traz o ensaio Introdução ao pensamento mágico surrealista, escrito por Leila e publicado na A Phala (Revista do Movimento Surrealista, São Paulo, n.1, agosto de 1967).
Sombras no Jardim (Arc Edições, 2024) é um livro que compartilha abismos de intensos silêncios que gritam ao pé do ouvido do poeta. Floriano Martins (Brasil, 1957) é poeta, dramaturgo, ensaísta, artista plástico, tradutor. Criou em 1999 a Agulha Revista de Cultura, da qual é diretor desde então, e o selo ARC Edições, com mais de 100 livros publicados de autores de diversos países. Estudioso da tradição lírica-hispano americana e um dos maiores estudiosos do surrealismo na América.
Fragmentos de silêncio é o primeiro livro de poemas da poeta, artista visual, tradutora e pesquisadora Elys Regina Zils (Brasil, 1986). Em sua carreira, Zils dedicou-se ao estudo da literatura latinoamericana e, atualmente, é doutoranda em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Lançamento dos livros Navio de Espelhos, organizado por Maria Lessa, e de O Livro do Tigre, de Isabel Meyrelles
Local: Terraço
Data: 16/11/2024
Horário: 13h - 14h
Classificação: livre
Com Sofia de Sousa Silva, Gabriel Rath Kolyniak, Ana C. Joaquim, e Maria Lessa
O Livro do Tigre (Editora Córrego), de Isabel Meyrelles, é um livro de poemas bilíngues (escritos em francês e traduzidos ao português pela autora) organizado pela pesquisadora Ana C. Joaquim. As ilustrações são de Cruzeiro Seixas. Primeiramente publicado em 1977.
Navio de espelhos (Bazar do Tempo) é a primeira obra brasileira dedicada à poesia de Mário Cesariny, o principal representante do surrealismo português. O volume integra a Coleção Atlântica e é organizado pela pesquisadora Maria Lessa.
Além das organizadoras, o evento também conta com a presença da professora Sofia de Sousa Silva (UFRJ) e do editor Gabriel Rath Kolyniak.

Mesa: Tintas surrealistas na literatura brasileira contemporânea
Local:  Auditório
Data: 16/11/2024
Horário: 13h às 14h15
Classificação: livre
Com Floriano Martins, Anna Apolinário e Leonardo Fróes; Mediação e curadoria de Fabiano Calixto
Nesta mesa, os poetas Floriano Martins, Anna Apolinário e Leonardo Fróes abordam a presença e a influência do surrealismo na literatura brasileira contemporânea, explorando como autores atuais reinterpretam elementos dessa estética para destacar as conexões entre o surrealismo histórico e seu impacto e inovações na literatura recente. A mediação é do também poeta Fabiano Calixto.

Lançamento de livro: Nick Carter & André Breton:  Uma Investigação Surrealista, de David B.
Local: Jardim Contemplativo
Data: 16/11/2024
Horário: 14h - 15h
Classificação: livre
Com Diogo Cardoso, Ameli Jannarelli e Paulo Raviere
Nos quadrinhos de Nick Carter e André Breton: Uma Investigação Surrealista (DarkSide), de David B, André Breton,  fundador do movimento surrealista, está perdido: ele não tem mais o amor de sua vida, seus colegas foram embora e, acima de tudo, ele perdeu o que fez do surrealismo o que ele é. Para investigar o que está acontecendo, ele contrata o detetive americano Nick Carter, personagem de folhetim criado no final do século XIX por J.R. Coryell nos Estados Unidos e que encantou a primeira geração dos surrealistas.
Ao lado do quadrinista David B., estarão presentes a crítica Maria Amélia Jannarelli, o tradutor Diogo Cardoso e o editor Paulo Raviere.

Mesa: A vanguarda surrealista e a poesia brasileira: uma conversa
Local: Sala silenciosa
Data: 16/11/24
Horário: 14h30 - 15h30
Classificação: livre
Com Dirceu Villa e Eliane Robert Moraes; Mediação e curadoria de Fabiano Calixto
Nesta mesa, sob mediação  de Fabiano Calixto, o poeta e professor Dirceu Villa e a tradutora e pesquisadora Eliane Robert Moraes debatem as influências da vanguarda surrealista na poesia nacional, discutindo como esse movimento revolucionou a forma e o conteúdo da prática poética e como sua influência se espalhou pelo imaginário e pela escrita de muitos poetas brasileiros.

Mesa: Mulheres surrealistas
Local:  Auditório
Data: 16/11/2024
Horário: 14h30 às 15h45
Classificação: livre
Com Verônica Stigger e Taisa Palhares; Mediação de Amara Moira
Reunindo as pesquisadoras e curadoras Verônica Stigger e Taisa Palhares, com mediação da professora Amara Moira, esta mesa discute o papel e a contribuição das mulheres - a exemplo de Maria Martins e Leonora Carrington -  no movimento surrealista, que sempre as colocou em segundo plano. A produção artística e literária das mulheres nesse campo ganha destaque, assim como as maneiras como elas desafiaram convenções sociais e estéticas ao  explorar novos territórios de imaginação e subjetividade.

Performances: Leituras poéticas breves
Local: Terraço
Data: 16/11/2024
Horário: 14h40 às 16h30
Classificação: livre
Curadoria de Fabiano Calixto
Leituras de textos autorais ou não, surreais e surrealistas ou não, por poetas contemporâneos.
Com Ayelén Medail, Luís Perdiz, Natália Agra e Rodrigo Lobo Damasceno.


Performance: A vida é Curva, com UÝRA
Local: Jardim contemplativo
Data: 16/11/2024
Horário: 15h30 às 16h30
Classificação: livre
Em "A Vida É Curva", performance concebida a partir de um olhar interdisciplinar e pós-colonial, a artista visual UÝRA usa tinta e pincel para traçar caminhos curvos em sua própria pele, conduzindo uma viagem pelas linhas que formam os imaginários dos mundos.

Mesa: Escritas da distopia
Local: Auditório
Data: 16/11/2024
Horário: 16h às 17h
Classificação: livre
Com Daniel Galera e Márcia Tiburi; Medição de Fábio Roberto Lucas.
A mesa reúne os autores Daniel Galera e Márcia Tiburi, com mediação de Fábio Roberto Lucas, para discutir as visões distópicas na literatura contemporânea. O debate explora como esses escritores têm abordado temas como colapso social, crise política, autoritarismo e os desafios do futuro, em livros que refletem sobre os medos e as incertezas do presente. Galera traz, em sua novela Tóquio (Em: “O Deus das avencas, Cia das Letras, 2022), um futuro distópico em que um homem é proprietário de um dispositivo tecnológico em que se encontra armazenada a consciência de sua mãe, chamado de “pupa”. Já Tiburi coloca, em Mundo em disputa (Ed. Civilização Brasileira, 2024), um debate sobre a distopia geral, oferecendo questionamentos sobre o funcional desaparecimento da utopia em nossa época.

Mesa: Insólito ficcional: gótico, terror e fantasia na literatura brasileira
Local: Sala Silenciosa
Data: 16/11/2024
Horário: 16h - 17h
Classificação: livre
Com Cristhiano Aguiar e Santiago Nazarian
Mediação de Laura Cánepa
Esta mesa coloca o crítico literário e professor Cristhiano Aguiar e o autor Santiago Nazarian para discutir, com a mediação da jornalista Laura Cánepa, as vertentes do insólito na literatura contemporânea, como o gótico, o terror e a fantasia. O objetivo é refletir sobre como essas correntes têm sido apropriadas por escritores brasileiros, revelando novas abordagens e tensões em torno do medo, do fantástico e da estranheza, ao mesmo tempo em que dialogam com questões culturais e sociais, construindo uma escrita vibrante e subversiva.

Performance: Há boca virada pra terra, de Fabiana Faleiros
Local: Terraço
Data: 16/11/2024
Horário: 17h às 18h
Classificação: 10 anos
Nesta performance de Fabiana Faleiros, mais conhecida como Lady Incentivo, instrumentos musicais imaginários, inspirados em ossos do corpo humano, fazem parte de uma busca pela afinação entre duas bocas por meio de músicas e objetos. Antes da espécie humana se mover na terra sobre dois pés, a pélvis e o esfenoide, osso que fica na cabeça,  tinham uma conexão horizontal; porém, quando a relação entre os ossos se torna vertical, tudo muda.
* Não recomendado para menores de 10 anos.

Performance: Leitura ininterrupta, exaustiva, paciente - poemas de Roberto Piva
Local: Jardim contemplativo
Data: 16/11/2024
Horário: 17h00
Classificação: livre
Com Maria Isabel Iorio, Gal Freire e Renato Negrão
Projeto original da poeta Maria Isabel Iorio, a performance propõe a leitura coletiva, em voz alta, de livros de poemas na íntegra. Os livros selecionados tensionam as questões de acessibilidade por várias frentes e, nesta edição especial para o IV Festival Mário de Andrade, o autor selecionado é Roberto Piva. Seus livros Paranoia e Abra os olhos e diga Ah!, serão lidos pelos poetas Gal Freire, Renato Negrão e Maria Isabel Iorio.

Mesa: Literatura e catástrofe ambiental
Local: Sala Silenciosa
Data: 16/11/2024
Horário: 17h30 - 18h30
Classificação: livre
Com Jamille Anahata e Prisca Augustoni; Mediação de Tarso de Melo
Esta mesa explora a maneira como a escrita pode refletir e reagir às catástrofes ecológicas, abordando temas como mudanças climáticas, desastres naturais e a degradação do meio ambiente. A conversa conta com a participação de Prisca Augustoni, autora de O Gosto amargo dos metais (7Letras, 2022); Jamille Anahata, poeta e artista indígena que elabora, as sabedorias indígenas que poderiam “adiar o fim do mundo” em sua obra e Tarso de Melo, advogado e poeta autor de Íntimo Desabrigo (Alpharrabio/Dobradura, 2018), entre outros.

Mesa: A agência literária da natureza: paisagens, bichos e plantas
Local: Auditório
Data: 16/11/2024
Horário: 17h30 - 18h45
Classificação: livre
Com Micheliny Verunschk e Maria Esther Maciel
Mediação de Ana Rüsche
Nesta mesa, Micheliny Verunschk e Maria Esther Maciel, duas figuras proeminentes na pesquisa e na criação literária atuais, debatem a seguinte questão: “Como a literatura contemporânea tem abordado a relação entre seres humanos e seres não-humanos na natureza?” Com mediação da pesquisadora Ana Rüsche, que já há um bom tempo fomenta debates na área da ecocrítica, elas discutem a representação de paisagens, animais e plantas e refletem sobre as novas perspectivas a respeito da vida no planeta.

Mesa: Censura na literatura brasileira: mecanismos de combate
Local: Sala Silenciosa
Data: 16/11/2024
Horário: 18h40
Classificação: livre
Com Eduardo Sterzi e Gustavo Silveira Ribeiro
Mediação e curadoria de Fabiano Calixto
Recentemente, a censura de livros no Brasil trouxe à tona a questão da censura às artes e à literatura no país. Esse é o foco desta mesa, que reúne dois professores e críticos literários de destaque para refletir acerca do papel da literatura como forma de resistência e a importância de garantir vozes diversas em um contexto hostil às liberdades artísticas.

Performance: MIL CONTRA
Local: Jardim contemplativo
Data: 16/11/2024
Horário: 18h30
Classificação: livre
Com Maria Isabel Iorio, Bruna Beber, Floresta, Janaú e Formigão
Mil contra é uma apresentação de poesia fundada em 2022 por Bruna Beber, Floresta e Maria Isabel Iorio. Nela, os três poetas sempre se apresentam ao lado de um poeta convidado e, no IV Festival Mário de Andrade, o projeto tem sua quinta edição com participação dos poetas Janaú e Formigão.

Sarau: TRANSarau surreal
Local: Terraço
Data: 16/11/2024
Horário: 18h30 às 20h30
Classificação: 16 anos
O TRANSarau é um evento cultural que celebra a voz trans na cultura brasileira. Promoção da visibilidade da comunidade trans, fortalecimento  do diálogo intercultural e da ancestralidade. Performance especial com toques surrealistas!
* Não recomendado para menores de 16 anos.

Teatro adulto: Paranoia - homenagem a Roberto Piva. Com Marcelo Drummond e Teatro Oficina
Local: Auditório
Data: 16/11/2024
Horário: 20h
Classificação: 14 anos
Senhas gratuitas com uma hora de antecedência
Sujeito a lotação
Paranoia é um espetáculo multimídia, quase-solo do autor e diretor de teatro Marcelo Drummond, que interpreta os poemas do livro de Roberto Piva. Paranoia, o livro mais conhecido do poeta paulistano, é uma referência da poesia produzida em São Paulo. Nele, Piva é um andarilho pelo centro da metrópole, flagrando uma cidade libidinosa, trazendo à tona o subterrâneo homoerótico de uma São Paulo mítica, a cidade que não para. Os versos longos dão uma dimensão de uma cidade que não cabe em quadras. Com a estrutura de um show, música executada ao vivo, luzes e projeções de imagens que acompanham os poemas na voz do ator. Em Paranoia, Marcelo é acompanhado pela trilha sonora assinada por Zé Pi e Chicão ao piano, a interferência da ação caligráfica de Sonia Ushiyama e as imagens criadas por Cecília Lucchesi e Igor Marotti com referências a Wesley Duke Lee e Cinema Marginal.

Performance: Mestre de cerimônias Andreas Mendes
Local: Auditório
Data: 17/11/2024
Horário: 12h às 21h
Classificação: livre
Atriz, diretora, dramaturga, produtora e gestora cultural. É uma das fundadoras da Cia. do Estômago, que no ano de 2020 completou 15 anos de existência. Em seu trabalho artístico desenvolve a pesquisa sobre corpas gordas trans em cena. Na produção cultural

Exposição de foto: Série Elementar “A Mata Te Se Come”, 2019, Uýra
Local: Saguão da Estátua
Data: 17/11/24
Horário: 9h - 21h
Classificação: livre
Exposição em grande formato da obra da premiada artista indígena e travesti UÝRA via fotoperformance "A Mata Te Se Come" em painel no hall de entrada da Biblioteca Mário de Andrade.

Exposição: You text nothing like you look, de Lucas Simões
Local: Espaço Tula Pilar
Data: 17/11/24
Horário: 9h - 21h
Classificação: livre
A mostra “You text nothing like you look”, do artista plástico Lucas Simões, estabelece um diálogo entre texto (poesia) e matéria (escultura), partindo do princípio que o objeto escultórico também é uma linguagem, com vocabulário, gramática e escrita próprias. As esculturas da série partem de excertos literários e cada peça recebe, depois de concluída, um segundo título, criando um diálogo cíclico entre texto e objeto.

Exposição fotográfica: Insurgente
Local: Sala de estudos
Data: 16 e 17/11
Horário: 9h - 21h
INSURGENTE: Identidades y Narrativas de la Gente del Sur é uma plataforma de intercâmbio em países do Sul Global. Sua primeira edição aconteceu em Cuba, em agosto de 2024, e os resultados serão compartilhados no Festival da Mário com duas oficinas criativas, um sarau e a exposição INSURGENTE, apresentando personagens e cenários captados durante a expedição por Cuba. O projeto conta com apoio do Itamaraty, Embaixada do Brasil em Havana e Programa Cinema do Brasil do SIAESP e ApexBrasil. Em Cuba, apoio da AHS, da escola de cinema EICTV, da Fábrica de Arte Cubano e do Festival Internacional del Cine Pobre de Gibara.
*A exposição seguirá em cartaz até o dia 09 de fevereiro de 2025.

Exposição: Mentes em Transe
Local: Sala de exposições do 3º andar
Data: 16/11/2024
Horário: 09h30 -  20h30
Classificação: livre
Com curadoria de Xenia Begman, a mostra "Mentes em Transe" apresenta um pequeno mas robusto recorte de obras do acervo da Galeria MaPA de artistas brasileiros surrealistas ou que flertaram com o surrealismo.
De 16 de novembro até 20 de dezembro, o público poderá apreciar no Hall de Exposições do 3º andar da Biblioteca obras de Maria Martins, Niobe Xandó, Sérgio Lima, Walter Lewy, Bernardo Cid, Tomás Santa Rosa, Flávio de Carvalho, Eva Soban, Ismênia Coaracy, entre outros.

Cinemas surreais
O retorno à razão (Retour à la raison), de Man Ray, França, 70 min
Local: Auditório
Data: 17/11/24
Horário: 11h30
Classificação: 12 anos
Senhas gratuitas com uma hora de antecedência
Sujeito a lotação
“O Retorno à Razão” é uma restauração dos clássicos filmes mudos surrealistas e oníricos de um dos mais prolíficos artistas norte-americanos. Com uma nova trilha sonora composta e interpretada pela banda Sqürl, do cineasta Jim Jarmusch e do músico Carter Logan, fazem parte do filme os curtas-metragens “O Retorno à Razão” (1923), “Emak-Bakia” (1926), “A Estrela-do-Mar” (1928) e “Os Mistérios do Castelo de Dados” (1929).
O processo de restauração foi liderado pela Womanray e pela Cinenovo, por meio dos negativos originais de diferentes partes do mundo, em parceria com La Cinémathèque Française, o Centro Pompidou, a Biblioteca do Congresso, a CNC e a Cineteca di Bologna.

“O Retorno à Razão” (1923) Le retour à la raison - 3 min 
“Emak-Bakia” (1926) - 18 min
“A Estrela-do-Mar” (1928) L'étoile de mer - 21 min
“Os Mistérios do Castelo de Dados” (1929) Les Mystères du Château de Dé - 27 min
+ “Um Cão Andaluz” (1929),, de Luis Buñuel - 22 min


Lançamento de livro: Beijos de abracadabra, de Anna Apolinário
Local: Terraço
Data: 17/11/2024
Horário: 12h - 13h
Classificação: livre
Com Anna Apolinário
Beijos de Abracadabra (Ed. Triluna, 2024), da poeta paraibana Anna Apolinário é uma série de 25 poemas automáticos escritos no tempo limite de 5 minutos, durante 5 noites. Uma aventura criativa regida pela escrita automática, método essencialmente advindo do surrealismo, genuína dinamite imagética, arsenal capaz de erguer céus ofuscantes, descortinando o sal cintilante de cada palavra. O brilho hipnótico dos versos se expande ao espanhol, pela tradução do poeta Floriano Martins. Poemário mágico e experimental, teia imagética alimentada pela adrenalina de um ritmo visceral e alucinante, Beijos de Abracadabra é apimentado pelo fluxo incessante de delírios lúcidos.

Performance: Slam des surdes
Local: Jardim Contemplativo
Data: 17/11/2024
Horário: 12h30 às 14h30
Classificação: livre
O Slam de Surdes é um coletivo que utiliza a poesia como manifesto poético, dando visibilidade à arte surda e promovendo a inclusão de diversas vozes, como a comunidade negra, feminista, LGBTQIAPN+, e de mães surdas. Em competições de slam, poetas surdos e ouvintes se expressam em Libras e português, conectando suas experiências através da linguagem e da performance. Com batalhas poéticas, oficinas e rodas de conversa, o Slam de Surdes transforma a arte em um espaço de resistência e celebração da diversidade.
Criado em 2018 na Praça Roosevelt, em São Paulo, o Slam de Surdes surgiu com o objetivo de trazer visibilidade à arte surda e expandir o espaço da poesia no cenário cultural inclusivo. O coletivo promove competições de slam em Libras e português, oficinas de poesia e apresentações artísticas que exploram temas como identidade, pertencimento cultural, negritude, feminismo, maternidade surda, e LGBTQIAPN+. Com apresentações em instituições culturais importantes, como o SESC e o Instituto Tomie Ohtake, o Slam de Surdes busca promover a acessibilidade e a inclusão nas artes.

Mesa: Os Manifestos Surrealistas de André Breton em debate
Local: Auditório
Data: 17/11/2024
Horário: 13h - 14h15
Classificação: livre
Com Diogo Cardoso, Larissa Drigo e Viviana Bosi
Mediação de Flavia Falleiros e curadoria de Fabiano Calixto
Nesta conversa, os pesquisadores abordam os manifestos surrealistas de André Breton, examinando como esses textos desafiaram convenções e promoveram a liberdade criativa. Serão discutidas suas ideias centrais e seu impacto, cem anos depois, nas artes e na literatura.

Performances: Leituras poéticas breves
Local: Terraço
Data: 17/11/2024
Horário: 13h - 17h
Classificação: livre
Leituras de textos autorais ou não, surreais e surrealistas ou não, por poetas contemporâneos.
Com Maria Lúcia Dal Farra, Prisca Augustoni, Floriano Martins + Amália Pereira, Guilherme Ziggy, Anna Apolinário, Rita Medusa, Alexandre Barbosa de Souza, Leonardo Fróes

Mesa: Escritas da loucura
Local: Auditório
Data: 17/11/2024
Horário: 14h30 - 15h45
Classificação: livre
Com Peter Pal Pelbart e Bruna Beber
Mediação de Janderson Farias
Reúnem-se o filósofo Peter Pál Pelbart e a poeta Bruna Beber, com mediação do psicanalista Janderson Farias, para discutir a relação entre a loucura e a criação artística. O debate explorará como a experiência da loucura, seja ela vivida ou observada, influencia a escrita, abrindo novas perspectivas sobre a subjetividade, os limites da linguagem e as margens do pensamento. A conversa também abordará a loucura como um campo de resistência e invenção, questionando normas sociais e expandindo as fronteiras da criação artística.

Mesa: Xamanismo e literatura
Local: Sala Silenciosa
Data: 17/11/2024
Horário: 14h30 - 15h30
Classificação: livre
Com Márcia Kabemba e Pedro Cesarino
Mediação de Alexandre Staut
A mesa reúne a poeta e geógrafa Márcia Kambeba e o antropólogo e professor Pedro Cesarino, sob mediação de Alexandre Staut, para explorar a intersecção entre a linguagem poética e os saberes xamânicos, examinando como xamãs utilizam seus cantos e depoimentos para abordar temas como a morte, os ciclos vitais e as relações entre o visível e o invisível - temas esses que eram muito caros a Cláudio Willer. A conversa destaca a construção de uma poética da distância e do deslocamento, características centrais nas práticas xamânicas, como a narração de mitos e o acompanhamento dos mortos.

Mesa: Insólito ficcional: afrofuturismos
Local: Auditório
Data: 17/11/2024
Horário: 16h - 17h15
Classificação: livre
Com Jal Vieira e Fábio Kabral
Mediação de Andreza Delgado
Nesta mesa, a diretora criativa Jal Vieira e o escritor Fábio Cabral exploram as conexões entre a ficção especulativa, as tradições africanas e as possibilidades futuristas na literatura e nas artes. Com a mediação de Andreza Delgado, o debate focaliza a maneira como artistas negros e negras utilizam o Afrofuturismo para reimaginar o passado, o presente e o futuro a partir de perspectivas afrocentradas, desafiando narrativas coloniais e propondo novos mundos e realidades

Literatura e memória palestina
Local:  Sala Silenciosa
Data: 17/11/2024
Horário: 16h - 17h15
Classificação: livre
Com Michel Sleiman e Safa Jubran
Mediação de Rafael Domingues
Nesta mesa, o poeta Michel Sleiman e a professora Safa Jubran debruçam-se sobre o papel da literatura para preservar a memória palestina, levando em conta o contexto de resistência e tensão para o povo palestino. A mediação do historiador Rafael Domingues guia a discussão que faz a ponte entre religião, literatura e política.

Performance: Sonhos e liberdade, de Ivana Wonder
Local: Jardim contemplativo
Data: 17/11/2024
Horário: 15h
Classificação: livre
Em celebração aos 100 anos do Movimento Surrealista, o espetáculo “Sonhos e Liberdade” convida o público a uma viagem sonora e performática no coração desse marco artístico e cultural. A performance apresenta clássicos da música brasileira e internacional, reinterpretados com um olhar contemporâneo sobre o surrealismo. Acompanhada por um pianista, Ivana Wonder conduz o público através de uma atmosfera dramática e contemplativa, onde a liberdade criativa reina. Com figurinos e maquiagem inspirados no movimento surrealista, o espetáculo é uma ode à arte que desafia convenções, recriando e trazendo o surrealismo para os dias de hoje. Uma experiência que celebra a ousadia e a expressividade da drag como símbolo de transformação e liberdade.

Performance: Estiagem, Rafa Bqueer
Local: Jardim contemplativo
Data: 17/11/2024
Horário: 16h
Classificação: livre
A artista visual Rafa Bqueer incorpora uma criatura híbrida, uma figura aquática que lembra uma sereia ou uma Iara - personagem conhecida do imaginário popular dos rios da Amazônia. Iniciando com movimentos lentos, poses e coreografias que interagem com o público presente, a performer evolui progressivamente para uma inqueitação visual e uma dificuldade para respirar até chegar ao ápice do seu desconforto.

Performance: A vida é Curva, com Uýra
Local: Jardim contemplativo
Data: 17/11/2024
Horário: 17h
Classificação: livre
Em "A Vida É Curva", performance concebida a partir de um olhar interdisciplinar e pós-colonial, a artista visual UÝRA usa tinta e pincel para traçar caminhos curvos em sua própria pele, conduzindo uma viagem pelas linhas que formam os imaginários dos mundos.

Mesa: O que pode a criação literária?
Local:  Sala Silenciosa
Data: 17/11/2024
Horário: 17h30 - 18h30
Classificação: livre
Com Luciany Aparecida, Sérgio Vaz e Tatiana Nascimento; Mediação de Camilla Dias
A mesa investiga como a palavra pode se tornar uma forma poderosa de expressão frente a desafios e crises contemporâneas, permitindo a reelaboração de imaginários e visões de mundos. A escritora baiana Luciany Aparecida, o poeta paulista Sérgio Vaz, e a ativista e poeta Tatiana Nascimento discutem, com a mediação de Camilla Dias, a capacidade da linguagem poética de dar voz a experiências silenciadas, abordar injustiças e reimaginar realidades.

Sarau: Insurgente
Local: Terraço
Data: 17/11/2024
Horário: 17h30 - 19h00
Classificação: livre
O projeto INSURGENTE: Identidades y Narrativas de la Gente del Sur é uma plataforma de intercâmbio em países do Sul Global. Sua primeira edição aconteceu em Cuba, em agosto de 2024. Os resultados estão no IV Festival Mário de Andrade com duas oficinas criativas, uma exposição de fotos analógicas e o Sarau INSURGENTE, que se dá pelo encontro de poetas do Grupo Surrealista de São Paulo, em performance ao vivo, e de poetas cubanos e cubanas gravados em agosto de 2024 durante uma expedição de 17 dias pelo país.
Este projeto tem o apoio do Itamaraty através da Embaixada do Brasil em Havana e do Programa Cinema do Brasil do SIAESP e da ApexBrasil. Em Cuba, apoio da AHS, da escola de cinema EICTV, da Fábrica de Arte Cubano e do Festival Internacional del Cine Pobre de Gibara.

Performance: Sankofa, de Vírus Carinhoso
Local: Jardim contemplativo
Data: 17/11/2024
Horário: 18h
Classificação: livre
Em SANKOFA, Vírus performa ao som de faixas do EP "Capella", do álbum "VxRxS" e do single duplo homônimo “Sankofa”, obras que integram sua discografia. Com interpretações intensas e movimentos singulares, a performance, em meio a iluminação cênica, adereços e recursos audiovisuais, mostra sua potência e ganha destaque. Em sua construção, Vírus incorpora elementos da cosmologia Yorubá, a exemplo do “Adê”, uma referência às coroas utilizadas por reis e divindades africanas, e faz alusão à Exu, anunciando uma performance que transita pela cultura ancestral.


Teatro adulto – estreia: Adão, Eva, Tatu, Tamanduá e outros membros da família
Direção e adaptação: Leonardo Ventura
Local: Auditório
Data: 17/11/2024
Horário: 20h
Classificação: 14 anos
Senhas gratuitas com uma hora de antecedência
Sujeito a lotação
Junção e adaptação das comédias teatrais “A Separação de Dois Esposos”,  de Qorpo Santo  (1866), e “Adão, Eva e outros membros da família”, de Alvaro Moreyra com o Teatro de Brinquedo (RJ, 1928). O hiperrealismo do dramaturgo gaúcho Qorpo Santo (1829-1883) é precursor absoluto do surrealismo dos anos 1920, vanguarda evocada também no clima onírico que o dramaturgo Alvaro Moreyra imprimiu à sua peça de 1928, realizada em seu Teatro de Brinquedo, no Rio de Janeiro. 
Os personagens centrais de Qorpo Santo são dois casais às voltas com adultérios mútuos e a primeira dupla gay explícita no teatro americano, sob os cognomes Tatu e Tamanduá. Os de Moreyra são dois malandros a dormir numa praça central da capital fluminense e a projetar negócios escusos, bem como uma socialite e atriz em busca de cocaína. A fusão das obras justifica-se pela opção de ambos autores de inverter padrões comportamentais normativos e propor, em seu lugar, percepções críticas delirantes. 

Elenco e direção:
Marcos de Andrade
Juliana Grave
Marcelo Villas Boas
Thaís Velasques
Michel Pereira
Leonardo Ventura
*Não recomendado para menores de 14 anos.

 

  • HEMEROTECA

Videomapping: Mário de Andrade e o Surrealismo
Local: Fachada da Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade
Data: 16/11/2024, com repetição em 17/11/2024
Horário: das 19h -  22h
Classificação: livre
A gigantografia com o rosto do escritor e gestor cultural Mário de Andrade aplicado à fachada do prédio na rua Bráulio Gomes (lateral da Biblioteca) foi inaugurada em 2021. Sobre essa imagem o artista VJ Robson Victor desenvolveu aplicações de ferramentas digitais como programas de 3D, composição e Inteligência artificial para dar vida a obras do Movimento Surrealista que completa neste ano 100 anos de seu Manifesto.
Foram utilizadas imagens do pré-surrealista maneirista italiano Giuseppe Arcimboldo, bem como de René Magritte, Frida Kahlo, Max Ernst, Walter Levy, André Breton, Ismael Nery, Salvador Dali, Odilon Redon, Vito Campanella, Leonor Fini e Remedios Varo.Também o rosto de Mário na gigantografia é animado com legendas, de maneira que o escritor “diz” textos de sua autoria, como trecho do “Prefácio Interessantíssimo”;

Ficha técnica:
VJ criador: Robson Victor
Diretor técnico: Alessandro Gratão
Diretor técnico AG Vídeo: Reginaldo Lobo
Técnico projecionista: Alexandro Calux


Oficina: Video-poesia
Local: Hemeroteca
Data: 16/11/2024
Horário: 14h00 - 16h
Classificação: livre
20 vagas. Inscrições: https://forms.gle/pMAap9JhZuxjyR6b6
Inspirados pela colagens do mundo que nos circunda, Daniel Joppert e Verônica Ramalho vão levar os participantes a refletir e ressignificar os objetos, gestos e arquiteturas. Esta oficina faz parte do projeto INSURGENTE: Identidades y Narrativas de la Gente del Sur.

Oficina: Escrita automática
Local: Hemeroteca
Data: 17/11/2024
Horário: 14h - 16h
Classificação: livre
20 vagas. Inscrições: https://forms.gle/9fDuasXigyEAGZWM6
A escrita automática é uma forma de criação poética que busca revelar o 'acaso-objetivo' – um fluxo contínuo de eventualidades inesperadas que escapam à ordem racional. Abordamos uma de suas manifestações por meio do jogo Cadáver-Delicioso, prática coletiva com o propósito de despertar novas visões. Facilitação de Daniel Joppert e Leonardo Chagas. A oficina faz parte do projeto INSURGENTE: Identidades y Narrativas de la Gente del Sur.

collections
Galeria de imagens