Secretaria Municipal de Cultura
Programação de Dezembro - Centros Culturais
POLO CULTURAL CHÁCARA DO JOCKEY
À Riscar - Projeto Popularizando a Barra Russa
Circo
07/12
Sábado 15h30 e 17h
Local: Praça da Balança
60 minutos
Livre
Grátis
À Riscar é um número sobre cumplicidade, e sobre a passagem do tempo entre estes 3 amigos que se divertem. Os artistas Marília, Dyego e Rodrigo imprimem desenhos no espaço e tempo da cena utilizando as técnicas mão a mão e barra russa.
Chá da Alice
Teatro
08/12
Domingo 11h e 14h
Local: Praça da Balança
60 minutos
Livre
Grátis
Alice volta ao país das maravilhas e pede para que o Chapeleiro fique encarregado de convidar a todos para participarem do Chá que acontecerá aos arredores do Castelo da Rainha Branca. O Chapeleiro convida todos os personagens: Coelho, Lebre, Rainha Branca e Gato. Um Chá divertido e interativo com a participação da Corte da Rainha Branca (crianças). Porém, o Chapeleiro não convidou a Rainha Vermelha, o que faz um gato fofoqueiro não se aguentar e acaba contando para ela que chega durante a entrega dos doces para as crianças transformando tudo em uma grande confusão que precisa ser resolvida.
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Circo
Dias 01, 07,14 - 11h e 15h
Dia 15 - 11h e 16h
80 minutos
Livre
Grátis
O romance O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá foi escrito por Jorge Amado em 1948 como um presente de aniversário para seu filho João Jorge, que fazia um ano na ocasião. A obra, que só seria publicada pela primeira vez em 1976, é uma fábula sobre um amor proibido entre um gato e uma andorinha. A montagem da Cia. Novelo, com direção de Maristela Chelala, direção musical de Marco França e direção de movimento de Dinho Hortêncio, adiciona recursos da linguagem do circo ao romance. A peça conta com músicas originais compostas pela Cia Novelo e executadas pelo elenco ao vivo. Embora tenha como ponto de partida uma obra infanto-juvenil, a montagem explora essa linguagem popular, capaz de se comunicar com públicos de diferentes idades, com direito a muitas músicas originais costuradas à dramaturgia também assinada pela Cia Novelo.
Dia nacional do Samba - Grupo FALTA 1
Música
07/12
Sábado 18h
Duração: 60 minutos
Livre
Grátis
O grupo FALTA 1! Nascido na Vila Brasilândia, o FALTA 1 traz uma mistura vibrante de samba raiz romântico, inspirado por ícones como Reinaldo, Fundo de Quintal e Zeca Pagodinho. Venha se divertir e dançar ao som de clássicos e composições que prometem animar a todos. Junte-se a nós para homenagear esse gênero que é a alma do Brasil e viva uma noite de muita música e alegria! Não perca!"
A Essência da Diversidade
Dança
07/12
Sábado 19h
Duração: 90 minutos
Livre
Grátis
A Associação Cultural Projeto Social O Poder da Dança - CIA RW convida para o espetáculo Dança: A Essência da Diversidade, uma celebração das diversas expressões artísticas que a dança proporciona. Este evento tem como objetivo destacar a riqueza cultural que existe nas múltiplas formas de dança, reunindo diferentes estilos como ballet, jazz, danças urbanas, dança do ventre, afro e contemporâneo.
Festa Final de Ano - CEI Monteiro Lobato
Intervenção artística
18/12
Sexta das 13h30 à 15h30
Livre
Grátis
Uma grande festa de despedida de final de ano para as crianças e familiares.
Trio Raça do Pajeú - Mês do Forró
Música
15/12
Domingo 15h
Duração: 60 minutos
Livre
Grátis
Para celebrar o Dia Nacional do Forró, o animado Trio Raça do Pajeú baixa no CCJ para uma tarde dançante. Formado por um paraibano, um pernambucano e um sergipano, esse trio de amigos apaixonados pela música nordestina traz um repertório vibrante que homenageia os mestres do forró, como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Com seu jeito autêntico de tocar e cantar, o TRIO RAÇA DO PAJEÚ promete encantar o público e trazer a verdadeira essência do Forró Pé de Serra. Junte-se a nós para uma noite de alegria, dança e celebração da rica cultura nordestina! Não fique de fora!
TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO
Campeonato de Beat box
Música
01/12
Domingo 10h e 18h
Duração: 6h
Livre
Grátis
O Campeonato Nacional é a principal competição de beatbox no Brasil, criada em 2018 pela BeatFellas. Realizado anualmente, o torneio reúne os melhores beatboxers do país. Sua primeira edição em 2018 foi no Teatro Adoniran Barbosa, feita em parceria com o Centro Cultural São Paulo. A segunda edição aconteceu na Pinacoteca. Nos anos de 2020 e 2021 foram edições online. Em 2022, o Nacional em parceria com o CEU Carrão. E em 2023 em parceria com o Novo Anhangabaú. Já para o ano de 2024, contamos com a parceria do Teatro Flávio Império. Com jurados técnicos, o Campeonato Nacional, além de estimular o crescimento artístico dos beatboxers, eleva cada vez mais o nível e a expansão do beatbox no Brasil.
Emoções em Movimento
Dança
06/12
Sexta 20h
Local: Teatro
Duração: 50
Livre
Grátis
Emoções em Movimento é um espetáculo de dança inspirado no filme Divertida Mente, que explora as diversas emoções que habitam o nosso interior. Através da dança, os bailarinos representam de forma única e emocionante as alegrias, tristezas, medos, raivas e as surpresas que fazem parte da nossa vida.
Patunts
Circo
08/12
Domingo 16h
60 minutos
Livre
Grátis
Cia. Casca de Noz apresenta Patunts, um espetáculo circense que explora a relação entre percussão e movimento de forma colaborativa. Três intérpretes percorrem por um cenário abstrato de madeira, criando sons a partir dos objetos que manipulam. À medida que esses sons emergem, malabarismos, acrobacias e dança moldam os personagens e configuram suas ações, guiados pela exploração do som e do espaço.
As Irmãs Volpi
Musica sertaneja
13/12
Sexta 20h
120 minutos
Livre
Grátis
Therezinha Marlene Volpi e Maria do Rosario Volpi, nascidas na cidade de Avaré, formaram-se professoras e vieram para São Paulo, capital onde fixaram residência. Cantaram no Coral da AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil) por 08 anos, onde chegaram a gravar um LP com clássicos, populares e religiosos. Saíram para cantarem juntas, com o nome de “Las Cantantes” e receberam o convite da Gravadora Chororó para gravar músicas sertanejas, adotando o nome de Imãs Volpi.
Circo Charanga
Circo
15/12
Domingo 10h e 14h30
Local: Lona Miss Jujuba
50 minutos
Livre
Grátis
Três palhaços erguem uma pequena lona no meio da rua e apresentam um espetáculo de variedades. Em meio a belos screamers, as tradicionais marchas circenses executadas pelas charangas, lançam desafios, apresentam reprises, números de habilidade e de música excêntrica, nos moldes dos circos clássicos. “Circo Charanga” é uma homenagem à palhaçaria de picadeiro e à tradição dos circos de lona.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA
PlaZer
Dança
04 e 05/12
19h
Local: CRD SP – Cênica
60 minutos
14+
Grátis
Plazer é uma obra de dança contemporânea que instala um olhar crítico e reflexivo a partir dos prazeres que conectam cinco intérpretes no palco Com elenco diversificado em corporalidades e faixas etárias, suas expressões se entrelaçam por meio de histórias, danças, sons, texturas e memórias biográficas, que ganham valor para compartilhar o espaço íntimo prazeres dissidentes, rebeldes e expansivos.
A Plazer realizou pesquisa montagem com ferramentas que permitem acessibilidade universal, com o objetivo de disponibilizar a obra para diferentes públicos como surdos, cegos e com baixa visão; Isto é conseguido através de vários instrumentos, como a interpretação em língua gestual e a audiodescrição ao vivo.
A Voz do meu Bantu
Dança
06 e 07/12
19h
Local: CRD SP – Cênica
60 minutos
Livre
Neste espetáculo, Ermi Panzo traz um solo de manifestação corporal na mistura de narrativas como contação de histórias através dos seus experimentos conhecidos como Lutsassa e Kalelenguelengue ( a simbologia de algumas tradições bantu aos truques dos animais e plantas e o imaginário poético expresso pelo corpo). Panzo apresenta essa obra diante de um cenário artístico que contempla a música de percussão ao vivo e cantorias da palavra cantada; dando um sentido `ancestral´ na proposta da sua corporeidade.
Forró For All
Performance
06 e 07/12
19h
Local: CRD SP – Cênica
60 minutos
Livre
Grátis
O projeto está embasado na pesquisa que levou à dramaturgia e encenação da peça Forró For All – o forró Sudestino no Coração do Largo da Batata, primeira peça musical autoral (escrita por uma mulher) sobre a história do forró na cidade de São Paulo. A peça contou com a consultoria coreográfica de Evandro Paz, histórico professor de forró na cena paulistana, num processo de pesquisa e montagem decorrido entre 2022 e 2023 e que culminou na encenação da peça com grande elenco de atores, músicos e dançarinos em maio de 2023. O pocket show mantém os princípios da peça, mas amplia o diálogo e a interação junto ao público, num formato de show de rua que contempla a apresentação, a oficina de dança e o baile ao final, congregando todos os corpos.
CRD 10 ANOS
Artistas, coletivos e companhias
“Imagens que confrontam o passado e o presente para abrir caminhos que permitam imaginar o presente e o futuro de um espaço”. Esse é o ponto de partida da celebração do Aniversário de 10 anos CRD, que reaviva e alimenta a memória do público que vive esse espaço, cada um à sua maneira. A dança faz o público dançar entre espaços e tempos, imagens e depoimentos e convida todos a essa viagem pelo passado-presente. Quais os próximos passos a serem dados? Por onde passará essa viagem nos próximos anos? As palavras podem não dar conta dessas respostas, mas os corpos dançantes dos bailarinos e do público terão a chance de imaginar esses caminhos durante a jornada.
Programação:
10.12
Cia Sopro - Performance Abertura
19h / 30 min / Livre / Grátis
Clarin Cia de Dança - Cebola
20h / 60 min / Livre / Grátis
11.12
Núcleo de Improvisação - Só se For Agora
19h / 60 min / Livre / Grátis
12.12
Cia Ouvindo Passos - Sobre Glúteos, Cadeiras e Histórias
19h / 60 min / 18 + / Grátis
13.12
Inacabada CIA - Meninos Também Amam
19h / 60 min / 18+ / Grátis
14.12
Mercedes Ladies
14h às 21h / Livre / Grátis
TENDAL DA LAPA
Pense, show de lançamento do álbum "Tudo Que Temos De Lembrar"
Música
01/12
Domingo 20h
60 minutos
Livre
Grátis
O Pense está com nova formação – o guitarrista fundador Ítalo assumiu os vocais e a banda se mantém no topo do hardcore nacional.
O Pense é uma banda conhecida no cenário por suas apresentações intensas, e com muita energia, com um mix de peso e melodia, letras que mexem com o subconsciente dos ouvintes, e levam a uma profunda reflexão, tais características levaram-nos a se destacar no cenário do Rock nacional, sendo considerados um dos grandes nomes do gênero da nova geração.
E com muita alegria anunciam o show de lançamento do álbum, "Tudo Que Temos De Lembrar", no Tendal da Lapa!
O Pense está com nova formação – o guitarrista fundador Ítalo assumiu os vocais e a banda se mantém no topo do hardcore nacional. Como eles próprios definem, é um momento de redescoberta e renascimento. Com o seu início em 2007 na capital de MG - Belo Horizonte, o Pense é uma banda conhecida no cenário por suas apresentações intensas, e com muita energia, com um mix de peso e melodia, letras que mexem com o subconsciente dos ouvintes, e levam a uma profunda reflexão, tais características levaram-nos a se destacar no cenário do Rock nacional, sendo considerados um dos grandes nomes do gênero da nova geração.
E com muita alegria anunciam o show de lançamento do álbum, "Tudo Que Temos De Lembrar", no Tendal da Lapa !
Os RAIS Varia
Circo
06/12
Sexta 10h e 14h
50 minutos
Livre
Grátis
“É preciso variar, se não tivermos cuidado, a vida torna-se rapidamente previsível, monótona, uma seca” - José Saramago
Variar é da vida, assim como a necessidade de fazer diferente e abordar assuntos que se conectam não só com os resíduos sólidos do planeta mas com os resíduos emocionais dentro de nosso corpo e as questões das relações interpessoais. Com 9 anos de história, a Trupe RAIS decidiu incorporar todas as pesquisas dos integrantes da companhia que além de abordar a temática ambiental em todas as suas criações traz agora também a Capoeira e o Samba de Roda da Ilha de Itaparica Bahia. A inspiração vem da vivência de quase uma década com mestres como: Mestra Aurinda do Prato, Mestra Nenete, Mestre Jaime de Mar Grande e Mestre Velho Gato da Bahia, referências na cultura popular afroindigena da Ilha de Itaparica, para propor uma palhaçaria brasileira ancorada no saber e brincadeiras populares, transmitindo e mesclando essas expressões com o Circo Teatro de rua.
Lançamento do livro “De Punk a Monge - Um livro de memórias” e aulão de yoga por Ray CappoSão 22 anos de história, 22 anos de legado.
Há mais de duas décadas o Master Crews celebra a existência da cultura Hip-Hop.
Literatura
12/12
Quinta 16h
180 minutos
Livre
Grátis
Ray Cappo foi um cantor de punk hardcore e pioneiro do movimento straight edge que viveu em Lower East Side da cidade de Nova York nos anos 80, onde sua banda Youth of Today tocou para casas lotadas e milhares de fãs. Este lançamento oferece um vislumbre único da cena punk e hardcore do Lower East Side.
Master Crews
Música / Dança
14 e 15/12
Sábado e Domingo 13h
13h às 21h
Livre
Grátis
São 22 anos de história, 22 anos de legado.
Há mais de duas décadas o Master Crews celebra a existência da cultura Hip-Hop.
Durante esse tempo, diversas pessoas cruzaram nosso caminho e contribuíram para a construção dessa história.
Master Crews é pertencimento, conexão e coletividade.
Em 2024, celebramos não apenas o vigésimo segundo aniversário do Master, mas também a existência e memória das pessoas que fizeram e fazem esse evento acontecer.
Em 2024 o Master Crews celebra DJ Brown Breaks.
Bem vindos ao Master Crews 2024. Dias 14 e 15 de dezembro, em São Paulo.
Encerramento Temporada 2024 CC Tendal da Lapa
Show Nitrominds
Música
21/12
16h
60 minutos
Livre
Grátis
Grande Encerramento de 2024 no estilo Tendal da Lapa! Em um clima enérgico e com muito som de qualidade, show da Nitrominds, famosa banda de hardcore melódico de Santo André (SP), com fortes influências de Pennywise, mas com personalidade. São 18 anos de carreira e sete álbuns lançados.
CENTRO CULTURAL SANTO AMARO
Ziraldo e suas Histórias
Teatro
07/12
Sábado 14h
Local: Saguão Mário Thompson
60 minutos
Livre
Grátis
O espetáculo é composto por três histórias do escritor Ziraldo com adaptações da Cia Bota Fulô: O menino Maluquinho, Flicts e O Menino Marrom. As histórias são contadas por dois palhaços itinerantes que andam sempre carregados de malas cheias de objetos que transformam o cenário e convidam o público a interagir com o elenco.
Um ponto, um traço, eu mesma faço
Artes visuais
01/12 a 20/12
Abertura às 15h do dia 01/12
Local: Esplanada Ruth Guimarães
Livre
Grátis
Pontos e traços feitos pela artista ao longo de trinta anos em diversos materiais que serão expostos ao público.
Saltimbancos - Movimentart
Teatro
01/12
Domingo 19h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Grátis
O espetáculo conta a história de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata), que são maltratados por seus donos e resolvem se unir para dar um novo rumo às suas vidas. Durante a encenação, o Jumento encontra no caminho seus companheiros de jornada e, então, resolvem montar um quarteto musical.
Natal dos Amigos
Sarau
03/12
Terça 19h
Local: Teatro Leopoldo Froes
60 minutos
Livre
Grátis
O Sarau dos Amigos é composto por alunos das oficinas e frequentadores do Centro Cultural Santo Amaro e, para encerrar o final deste ano, se unirão para celebrar com apresentações de diversas linguagens artísticas.
Quintas Intenções
Stand-up
05/12
Quinta 20h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Grátis
Dinho Machado comanda a apresentação de um humorista surpresa para a plateia.
Mostra de Oficina dos Alunos de Canto
Música
06/12
Sexta 19h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
120 minutos
Livre
Grátis
Encerramento da oficina com apresentação dos alunos.
Escrevo para Ecoar o que Sinto
Literatura
06/12
Sexta 14h
Local: Deck
60 minutos
Livre
Grátis
Mel Tabajara, conhecida pelo @melcompoesia, conta como foi sua trajetória de vida até o lançamento do seu primeiro livro de poemas e poesias, que conta com 7 subtemas. A escritora irá ressaltar como surgiu o interesse em se tornar poetisa e se dedicar ao meio artístico, cultural e educacional, finalizando com uma recitação dos versos registrados em seu livro.
Coral Sol Maior
Música
07/12
Sábado 16h
Local: Saguão Mário Thompson
60 minutos
Livre
Grátis
Apresentação de músicas natalinas do grupo de idosos que formam o Coral Sol Maior.
Mostra de Teatro - Movimentart
Teatro
11/12
Quarta 19h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Trio Golada
Música
13/12
Sexta 15h
Local: Deck
60 minutos
Livre
Grátis
Para celebrar o Dia Nacional do Forró, o Trio Golada promete balançar o deck do CCSA com muita música.
Mostra de Oficina de Desenho Mangá
Artes visuais
13 a 20/12
19h
Local: deck
60 minutos
Livre
Grátis
Apresentação dos desenhos feitos pelos alunos da oficina de desenho mangá ao longo do ano.
Natal iluminado
Circo
13/12
Sexta 19h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Pocket show de natal com performances de artistas circenses.
Mostra de Dança - Movimentart
Teatro
14/12
Sábado 19h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
CENTRO CULTURAL PENHA
Xequerês da Micaela
Música
01/12
Domingo 15h
Local: Palco Deck
60 minutos
Livre
Grátis
Xequerês da Micaela é uma ala que pertence ao Cordão Carnavalesco da Dona Micaela Vieira, fundada em 2018 no bairro da Penha de França, Zona Leste de São Paulo, que conta com ritmos e músicas próprios que buscam celebrar a vida e os conhecimentos ancestrais do partejar a partir da referência histórica de Dona Micaela Vieira, parteira do século XIX que viveu na região. O grupo a reverencia tocando as músicas do próprio cordão e outras que celebram o seu legado por meio do protagonismo desse instrumento ancestral: o xequerê.
Introdução aos Jogos Teatrais: Uma semente que brota da Flor
Oficina
1/12
Domingo 16h
120 minutos
14 anos
Semeando um pouquinho dos conhecimentos adquiridos ao longo de seus 7 anos de trajetória, a Companhia de Teatro Flor do Asfalto irá realizar uma oficina de introdução aos jogos teatrais. Um encontro de trocas, vivências e aprendizados cuja principal finalidade é: se permitir! Venha!
Montilla Ball (Ballroom)
LGBTQIAPN+
01/12
Domingo 15h
Local: Palco Deck
60 minutos
Livre
Grátis
O Montilla Ball é um evento icônico que celebra a essência da cultura ballroom, unindo a elegância, a criatividade e a autenticidade da comunidade LGBTQIA+. Inspirado pelo glamour e pela inclusão. O Montilla Ball oferece um espaço onde todos podem brilhar e expressar sua identidade de maneira vibrante e sem restrições. Cada edição do Montilla Ball é única e traz um tema diferente, proporcionando uma experiência imersiva e inovadora para todos os participantes.
O Natal Encantado de Luna
Teatro infantil
08/12
Domingo 15h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
Livre
Grátis
O show é uma produção do núcleo teatral da TVPinGuim e conta com a participação de Luna, Júpiter e Cláudio. Ela e seus amigos se divertem no último dia de aula conversando sobre o Papai Noel e o que gostariam de ganhar, com canções de André Abujamra e Marcio Nigro especialmente coreografadas para o show.
Nany People
Stand up
11/12
Quarta 20h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+14 anos
Show de humor da atriz e drag Nany People.
A Bela e os tenores - Especial aniversário do CCP
Teatro
15/12
Domingo
19h00
60min
Após enorme sucesso, o trio A Bela e os Tenores, formado pela soprano Giovanna Maira e os Tenores Jorge Durian e Armando Valsani, irá apresentar seu novo espetáculo: “A Bella Itália”. Nesta apresentação, A Bela e os Tenores trazem um repertório com muitos clássicos italianos de tirar o fôlego, como “Nessun Dorma”, de Giacomo Puccini, criada em 1926 e já interpretada por grandes artistas como Luciano Pavarotti e Plácido Domingo, “O Mio Babbino Caro”, também de Giacomo, feita especialmente para a voz feminina da soprano, “O Sole Mio” uma das mais conhecidas canções italiana que foi composta em 1901, entre outras.
CENTRO CULTURAL GRAJAÚ
Vivência Formativa em Audiodescrição - Coletiva Travas da Sul
Palestra
03, 04, 06, 11, 13 e 18/12
14h
Local: Sala Mano Véio
180 minutos
Livre
Grátis
Travas da Sul convida você para uma oficina imperdível de Audiodescrição no CCG. A audiodescrição é uma técnica essencial para tornar o mundo mais acessível, permitindo que pessoas com deficiência visual vivenciem experiências completas em contextos como cinema, teatro, artes visuais e muito mais. A oficina será ministrada por Marilia Adamy: atriz formada em Artes Cênicas pela UFSM-RS e Pós-graduada na Arte de Contar Histórias - Lato Sensu pela Casa Tombada/Faconnect - SP. Com 40 anos de experiência nas Artes Cênicas em São Paulo, ela já trabalhou com renomados diretores como atriz, assistente de direção e produtora.
Aniversário Samba da Praça Grajaú - Dia do Samba
Música
07/12
Sábado 14h
Local: Calçadão
480 minutos
Livre
O samba da Praça Grajaú foi criado em 2012 entre um grupo de amigos. Desde então foi formalizado como uma roda de samba no Grajaú. A roda de samba acontece todos os sábados, das 17h às 22h, na Praça Dona Ivone, localizada na Rua Eduardo Ramos, s/n - Parque América. Em 07 de dezembro, comemora 17 anos no Calçadão Cultural Grajaú. Com participação especial de Ademir Fogaça e do DJ Márcio Muniz e DJ Marcão.
Palestra Sons da Rua – O Audiovisual no Universo do Rap
Palestra
11/12
Quarta 19h30
Local: Cinema
120 minutos
+ 16 anos
O Sons da Rua é composto por um dia de shows de grandes nomes do hip hop, trap e rap, além do concurso Seletivas de Novos Talentos, que gera o aumento de visibilidade para músicos que estão iniciando suas carreiras no rap, e pelas Batalhas de Rimas em diversas regiões de São Paulo, que classificam Mc's para batalharem no palco principal no dia do show.
Batalha Grajaú Rap City
Música
12/12
Quinta 18h
Local: Teatro/Calçadão
240 minutos
Livre
Grátis
A batalha se tornou uma das maiores de MC’s do Brasil, reunindo mais de 8 mil pessoas em seus eventos, proporcionando shows de grandes nomes do rap nacional totalmente gratuitos, além de dar oportunidade para artistas mostrarem toda sua criatividade.
VILA ITORORÓ
Quem Nunca Viu o Samba Amanhecer!
Reabertura do Galpão da Vila
Grafite
01/12
Domingo 15h
90 minutos
Livre
Grátis
O samba e o bairro do Bixiga estão profundamente entrelaçados. Com raízes africanas e uma vibrante comunidade afrodescendente, o Bixiga foi palco do nascimento de uma das maiores escolas de samba do Brasil, a Vai-Vai. No entanto, muitas figuras importantes dessa história foram silenciadas ao longo do tempo. O projeto “Quem nunca viu o samba amanhecer” é um resgate visual dessa herança, transformando as memórias em arte. Tudo no novo Galpão da Vila Itororó.
Samba de Dandara
Reabertura do Galpão da Vila
Música
01/12
Domingo 15h
90 minutos
Livre
Grátis
Samba de Dandara é samba de empoderamento e exaltação às mulheres sambistas, às grandes compositoras, às grandes intérpretes, às guerreiras do samba. A concepção de Samba de Dandara carrega o peso e a inspiração de Dandara, mulher negra, guerreira e referência histórica na luta contra a escravização. Carregar esta marca significa enaltecer e promover a resistência feminina e negra sob a forma de uma representação musical que passeia por ritmos afro-brasileiros, sobretudo o samba em suas diversas vertentes, além de ijexás, afoxés, pontos de candomblé e umbanda. Fundada em 2012, a banda propõe debates sobre ancestralidade e protagonismo feminino no samba e na sociedade.
Sociedade Mortuária
Teatro
07/12 e 08/12
16h
60 minutos
Livre
Grátis
Sociedade Mortuária, obra do dramaturgo Sérgio de Carvalho, tem como cenário o sertão do nordeste brasileiro, onde as fronteiras entre a vida e a morte constantemente se confundem. A peça é um exemplo de um teatro épico brasileiro, explorando questões existenciais e sociais de forma provocativa, com uma crítica às estruturas sociais e à forma como os trabalhos de base foram e ainda são desvalorizados no Brasil. Com o objetivo de ilustrar a luta pelo direito ao aprendizado das letras e da organização popular, bem como as dificuldades desse processo político e literário, a história narra a construção de uma associação cujo propósito é assegurar aos camponeses direitos básicos que lhes são negados, como a garantia de ter um caixão para enterrar seus mortos. A partir da alfabetização e politização dessa população surge o incômodo dos fazendeiros, grandes donos de terras que exploram indiscriminadamente a mão de obra daquela população campesina. A construção de uma escola popular no campo cria instabilidade e tensão entre os camponeses e os latifundiários, resultando em ações de repressão contra a organização popular instituída.
Helô Badu e Banda PanaPaná
Música
07/12/
Sábado 19h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
Em Cantos de Amor e Cor é um show de músicas autorais que navegam por paisagens poéticas e sonoras através das atmosferas intimistas e aconchegantes da MPB, grooves envolventes do soul e do R&B e pela energia contagiante do reggae e da guitarra baiana. Buscando falar de amor de forma leve e apaixonada, Helô Badu e a Banda PanaPaná remetem ao mais profundo das relações até a alegria de festejar e cantar a plenos pulmões tudo que há de bom em amar.
Mamulengo: A História do Forró
Teatro de Bonecos
08/12
Domingo / Oficina 13h e apresentação 15h
Local: Palco Éden
40 minutos
Livre
Grátis
A Cia. Manopla ministra a oficina de Papelogravura, técnica parecida com a xilogravura, porém utilizando-se de papelão ao invés da madeira, tornando a oficina sustentável e acessível a todo o público!
AQNO
13/12
Sexta 19h
Música
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
O cantor AQNO, de Marabá (PA), apresenta repertório do álbum O Retorno de Saturno, que fez o artista passar por diversos palcos e festivais do país. Ele também apresenta novas músicas do novo álbum e alguns sucessos do Brega e Tecno-brega do Norte do Brasil.
CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO
Exposição Hoje Tem Espetáculo
Data e horário: Segunda a sexta das 10h às 18h
Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs.
(Fecha às terças)
Linguagem: Exposição
Formato: Presencial
Local: Centro de Memória do Circo - Térreo e Sobreloja (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Classificação: Livre
Sinopse: A Exposição Hoje tem espetáculo! tem curadoria de Verônica Tamaoki e projeto expositivo e gráfico de Carla Caffé. Já foi visitada por mais de 300 mil visitantes e ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, além de sala no térreo, estando dividida em três núcleos: Linha do Tempo, Famílias e Artistas de Destaque. Apresenta aspectos diversos da atividade circense representados em maquetes, e incorpora à área expositiva um espaço de convivência denominado Café dos Artistas. Possui cerca de 300 imagens de autores diversos, documentos tridimensionais e audiovisuais.
Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP)
https://www.instagram.com/eep_palhacaria/
Data e Horário: Segundas-feiras, às 14hrs
180 minutos
Linguagem: Circo
Local: Vitrine da Dança (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Classificação: Livre
Sinopse: O Centro de Memória do Circo recebe desde 2015 o Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP), coletivo independente formado por Alex Sandro Duarte, Camila Scatena, Cristiano Miranda e Rodrigo Bella Dona, que realiza encontros semanais, aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço e seu contexto em forma geral, tendo como objetivo proporcionar uma troca de ideias e informações sobre o universo da palhaçaria.
Atualmente os Encontros ocupam o espaço no Centro de Memória do Circo e dividem sua programação em cinco tipos de ações, sendo uma maneira de se aprofundar nas diversas formas de estudo. Sendo elas:
- Apresentações de números ou espetáculos (principalmente que estão em processo de criação), na sequência acontece uma roda de conversa, momento em que o artista recebe os feedbacks do público, instigando a criatividade do artista com novas ideias;
- Dia de convidados de notório saber: conversas com artistas que, através de suas vivências no mundo da palhaçaria, estão dispostos a trocar conhecimento sobre suas trajetórias na arte, suas pesquisas cômicas, seus trabalhos futuros, entre outros;
- Dia de filmes/documentários: a pesquisa acontece através de projeções de filmes e/ou documentários e ao final do encontro, o grupo forma uma roda de bate-papo para refletir sobre o que foi visto, aprendendo uns com os outros através da experiência individual de cada pessoa;
- Dia de Estudos Teóricos: lançamento de livros, conclusões de curso, dissertações, entre outros. Sempre no fim é feita uma conversa sobre o que foi apresentado, para o grupo se aprofundar na pesquisa demonstrada.
Visitas Mediadas às exposições Hoje Tem Espetáculo
Data e Horário: Segunda a sexta das 10h às 18h
Linguagem: Exposição / Visitas Mediadas
Formato: Presencial
Local: Centro de Memória do Circo - Térreo e Sobreloja (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Classificação: Livre
Sinopse: A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas pelas exposições para grupos acima de 5 pessoas, e elabora atividades de acordo com o perfil do público. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com
Visitas Mediadas às Reservas Técnicas do Centro de Memória do Circo
Datas e Horários: Segunda a sexta das 10h às 18h
Linguagem: Museologia / Visitas Mediadas
Formato: Presencial
Local: Centro de Memória do Circo (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Classificação: Livre
Sinopse: A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas às reservas técnicas para grupos, de 5 a 10 pessoas. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com
CENTRO CULTURAL OLIDO
Circo Palombar
Circo
05, 06, 07 e 08/12
19h
Local: Sala Olido
60 minutos
livre
Grátis
Um batalhão de bombeiros composto por palhaços corre para o salvamento de um gatinho que ficou preso em cima de um muro. Um carro entra em alta velocidade com o esquadrão e seus equipamentos de combate ao fogo... A tropa atrapalhada inicia seus procedimentos de salvamento entre trombadas, tropeços, saltos na pizza e bofetões.
Festival Transforma Música celebra a música queer brasileira e suas múltiplas formas de estranheza e subversão
Música
13 a 15/12
Das 13h às 21h
Local: Sala Olido e Vitrine da Dança
Duração: 3 dias
Livre
Grátis
O Transforma Música está de volta para sua segunda edição, celebrando a música queer brasileira e suas múltiplas formas de estranheza e subversão. Curado por Ali Prando, em parceria de Leon Franz, o festival oferece programação completamente gratuita com bate-papo, shows que flexionam linguagens da música eletrônica, experimental e pós-punk, além de uma mostra de videoclipes queer nacionais.
Dia 13 de dezembro
Talks
Vitrine da Dança, 50 lugares, inscrições no local.
- 13h00 – Performatividade: É possível uma música queer? com Helena Vieira.
Discussão sobre performatividades subversivas que questionam as normas de gênero e o conceito de "música queer". - 14h00 – Movendo o corpo: a importância da dança na música pop com Fernanda Fiuza.
A relação entre a música e a dança na cultura pop, abordando a evolução e o impacto coreográfico na performance musical. - 15h00 – Práticas queer subversivas: o que pode a arte queer? com Natália Mallo e Leon Franz.
Investigação sobre as práticas subversivas na arte queer e seus impactos estéticos e políticos. - 16h00 – Entre a arte e os negócios: como vender shows sendo artista independente? com Carlos Bruno Montalvão.
Estratégias práticas para artistas independentes comercializarem seus shows e se posicionarem no mercado. - 17h00 – O que está por trás das crises de festivais de música? com Fabiana Lian.
Análise das dificuldades econômicas e logísticas que impactam a realização de festivais e shows, com foco na cena independente. - 18h00 – Subvertendo os Algoritmos: artistas queer na era do streaming com Dani Ribas.
Discussão sobre os desafios que os algoritmos de plataformas de streaming impõem aos artistas queer.
Shows
- 19h00 – “RÉVOLUTION” de L’homme Statue
Uma fusão de techno, funk e R & B, L’homme Statue reflete sobre imigração e liberdade em seu primeiro álbum SER. - 20h00 – “GANG BANG - Tributo ao NoPorn” com Filipe Catto, ALI, Jup do Bairro, Leon Franz, Getúlio Abelha, Laura Diaz e outros.
Celebração das pistas de dança e do espírito libertário de NoPorn, com performances de artistas que reverenciam seu legado musical.
Dia 14 de dezembro
Talks
Vitrine da Dança, 50 lugares, inscrições no local.
- 15h00 – “TRANSFUSÃO” de VIRIDIANA
Show que aborda vivências trans com pop eletrônico e referências à dança e moda. - 16h00 – “SONHOS ETÉREOS” com RETRIGGER, GARBO e VOTU
Baile punk pós-apocalíptico com performances explosivas, misturando o pop de Garbo, as paisagens futuristas de VOTU e os ruídos sonoros de RETRIGGER. - 18h00 – “SASKIA”
Saskia expressa toda a sua personalidade e irreverência em um show solo que reúne seus sons mais eletrizantes. - 19h00 – “DANCETERIA” com ALI
Performance que une arte e eletrônica, explorando paisagens sonoras obscuras e vanguardistas. - 20h00 – “KARINA BUHR”
Show explosivo de Karina Buhr, mesclando punk e rock, com uma presença cênica marcante.
Shows
- 15h00 – “TRANSFUSÃO” de VIRIDIANA
Show que aborda vivências trans com pop eletrônico e referências à dança e moda. - 16h00 – “SONHOS ETÉREOS” com RETRIGGER, GARBO e VOTU
Baile punk pós-apocalíptico com performances explosivas, misturando o pop de Garbo, as paisagens futuristas de VOTU e os ruídos sonoros de RETRIGGER. - 18h00 – “SASKIA”
Saskia expressa toda a sua personalidade e irreverência em um show solo que reúne seus sons mais eletrizantes. - 19h00 – “DANCETERIA” com ALI
Performance que une arte e eletrônica, explorando paisagens sonoras obscuras e vanguardistas. - 20h00 – “KARINA BUHR”
Show explosivo de Karina Buhr, mesclando punk e rock, com uma presença cênica marcante.
Dia 15 de dezembro
Talks
Vitrine da Dança, 50 lugares, inscrições no local.
- 14h00 – Remixando identidades: a cultura clubber e DJs na música underground com Camilo Rocha.
Reflexão sobre o papel do DJ na construção da cultura queer e a importância do remix na cena musical underground. - 15h00 – Para além dos códigos binários: Arte queer e Inteligência Artificial com Ive Rubini.
O impacto da IA na arte queer e nas práticas criativas dos artistas independentes. - 17h00 – Afinando a mente: saúde mental na indústria da música com André Alves.
Discussão sobre os desafios de saúde mental enfrentados por músicos, com foco no burnout e práticas de autocuidado. - 18h00 – Ficções Sonoras: Composições Dissidentes com Fausto Fawcett e Amara Moira.
Oficina para artistas que queiram mergulhar em narrativas queer.
Shows
- 18h00 – “NOITE ELÉTRICA” de Diameyka Odara
Em seu live set, Diameyka Odara explora sua ancestralidade com vocais poderosos e batidas intensas de house music, homenageando a comunidade ballroom black queer. - 19h00 – “JONNATA DOLL E OS GAROTOS SOLVENTES” ft. Verônica Valentino
Espetáculo catártico que explora novas fases criativas, com influências de punk e literatura beat, e uma performance intensa do vocalista Jonnata Doll.
Mostra de Videoclipes Queer View
A Vitrine da Galeria Olido, em São Paulo, recebe a Mostra Queer View, que apresenta videoclipes de artistas LGBTs e divergentes de todo o Brasil. Com o objetivo de visibilizar a diversidade da cena queer nacional, a mostra propõe um espaço de reflexão sobre as experiências e expressões artísticas que desafiam normas sociais, celebrando a criatividade e a autenticidade dos artistas.
CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE
Natania Borges
Música
01/12
Domingo 19h
Local: Teatro
60 minutos
+14 anos
Cantora e compositora de Salvador (BA) e atual residência na capital paulista, Natania Borges traz em suas músicas o afrobeat, R&B/Soul, ligadas à influências da música baiana e brasileira. A artista iniciou sua carreira em 2013, com especiais a grandes nomes da música brasileira; em 2016 ingressou na cena autoral possuindo em sua discografia as obras Encosto (2020), EP independente; Liberdade (2020) e Liberdade Deluxe (2021), disco visual lançado com a banda Azenza, ao qual foi finalista nos festivais Lift-Off Sessions Awards 2020 (UK) e m-v-f Awards 2020 (SP). Em 2021 encerrou a banda Azenza com o disco digital e em vinil ‘Liberdade Deluxe' e lançou no primeiro semestre de 2024 seu primeiro projeto solo junto à Natura Musical, o disco “I” (Uma/One), categorizado como “disco” de personalidade, segundo a crítica da revista O Grito - leia aqui. Natania já se apresentou em diversos festivais e feiras de música como: Marreco (2019); SIM São Paulo (Noite Timbre 2019), Som & Fúria (2020), Timbre (2019 e 2021); Baile Amor (2022); Festival CoMA (Showcase 2022) e Manso Festival (2023).
Eu Nunca
Teatro
10 e 13.12
20h
70 minutos
+14 anos
Grátis
Três amigos de vidas diferentes convivendo e dividindo intimidades até o limite do suportável na cidade grande. Três universos no mesmo apartamento. A ação é interna, a partir das lembranças, reflexões e críticas desses personagens. Com a participação do ator Ghilherme Lobo, de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho.