Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Programação de Janeiro - Centros Culturais
TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO
Arrumação
Música
24/01
Sexta 20h
Local: Teatro
70 minutos
Livre
Grátis
Show para celebrar um dos maiores compositores regionais da atualidade, Elomar Figueira Mello, que traz em seu repertório canções que misturam a música regional nordestina com o cancioneiro medieval de reis e princesas nos castelos. Nesta apresentação, a cantora Ojana Gouveia interpretará algumas das canções mais representativas do artista, como "Arrumação", "Curvas do Rio" e "Clariô". Além disso, serão convidados poetas e cancioneiros para fazer leituras de textos que demonstrem o ambiente de luta, fé, romance e devoção descrito por Elomar.
As Aventuras da Palhaça Testuda
Circo
26/01
Domingo 11h
Local: Lona Miss Jujuba
50 minutos
Livre
Grátis
Testuda é uma palhaça divertida, criativa e curiosa que ultimamente tem se sentido sozinha e entediada, pois não encontra mais amigos interessados em brincar juntos. Em sua lógica clownesca, acredita que foram hipnotizados pelas telas dos celulares e tablets. Inquieta com essa situação, utiliza da sua esperteza e criatividade para se divertir e acaba descobrindo um mundo de possibilidades, desde a invenção de brinquedos à comunicação com animais, histórias fantásticas e brincadeiras inventadas por ela mesma.
O Circo Fubanquinho
Circo
26/01
Domingo 16h
Local: Lona Miss Jujuba
50 minutos
Livre
Grátis
Espetáculo inspirado nas charangas, farsas e bufonarias. As músicas pontuam e costuram o enredo. Nele, dois palhaços, demitidos e expulsos do picadeiro, tentam se inserir a qualquer custo.
Cante Lá Que Canto Cá
Teatro Musical Adulto
26/01
Domingo 19h
Local: Teatro
50 minutos
Livre
Grátis
Mané Besta perdeu seu grande amor porque não conseguiu enxergar seus olhos; das mãos calejadas e das mãos preguiçosas de vergonha alheia; da cabeça que pensa onde os pés pisam; das reflexões do poeta e da arte de versejar; do coração que segue caminhos enviesados; do homem que tem por natureza os caminhos migrantes e, por fim, dos festejos poéticos dessa pátria chamada sertão, onde a palavra cantada, contada e encantada tornam-se a atmosfera principal de um encontro entre atores e público.
Da Cor de Cobre
Circo
30 e 31/01
Quinta e sexta 20h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Grátis
Releitura poética do auto do bumba-meu-boi, que apresenta histórias encantadas sobre alguns dos personagens existentes nesse folguedo. O auto do bumba-meu-boi visto de um lugar mágico através de uma brecha entre o mundo real e encantado, no qual Pai Francisco e Catirina podem transitar. Uma homenagem a todos os grupos existentes e resistentes da cultura tradicional brasileira.
POLO CULTURAL CHÁCARA DO JOCKEY
Férias Culturais
Infantil e Infanto Juvenil
9, 10, 14, 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24/01
10h às 17h
Local: Praça da Balança
420 minutos
Livre
Mais uma edição do programa Férias Culturais, parceria da Asa Esportes e Ação com a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Em janeiro, as crianças e suas famílias poderão aproveitar gratuitamente no Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey apresentações de mágica, teatro infantil, contação de histórias e muito mais.
À Riscar
Circo
18 e 19/01
Sábado e domingo das 16h às 18h
Local: Praça da Balança
60 minutos
Livre
Grátis
À Riscar é um número sobre cumplicidade e sobre a passagem do tempo entre três amigos que se divertem. Os artistas Marília, Dyego e Rodrigo imprimem desenhos no espaço e tempo da cena utilizando as técnicas mão a mão e barra russa.
Favela É
Exposição
19/01
Domingo das 13h às 18h
Local: Baia das Exposições
Duração: 60 dias
Livre
Grátis
A exposição propõe uma reflexão sobre narrativas da periferia tendo a fotografia como um observatório de hábitos e costumes, abordando o cotidiano e impactando políticas públicas de arte e cultura de rua das favelas de São Paulo, atuando como territórios de formação, produção e mobilização criativa.
Voltando a Ser Criança
Infantil / multilinguagem
26/01
Domingo das 12h às 17h
Local: Praça da Balança
Livre
Grátis
Prepare-se para reviver a alegria da infância com atividades que resgatam memórias afetivas e abrem espaço para as novas. Voltando a Ser Criança é uma celebração vibrante da arte junto à infância tradicional, que coloca as crianças como protagonistas através de brincadeiras, oficinas e intervenções artísticas. O evento conta com uma variedade de atividades projetadas para encantar e envolver o público de todas as idades, de forma livre e gratuita.
CENTRO CULTURAL OLIDO
Vila arte do Brincar
Intervenção artística
25/01
Sábado 15h
Local: Corredores
180 minutos
Livre
Grátis
Para celebrar o aniversário de São Paulo a Olido preparou uma surpresa para as crianças do território com Bolo, cama elástica, Infláveis, Pipoca, Algodão doce, Pintura facial, recreação recriando um clima de festa com a Cia Lune de teatro.
Originais do Samba
Música
25/01
Sábado 19h
Local: Sala Olido
90 minutos
Livre
Grátis
O Grupo segue firme e forte levando aos quatro cantos do País o Melhor do Samba Tradicional com Bigode (único remanescente e fundador do grupo), Juninho, Rogério Santos e Marcos Scooby. Por onde passam o povo cantam seus sucessos: Cade Tereza, Esperanças Perdidas, Assassinaram o Camarão, Falador Passa Mal, Tenha Fé, Do Lado Direito da Rua Direita e dezenas de outros. E em 2024, comemoram 60 anos de muito SAMBA e muitas histórias na nossa MPB e assinam o show - OS ORIGINAIS DO SAMBA - 60 ANOS, um show marcante e contagiante com a releitura de seus maiores sucessos.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA
Da Cor do Cobre
Dança
17 e 18/01
Sexta e sábado 19h
Local: Sala Cênica
60 minutos
Livre
Grátis
Releitura poética do auto do bumba-meu-boi, que apresenta histórias encantadas sobre alguns dos personagens existentes nesse folguedo. O auto do bumba-meu-boi visto de um lugar mágico através de uma brecha entre o mundo real e encantado, no qual Pai Francisco e Catirina podem transitar. Uma homenagem a todos os grupos existentes e resistentes da cultura tradicional brasileira.
Murta
Dança
31/01 e 01/02
Sexta e sábado 19h
Local: Sala Cênica
60 minutos
Livre
Grátis
Espetáculo solo de dança de Ester Lopes que tem como princípio motivador a ancestralidade e os meios de existir do corpo feminino periférico. Neste solo, Ester convoca e empresta seu corpo para a presentificação de todas as ancestrais que povoam suas lembranças, seja através de memórias vivas, seja através de relatos de familiares de mulheres que ela sequer conheceu, mas que são reconhecidas através de semelhanças físicas, sonoras e/ou gestuais: "as que vieram antes de mim, abrindo pequenas fagulhas no tempo". É através do espiralar do tempo e da polifonia simbólica da Oralitura, modos de comunicação performática teorizados por Leda Martins, que Ester desenvolve modulações e jeitos de registrar e resgatar corporalmente memórias: as que possuem nome e as que são ocultas e omitidas, mas comunicadas através dos mistérios do corpo, do olhar, dos gestos.
CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO
Exibição documentário “Largo do Paissandu - Onde o Circo se encontra” + Roda de Conversa
Circo / Audiovisual
08 e 15/01
Quarta 17h
90 minutos
Livre
Grátis
A exibição do documentário Largo do Paissandu - Onde o Circo se encontra + Roda de Conversa realizada no Centro de Memória do Circo é um evento com proposta educativa que busca disseminar e criar espaços de discussão e conhecimento da história do circo a partir de obras audiovisuais que preservam a sua memória.
O Largo do Paissandu era um importante ponto de encontro dos artistas circenses de todo Brasil, o evento conhecido como Café dos Artistas reunia artistas que buscavam emprego, empresários em busca de artistas para suas companhias.
Exibição do documentário Largo do Paissandu - Onde o Circo se encontra, seguida de roda de conversa mediada por Walter de Sousa. Nesta sessão teremos a oportunidade de assistir a entrevista com Maria de Lourdes dos Reis, nome artístico de Lana Campos, uma das primeiras mulheres a participar da luta livre no Brasil e com Eugênio Ledesma Ortiz, conhecido artisticamente como Yorga, dentre as várias atividades desenvolvidas no circo, foi contorcionista, acrobata, pirofagista, mágico, ventriloquista e engolidor de espadas, um dos últimos a praticar essa modalidade do faquirismo.
Direção: Marcelo Drummond
Montagem, finalização e autoração: Gabriel Fernandes
Realização: Pindorama Circus
Esse encontro faz parte do ciclo de formações do Programa Sou de Circo, programa de formação e experimentação profissional de jovens circenses em museologia e história do circo.
Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP)
Circo / Palhaçaria
20/01
Segunda 14h
Local: Vitrine da Dança (Av. São João, 473, Galeria Olido)
180 minutos
Livre
Grátis
O Centro de Memória do Circo recebe desde 2015 o Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP), coletivo independente formado por Alex Sandro Duarte, Camila Scatena, Cristiano Miranda e Rodrigo Bella Dona, que realiza encontros semanais, aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço e seu contexto em forma geral, tendo como objetivo proporcionar uma troca de ideias e informações sobre o universo da palhaçaria.
Atualmente os Encontros ocupam o espaço no Centro de Memória do Circo e dividem sua programação em cinco tipos de ações, sendo uma maneira de se aprofundar nas diversas formas de estudo. Sendo elas:
- Apresentações de números ou espetáculos (principalmente que estão em processo de criação), na sequência acontece uma roda de conversa, momento em que o artista recebe os feedbacks do público, instigando a criatividade do artista com novas ideias;
- Dia de convidados de notório saber: conversas com artistas que, através de suas vivências no mundo da palhaçaria, estão dispostos a trocar conhecimento sobre suas trajetórias na arte, suas pesquisas cômicas, seus trabalhos futuros, entre outros;
- Dia de filmes/documentários: a pesquisa acontece através de projeções de filmes e/ou documentários e ao final do encontro, o grupo forma uma roda de bate-papo para refletir sobre o que foi visto, aprendendo uns com os outros através da experiência individual de cada pessoa;
- Dia de Estudos Teóricos: lançamento de livros, conclusões de curso, dissertações, entre outros. Sempre no fim é feita uma conversa sobre o que foi apresentado, para o grupo se aprofundar na pesquisa demonstrada.
Picadeiro Aberto
Circo
27/01
Segunda 14h
120 minutos
Livre
Grátis
O Picadeiro Aberto é um evento que proporciona um espaço de encontro entre o circo e a rua, precisamente na rua Dom José de Barros, pouco antes do seu cruzamento com a Av. São João, local que abriga diversidade artística e cultural bastante complexa, integrando no mesmo espaço imigrantes, migrantes, grafiteiros, rimadores, dançarinos e artistas circenses. É nessa efervescência cultural e artística que o Centro de Memória do Circo abre o seu picadeiro para a cultura urbana do seu entorno, com competições artísticas, apresentações e jogos circenses.
Exposição Hoje Tem Espetáculo!
Circo / Exposição / Museologia
Segunda a sexta das 10h às 20h
Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs.
(Fecha às terças)
Livre
Grátis
A exposição “Hoje Tem Espetáculo!” tem curadoria de Verônica Tamaoki e projeto expositivo e gráfico de Carla Caffé. Já foi visitada por mais de 500 mil visitantes e ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, além de sala no térreo, estando dividida em três núcleos: Linha do Tempo, Famílias e Artistas de Destaque. Apresenta aspectos diversos da atividade circense representados em maquetes, e incorpora à área expositiva um espaço de convivência denominado Café dos Artistas. Possui cerca de 300 imagens de autores diversos, documentos tridimensionais e audiovisuais.
Visitas Mediadas à exposição Hoje Tem Espetáculo!
Circo / Exposição / Museologia
Segunda a sexta das 10h às 20h
Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs.
(Fecha às terças)
Livre
Grátis
A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas pelas exposições para grupos acima de 5 pessoas, e elabora atividades de acordo com o perfil do público. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com
A exposição “Hoje Tem Espetáculo!” tem curadoria de Verônica Tamaoki e projeto expositivo e gráfico de Carla Caffé. Já foi visitada por mais de 500 mil visitantes e ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, além de sala no térreo, estando dividida em três núcleos: Linha do Tempo, Famílias e Artistas de Destaque. Apresenta aspectos diversos da atividade circense representados em maquetes, e incorpora à área expositiva um espaço de convivência denominado Café dos Artistas. Possui cerca de 300 imagens de autores diversos, documentos tridimensionais e audiovisuais.
Visitas Mediadas às Reservas Técnicas do Centro de Memória do Circo
Circo / Museologia
Segunda à sexta das 10h às 18h
Livre
Grátis
A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas às reservas técnicas para grupos, de 5 a 10 pessoas. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com
CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES
Evento especial de Férias no CFCCT
Performance
26/01
Domingo 14h
Local: Área Externa
180 minutos
Livre
Grátis
Performance teatral que mistura arte cênica, dança, musicalidade e muita diversão em um mundo lúdico de encanto e fantasia. Uma performance colorida, de cortejo e teatralidade para celebrar as férias do CFCCT.
Diversão em Férias
Intervenção artística
26/01
Domingo 14h
Local: Área do Circo
180 minutos
Livre
Grátis
Alegria e magia para o universo infantojuvenil com brincadeiras, retrato humorístico, pintura facial, brinquedos e oficinas diversas.
Baile da Melhor Idade – O Retorno
Música
29/01
Quarta 13h
Local: Teatro
180 minutos
Livre
Grátis
Este evento especial foi concebido para reunir os munícipes em uma celebração repleta de alegria, dança e recordações. Com uma programação repleta de novidades, o baile apresenta música animada, danças envolventes e um ambiente acolhedor.
A Princesa e o Sapo
Teatro
31/01
Sexta 14h
Local: Biblioteca
60 minutos
Livre
Grátis
Com muito humor, poesia e cantigas de roda, dois atores fazem uma releitura da clássica história do sapo que foi transformado em príncipe após um beijo de amor, abordando temas como diversidade e inclusão social.
VILA ITORORÓ
Fuca Trio
19/01
Domingo 11h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
Com uma mistura envolvente de jazz, fusion, rock e música brasileira, o show Auto-Retrato em 3 Cores apresenta repertório instrumental que abrange suas composições próprias e releituras jazzísticas de consagrados compositores como Edu Lobo, Guinga, João Donato, Caetano Veloso e Chico Buarque, entre outros.
Duda Brack
Música
25/01
Sábado 19h
Local: Pátio de Casas
60 minutos
Livre
Grátis
Duda decidiu estruturar #Vozesolidão como um projeto vitalício, que sempre acontece independentemente do projeto autoral que ela esteja circulando no mercado e sem um repertório fixo. Esse show mostra Duda de forma nua e crua, cantando canções que ela ama, como se estivesse na sala de sua casa, gerando uma conexão de cumplicidade e proximidade com a plateia.
Tributo Elis Regina com Camila Lopez
Música
31/01
Sexta 19h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
Um espetáculo sobre a maior cantora de todos os tempos da música popular brasileira, a gaúcha Elis Regina. Camila Lopez e músicos recriam a formação clássica da banda que acompanhou Elis no aclamado Festival de Montreaux em 1979 na Suíça e fazem uma viagem no tempo em sua carreira. O espetáculo vem para contar essa história e mostrar o que Elis fez de melhor pelo Brasil.
CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA
Saudosa São Paulo
Contação de história
25/01
Sábado 15h
Local: Sala Multiuso
60 minutos
Livre
Grátis
A cidade de São Paulo e suas histórias culturais serão a discussão principal deste encontro entre uma avó que mora na capital e o seu neto que morou a vida toda em outro estado. O início deste diálogo vai começar já na estação de trem. Um misto de histórias e novas descobertas está para começar. Os ouvintes desta contação irão juntos descobrir através do olhar de uma senhora simpática uma São Paulo cheia de aventuras , cultura e desafios diários.
Tributo Adoniran Barbosa
Música
25/01
Sáb 14h
Local: Teatro
120 minutos
Livre
Grátis
Uma viagem ao som das músicas mais famosas de Adoniran. Gabriel Amaral atua profissionalmente como cantor e compositor desde 2014, com mais de uma década de vivência no cenário musical e artístico. Sua trajetória abrange uma diversidade de ritmos, incluindo MPB, sertanejo, rock e gospel, sempre com o objetivo de proporcionar ao público uma experiência única e memorável em cada apresentação.
Batalha dos Loko
Música
29/01
Quarta 20h
Local: Teatro
120 minutos
14+
Grátis
A Batalha dos Loko nasceu em 2015 e fomenta o encontro semanal de Hip Hop, poesias e batalha de rap. O evento acontece de forma independente, atribuindo sempre os quatro elementos, reunindo produtores culturais, músicos, atores, comunicadores e coletivos da região da Vila Formosa e de toda a Zona Leste.
Zl Comedy
Stand up
Quinta 30/01
20h
Local: Teatro
60 minutos
16+
Grátis
O Festival de Comédia promete arrancar gargalhadas do público com um time de peso liderado pelo talentoso Edu Montone. O evento contará com performances únicas e irreverentes dos comediantes Marcos Aguena e Celso Júnior, garantindo momentos de diversão e descontração.
Bailão da Vila Formosa
Dança/ Música
31/01
Sexta 15h
Local: Teatro
120 minutos
Livre
Grátis
Baile conduzido por Cloves Gonçalves Marques, morador da Vila Formosa com conhecimento de mais de 20 anos como Professor de Dança de Salão, além de coreógrafo profissional.
CENTRO CULTURAL SANTO AMARO
Mulheres Arpilleristas – Bordando Nossa História
Exposição
16 a 31/01
Abertura 19h
Local: Saguão Mário Thompson
Livre
Grátis
Peças confeccionadas com retalhos de tecidos e vários materiais têxteis que criam representações visuais de cenas cotidianas, históricas ou políticas. Arpilleras é uma arte têxtil originária do Chile caracterizada por ser um trabalho artesanal realizado principalmente por mulheres.
Duo Ana & Eric
Música
16/01
Quinta 19h
Local: Teatro Leopoldo Froes
60 minutos
Livre
Grátis
Ana & Eric é uma dupla brasileira baseada em St. John’s, Newfoundland & Labrador, conhecida por sua combinação única de bossa nova brasileira e indie-folk norte-americano. A dupla já se apresentou no Brasil, Europa e no Canadá, conquistando reconhecimento internacional. Em 2020 lançaram dois singles, "Hope" e "Lights My Way", seguidos do EP de estreia, que rendeu uma indicação ao ECMA Awards de 2021 e três indicações ao MusicNL Awards do mesmo ano.
Premiação – Destaques 2024 – Ideias da Sul
Multilinguagens
16/01
Quinta 20h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
120 minutos
Livre
Grátis
Esta é a décima edição do Prêmio Desenvolvimento, criado pela Revista Ideias da Sul. Uma revista com ênfase na divulgação das atividades que acontecem em São Paulo, principalmente na zona sul da cidade, com o intuito de celebrar as personalidades que foram destaque no ano anterior em diversas áreas.
Tão Tão Distante da Realidade
Teatro
25/01
Sábado 16h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Grátis
Personagens lendários como Bela Adormecida, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Rainha Má, Lobo Mau e outros saem dos contos de fada e são imersos em uma série de reality shows e mídias sociais. Em diversos momentos, as narrativas se cruzam e novas aventuras se desenrolam antes que o tempo de tela acabe.
Malabarindo
Circo
Domingo 26/01
Domingo 15h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Grátis
Neste show, Tico e Polenta se juntam aos sonhadores para agarrar sonhos com as próprias mãos. Entre brincadeiras, acrobacias e um piano de cauda filhote, os palhaços fazem malabarismos perigosos para se livrar das pedras do caminho e seguir com esperança de que este horizonte está mais próximo do que se pode enxergar. E que os sonhos podem, sim, ser realizados.
Dinho convida Nanny People
Stand up
30/01
Quinta 20h
Local: teatro Leopoldo Froes
60 minutos
16+
Grátis
Dinho Machado comanda a apresentação de stand-up trazendo humoristas diferentes a cada show. Em janeiro será a vez de Nany People retornar ao Teatro Leopoldo Fróes.
CENTRO CULTURAL PENHA
CINE CCP - Tropicália
Audiovisual
17/01
Sexta das 19h30 às 21h
Local: Teatro Martins Penna
12+
Grátis
Uma análise sobre o importante movimento musical homônimo, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil no final dos anos 1960. O documentário resgata uma fase na história do Brasil em que a cena musical fervilhava e os festivais revelavam vários novos talentos. Ao mesmo tempo, o Brasil sofria com a ditadura dos generais no poder, o que fez com que Caetano e Gil fossem exilados do país.
Festival Nego Dito
Música
19/01
Domingo das 15h às 20h
Local: Teatro Martins Penna
Livre
Grátis
Festival Nego Dito acontece em comemoração aos dois anos do Estúdio Nego Dito. Artistas e bandas que gravaram no estúdio participam do Festival que abarca diversas vertentes musicais: samba, funk, forró, rock e MPB. Uma celebração da diversidade da música brasileira.
CINE CCP - Brasil Indígena
Audiovisual
22/01
Quarta das 19h30 às 21h10
Local: Teatro Martins Penna
Livre
Grátis
O programa apresenta quatro visões particulares sobre o índio, dos anos 1960 até a virada do milênio. Āgtux traz, com um olhar sensível, às questões de terra que envolvem a nação Maxacali, de Minas Gerais. Jornada Kamayurá narra com delicadeza um dia na pequena nação de mesmo nome. Bubula, o cara vermelha retrata Jesco Von Puttkamer, cinegrafista das expedições dos irmãos Villas Bôas, com impressionantes registros de primeiros contatos com tribos. E Mato Eles?, filme seminal de Sérgio Bianchi, revela sua ironia ácida e provocativa ao investigar as últimas etnias existentes no Paraná no final da década de 1970.
Os Inocentes
Música
25/01
Sábado 20h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+12
Grátis
Uma das mais importantes bandas do punk nacional, Inocentes lança single novo, a versão acústica de "São Paulo", criada originalmente pela banda em 2001 no álbum “O Barulho dos Inocentes”. Além disso, apresenta alguns de seus clássicos.
Nelson Triunfo
Música
26/01
Domingo 17h
Local: Palco Deck
120 minutos
Livre
Grátis
O dançarino de breaking, músico e ativista social pernambucano vai falar sobre a cultura de rua, destacando episódios marcantes de sua trajetória.
Motesambaceso
Música
26/01
Domingo 19h
Local: Palco Deck
60 minutos
Livre
Grátis
Aliando instrumentos acústicos e digitais, o projeto consiste na criação de camadas musicais sobrepostas, acionadas por pedais, samplers ou controladores. Uma atmosfera sonora dinâmica com instrumentos de percussão que passeiam por rap, reggae e samba, criando ponte entre tecnologia de programações e a força e ancestralidade dos tambores, temperados com versos poéticos, afiados e reflexivos. Entre cordas, batuques, teclas e cantorias está Motesambaceso!
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE
Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Teatro
26/01
Domingo 11h e 15h
Local: Arena
80 minutos
Livre
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado, é uma fábula de amor impossível entre um gato e uma andorinha. É visto por todos os animais como mau. Apenas a Andorinha Sinhá não tem receio de sua presença e, dessa amizade, nasce um belo amor. Mas o romance entre os dois não é permitido, pois a velha lei diz: gato só pode se casar com gata e andorinha com andorinha.
Central Underground - Metal Punk Madness Vol. 4
Banda Rot
Música
26/01
Domingo 16h
60 minutos
Local: Anfiteatro
Livre
Grátis
Formada em 1990 em Osasco/SP, Rot é uma das bandas pioneiras do grindcore no Brasil e no mundo. Combinando hardcore/punk, metal extremo e influências industriais, a banda criou um estilo único que ainda serve de referência para o gênero. Seu som agressivo e ideológico, nascido do intercâmbio underground de fitas cassetes e fanzines nos anos 80 e 90, quebra barreiras e ressoa até hoje. No palco, entrega uma experiência visceral que mistura intensidade e história.
Central Underground - Metal Punk Madness Vol. 4
Banda Vazio
Música
26/01
Domingo 17h10
60 minutos
Local: Anfiteatro
Livre
Grátis
A sonoridade obscura do Vazio possui traços de música experimental e ritualística. A banda já se apresentou em festivais junto com grandes nomes da música extrema como Mayhem, Uada, Belphegor, Incantation, Krisiun, Crypta e Ratos de Porão, inclusive realizando uma turnê europeia com 23 shows em 2017.
Central Underground - Metal Punk Madness Vol. 4
Infamous Glory
Música
26/01
Domingo 18h20
60 minutos
Local: Anfiteatro
Livre
Grátis
Banda de death metal formada em São Paulo em 1999, com mais de 20 anos de carreira e uma discografia sólida, incluindo 3 álbuns de estúdio e participações em splits e compilações internacionais. Influenciados pelo old school death metal e pelas bandas escandinavas, o grupo já se apresentou ao lado de nomes como Dismember, Krisiun e Voivod. Em 2024 lançam seu novo álbum: Algor Mortis.
Central Underground - Metal Punk Madness Vol. 4
Agravo
Música
26/01
Domingo 19h30
60 minutos
Local: Anfiteatro
Livre
Grátis
Power trio feminino de São Paulo, formado em 2022, com som autoral e pesado que mistura punk rock, hardcore, metal punk e thrash metal. Com Amanda (guitarra/voz), Nicole (baixo/voz) e Camila (bateria), a banda traz riffs intensos e letras de protesto que abordam temas reais. Após lançar um EP em 2023, o grupo se prepara para gravar seu primeiro disco em 2024. Já se apresentou em grandes palcos de São Paulo e de outros estados, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, dividindo palco com bandas como Skarnio e Refugiadas. Não perca o show dessa explosiva mistura de atitude e música pesada!
Central Underground - Metal Punk Madness Vol. 4
Ódio Social
Música
26/01
20h40
60 minutos
Local: Anfiteatro
Livre
Grátis
Òdio Social é uma banda brasileira de hardcore punk formada no ano 2000 na cidade de São Paulo. Mostrando sempre muita energia em suas apresentações, tem letras que abordam temas como guerra, miséria, desemprego, corrupção etc.
CENTRO CULTURAL GRAJAÚ
O Resgate dos Bailes Black
Música
18/01
Sábado 14h
Local: Teatro
360 minutos
Livre
Grátis
O projeto é uma possibilidade de entender de onde vem todo o charme e swing da música negra, e como começaram as festas mais tradicionais de todas as comunidades periféricas do Brasil. O Baile Black é um evento que une a música negra e a dança com orgulho, como identidade do povo preto. Uma das principais manifestações do Movimento Soul. Os elementos tradicionais dos bailes dos anos 70, como a discotecagem, a dança, o estilo e o figurino, estarão presentes compondo a festa mais animada, elegante e colorida da cidade.
Keilla Regina, Sambas de Sucesso
Música
25/01
20h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Grátis
Keilla Regina, conhecida por sua voz potente, tem vários sucessos na carreira, em especial no samba romântico. Seu segundo álbum chega em maio de 2025. A cantora se destacou ao cantar Alcione - sua voz assemelha-se à da artista. Seu show intitulado "Simplesmente Marrom" foi um grande sucesso. Além dessa peculiaridade, Keilla Regina se mostra apaixonada pelo samba, tendo como referência consagrados expoentes, como Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Beth Carvalho e Jovelina Pérola Negra.
No show Sambas de Sucesso, além dos nomes acima, inclui sucessos do Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto e Arlindo Cruz.
Batalha Grajaú Rap City
Música
30/01
Quinta 18h
Local: Calçadão
240 minutos
Livre
Grátis
Uma das maiores batalhas de MCs do Brasil reúne mais de 8 mil pessoas em seus eventos, convidando nomes do rap nacional e novos artistas.
CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE
Trans Jazz by Divas
Música
25/01
Sábado 20h
Local: Teatro Décio de Almeida Prado
60 minutos
+14
Grátis
Performance musical que mergulha profundamente na herança cultural do canto negro norte-americano, homenageando as icônicas musas da black music. Este espetáculo celebra não apenas a beleza e a força das divas do jazz, mas também a resistência da comunidade LGBTQIAP+, conectando-se de forma especial ao mês da Visibilidade Trans e ao aniversário de São Paulo. Idealizado por Paola Valentina Xavier, cantora e compositora travesti, o projeto transcende a música. É uma homenagem às grandes divas como Ella Fitzgerald, Mahalia Jackson e Billie Holiday, e uma celebração da memória e do legado cultural.
Bendita Sois Entre as Mulheres
Teatro
29/01
20h
Local: Teatro Décio de Almeida Prado
90 minutos
+16
Grátis
Baseado no texto de Vana Medeiros, a peça é uma jornada pelos momentos mais marcantes da vida de Renata Peron. Desde a perda precoce de sua mãe e os desafios enfrentados durante a juventude em Juazeiro da Bahia, até os episódios de transfobia e violência que viveu em São Paulo, o espetáculo narra a batalha de Renata para se afirmar como uma artista transexual em um país onde a violência contra pessoas trans é uma triste realidade.
Uma Breve História da Imprensa LGBT+ no Brasil
Audiovisual
26/01
Domingo 18h
Local: Teatro Décio de Almeida Prado
110 minutos
+18
Grátis
Uma Breve História da Imprensa LGBT+ no Brasil é um longa-metragem documental, com duração de 1h50, escrito, produzido e dirigido pelo cineasta paulistano Lufe Steffen. O documentário traça uma linha do tempo cronológica apresentando os veículos da imprensa brasileira que foram realizados dentro do universo LGBTQIA+, desde 1963, com o surgimento do fanzine carioca O Snob, até os dias de hoje, com a pluralidade de portais na internet, passando por momentos importantes como o jornal Lampião da Esquina, a Coluna do Meio, o fanzine de temática lésbica ChanacomChana, as revistas Sui Generis e G Magazine, entre muitos outros.
Bicha Oca
Teatro
30/01
Quinta 20h
Local: Teatro Décio de Almeida Prado
60 minutos
+18
Bicha Oca é uma peça de conteúdo gay produzida na cidade de São Paulo em 2009 e elaborada a partir de contos homoeróticos do autor pernambucano Marcelino Freire. Traz à cena Seu Alceu, um homossexual envelhecido que, ao revisitar seu passado e suas histórias, nos permite mergulhar numa crítica sobre os hábitos dos homossexuais, expondo sem concessões um mundo solitário, cruel e assustador da velhice gay e seu diálogo com as questões amorosas e sexuais.
Monstros
Teatro
31/01
Sexta 20h
Local: Teatro Décio de Almeida Prado
80 minutos
+16
Leo é professor de natação em uma escola infantil e tem a intenção de adotar uma criança. Ao conhecer Téo, um menino abandonado que tem uma cicatriz no rosto, ele decide que ali está a criança que quer adotar. Esse mote é suficiente para escancarar vários tipos de preconceitos: por um lado, seu marido não aceita que se adote uma criança que não se pareça com eles e que tem uma cicatriz no rosto. Por outro, a sociedade repele a atitude de Leo por ele ser gay.
CENTRO DE CULTURAS NEGRAS
Encontro de Bambas - Convida Projeto O Samba
Intervenção artística
25/01
Sábado 16h e 19h
120 minutos
Livre
Grátis
Promover a integração dos moradores com os equipamentos públicos, evidenciar as obras de compositores sambistas, através de vozes de sambistas convidados: estas são as propostas do Encontro de Bambas, que recebe em janeiro Biro do Cavaco e Projeto O Samba
Clã Beats e Poesia
Música
26/01
Domingo 15h
90 minutos
Livre
Grátis
Sarau Clã Beats e Poesias tem como objetivo desenvolver entretenimento através de músicas afro, afro beat, jazz, soul, funk, samba rock, black, charme e rap . Nasceu dos encontros de Hip Hop no Centros de Culturas Negras.