Secretaria Municipal de Cultura
Programação de Novembro - Centros Culturais
CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA
Antes do Presente
Dança
06 a 09/11 e 13 a 16/11
19h
60 minutos
Livre
Grátis
Antes do Presente, a mais recente criação da Cia Artesãos do Corpo, celebra os 25 anos de existência do grupo trazendo para o palco um mergulho no universo da Arqueologia através do despertar do corpo, do espírito, da curiosidade, do tempo que resta, da parte que falta. Lacunas, vestígios e vazios buscam traduzir no corpo uma ideia de temporalidade fluida onde passado, presente e futuro são borrados e onde as fronteiras e territórios revelam delimitações flexíveis.
Tudo o que a Boca Come
Dança
20 a 23/11
19h
60 minutos
Livre
Grátis
Tudo que a Boca Come tem como ponto de partida dois mensageiros sagrados. No espetáculo, a representação de Jesus traz consigo a poesia marginal e Exu faz da capoeira sua forma de se comunicar corporalmente. Colocando uma lupa no momento em que a boca da periferia não comeu, o trabalho olha para os entregadores de delivery e se reconhece no povo que alimenta o outro e continua de barriga vazia. Usando a frase de mestre pastinha: “Capoeira é tudo que a boca come”. Assim, o espetáculo de dança se alimenta de saberes ancestrais em um trabalho único e potente. Trazemos, então, a capoeira como dança, e com o Corpo IÊÊ, encontramos nesse espetáculo caminhos corporais únicos.
Bluesman: Vozes em Movimento
Dança
28 e 29/11
19h
60 minutos
Livre
Grátis
Uma poderosa e evocativa obra coreográfica da companhia de dança Lonan. Integrando discursos inspiradores que vão de Malcolm X a Racionais, com a expressão física da dança contemporânea e danças populares, o grupo celebra a resiliência e a luta dos negros ao longo do tempo. Esta performance amplifica suas
vozes em um palco global, atravessando fronteiras geográficas e temporais, desde os Estados Unidos até o Brasil. É uma poderosa homenagem aos líderes e ativistas que moldaram a história e continuam a inspirar a luta por justiça e igualdade.
CENTRO CULTURAL SANTO AMARO
Cabeça oca - Cia Talagadá
Teatro
01 e 03/11
15h, 18h e 20h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
+14 anos
Grátis
Destinado ao público adulto, “Cabeça Oca” é uma metáfora às atitudes desprovidas de razão. Trata-se de um espetáculo híbrido, rico em plasticidade que, além de bonecos, utiliza-se de máscaras e vídeo. Por meio de poéticas visuais, transita entre o real e o imaginário em cenas criadas independentemente, mas que dialogando entre si numa estética influenciada pelo surrealismo e outras vanguardas do século XX, nas quais, algumas das maiores adversidades nas relações humanas, tais como a opressão, violência, intolerância, preconceito e alienação são tratados de forma onírica e lúdica.
Violas brasileiras
Música
05 e 06/11
18h30
Local: Teatro Leopoldo Froes
120 minutos
Livre
Grátis
O projeto tem como objetivo principal abrir espaço para o protagonismo da família das violas brasileiras, devido ao número imenso de instrumentistas, com suas ricas e singulares linguagens. Os violeiros Wilson Dias, Ivan Vilela, Bruno Sanches, Moreno Overá e Mel Moraes apresentarão o melhor de seu repertório, e receberão Hugo Lins com suas violas dinâmicas e eletrodinâmicas de sonoridade nordestina.
Exposição – Santo Amaro nas Lentes de Suelen Sécio
Artes visuais
06/11 a 05/12
Abertura: 15h
Local: Saguão Mário Thompson
Livre
Grátis
Santo Amaro é conhecido por ser a terra dos “botinas amarelas”. Antes de ser um dos bairros mais marcantes da cidade, Santo Amaro foi uma cidade. Mesmo após a junção com a cidade de São Paulo, a região continuou a manter suas tradições culturais e religiosas, bem como arquitetura e história. As fotos eternizam a paisagem humana, natural e construída do bairro.
Um Despertar
Intervenção artística
06/11
Quarta 10h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Grátis
Em Um Despertar, Eduardo Rozendo desperta o público para o universo do aparentemente impossível apresentando um espetáculo de improvisos divertidos, interação, magia, música e muito humor.
Quem Casa Quer Casa
Teatro
08/11
Sexta 19h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Grátis
Comédia teatral escrita por Martins Pena em 1845 que conta o dia a dia de uma família que vive em desarmonia. Morando na mesma casa, Fabiana (a sogra), Paulina (a nora), Eduardo (o genro), Olaia e Sabino (os filhos) e Nica (a vó) sempre estão em conflito devido aos seus gostos, costumes e desejos.
Doa-se um Sofá Verde Menta
Teatro
09/11
20h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
+12 anos
Três personagens enamorados percorrem um lúdico bazar de doações e compreendem que, assim como os objetos ali presentes, eles também foram passados adiante. Enquanto transitam pelo bazar, estas três figuras vivenciam as dedicatórias contidas em cada um dos itens do local, reconstruindo ludicamente suas histórias, percorrendo brechós, cafeterias e festas de casamentos.
OSL – Orquestra de Cordas
Música
10/11
Sábado 11h
Local: Teatro leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Grátis
A orquestra é uma criação de Silvia Luisada, que tem residência no Teatro Paulo Eiró com a Orquestra Filarmônica de Santo Amaro (Ofisa).
Senhor Sonho
Teatro
13/11
Quarta 15h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Grátis
Levando-o de volta ao passado, à mesma casa onde viveu tantas memórias, Seu Neno tem a oportunidade única de dialogar consigo mesmo quando criança, relembrando quem ele foi um dia e resgatando seus mais preciosos sonhos de infância.
Eles não vivem sem mulheres
Teatro
20/11
Quarta 20h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
+16 anos
Grátis
Marcos, um mulherengo incondicional, vê sua vida transformar-se ao conhecer Ana. Ele apaixona-se loucamente e muda a sua vida na totalidade sem sequer se aperceber, pondo Ana sempre em primeiro lugar em tudo. Cinco anos mais tarde, ela rompe a relação. Tomando conhecimento do assunto, os seus 5 amigos de infância e companheiros de vida decidem abandonar seus afazeres para dar uma força ao amigo por uma semana e é aí que começa a aventura.
Pés na estrada
Circo
21/11
Quinta 10h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Grátis
Três palhaços estão com os pés na estrada: Casimira, Bob e Bu, por onde passam levam alegria, e diversão. Usando de objetos inusitados e brincadeiras para promover um jogo interessante e instigar a imaginação do espectador, o espetáculo viaja pelo mundo da imaginação e universo circense.
Cambalhota Musical
Teatro
29/11
10h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Grátis
Uma viagem pelo universo sonoro e do movimento. De maneira lúdica e divertida, convida todas as pessoas para participarem deste encontro com diversas brincadeiras sobre o "SOM" , suas características e possibilidades. O grupo, criado e idealizado pela musicista e educadora Renata Espoz (Chile), pesquisa a musicalidade na infância e procura conectar a criança com a expressão musical e corporal. Com Casa do Batuque Produções.
Tagh Convida
Música
29/11
Sexta 19h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Tagh convida artistas independentes para uma experiência de ensaio/show aberto. Um festival vibrante com performances intensas de artistas do movimento hip hop.
Movimentart apresenta: Os Saltimbancos
Teatro
30/11
Domingo 19h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Grátis
O espetáculo conta a história de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata) que são maltratados por seus donos e resolvem se unir para dar um novo rumo às suas vidas. Durante a encenação, o Jumento encontra no caminho seus companheiros de jornada e, então, montam um quarteto musical.
TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO
Camila Sá
Música
08/11
Sexta 20h
Local: Palco
60 minutos
Livre
Grátis
Show que anuncia a chegada do segundo álbum musical da artista e compositora Camila de Sá, de raízes nipo-caboclas nascida no ABC Paulista, que canta para lembrar-se natureza, acompanhada de Erica Navarro (cello), Andressa Brandão e Airam Mares (percussões), Amabile Inaê (vozes e ganzá) e participações especiais de Tayli Galvão (dança) e Japonego (Taikôs e flautas).
Intervenção Crochê - Mundo da Sheila
Artes visuais
09 e 10/11
10h às 15h
Local: Parque Daniel Marques
300 minutos
Livre
A Performance de crochê pretende fazer trabalhos manuais criativos e sustentáveis, mostrando como se pode dar novos usos a materiais que muitas vezes são vistos como resíduos sem valor.
Fugindo pro Canavial o Preto se Libertou
Dança
10/11
Domingo 11h
Local: Parque Daniel marques
120 minutos
Livre
Grátis
Uma performance artística que resgata e contextualiza o início do processo libertário dos escravizados no Brasil, através das músicas, dos movimentos expressivos e acrobáticos da Capoeira. Que une e integra a comunidade de forma circular, compartilhando saberes ancestrais que fortalecem a identidade do povo preto.
O Circo Chegou
Circo
Domingo 10/11
16h
Local: Lona Miss Jujuba
50 minutos
Livre
Uma grande metáfora da vida do ser brasileiro: lutas e dificuldades. Porém, mesmo com tudo isso, jamais perde a esperança e a alegria de viver. Por isso que as peripécias do Mágico Kandac, Palhaço Vavá e a malabarista Cindy vão de encontro ao imaginário de toda criança, que é acima de tudo: ser feliz.
O Artista Presente
Artes visuais
16 a 30/11
10h às 19h
Local: Saguão Teatro Flávio Império
Livre
A exposição apresenta de forma livre obras de arte produzidas por Romison, usando a técnica de óleo sobre tela e desenvolvendo percepção, emoção e inteligência. E possibilitando o convívio com o artista e para muitos o primeiro contado com a arte.
XIV Circuito de Teatro em Português
A Mesa
Teatro Adulto
16/11
Sábado 20h
Livre
Grátis
À Mesa (Last Supper) é um espetáculo original/criado a partir dos cadernos O Codex Forster I, II,III de Leonardo da Vinci: um dos mais importantes e versáteis artistas da Renascença italiana que dominou vários campos do saber. O Homem ocupa, situa, prepara, serve, põe, senta-se, sobe, deita-se, expõe, vira a mesa. É um convite à reflexão sobre os conceitos de Humanidade e da Liberdade. O espetáculo transporta o carácter crítico, construtivo e inventivo de Leonardo da Vinci para os nossos dias: Que assuntos importantes queremos colocar em cima da Mesa?
XIV Circuito de Teatro em Português
O Portal Encantado
Teatro para Bebês
17/11
Domingo 11h
Local: Teatro
40 minutos
Livre
Grátis
Espetáculo teatral sensorial e lúdico, especialmente concebido para bebês e crianças de até 6 anos de idade, acompanhados por suas famílias. Sem a necessidade de muitas palavras, a peça leva os espectadores a uma viagem mágica pelo universo, desde a criação dos átomos até a exuberância da floresta amazônica. Utilizando elementos do teatro de animação e bonecos, combina a visão científica ocidental com o imaginário indígena brasileiro, apresentando mitos e lendas da Amazônia, como o boto, o curupira e a boiuna.
XIV Circuito de Teatro em Português
Sankofa
Teatro Adulto
19/11
Terça 20h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Grátis
Escrito e interpretado pelo ator André D Lucca e dirigido por Mawusi Tulani, aborda o letramento racial e demonstra a urgência pelo resgate da ancestralidade. Na trama, uma jornada emocionante e transformadora pela história e pela cultura afro-brasileira. Inspirado nos legados do Teatro Experimental do Negro (TEN) e na filosofia do adinkra Sankofa, o espetáculo convida a mergulhar nas profundezas da herança africana, repleta de saberes ancestrais, mitologias fascinantes, figuras históricas e tradições enraizadas. Sob o comando de André D Lucca.
Encontro de Raças - Thaíde
Música
20/11
Quarta 10h às 20h
Local: Parque Daniel Marques e Teatro
Livre
Grátis
O Instituto Entre Jardins é uma instituição que trabalha com as vertentes cultural e social na região do Cangaíba. Há doze anos realiza atividades que abrangem crianças, adolescentes e jovens de periferias, com oficinas, batalha de rima, festivais de músicas e grafite, além de realizar entrega de cestas básicas, auxílio com demandas estruturais e de saúde. O Encontro de Raças apresenta os 4 elementos do hip hop, enaltecendo a cultura preta e periférica com grafite, street dance, discotecagem e rap. Para este dia temos o Thaíde como atração principal.
A Gente não Fala Errado, Viramos Brasileiros
Dança
21/11
Quinta 20h
Local: Teatro
80 minutos
+14 anos
Grátis
Ninguém fala errado. As pessoas são condicionadas a corrigir o seu modo de falar. De tal maneira, a língua portuguesa não é predominante, mas predomina uma grande massa excluindo, desapropriando e invisibilizando raízes linguísticas. Por ora, reafirmando o sistema. É um tempo que não avança, que se instaura naquele momento presente que só rememora o passado, pois é sobre o que estamos falando, o presente e o passado. A ideia de futuro que norteia as gerações está estagnada aos meios tecnológicos de comunicação. O povo está condicionado a ver formas ideais, a produzir e a não pensar mais. A igreja domina até hoje com diversas formas de manipulação. Descatequisar é preciso, descolonizar é necessário, pois, “a gente não fala errado, viramos brasileiros”
Base - Corpografia Marginal
Dança
22/11
Sexta 20h
Local: Teatro
60 minutos
+14 anos
Grátis
O que vem depois do Manifesto? O que nos resta a fazer depois que ganhamos voz e espaço? Quais são as bases que nos mantêm firmes ? Estas são algumas das reflexões que o novo trabalho da Unity Warriors traz para a cena, num vocabulário gestual construído a partir das histórias e movimentações existentes nas rodas de danças urbanas e populares vivenciadas por corpos pretos e periféricos.
Oyá Por Elas
Teatro Adulto
24/11
Domingo 18h
Local:Palco
45 minutos
Livre
Grátis
O espetáculo de dança Oyá por Elas traz no gesto, na dança, no canto e na oralidade a poderosa narrativa de Oyá, divindade Yorubá associada ao vento, às águas e ao fogo. A mulher da mutabilidade que se transforma em borboleta e búfalo, a senhora do tempo que traz a brisa e a tempestade, a guerreira sagaz que maneja a espada, a flexa e o eruexim, instrumento sagrado que confere poderes sobre o mundo dos vivos e dos mortos. Com direção artística de Kelly Santos e direção musical de Loiá Fernandes, o espetáculo passeia por diversos ritmos da diáspora negra, que vai das sonoridades advindas do candomblé Ketu, passando pelo Bumba-Meu-Boi maranhense, até a América Central, com a dança tradicional de Porto Rico, Bomba, em que a dançarina comanda as batidas dos tambores com os movimentos de seu corpo e da saia.
O Subnormal, Uma História de Baixa Visão
Teatro
23/11
20h
Local:Palco
60 minutos
Livre
Grátis
Em cena, o ator Cleber Tolini conta sua trajetória artística entre São Paulo e Rio de Janeiro, quando aos vinte e quatro anos descobriu um tumor no cérebro. Após uma neurocirurgia, tem seu nervo ótico afetado, ficando com 20% de visão, ou seja, Visão Subnormal, também conhecida por Baixa Visão.
Tão Somente Meninos
Teatro Adulto
09/11
Sábado 20h
Local:Palco
45 minutos
Livre
Na trama, um encontro de 50 “meninos velhos” em volta de um poço, onde histórias, desejos, medos e sonhos são colocados à tona. A história desses órfãos é real: tinham de nove a onze anos, negros em sua maioria, todos retirados do Educandário Romão de Mattos Duarte, no Rio de Janeiro, sob a guarda do Juizado de Menores do Distrito Federal, e levados para uma propriedade privada em Campina do Monte Alegre, São Paulo. Por uma década, essas crianças foram submetidas, sem remuneração nem estudo, a condições sub-humanas em longas jornadas de trabalho agrícola e pecuário, em fazendas de membros da Ação Integralista Brasileira, movimento político brasileiro ultranacionalista, conservador e tradicionalista católico de extrema-direita, inspirado no nazifascismo.
III FLICANGA
A III Flicanga - Festa Literária do Cangaíba acontece entre 28 e 30 de novembro no Teatro Flávio Império, no bairro do Cangaíba, zona leste de São Paulo, dando continuidade a ações que promovem o livro, a leitura e a escrita, que reverberam na programação desde a primeira edição do festival, em 2022.
Potente, com grande alcance de público, mídia e coletivos locais, a edição de 2024 tem como tema “Tecituras Poéticas”, linhas imaginárias que formam um tecido de temas transversais à cultura, com questões de gênero, raça e liberdade. A parceria é com o Coletivo Ponto Com Nó, a fim de fortalecer e valorizar as manualidades por meio da transversalidade de linguagens e de formatos..
A programação é composta por intervenções, saraus, debates e apresentações musicais e teatrais, acontecendo em diversos horários no decorrer dos três dias de celebração. Este material impresso te coloca por dentro de tudo que vai acontecer.
QUINTA-FEIRA
Sarau na Cozinha
Sarau literário, audiovisual, musical e gastronômico com o preparo de receitas de culinária popular, apresentação artística, exibição de curta metragem e de vídeos do coletivo e ainda discussão de temas da atualidade. Apresentado pelo ator Andrio Cândido e pela poeta Nathielly Janutte, interpretações, poesias críticas e reflexivas e músicas autorais compõem o sarau que terá um prato preparado ao vivo pelo apresentador e cozinheiro Dosca.
28/11 / 10h / 240 min / 60 min / Livre / Grátis / Sarau
Local: EE Dr. Vital Fogaça de Almeida
Palavras Afiadas com Queila Rodrigues
Palavras Afiadas - Poéticas Têxteis, com Queila Rodrigues, é Inspirada pelas fiandeiras de palavras. A proposta desta vivência é puxar um fio da meada para fazer um breve retorno às memórias/raízes em busca de reencontrar palavras que rodeiam pelos tantos caminhos até aqui e, a partir delas, de ponto em ponto, seguir tecendo mais um retalho poético dessa jornada.
28/11 / 10h / 180 min / Livre / Grátis / Vivência
Local: Lona Miss Jujuba - Teatro Flávio Império
Público alvo: +14 anos / vagas: 20 pessoas
Poesia Canção
Uma poeta e uma musicista criam um espaço no qual a poesia conduz o encontro, saltando para as mãos dos participantes música, brincadeiras em torno dela e a poesia. Aqui, as próprias crianças recitam as poesias escolhidas. Músicas como Vogais, Iapo e Galeria do Povo são dançadas com percussão corporal.
28/11 / 14h / 60 min / Livre / Grátis / Música
Local: Palco Teatro Flávio Império
A Escrita e Seus Sabores
Gênero, raça e linguagem: é com essas premissas que a escritora, poeta e agitadora cultural Jô Freitas estrutura esta mesa de bate-papo, pensando a escrita e seus sabores a partir da região. Jô convida Rebecca Aletheia, escritora viajante que já explorou diversos países africanos e escreveu o livro "Escreviver: Cartas de uma Viajante Negra ao Redor do Mundo", e também a escritora Enia Lipanga.
28/11 / 18h / 60 min / Livre / Grátis
Formato híbrido: instagram e facebook @teatroflavioimpério e palco Teatro Flávio Império
Ao som do Berimbau
Proposta musical de voz, percussão e dança com interatividade do público. As músicas cantadas são de composição do artista Pedro Peu, que tem como fonte de inspiração a Capoeira Angola, a música percussiva e as danças afro-brasileiras que fazem parte do seu modo de vida em conexão com sua ancestralidade.
28/11 / 20h / 60 min / Livre / Grátis / Música
Local: Palco Teatro Flávio Império
SEXTA-FEIRA
Sarau na Cozinha
Sarau literário, audiovisual, musical e gastronômico com o preparo de receitas de culinária popular, apresentação artística, exibição de curta metragem e de vídeos do coletivo e ainda discussão de temas da atualidade. Apresentado pelo ator Andrio Cândido e pela poeta Nathielly Janutte, interpretações, poesias críticas e reflexivas e músicas autorais compõem o sarau que terá um prato preparado ao vivo pelo apresentador e cozinheiro Dosca.
29/11 / 10h / 60 min / 240 min / Livre / Grátis / Sarau
Local: EE República do Uruguai
Infinita
Livremente inspirada no conto “A Infinita Fiandeira", de Mia Couto, a peça conta a história de uma aranha que não faz teias pela sua função ou utilidade, mas sim pela arte. Mistura teatro de máscaras e de objetos e é costurada pela narração. A peça tem dramaturgia e atuação de Magê Blanques, do Coletivo Foca, e direção de Caio Franzolin, da Próxima Companhia.
29/11 / 14h / 50 min / Livre / Grátis / Teatro
Local: Palco Teatro Flávio Império
Brasil e África – As travessias do Slam
Como ocorrem as organizações dos slams em Moçambique, Angola e Brasil? Para essa palestra, representantes dos três países debatem os desafios e soluções encontrados para realizar eventos de poesia falada em seus territórios. Blenda Santos é poeta, arte-educadora e produtora cultural, nascida e criada em Aracaju, Sergipe. Kiaco Zambo, nascido em Luanda, Angola, é poeta, slammer, ator e empreendedor. Hamilton Chambela nasceu em Moçambique e também é poeta e slamer. A mediação do encontro é do poeta Emerson Alcalde.
29/11 / 18h / 60 min / Livre / Grátis / Palestra
Formato híbrido: instagram e facebook @teatroflavioimpério e palco Teatro Flávio Império
Slam da Guilhermina
Evento que ocorre há 12 anos na praça anexa à estação de metrô Guilhermina-Esperança, reúne slammers que performam seus poemas autorais sem a utilização de música, figurino e adereços e são avaliados por cinco jurados escolhidos na plateia. Cada apresentação pode ter no máximo 3 minutos de duração. São três rodadas. O campeão leva para casa livros, brindes, participação na antologia poética do projeto e vaga para a grande final do ano.
29/11 / 20h / 120 min / Livre / Grátis / Slam
Local: Palco Teatro Flávio Império
SÁBADO
Jardineiro, Poeta e Vento
O autor conta sua trajetória como jardineiro, músico e poeta. Fala dos causos, personagens e histórias que ajudaram a construir sua poética. Vivendo em uma urbanicidade onde os personagens pouco podem se expressar, neste jardim elas florescem e ganham visibilidade. A mulher protagoniza sua história, o futebol avança como meio social, o galo vive na periferia tentando sobreviver e o jardim floresce pelas mãos de trabalhadores que plantam e cultivam suas histórias de vida.
30/11 / 11h / 60 min / Livre / Grátis / Sarau
Local: Lona Miss Jujuba - Teatro Flávio Império
Sarauzim
Festa da poesia para a molecada. Palco aberto, microfone nas mãos, crianças no centro como protagonistas da intervenção. Pode cantar, ler, recitar, brincar de trava-línguas, cirandar e dançar. De maneira espontânea, inclusiva e interativa, com muita brincadeira, lirismo e alegria. Poemas, músicas, cantigas e apresentações que valorizam o improviso, a interação e a troca poética.
30/11 / 14h / 60 min / Livre / Grátis / Sarau Infantil
Local: Lona Miss Jujuba - Teatro Flávio Império
Borboletrando
Show musical que convida o público a brincar com as palavras. Com repertório diverso que vai do baião ao rock and roll, e cheio de brincadeiras que valorizam a cultura popular brasileira, é um projeto da Trupe Borboletras, de autoria de Alba Brito e Gizele Panza, tendo sua pesquisa alicerçada no brincar e nas linguagens da música, do teatro e da contação de histórias.
30/11 / 15h / 60 min / Livre / Grátis / Música
Local: Palco Teatro Flávio Império
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Espetáculo musical cômico-fantástico baseado na obra de Machado de Assis, dirigido e adaptado por Regina Galdino e interpretado por Marcos Damigo. Foi indicado aos prêmios APCA e Aplauso Brasil como melhor ator. Utilizando trechos do próprio livro intercalados por canções originais, a peça traz o icônico defunto para revelar, com humor, os comportamentos de uma elite que, desde o século 19, tenta se equilibrar entre o desejo liberal e a prática escravocrata.
30/11 / 20h / 85 min / Livre / Grátis / Teatro adulto
Local: Palco Teatro Flávio Império
VILA ITORORÓ
WYL - Universo Melodia
Música
01/11
Sexta 19h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
O show Universo Melodia passeia pela poesia e musicalidade produzida pelo eterno Negro Gato em sua travessia constituída entre o morro e o asfalto. Canções, composições clássicas, releituras de grandes parceiros, histórias, intensidade e afeto fazem parte do lindo repertório apresentado nesta celebração ao Inclassificável Pérola Negra.
Exibição do filme Veraneio: Uma Antologia Negra
Música
07/11/2024
Quinta 19h
Local: Palco Éden
120 minutos
+14 anos
Grátis
Entre no ritmo da história da festa Veraneio, que é muito mais do que apenas música: é a celebração da herança e do legado dos DJs da família Pereira. O encontro do presente, passado e futuro, que conta a história de uma cidade de São Paulo negra, dançante e criativa através do som.
Arrumadinho
Música
08/11
Sexta 19h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
Sinopse: Forró pra Juntar é um coletivo que nasceu com o objetivo de valorizar as tradições nordestinas e promover a diversidade no cenário do forró. Formado por músicos experientes, o grupo se uniu a partir do projeto contemplado pela 4ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Forró. Com uma sonoridade autêntica, baseada na Rabeca e no Pife, o grupo realiza shows e oficinas gratuitas pela cidade de São Paulo, levando inclusão e cultura popular para públicos diversos
Cronistas da Cidade com Dani Mattos
Música
09/11
Sábado 19h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
O espetáculo tem caráter didático e informativo sem perder a informalidade e o humor; características das apresentações do grupo. É comum que as pessoas interajam complementando alguma informação, cantando e dançando junto às canções do repertório. Esta afinidade é o mote do projeto Adoniran, Vanzolini, Cronistas da Cidade, que alia ao repertório musical a poesia de Vanzolini e a invenção de Adoniran, as personagens e os diálogos cômicos para o rádio.
Duo Conversa Brasileira (Parceria)
Música
10/11
Domingo 11h
Formato: Presencial
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
O duo Conversa Brasileira, formado por Vaisy Alencar (clarinete/clarone) e Marcos de Sá (acordeon/piano), faz o show de estreia de seu primeiro álbum "Prosas", com um repertório que coloca o acervo brasileiro de música de câmara e peças de compositores populares arranjadas para a sua instrumentação. A apresentação traz obras de Léa Freire, Sivuca, Carol Panesi, Villani-Côrtes, Luísa Mitre e Fabio Leal.
Cumbia Calavera
Música
16/11
Sábado 19h
Formato: Presencial
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
Grupo latinoamericano que propõe uma releitura instrumental de cumbias clássicas e que apresenta também composições próprias, difundindo melodias e elementos rítmicos da cumbia chicha, da cumbia colombiana e da música folclórica andina. Formada por integrantes vindos de diversos países como Argentina, Brasil,Chile, Cuba, Togo e Uruguai, o grupo se apresenta de forma performática, baseada na iconografia da Fiesta de los Muertos do México. Devido a seu repertório cativante e a sua formação de fanfarra, o grupo promove um divertido show atrativo para todas as idades. A Cumbia Calavera celebra a vida e reconhece a morte, derrubando fronteiras e aproximando culturas através da arte.
Acarahyba Trio
Música
17/11
Domingo 11h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
O Acarahyba Trio está cativando públicos com sua abordagem autoral e inovadora da música instrumental contemporânea brasileira. O trio oferece uma jornada sonora que reflete a diversidade cultural e a rica tradição musical do Brasil. Com uma proposta que abraça a autenticidade da música brasileira e a influência contemporânea, o Acarahyba Trio apresenta composições originais que exploram uma variedade de gêneros, incluindo aluja, frevo, maracatu, samba e baião.
Exibição documentario Negros do Bixiga
Cinema
20/11
Quarta 19h
Local: Palco Éden
72 minutos
Livre
Grátis
Quando pessoas negras do Bixiga e suas tradições, lutas e vivências encontram espaço para compartilhar suas histórias, resgatar memórias e inspirar novas gerações, quais histórias elas têm a dizer? O quanto de histórias importantes ainda não foram ouvidas? Quantas já foram apagadas pelo tempo? Quantas histórias ainda anseiam por serem contadas? E o mais importante: Por que não as registrar?
Aldo Bueno: O Eterno Amanhecer
Música
22/11
Sexta 17h às 18h30 – Roda de Samba | 19h – Exibição filme Aldo Bueno: O Eterno Amanhecer
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
Lançamento do documentário / projeção do filme Aldo Bueno - O Eterno Amanhecer, seguido de debate e de show musical (roda de samba com Aldo Bueno e convidados).
Chic In Soul
Música
23/11
Sexta 19h
Local: Palco Éden
60 minutos
+10 anos
Grátis
Imagine a experiência de ao vivo ver, ouvir e dançar ao som dos sucessos de artistas como Kool & The Gang, Chaka Khan, The Emotions, The Gap Band, Commodores, The Jackson 5, Jimmy “Bo” Horne, Earth Wind & Fire, Tim Maia, Cláudio Zoli, Jorge Benjor, Wilson Simonal e Os Originais do Samba, entre outros.
A Onça e o Bode
Teatro Infantil
24/11
Domingo 15h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
Dois velhos animais (a Onça e o Bode) estão vagando sozinhos pela floresta quando resolvem construir uma casa para si. Acontece que, sem perceber, eles acabam ajudando um ao outro a erguer a mesma casa, e a confusão está formada. Por falta de opção, acabam aprendendo a conviver com o outro por um tempo, pelo menos até conseguirem “desatar esse nó”.
CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO
Picadeiro Aberto
Circo
25/11
Segunda 14h
Local: Centro de Memória do Circo (Rua Dom José de Barros, em frente a Vitrine do Circo - Sala Mestre Maranhão)
120 minutos
Livre
Grátis
O Picadeiro Aberto é um evento que proporciona um espaço de encontro entre o circo e a rua, precisamente na rua Dom José de Barros, pouco antes do seu cruzamento com a Av. São João, local que abriga diversidade artística e cultural bastante complexa, integrando no mesmo espaço imigrantes, migrantes, grafiteiros, rimadores, dançarinos e artistas circenses. É nessa efervescência cultural e artística que o Centro de Memória do Circo abre o seu picadeiro para a cultura urbana do seu entorno, com competições artísticas, apresentações e jogos circenses.
Panorama Brasil-Portugal – Memórias do Circo
Circo
27/11
Quarta 18h
Formato: Híbrido (transmitido pelo Youtube e Instagram do Centro de Memória do Circo https://www.youtube.com/@memoriadocirco e https://www.instagram.com/memoriadocirco/)
Local: Centro de Memória do Circo (Rua Dom José de Barros, em frente a Vitrine do Circo - Sala Mestre Maranhão)
120 minutos
Livre
Grátis
O Centro de Memória do Circo (CMC) conduzirá o evento “Panorama Brasil-Portugal – Memórias do circo”, com a presença de Rui Leitão, pesquisador da Universidade do Minho, de Braga, Portugal, e professor do INAC - Instituto Nacional de Artes do Circo, de Lisboa. Recentemente, Leitão teve contato com um acervo da família Chen, de origem portuguesa, que atuou em diversos circos europeus e em 1981 criou o Circo Chen em Portugal. Em função desse contato, se interessou em criar também um centro que guardasse a memória circense portuguesa. O CMC, que é a única instituição da América Latina dedicada exclusivamente ao circo, e que desenvolve uma museologia específica para ele, foi procurado pelo pesquisador que entender ser uma referência importante no seu processo de organização desse acervo português. O evento tratará tanto da museologia como da importância dos artistas portugueses na história do circo brasileiro. Ele acontecerá no CMC e será transmitido online nas páginas do YouTube e Instagram da instituição. “É uma oportunidade de troca que poucas vezes pudemos fazer e muito nos orgulha poder mostrar o trabalho de museologia desenvolvido em 15 anos de atividades do CMC”, afirma Verônica Tamaoki, coordenadora da instituição.
Participantes
Rui Leitão é doutorando em Estudos Culturais na Universidade do Minho, Portugal. Licenciado em Antropologia em 2004 pela Universidade Fernando Pessoa, defendeu a monografia “Antropologia Teatral - Um Estudo Antropológico Sobre a Arte de Representar”. É co-fundador e diretor artístico da Fértil Associação Cultural desde 2010, onde trabalha atualmente. Foi autor, encenador e músico de várias peças da Fértil. É responsável pelos projetos comunitários da Fértil, não só como artista, mas sobretudo na gestão e articulação dos projetos com as comunidades. É docente e investigador no Instituto Nacional de Artes do Circo. Trabalhou como investigador no Centro de Antropologia Aplicada da Universidade Fernando Pessoa em projetos ligados à etnografia, mundo rural e lendas. Autor do livro “Um Olhar sobre o Folclore - O caso Famalicense”.
Walter de Sousa é professor doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde conduziu duas pesquisas sobre o circo. É autor dos livros Mixórdia no picadeiro – Circo-teatro em São Paulo (2012) e Piolin, o corpo e a alma do circo (2015), além do infantil Nina tem medo de palhaço (2019). É autor de 14 artigos acadêmicos sobre o circo publicados entre 2006 e 2024. Co-coordenou os projetos “Entre risos e lágrimas – O teatrp no circo” (2010 a 2012) e “Os 12 trabalhos de Piolin” (2021), realizados pelo Centro de Memória do Circo. É fundador e atual presidente da Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo, onde também atua como pesquisador.
Mônica Barbalho é responsável pelo acervo do CMC. É graduada e mestra em museologia, ao defender a pesquisa sobre Patrimônio imaterial, saberes circenses e museologia social. Começou a atuar no CMC a partir do Programa Sou de Circo, destinado a jovens pesquisadores.
Exposição Hoje Tem Espetáculo
Data e horário: Segunda a sexta das 10h às 18h
Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs.
(Fecha às terças)
Linguagem: Exposição
Formato: Presencial
Local: Centro de Memória do Circo - Térreo e Sobreloja (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Classificação: Livre
Sinopse: A Exposição Hoje tem espetáculo! tem curadoria de Verônica Tamaoki e projeto expositivo e gráfico de Carla Caffé. Já foi visitada por mais de 300 mil visitantes e ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, além de sala no térreo, estando dividida em três núcleos: Linha do Tempo, Famílias e Artistas de Destaque. Apresenta aspectos diversos da atividade circense representados em maquetes, e incorpora à área expositiva um espaço de convivência denominado Café dos Artistas. Possui cerca de 300 imagens de autores diversos, documentos tridimensionais e audiovisuais.
Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP)
Circo
https://www.instagram.com/eep_palhacaria/
Data e Horário: Segundas-feiras, às 14hrs
180 minutos
Local: Vitrine da Dança (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Livre
Grátis
Sinopse: O Centro de Memória do Circo recebe desde 2015 o Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP), coletivo independente formado por Alex Sandro Duarte, Camila Scatena, Cristiano Miranda e Rodrigo Bella Dona, que realiza encontros semanais, aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço e seu contexto em forma geral, tendo como objetivo proporcionar uma troca de ideias e informações sobre o universo da palhaçaria.
Atualmente os Encontros ocupam o espaço no Centro de Memória do Circo e dividem sua programação em cinco tipos de ações, sendo uma maneira de se aprofundar nas diversas formas de estudo. Sendo elas:
- Apresentações de números ou espetáculos (principalmente que estão em processo de criação), na sequência acontece uma roda de conversa, momento em que o artista recebe os feedbacks do público, instigando a criatividade do artista com novas ideias;
- Dia de convidados de notório saber: conversas com artistas que, através de suas vivências no mundo da palhaçaria, estão dispostos a trocar conhecimento sobre suas trajetórias na arte, suas pesquisas cômicas, seus trabalhos futuros, entre outros;
- Dia de filmes/documentários: a pesquisa acontece através de projeções de filmes e/ou documentários e ao final do encontro, o grupo forma uma roda de bate-papo para refletir sobre o que foi visto, aprendendo uns com os outros através da experiência individual de cada pessoa;
- Dia de Estudos Teóricos: lançamento de livros, conclusões de curso, dissertações, entre outros. Sempre no fim é feita uma conversa sobre o que foi apresentado, para o grupo se aprofundar na pesquisa demonstrada.
Visitas Mediadas às exposições Hoje Tem Espetáculo
Data e Horário: Segunda a sexta das 10h às 18h
Linguagem: Exposição / Visitas Mediadas
Formato: Presencial
Local: Centro de Memória do Circo - Térreo e Sobreloja (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Livre
Grátis
Sinopse: A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas pelas exposições para grupos acima de 5 pessoas, e elabora atividades de acordo com o perfil do público. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com
Visitas Mediadas às Reservas Técnicas do Centro de Memória do Circo
Datas e Horários: Segunda a sexta das 10h às 18h
Linguagem: Museologia / Visitas Mediadas
Formato: Presencial
Local: Centro de Memória do Circo (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Livre
Grátis
A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas às reservas técnicas para grupos, de 5 a 10 pessoas. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com
CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES
Samba com Feijoada
Musical
09/11
Sábado 14h
Local: Área do Circo
180 minutos
Livre
Grátis
A proposta de unir samba e feijoada, especialmente na comunidade de Cidade Tiradentes, é uma celebração rica em cultura e tradição. O evento, organizado por Nilson como produtor geral, destaca a importância das raízes afro-brasileiras, promovendo não apenas a música, mas também a gastronomia típica, como a feijoada, que é um ícone da culinária nacional. Desde 2014, esse evento tem atraído moradores e visitantes, oferecendo um espaço para a apreciação do pagode, um subgênero do samba, enquanto as pessoas saboreiam uma feijoada deliciosa. Essa combinação não só promove a cultura local, mas também fortalece os laços comunitários e valoriza os artistas da região.
Batalha do CFC – Armagedom
Música
10/11
Domingo 16h
Local: Teatro
180 minutos
Livre
Grátis
Após quatro anos solidificando seu papel na cena do hip hop, a batalha do CFC apresenta Armagedom, um evento épico de batalha de trio. No coração desse confronto, oito trios talentosos irão se enfrentar em uma competição de alto nível, mostrando habilidades afiadas e criatividade sem limites.
Bailão Breganejo
Música
13/11
Quarta 13h
Local: Teatro
180 minutos
Livre
Grátis
Breganejo é um evento musical vibrante e cheio de energia, conduzido pela talentosa cantora e compositora Daniele Cavalcante, residente em Suzano. Com um estilo que abraça a essência da música sertaneja de moda antiga, Daniele convida o público a uma verdadeira viagem no tempo, resgatando clássicos e celebrando a cultura do breganejo — uma fusão contagiante entre o sertanejo e o brega.
Sarau do Vale
Sarau
02/11
Sábado 15h
Local: Teatro
180 minutos
Livre
Grátis
Sarau do Vale é um coletivo cultural formado por jovens do distrito do Jd Iguatemi, fundado em fevereiro de 2015. Em 2022, o coletivo foi contemplado pelo edital Lei de Fomento à Periferia com o projeto Revoada dos Versos, realizando o projeto do início de 2023 a março de 2024, onde buscou através da musicalidade do funk se aproximar com jovens do território com oficinas de escrita criativa, poesia, rima, batalhas de MCs e slams de poesias. Em 2024 realizou 10 apresentações em bibliotecas pelo projeto Vozes Periféricas.
Adora Tiradentes
Música
16/11
Sábado 14h
Local: Teatro
180 minutos
Livre
Grátis
O evento é uma emocionante celebração de louvor gospel que acontece na charmosa cidade de Tiradentes. Com o objetivo de promover a união entre bandas e cantores gospel de todas as regiões do Brasil, o evento reúne talentos diversos em uma programação recheada de música, adoração e comunhão. Durante dias de intensa programação, o público é convidado a participar de momentos especiais de louvor, e apresentações musicais que exaltam a fé e a esperança
LGBTQIA+ A Casa da Tia
Música
17/11
Domingo 19h
Local: Teatro
180 minutos
+14 anos
O evento LGBTQIA+ A Casa da Tia é uma celebração vibrante do orgulho e da diversidade, que acontece em Cidade Tiradentes, na icônica Casa da Tia. Com um ambiente acolhedor e cheio de energia, esta festa é um espaço seguro para todas as expressões de amor e identidade. Agoar no CFCCT!
TENDAL DA LAPA
Mostra de processo: “Chuteira Preta Futebol Clube”
Circo / Teatro
01/11
10h
Local: Espaço Circo
40 minutos
Livre
Grátis
João Aguiar é artista multidisciplinar, Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília e pesquisa o equilíbrio e a comicidade. Atualmente reside em São Paulo, mas tem diversos trabalhos em Brasília com os coletivos que participa em Brasília. Participa também de dois coletivos circenses: Coletivo Ambidestro e Núcleo Criativo Luneta. Também atua como produtor cultural e professor.
Mostra de Processo da construção do Espetáculo "Chuteira Preta F.C"
Espetáculo de circo/teatro pensado a partir de histórias da infância e vivências de crianças com o futebol, seus vizinhos e relações que surgem a partir desse jogo. O artista busca trazer vivências comuns da infância para contar essa história e trazer questionamentos através do jogo. E não só o jogo do futebol, mas o jogo do circo, dos truques, da interação com o público e da magia de jogar com diversas linguagens buscando reflexões e entretenimento.
Campeonato Brasileiro de Breaking - Confederação Nacional de Dança Desportiva
Hip hop
02 e 03/11
Sábado 09h às 20h e domingo das 10h às 19h
Local: Espaço Circo
Livre
Grátis
A CNDD (Confederação Nacional de Dança Desportiva) acaba de divulgar o calendário oficial de competições da modalidade Breaking em 2024. A novidade é que, a partir desse ano, serão realizadas etapas regionais abertas a não filiados (estas etapas não valerão para o ranqueamento nacional, apenas o Campeonato Brasileiro, que acontecerá em São Paulo nos dias 02 e 03 de novembro). Em breve, a entidade vai divulgar as novas regras para a participação nas etapas.
Erros Fantásticos
Teatro
08/11
10h
Local: Teatro
40 minutos
+14 anos
Quem eu vou ser quando crescer? O que você faria se soubesse que não iria fracassar? Quantos sonhos descansam mortos dentro de você? A peça “Erros Fantásticos” acompanha a angústia de uma jovem adolescente, cujas paixões, ambições e desejos foram pulverizados pelos “conselhos” do sistema. Aos 25 anos, Eva é uma mulher subjugada por um mercado de trabalho que a reduz a um instrumento produtivo, da qual não consegue escapar, por se ver rendida às necessidades financeiras, às pressões familiares e aos temores do fracasso. Atordoada pelo arrependimento em suas escolhas pessoais e desiludida com o futuro da humanidade, transporta o público para fragmentos de suas memórias, em uma tentativa de desmontar o seu cativeiro mental e compreender a inquietude por trás de suas dúvidas. À beira do abismo, a protagonista contempla a dicotomia de uma nova decisão: a própria destruição ou a sua reinvenção como sujeito.
A Vera - Biografias Pessoais Documentadas
Literatura/ Teatro
08/11
Sexta
Duração: 240’
Local: Teatro
Livre
Grátis
O projeto Á Vera - Biografias pessoais documentadas - tem o objetivo de refletir ativamente sobre as possibilidades da mulher diante do constante apagamento e silenciamento se seus desejos, lutas e vitórias ao longo dos tempos. Inspirada pelo livro autobiográfico de Vera Gertal, Um Gosto Amargo de Bala, e somado a jogos teatrais dinâmicos, recriam e expandem a consciência do universo feminino partindo da coleta de histórias autobiográficas de mulheres comuns, para criar políticas de relações e redes poderosas de afeto e ancestralidade.
Amálgama
Circo
06 e 07/11
20h
Local: Espaço Circo ou Teatro
45 minutos
Livre
Grátis
O projeto Ginga Brasília: Fundamentos da Capoeira com Mestre Brasília, contemplado com a 1ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Capoeira, oferece como uma de suas contrapartidas, aulas abertas e gratuitas de Capoeira com o professor Igor Alegoria, proponente do projeto e um dos alunos e parceiros de Mestre Brasília. Além das aulas, o grupo fará também o evento de encerramento do projeto no dia 23/11, com a participação dos alunos da oficina, Mestre Brasília e Mestre convidados. Amálgama é uma companhia independente dedicada à hibridização das artes cênicas por meio das técnicas do circo e da dança. Desde 2018 o quarteto paulistano trabalha o encontro entre as singularidades de cada artista e daquilo que se transforma em coletivo. Amálgama é o resultado da transformação das pesquisas individuais em cenas coletivas, uma verdadeira fusão de trajetórias pessoais e linguagens nos anseios por trabalhar em grupo.
Aulas de Capoeira Projeto "Ginga Brasília: Fundamentos da Capoeira com Mestre Brasília”
Cultura Popular
06, 13 e 27/11
19h
Local: Espaço Circo
120 minutos
Livre
Grátis
O projeto contemplado na 1ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Capoeira oferece como uma de suas contrapartidas, aulas abertas e gratuitas de Capoeira com o professor Igor Alegoria, proponente do projeto e um dos alunos e parceiros de Mestre Brasília. Além das aulas, o grupo fará também o evento de encerramento do projeto no dia 23/11, com a participação dos alunos da oficina, Mestre Brasília e Mestre convidados.
Deslocados - Um Solo de Renê Carvalho
Circo
08/11
Sexta 19h
Local: Galpão
50 minutos
+12 anos
A dramaturgia apresenta um personagem que saiu de um lugar mas não entrou em outro - e esse meio, que é lugar nenhum, é o universo dessa encenação. Navegando através do teatro, dança e acrobacias, o personagem vive sucessivas rejeições buscando um lugar para pertencer. Além de corpos deslocados no globo, a narrativa incorpora também as sensações de deslocamento “cotidiano”. As próprias experiências de vida de Renê, marcadas por mudanças geográficas e emocionais, adicionam uma dimensão pessoal à narrativa.
A Penca
Circo
13/11
20h
Local: Teatro
50 minutos
Livre
Grátis
O trabalho é uma célula do projeto Fabulações Simpoéticas, que o coletivo circense A Penca desenvolve há 4 anos, investigando parcerias criativas entre mulheres e árvores. Após passar um período acompanhando o serviço de poda de árvores de São Paulo e coletando troncos, galhos e histórias, as artistas propõem uma ressignificação das matérias naturais que seriam descartadas como lixo pela grande cidade. Inspiradas por estudos sobre natureza e gênero, utilizando práticas de movimentação aérea de circo e manipulação de objetos, transformam pedaços de árvores em protagonistas e parceiros cênicos, confabulando possibilidades de estar em relação e inventar mundos.
Raízes Cantantes: O caçador e o pássaro encantado com Cia Bubuia.
Contação de História
14/11
14h
Local: Espaço Circo
30 minutos
Livre
Grátis
Sinopse: Contando e cantando narrativas que revelam a diversidade cultural dos diferentes povos que compõem nosso país, a Cia. Bubuia traz como parte do projeto Raízes Cantantes a história do orixá Oxóssi, caçador que enfrenta um ameaçador e misterioso pássaro com uma só flecha.
A apresentação é realizada no formato de contação de história, pensada para o público infantil em espaços alternativos, e utiliza como recurso a musicalidade a partir do canto e de instrumentos que ressaltam ritmos brasileiros.
Ampli Fyah Bashment #04 - Recebe Sound Sisters
Música
15/11
14h
Local: Rua Interna
Duração: 7h
+16 anos
Caminhando para seu décimo primeiro ano, o projeto Ampli Fyah SP pretende garantir mais uma vez, a visibilidade, a valorização da cultura, e do movimento Sound System e sua conexão com a cidade de São Paulo. O projeto que desde 2013 ocupa a Av. São João, 235 - 281 (Praça das Artes) e outra regiões da cidade, se tornou a ocupação Sound System mais antiga da cidade. Neste circuito, o Ampli Fyah Bashment faz a combinação entre dois sounds, o residente e realizador do projeto da Udub 420 Sound Sistema, diretamente do fundão do Ipiranga, Zona Sul da Capital Paulista e as Sound Sisters diretamente de São Carlos interior Paulista.
VHOOR - Circuito Municipal de Cultura
Música
16/11
18h
Local: Rua Interna/ palco principal
50 minutos
Livre
Grátis
Nascido e criado em Belo Horizonte, VHOOR é um dos principais artistas da atual música eletrônica brasileira. Na sua obra, o DJ e produtor explora o funk em suas diversas linguagens e aprofunda o encontro da música de baile e de pista. Assinou discos como "Baile" e já tocou em casas na Europa e nos Estados Unidos, incluindo festivais como Primavera e Sónar e a plataforma Boiler Room.
Boogie Week
Feira Criativa
20/11
10h às 21h
Local: área externa / galpão / teatro
Livre
Grátis
A Boogie Week nasceu em 2016, após um mapeamento global dos principais festivais de cultura negra, que incluiu países como a África do Sul, Estados Unidos e América Latina. A análise foi além da curadoria artística, focando também na estrutura técnica e na experiência do público, sempre com a intenção de garantir que as pessoas negras também se sintam respeitadas e celebradas. Hoje em sua quarta edição, a Boogie Week cresce e trabalha para ser um espaço de construção de futuros, com iniciativas como o Boogie Empreende – um programa de formação para empreendedores que expõem na Feira – e o Summit: Caminhos Possíveis, que conecta jovens estudantes a figuras admiradas na sociedade. Com talks, espaços de acolhimento e uma programação que inclui atividades infantis, o festival é uma construção coletiva e comprometida com o futuro da nossa gente.
Projetor Nutar - Oficina de Piões
Circo
21/11
15h
Local: Espaço Circo
120 minutos
Grátis
Explorando a didática dos truques e brincadeiras e compartilhando a história do pião como objeto milenar que faz parte da identidade cultural de diversos povos, a Vivência de Pião traz a oportunidade de compartilhamentos e trocas entre os artistas e pessoas de diferentes gerações.
Espetáculo: “Sobretudo” - Cia Lar doce Lar - - Circuito Municipal de Cultura
Circo/ Teatro
22/11
10h e 14h
Local: Espaço Circo ou Teatro
50 minutos
Livre
No palco, um clown apresenta seu universo mágico, combinando malabarismo, dança e teatro.
Encerramento do projeto com Show musical do Mestre Brasília e convidados + oficinas e vivências de capoeira
Cultura Popular
23/11
14h
Local: Teatro
240 minutos
Livre
Grátis
O foco do projeto é estimular a prática da capoeira entre crianças, jovens e adultos através do incentivo e disseminação da história, vivência e atividades, convidando Mestres e seus grupos já formados e existentes nas diferentes regiões do município. A execução do projeto viabilizará a preservação e a difusão do conhecimento adquirido durante os mais de 50 anos de capoeira de Mestre Brasília e do Grupo Ginga Brasília, através de oficinas, aulas, conversas e apresentações artísticas.
Silêncio foi tudo o que restou da Cia 5%
Mostra de Processo
Teatro
23/11
18h
Local: Sala 3
65 minutos
+14 anos
Grátis
A peça aborda a complexidade das emoções humanas no pós-relacionamento, criando um mosaico de emoções e pensamentos. A encenação revela como as relações humanas e o fim de relacionamentos podem ser o começo de um novo entendimento sobre si mesmo e sobre o amor. Com uma cenografia minimalista e uma trilha sonora melancólica, transporta o público para o universo interno dos personagens, convidando à reflexão de processos de cura e redescoberta.
A incrível jornada de Floripes, a flor de ipê das Sementeiras de Histórias
Mostra de Processo
Contação de História
27/11
Quarta 15h
Local: Teatro
45 minutos
Classificação: +5 anos
No caos de uma grande cidade, nasce uma flor, a flor de ipê. Cercada de concreto, poluição e barulho, a jovem flor indaga o motivo de sua solidão e de sua sensação de não pertencimento. Até que um dia, conhece o pássaro Surucuá que, ao salvá-la de uma catástrofe climática, a conduz para um dos mais importantes biomas da região, a Mata Atlântica. Lá, a jovem flor conhece outras espécies de seres que a ajudam em suas indagações e a guiam para a Floresta Encantada onde ainda resistem outras flores de ipês. É na jornada para a floresta Encantada, ao resgatar a sua origem, que a flor descobre a importância de conservar o bioma para a preservação da memória de seus ancestrais e de tantas outras espécies da natureza.
Grupo Eficiência - Genesis - trapezista Biruta
Ensaio aberto e interativo
Teatro
28/11
10h
Local: Teatro
50’ minutos
Livre
Meu nome é Biruta: tenho 30 anos, sou filha de um casal de artista, em um Circo. Meu Pai é Palhaço e também mágico. Minha mãe é a domadora de Leão. Nasci e cresci nesse ambiente. Não tenho irmãos. Já conheço todos os estados do Brasil. Pois viajamos muito. Fazendo apresentações por esse país maravilhoso! Sou trapezista porque vivia, subindo no trapézio quando criança, pois tinha muita vontade de saber como era o sentimento de,voar de uma distância para outra sem cair. Meu pai se chama, Palhaço Magia. Já imaginam por que né? (Ele faz a magia acontecer)! Minha mãe se chama, Destemida. (O nome já diz tudo)! Sou fã dela!. No Circo não temos paradeiro, pelo fato de viajarmos muito; aprendi a ler e escrever aqui no Circo! Os artistas aqui no começo não acreditavam na minha capacidade do meu potencial, pois tenho uma pequena limitação. Tenha uma deficiência física. Meus pais sempre me apoiando, claro, dava para perceber a preocupação deles. Quando dei, meu primeiro salto no trapézio,cai na rede de proteção. Claro que na medida em que eu ia treinando conseguia fazer um lindo espetáculo, e assim surpreendi todos do circo. Por isso amo fazer as pessoas sentir a magia do artista.
Oficina de Técnica Vocal e Composição com Laylah Arruda
Reggae
29/11
Sexta 18h: Oficina de Técnica Vocal | 19h30: Composição
Local: Teatro
90 minutos
+16 anos
Professora de canto, cantora e compositora, Laylah Arruda ministra as 2 oficinas (Técnica Vocal e Composição) como contrapartida de seu projeto para a gravação de um novo álbum e estas são direcionadas a todo e qualquer público que queira aprender, aprimorar e compreender melhor como se dá o treino e manutenção da voz, assim como técnicas e orientações para melhorar suas composições musicais.
Show de lançamento do álbum TANTO, de Laylah Arruda
Reggae
30/11
18h: Discotecagem | 19h30: Show
Local: Teatro
Duração: 1h30 Discotecagem | 1h20 Show
+ 16 anos
Paulistana inveterada, as nuances da urbanidade permearam o estilo de ser e de som de Laylah Arruda. O seu principal trilho é a cena Sound System erradicada no Brasil, vinda da Jamaica e é uma das primeiras artistas deste movimento no país, atuando como Singjay (canta melodicamente e também rima). Para o show do novo álbum, TANTO, Laylah traz ao público uma apresentação com canções que falam de suas vivências e impressões sobre o cotidiano, seus amores e suas raízes.
CENTRO CULTURAL PENHA
7ª FliPenha - Festa Literária da Penha
Literatura
05/11 a 09/11
Local: Teatro Martins Penna
Duração: vide programação
Livre
Grátis
A Festa Literária do bairro Penha de França é uma ação cultural de território voltada ao incentivo à leitura e formação de leitores autônomos e críticos, comunicando-se por meio de diferentes linguagens e expressões artísticas. O território no qual está inserida possui forte dinâmica cultural, popular e afrobrasileira; um rico acervo de bens culturais; de memórias e uma diversidade de povos que transitam pelo centro histórico do bairro. É com o olhar voltado para essas potencialidades que a a 7ª edição homenageia o escritor Lima Barreto, com uma programação especial entre os dias 5 e 9 de novembro. É para celebrar esse importante escritor brasileiro que a FliPenha apresenta uma programação gratuita e especial com sarau, conversa com escritores, mesa de palestras, escambo literário, contação de história, intervenções artísticas, teatro, música, entre outras atividades.
Programação:
05/11
18h00 - Mesa de abertura da Festa Literária da Penha
18h30 às 19h30 - Bate-papo: Discutindo Lima Barreto, com Fernanda Souza. Mediação de Vanessa Neri.
60 min
Livre
Grátis
05/11
Solidão do Feio, com Cia Os Crespos
Em "A Solidão do Feio" um ator em um estúdio improvisado e uma equipe fazem o exercício ficcional de recriar fragmentos da trajetória da vida e obra do escritor Afonso Henrique de Lima Barreto. O personagem, é contado em primeira pessoa com suas certezas, contradições e sonhos de futuro. O ator Sidney Santiago Kuanza (@sidney_santiago_kuanza) está indicado ao Prêmio Shell 2024 na categoria Melhor Ator
Teatro adulto
+14 anos
80 minutos
Grátis
06/11
Escola vai ao teatro
Peça 1: Lima e a Máquina do Tempo, com TIQUATILAB do CEU Tiquatir
Peça 2: A Nova Califórnia, com Academia Estudantil de Letras Guilherme de Almeida da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guilherme de Almeida. Mediação de Almir Rosa.
Teatro
Livre
120 minutos
Gratuito
09/11
10h00 Escambo literário
10h30 Bate-papo: Professores escritores: Um olhar sobre a cidade, com Mônica Leopoldino, Raimundo Justino e Taís Freitas. Mediação de Sabrina Mendes Franco.
14h00 Bate-papo: Como incendiar uma biblioteca e sair impune, com Tatiana Carvalho. Mediação: Ana Meir
15h00 Bate-papo: A pátria que quisera ter era um mito: o Rio de Janeiro e a militância literária de Lima Barreto, com Denilson Botelho. Mediação: Cláudia Adão
15h30 Teatro: “Espia” Mostra de Teatro Lambe Lambe, com Cia Fuxico de Teatro, Taturana Grupo, Arô, Grupo Mão na Luva e Priscilla Kruger.
16h00 Espetáculo: Entre(vistas), um experimento cênico-literário
17h00 Sarau da Colina, com Guinho Nascimento e convidados
18h00 Música: Kizomba do Rosário, com a Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França
19h00 Teatro: Da próxima vez, o fogo. Encenação do clássico de James Baldwin, por Fernando Vitor
Confira a programação completa em: https://issuu.com/flipenha
Penha Rap 2024 (Mês da Consciência Negra)
Hip hop
17 e 20/11
17/11 às 19h00 - Território Insólito
20/11 às 19h00 - 50 Tons de Preta
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+12 anos
Grátis - ingressos https://www.sympla.com.br/ccpenha ou uma antes na bilheteria
Programação especial celebrando o Dia da Consciência Negra com nomes de peso do rap nacional No Brasil, o hip hop teve sua gênese em São Paulo, mais precisamente nos eventos da Rua 24 de Maio e Metrô São Bento. Desses encontros e atividades saíram grandes nomes do rap nacional como Thaide, DJ Hum, Racionais e Rappin Hood. O Penha Rap é uma forma de afirmação da pretitude, acontecendo em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Apresentam-se Território Insólito, grupo da zona sul de SP; e 50 Tons de Preta, dupla que aposta em representatividade, resistência pela arte, swing, tambores, temas de luta.
O "Território Insólito" surge como um grupo que reúne os MCs Kaneda Mukhtar (Asfixia Social) e Bux THB, após trabalharem juntos ao Coletivo Da Rua pra Rua na primeira temporada do Programa de mesmo nome, “Da Rua pra Rua”, que estreou em 2020 pela Rede TVT e trouxe para a tela as diferentes realidades de diversas comunidades periféricas de São Paulo por meio de um programa cultural/jornalístico fortemente ligado ao Hip Hop e à linguagem poética do rap. Entre as poesias criadas para o programa, as músicas se consolidaram com refrões marcantes, linhas orgânicas de trompete e influências que vão da música jamaicana à africana e brasileira. Ao longo de sua carreira, Bux cantou ao lado de Sabotage e Loucos D’La Mente e Kaneda atuou ao lado de MCs como GOG, BNegão, MV Bill e Karen Santana junto com a banda Asfixia Social. Conectando os territórios periféricos da zona sul de São Paulo, o "Território Insólito" lançou seu primeiro videoclipe em 2023, com "Pedra na Selva de Pedra" anunciando as demais canções que integram o EP a ser lançado em breve, com participação de Ana Cacimba. Para 2024, o grupo prepara o lançamento da música “Compromisso com o Ofício”, ao lado do MC Sombra (SNJ). As faixas contam ainda com as participações de DJ Tano (Z'África Brasil), Isaque (Barroca Beat), Vagau (Gritando HC), do baterista e percussionista Henrique Kehde (Monstro Extraordinário), do guitarrista Thiago Frog, da pianista Luciana Simões e do selectah alagoano Carlos PXT (Tequilla Bomb).
50 Tons de Pretas: a Dupla acumula um repertório representativo e diverso, inúmeros prêmios e um reconhecimento público que as orgulha e consolida no estado do RS. O primeiro espetáculo “A mais pura verdade”, circulou por mais de 15 cidades em 2018, pelo SESC RS, e foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música na categoria Melhor Espetáculo, em 2019. O primeiro disco, ‘Voa’, foi lançado em novembro de 2020 e teve enorme reconhecimento de público e de crítica. Sendo premiado no Prêmio Açorianos de música em 2021 como Melhor álbum MPB, melhores intérpretes e melhores compositoras. Um feito inédito na história do tradicional prêmio foi a conquista destes 03 troféus por duas artistas pretas com um trabalho independente. Em 2021, as Pretas lançaram o EP ‘Então Vem’ e foram premiadas em festivais nacionais no Paraná e Minas Gerais. Os últimos reconhecimentos de grande destaque são os de Melhor Banda MPB do Brasil no Prêmio Profissionais da Música 2023 e a contemplação como Artistas NATURA MUSICAL, patrocinadores do próximo trabalho a ser lançado.
Sexta do Riso - Mês da Consciência Negra
Humor
08/11 - Guilherme Júnior
15/11 - Rhudson Victor
22/11 - Kedny Silva
29/11 - Felipe Kot
20h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+16 anos
Grátis - ingressos https://www.sympla.com.br/ccpenha ou uma antes na bilheteria.
No mês de novembro o Centro Cultural Penha preparou uma programação especial para o mês da Consciência Negra. Sexta do Riso, sucesso de público que faz parte de nossa programação regular convida humoristas negros em novembro.
Guilherme Júnior estreou nos palcos de stand up em 2014 e desde então faz shows por São Paulo, interior e capitais do país. Como ator, está na série “Anderson Spider Silva” da Paramount+. Guilherme Junior é humorista, ator, roteirista e dançarino, e faz dessa mescla o diferencial para o seu conteúdo divertido, leve e pontual.
Rhudson Victor se destacou pelo seu humor rápido e sagaz, logo cedo recebeu o convite para apresentador da Rede BBB, também escreveu o “Portugal Show” talk show estrelado por Rafael Portugal e atuou em filmes de comédia. Com toda essa bagagem, Rhudson trás em seu show de comédia stand-up “Voz Ativa” um espetáculo onde a vivência e o bom humor estão lado a lado.
Kedny Silva, Humorista de stand up comedy há 15 anos, estudou no colégio militar de Brasilia e graduado em administração geral pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem em sua trajetória profissional várias áreas, iniciando: Atendente do Mc Donalds (com 15 anos), Supervisor de Vendas de uma rede de lojas, Produtor de Eventos e agora Humorista Stand Up Comedy reconhecido nacionalmente.
Felipe de Carvalho (Felipe Kot) Diretamente de Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo, subiu aos palcos em 2017 nas noites de Open-Mic do Season One. Felipe Kot é considerado a revelação do stand-up comedy com seu estilo único de contar histórias e prender a atenção da plateia, sempre prepara um final surpreendente.
Pés Na Estrada
Mímica e palhaçaria
16/11
16h
60 minutos
Livre
Local: Praça do CCP
Grátis
Pés na Estrada são três palhaços que estão com os pés na estrada: Casimira, Bob e Bu, por onde passam levam alegria e diversão. No meio da viagem param para descansar. A partir daí, acontecem confusões e peripécias, pois cada um tem o seu próprio jeito de fazer as coisas, mas no fim descobrem que fazer as coisas juntos é muito mais gostoso e proveitoso! Utilizando objetos inusitados e brincadeiras para promover um jogo interessante e instigar a imaginação do espectador, viaja pelo mundo da imaginação e universo do circense. Em suas características peculiares, cada palhaço tem uma personalidade diferente, eles fazem juntos uma trama divertida e emocionante, embalando o público em suas histórias emocionantes nessa aventura.
BRASATIVA - Show Verdade Vira à Tona
Música
16/11
20h
60 minutos
Livre
Local: Teatro Martins Penna
Grátis - ingressos https://www.sympla.com.br/ccpenha ou uma antes na bilheteria.
O power trio Brasativa apresenta a turnê do disco “Verdade Virá à Tona”, nas Casas de Cultura de São Paulo, além de releituras de clássicos do reggae, Charlie Brown Jr. e O Rappa. O aclamado álbum “Verdade Virá à Tona”, que já acumula mais de 200 mil plays no Spotify, além dos novos singles, como a romântica “Ela é a mais linda flor”. O show tem entrada gratuita e censura livre.A banda promete levar muita energia e originalidade do grupo para público, além de um repertório cheio de hinos, como os que estão presentes no “Chama”, o primeiro EP do power trio. Por fim, para completar e colocar um gostinho especial, o show conta com releituras de grandes nomes da música: Damian Marley, Natiruts, Charlie Brown Jr. e O Rappa.
O Portal Encantado - Teatro para Bebês
Teatro infantil
19/11
11h
30 min. + 10 min para fotos
Livre
Local: Teatro Martins Penna
Grátis - ingressos https://www.sympla.com.br/ccpenha ou uma antes na bilheteria.
O Portal Encantado apresenta a criação do Universo a partir do Átomo e suas combinações, dando origem à matéria. A viagem passa pelo surgimento das estrelas, das galáxias, dos planetas, da Terra, das florestas e do homem.
Explorando os efeitos de luzes e cores, a apresentação chega à Floresta Amazônica, trazendo para os pequeninos a exuberância de sua fauna e flora; apresentando-lhes os indígenas, além de mitos, lendas e seres da Amazônia como o Boto, o Curupira, o canto do Uirapuru, a Arara Azul e a Boiúna, a cobra grande.
Foi enquanto eu esperava a encomenda de um livro de Maiakóvski que tive uma epifania sobre a Revolução
Teatro adulto
27/11 e 06/12
20h
60 minutos
12 anos
Local: Teatro Martins Penna
Grátis - ingressos https://www.sympla.com.br/ccpenha ou uma antes na bilheteria.
A peça se desenvolve a partir de quatro camaradas que se encontram em uma célula revolucionária para planejar o grande ato que promoverá arevolução efetiva no brasil. os personagens acabam se deparando com a falta de inspiração para uma ação consistente, o que os leva a fazer uma encomenda online de um livro do poeta vladimir maiakóvski. a peça se desenrola nesse período de espera e recebimento do livro que lhes parece ser a peça fundamental para a constituição de sua força revolucionária. o espetáculo, entretanto, esgarça de maneira clownesca o tecido do drama até apresentar os próprios artesãos da obra em questão, escancarando a fragilidade dos atores. não é uma crítica ao fazer revolucionário mas uma evidência patética de nosso ato de esperança que se converte mais em espera do que ação, uma sátira que nos atenta para o agora e o agir efetivo que não será proveniente de nenhum tipo de inspiração.
Montilla Ball (Ballroom)
Performance
30/11
18h
180 minutos
14 anos
Local: Teatro Martins Penna
Grátis
O Montilla Ball é um evento icônico que celebra a essência da cultura ballroom, unindo a elegância, a criatividade e a autenticidade da comunidade LGBTQIA+. Inspirado pelo glamour e pela inclusão, o Montilla Ball oferece um espaço onde todos podem brilhar e expressar sua identidade de maneira vibrante e sem restrições.
Cada edição do Montilla Ball é única e traz um tema diferente, proporcionando uma experiência imersiva e inovadora para todos os participantes. Desde homenagens a grandes ícones da cultura pop até fantasias baseadas em universos fantásticos, o Montilla Ball se reinventa a cada edição, desafiando os competidores a elevarem suas performances e visuais.
Arrumadinho
Música
30/11
20h
60 minutos
Livre
Local: Teatro Martins Penna
Grátis - ingressos https://www.sympla.com.br/ccpenha ou uma antes na bilheteria.
Arrumadinho: Forró pra Juntar é um coletivo que nasceu com o objetivo de valorizar as tradições nordestinas e promover a diversidade no cenário do forró. Formado por músicos experientes, o grupo se uniu a partir do projeto contemplado pela 4ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Forró. Com uma sonoridade autêntica, baseada na Rabeca e no Pife, o grupo realiza shows e oficinas gratuitas pela cidade de São Paulo, levando inclusão e cultura popular para públicos diversos.
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE
Arte em campo
Música
03/11
Domingo 15h
120 minutos
+12 anos
Grátis
Em comemoração aos seus 10 anos de existência, o coletivo Arte em Campo celebra uma década de integração cultural e descontração entre artistas e agentes culturais da região noroeste da cidade. O evento nasceu em 2014, a partir da união dos coletivos redutos do rap e samba do congo, e evoluiu de uma simples disputa de futebol entre artistas, inspirado no Rockgol da MTV. A apresentação reúne discotecagem e apresentações de samba, dança e rap.
Rainha Conga e o Tambor da União
Teatro
07/11
Quinta 10h
60 minutos
Livre
Grátis
Em uma pequena aldeia africana chamada Kalunga, onde as árvores tocam o céu e os rios cantam canções antigas, vive uma jovem e corajosa menina chamada Conga. Ela é conhecida por sua bondade e inteligência, mas também por seu desejo de aprender sobre as histórias e os segredos de sua terra.Um dia, Conga descobre que seu povo enfrenta uma grande ameaça: uma poderosa tempestade mágica, enviada por um espírito zangado, ameaça destruir toda a aldeia. A única maneira de proteger a aldeia é encontrar o Tambor da União, um tambor sagrado que, segundo a lenda, só pode ser tocado por uma verdadeira líder que compreende a força da comunidade e a importância da união. Guiada por seu avô, um contador de histórias sábio e respeitado, Conga embarca em uma jornada pelo coração da floresta encantada. No caminho, ela encontra animais falantes, espíritos antigos e personagens lendários que a ensinam lições sobre coragem, empatia e liderança. Ao longo de sua aventura, Conga descobre que o verdadeiro poder do Tambor da União não está apenas no som que ele faz, mas na capacidade de reunir as pessoas e fazer com que todas as vozes sejam ouvidas. Com seu coração puro e sua determinação inabalável, Conga prova ser a verdadeira Rainha Conga, tocando o tambor com tanto amor e respeito que até o espírito zangado se acalma, e a aldeia é salva. De volta à Kalunga, Conga é celebrada como uma heroína, mas ela sabe que o verdadeiro poder está na união de seu povo. Assim, ela continua a liderar sua comunidade com sabedoria e amor, sempre lembrando a todos da importância de estarem juntos, como as batidas de um tambor.
Reduto do Rap
Música
09/11
Sábado 19h
90 minutos
+12 anos
Com treze anos de atuação no cenário cultural, o reduto do rap é um coletivo que carrega a essência do hip hop em suas intervenções, misturando a experiência dos pioneiros com a energia dos novos talentos. Fundado em fevereiro de 2011 por um grupo de amigos em busca de espaço para suas criações, o projeto nasceu com o objetivo de divulgar os trabalhos e abrir portas para outros artistas. Marcando presença na virada cultural, Bienal e Sesc, suas apresentações misturam clássicos do rap nacional com poesias e rimas de improviso, criando um espetáculo vibrante e inclusivo que reflete a força e a versatilidade do hip hop.
Africanidade
Intervenção Artística
10/11
Domingo 10h às 16h
Livre
Grátis
O Grupo de Capoeira Nossa Arte, que atua com projeto social no Pq. Taipas/SP há mais de cinco anos, realiza no próximo na Arena do CCJ Ruth Cardoso, mais uma cerimônia de batizado e troca de cordas anual. Em seu cronograma, apresentação e roda aberta de capoeira, encenação artística e cultural de maculelê, oficina e vivência de samba de roda e muitos convidados especiais.
1° Mostra de Dança com grupo Lahraz
Dança
10/11
Domingo 14h às 18h
Livre
O Lahraz se junta ao SL Espaço de Dança do Ventre para a primeira mostra de dança. (TEM MAIS INFOS?) A Mostra acontecerá no dia 10 de novembro de 2024 a partir das 16:00hs e será composta por apresentações de variados estilos de dança e fusões conforme a cultura do país ou da região ao qual estiver representando:
• Dança Cigana Artística Brasileira (Brasil)
• Dança do Ventre (Arábia Dança Feminina)
• Dança Flamenca (Espanha)
• Kawleeya (Iraque)
• Ballet (França e Itália)
• Ghawazze (Dança Cigana do Egito)
• Carimbó (Brasil)
• Dabke (Árabia Dança Masculina)
• Flamenco Árabe (Fusão)
• Ballet Árabe (Fusão)
Hora de Vadiar
Intervenção Artística / Música
15/11
Local: Arena
10h às 17h
Livre
Grátis
Campeonato aberto de Capoeira infantil e adulto. (TEM MAIS INFOS?)
O Hora de Vadiar é um evento esportivo e cultural com atividades como Capoeira, Maculelê, Samba de Roda e Jongo. Será a 6o edição desse grande evento que atrai o olhar para a cultura afro-brasileira, contribuindo para a educação das relações étnico- raciais, valorização e respeito à diversidade, reduzindo desigualdades, oferecendo a prática e vivência junto a nossas culturas populares.
Alternativa Preta
Música
15/11
Sexta 17h às 21h
Local: Anfiteatro
+12 anos
Grátis
Durante o Mês da Consciência Negra, São Paulo será o epicentro de um evento de metal potente: Alternativa Preta Edição São Paulo. Este evento reunirá bandas e será um marco para a celebração da diversidade e da força do movimento negro no cenário musical. Bandas Confirmadas: Black Pantera, Matakabra, Punho de Mahim e Forget Everything.
Hora de Vadiar
Intervenção Artística/ Música
16/11
Local: Arena
10h às 17h
Livre
Grátis
Atividades abertas ao público e gratuitas, seguidas da cerimônia de formatura e entrega de graduações dos alunos do Grupo Muzenza de Capoeira e apresentação de samba de roda.
Assalto à Cena – Kuadrilha Teatral
Teatro
16/11
19h
+14 anos
80 minutos
Um grupo de criminosos de várias vertentes se reúnem para um ato; assaltar a cena. Movidos pela vontade de fazer acontecer, durante o assalto surrealista, demonstram as dualidades da vida e como suas histórias os levam até o momento do espetáculo. Marginais por obrigação e (re)nascidos na arte: com música, dança, jogos e poética, fazem de refém todos aqueles que um dia os apontaram.
Baile do Mau Mau
Música
23/11
Sábado 18h às 22h
Livre
O Baile do Mau Mau vem para fechar o sucesso que foi o Samba Rock no CCJ em 2024. Com aulão de samba rock em seguida e todos na pista.
Espetáculo Cia do Ventre
Dança
90 minutos
24/11
Domingo 15h
Livre
Sinopse: Movimentos sensuais e precisos das dançarinas trazem à tona as histórias de um deserto místico. Inspirado nas tradições milenares e no poder feminino, o espetáculo conduz o público por uma jornada que revela as emoções e os segredos ocultos nas areias, ventos e luas do Oriente. Cada coreografia mistura o tradicional com o contemporâneo, apresentando não apenas a beleza da técnica da dança do ventre, mas também a essência dos povos e culturas que a moldaram. Um convite para vivenciar a dança como uma linguagem ancestral, capaz de conectar o público com o sagrado feminino.
CENTRO CULTURAL GRAJAÚ
Pandeiro em diálogo: Toque e memória - Baile de Encerramento
Música
09/11
Sábado 10h
Local: Teatro
120 minutos
Livre
Grátis
Baile de Encerramento Regional do projeto Pandeiro em Diálogo: Toque e Memória, com a participação da turma de aprendizes da oficina de pandeiro do CC Grajaú, um artista convidado do forró, Bloco de Pífanos e da Orquestra de Rabecas de São Paulo.
Madmen´s Clan
Música
09/11
Sábado 20h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Grátis
O Show do Grupo Madmen's Clan tem como objetivo resgatar a essência da Black Music, trazendo os clássicos da Motow, releitura dos anos 70 até os tempos de hoje. O show é uma mistura do antigo com o novo, duas linguagens de um mesmo universo, o universo Black Music do Soul e Hip Hop. Com cinco discos lançados, o Grupo Madmen's Clan traz em seu repertório sucessos nacionais, internacionais e autorais, voltada ao estilo Soul and Black Music.
O Silêncio e a Tempestade – Wander Antunes
Literatura
10/11
16h
Local: Hall/Cinema
120 minutos
Livre
Lançamento do livro O Silêncio e a Tempestade. Sertão nordestino, começo dos anos de 1940. Duas mulheres. A primeira não tem sequer um nome, por ser muda virou a Mudinha, todo mundo chama ela assim. Sem nome, sem direitos e mulher, contra sua vontade, daquele que era, até um outro dia mesmo, seu padrasto. A outra - uma mulher da pá virada – é temida, livre e chefe de bando cangaceiro. Ela já foi Maria do Jairo, mas agora é conhecida por Ventania. Duas mulheres, duas vidas que irão se encontrar em meio a tocaias e tiroteios e, talvez, começar uma nova existência a partir desse encontro.
Batalha Grajaú Rap City
Música
14/11
Quinta 19h
Local: Teatro/Calçadão
180 minutos
Livre
Grátis
A batalha se tornou uma das maiores batalhas de Mc’s do Brasil, reunindo mais de 8 mil pessoas em seus eventos, proporcionando shows de grandes nomes do rap nacional totalmente gratuitos, além de dar oportunidade para artistas mostrarem toda sua criatividade. Também participou de eventos como: Red bull Amaphico/ Red Bull Mano/Estúdio Show Livre/ Mês do Hip-Hop 2018/2019/2020/2021/2022, Projeto VAI 1, Projeto Semear entre outros. Hoje considerada um fenômeno no entretenimento, a GRC participa de vários eventos culturais, sociais e educativos dando palestras e oficinas de rimas, promovendo novos atletas mentais em uma competição de arrepiar, tornando-se uma grande vitrine para novos artistas.
Banda Barro Vermelho
Música
22/08
Sexta 20h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Grátis
A banda Barro Vermelho traz uma grande diversidade de ritmos e referências da cultura negra e afro-brasileira. Seu repertório é composto por 12 músicas que fazem alusão a entidades do candomblé, ritmos contemporâneos, toques africanos, influências do jazz, a latinidade da salsa, hip hop, entre outros. As músicas trazem histórias de entidades e do povo negro.
Vozes do Samba - Bateria Pegada da Coruja
Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio
Música
24/11
Domingo 21h
Local: Calçadão
60 minutos
Livre
Grátis
A Bateria Pegada da Coruja, coração pulsante do Grêmio Recreativo Cultura e Social Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio, traz uma explosão de energia e ritmo ao Calçadão Cultural. Sob a batuta do mestre Vitor Velloso, o grupo jovem e talentoso mistura clássicos do samba com novas composições, celebrando a música em sua forma mais vibrante. O Projeto Vozes do Samba convida a comunidade a experimentar a magia do carnaval e a se conectar através da música, promovendo inclusão e diversão para todos.
HattaFest – 3ª Edicão - O Rock é Preto
Música
30/11
14h
Local: Teatro
360 minutos
Livre
HattaFest tem o objetivo de reunir bandas de rock do cenário underground do extremo sul de São Paulo, que tenham trabalho autoral e que circulem na cena musical local. O festival oferece organização, estrutura e qualidade técnica profissional para as apresentações, e acontece sempre em espaços públicos na periferia que sejam de fácil acesso à população e com entrada gratuita para todos, favorecendo a descentralização e democratização das atividades culturais na cidade de São Paulo. Em novembro, o tema da terceira edição é O Rock é Preto. Enfatizando a importância da cultura preta e a influência do Blues na formação e concepção desse estilo musical no mês da Consciência Negra. Com um lineup de 3 bandas oriundas de bairros da zona sul, a essência criativa do rock. Para esse evento convidam o coletivo A Fúria do Negro, sediado no Jardim Ipê, que utiliza principalmente a capoeira como ferramenta para a socialização e oferta de atividades culturais nas periferias de São Paulo, que fará uma apresentação especial relacionada ao Dia da Consciência Negra, onde será celebrado Zumbi dos Palmares e recordando e evidenciando lutas e resistências da população negra contra o racismo, preconceito, discriminação racial e desigualdades sociais.
CENTRO DE CULTURAS NEGRAS
AFRO OYÁ
Intervenção Artística / dança
05/11
Terça 15h
60 minutos
Livre
Grátis
Apresentação artística de dança – Projeto Dança Afro Brasileira, de ritmos originários e criados provenientes de África. Ijexá, congo, Ilú, Samba Reggae e Samba de Roda.
Baile Black Soul
Música
08/11
Sexta 19h
120 minutos
Livre
Grátis
O Baile Black tem como proposta reencontrar com o público que admira a Black Music e traz a nostalgia dos bailes blacks como Chic Show, Zimbabwe e Black Mad, entre outros. De forma livre e aberta com o público presente, a cultura da dança faz bem para saúde e o bem estar das pessoas, pois o baile traz diversão, movimentação e descontração. Utilizando o DJ que como um maestro, conduz o público com o famoso passinho, garantindo alegria e entretenimento para o público de todas as idades.
DJs do Clã
Música
17/11
Domingo 15h
90 minutos
Livre
Grátis
Sarau Clã Beats e Poesias tem como objetivo desenvolver entretenimento musicalmente com amplo conhecimento de músicas afro, afro beat, jazz, soul, funk music, samba rock, black, charme e rap. Nasceu dos encontros de Hip Hop no Centros de Culturas Negras, fomentando a valorização da Cultura Hip Hop.
Batizado Capoeira Grupo Cativeiro
Intervenção artística
23/11
Sábado 14h
120 minutos
Livre
Grátis
Uma tradicional roda de Capoeira, no formato da Capoeira Angola com a tradição rítmica de bateria formada pelo Grupo Cativeiro Capoeira: três berimbaus, Berra Boi, Médio Gunga e Viola, dois pandeiros, um atabaque, um reco-reco e um agogô. E seus cantos tradicionais como Paranaue, Manteiga Derramou, Camugerê, Aidê e Tempo do Cativeiro, Sai Catarina e Canoa Virou.
POLO CULTURAL CHÁCARA DO JOCKEY
Parabólica Show
Circo
24/11
Domingo 17h
60 minutos
Local: Praça da Balança
Livre
Grátis
Um programa de TV inusitado que receberá pela 1ª vez uma convidada que é um fenômeno sobrenatural: Superela! Uma apresentadora estranha, uma convidada super poderosa, duas personalidades chocantes e uma grande confusão em meio a mistérios revelados!
Cinema na Kombi
Cinema
24/11
Domingo 18h30
60 minutos
Local: Praça da Balança
60 minutos
Livre
Grátis
Exibição de filmes e vídeos com temática a combinar com o contratante. O cinema acontece ao ar livre ou espaços que caiba a Kombi. Ao final da exibição pode ser proposto um bate-papo conduzido pela artista Lelê Marins.
CENTRO CULTURAL OLIDO
Solo Sagrado
Teatro
10/11
Sexta 16h
Local: Sala Paissandú
60 minutos
Livre
Grátis
Solo Sagrado – Um Corpo em Revolta é performance solo de Buto Mestiço. Concepção e interpretação de Al Nascimento, é inspirado na guerra de Canudos, um dos principais conflitos da história do Brasil, ocorrido em um vilarejo no sertão baiano entre 1896 e 1897, e liderado por Antônio Conselheiro. O confronto entre os moradores de Canudos e o exército brasileiro deixou mais de 25 mil mortos.
Gaia o Enigma Humano
Artes Visuais
07/11 a 10/01/2025
Local: Corredor
Livre
Grátis
A exposição Gaia o Enigma Humano intenciona proporcionar, em 40 desenhos, cenários propícios para que seja criada pelo observador uma narrativa que evidencia um novo olhar para o autoconhecimento físico e psíquico do ser humano.
Muito Além das Águas
Teatro
22 e 23/11
19h
Local: Sala Paissandu
60 minutos
Livre
O espetáculo teatral de F.E.Kokocht / Ceceu Simmi é um projeto que pretende veicular e divulgar, através dessa linguagem artística que dialoga com o público, a cultura indígena do Brasil.
Justina - A Noiva Abandonada
Música
19 a 24/11
19h
Local: Sala Paissandu
60 minutos
Livre
Grátis
Ela é cantora, compositora, atriz, produtora cultural e idealizadora da iniciativa Frequências Preciosas, projeto de ações para difundir cantoras negras e indígenas do Brasil. O show mistura teatro e música e conta a história de Justina, que acreditava que iria se casar, mas seu noivo desapareceu repentinamente sem maiores explicações. Para dar a volta por cima ela vai às ruas cantar como solução diante do ocorrido passando o chapéu para quitar as parcelas do vestido que tinha comprado para o suposto casório.
Jornada Olido
Teatro
22/11
Sexta 15h
Local: Vitrine Multimídia
Duração: 60 dias
Livre
Grátis
Uma experiência visual sensível e interativa que provocará o encontro extracotidiano entre o participante, o prédio do Centro Cultural Olido e as ruas do centro através de material multimídia expositivo digital. Partindo de um painel de acrílico produzido com arte gráfica e um QR CODE, áudios, imagens e mídias extras expostas numa plataforma online se conectam com a observação ativa sobre a cidade através das janelas do prédio, revelando histórias e memórias do edifício e das ruas ao redor escondidas pelo tempo, culminando num passeio guiado por áudio que conecta passado, presente e futuro. Nesse movimento, a exposição busca criar ressignificadas sensações de pertencimento, provocar visão crítica e poética sobre a realidade, além de reconhecer o público como sujeito histórico na constante construção simbólica e concreta da cidade de São Paulo. A obra terá caráter permanente, gratuito e autônomo - ou seja, o público poderá acessar o painel de acrílico quando quiser durante o horário de funcionamento do Centro Cultural Olido e sem a necessidade de acompanhamento de monitores ou funcionários.
UP Cicling – Costumização de roupas
Moda
22 e 23/11
14h às 19h
Local: Vitrine Multimídia
Livre
No cenário contemporâneo da moda, onde sustentabilidade e inovação se tornam cada vez mais cruciais, os encontros "Novos Ciclos: Como aplicar técnicas de Upcycling para começar seu negócio" surgem como uma oportunidade imperdível para empreendedores e entusiastas do design enriquecerem seu vocabulário criativo com residuais. O conceito de upcycling, que envolve transformar materiais descartados em produtos de maior valor, ganha destaque não apenas por sua abordagem sustentável, mas também por seu potencial econômico. Segundo estimativas, a indústria da moda global é responsável pelo descarte de aproximadamente 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano. Esse número alarmante sublinha a urgência de abordagens criativas e sustentáveis como o upcycling, que não apenas reduzem o impacto ambiental, mas também incentivam uma economia circular e consciente.
Circuito de Teatro Português e Africano
Teatro
14 à 23/11
às 19h
Local: Sala Olido e Paissandú
Livre
Esta é a 14ª edição do Circuito de Teatro em Português, com artistas de 5 países de língua portuguesa com expressões das artes cênicas: música, dança e teatro.
Programação
Atividades do Projeto:
Dia 14 de novembro: Cerimônia de Abertura para convidados e representantes dos países de língua portuguesa
Dia 15/11 – Portugal /Lisboa
Espetáculo: A Mesa com Nelson Monforte7
Dia 16/11 – Brasil /Manaus –AM – A Tarde Livre também para infância
Cia Arte e Fato – Espetáculo: A Maravilhosa História do Sapo TaroBeque
Dia 16/11 – África/Angola – espetáculo: Lena e Boesman
Dia 17/11 – Brasil/São Paulo – espetáculo: Pés Na Estrada (palhaços) livre também para infância
Dia 17/11 – África/Moçambique – espetáculo: Um Cão Vadio & Sonhos Adiados
Dia 18/11 – Brasil/São Paulo – SANKOFA – Com André de Luca
Dia 19/11 – Palestra Sobre Letramento Racial com André de Luca e Seminário sobre Intercâmbios
Dia 20/11 – África/Guiné Bissau – espetáculo de Dança: Estrela
Todas as apresentações serão seguidas de debates com o público.
• Seminários:
- Letramento Racial com Andre de Luca
- Intercâmbios entre os Países de Língua Portuguesa, destinado a classe artística e público
interessado, estudantes de artes, professores etc., apresentando a rede de intercâmbios que
faremos parte em 2024, a partir do Canadá, envolvendo os Palop – Países Africanos que falam a
língua portuguesa e Brasil.
Segunda a sábado 19h
Domingo 16h
Livre
Grátis
CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA
André Smith
Stand Up
07/11
Quinta 20h
Local: Teatro
60 minutos
+16 anos
Grátis
No show solo de André Smith, o comediante compartilha suas histórias de vida de forma hilária, trazendo ao palco suas experiências com uma abordagem cômica e envolvente. Com seis anos de carreira no stand-up, André promete uma noite repleta de humor autêntico e diversão garantida.
Bailão da Vila Formosa - Baile Regional
Música
10/11
Domingo 15h
Local: Teatro
120 minutos
Livre
Grátis
O Baile da Melhor Idade vai reunir um grupo que nesse momento da vida precisa estar sempre conectado com a qualidade e com todos os benefícios que a arte da dança e música trazem.
Gessica Ferreira
Stand up
14/11
Quinta 20h
Local: Teatro
60 minutos
+16 anos
Grátis
Prepare-se para uma noite de risadas ousadas e reflexões divertidas com a comediante Gessica Ferreira no Centro Cultural Vila Formosa! Em seu espetáculo, Gessica traz seu humor afiado e provocativo, abordando de maneira divertida as questões contemporâneas sobre relacionamentos, masculinidade e o fenômeno dos "red pills". Com seu estilo único, Gessica não tem medo de desafiar tabus e fazer piadas inteligentes que tiram sarro das dinâmicas modernas entre homens e mulheres. Ela mergulha nas nuances das interações amorosas, explorando os estereótipos e as expectativas que cercam o tema, sempre com uma pitada de bom humor.
Romarinho Ferreira
Stand up musical
21/11
Quinta 20h
Local: Teatro
60 minutos
+16 anos
Grátis
Romário Ferreira é baiano e atualmente mora em São Paulo. Faz stand up comedy desde 2016 e traz no currículo experiência teatral pelo SESC de São José dos Campos, curso de improvisação e curso de palhaço voluntário em hospital, workshop de Clown e de time cômico.
Sons De Vila
Música
22/11
Sexta 18h
Local: Teatro
240 minutos
Livre
Grátis
No Segundo semestre de 2021, O Selo propôs em parceria com o CC Vila Formosa um evento semanal chamado Sons de VIla. Reúne música ao vivo, discotecagem, artes plásticas, com pintura ao vivo e exposição de obras e uma baseada na economia criativa como brechós, lojinhas de souvenires, utensílios, patês e antepastos de pequenos empreendedores locais.
Batalha dos Loko
Música
27/11
Quarta 20h
Local: Teatro
120 minutos
+14 anos
A Batalha dos Loko nasceu em 2015 e consiste em fomentar o encontro semanal de Hip Hop, poesias e Batalha de RAP com maior tempo de duração da Zona Leste. O evento acontece de forma independente, atribuindo sempre os 4 elementos, além de produtores culturais, músicos, atores, comunicadores e coletivos na região da Vila Formosa e de toda Zona Leste.
Thiago PHZ
Stand Up
28/11
Quinta 20h
Local: Teatro
60 minutos
+16 anos
O roteirista e comediante Thiago Phz sobe no palco apresentando seu novo solo de stand up: Blackout. Com temática do cotidiano da comunidade negra e de quebrada, Thiago conta histórias hilárias e situações reflexivas de como é viver na pele ser negro. Um espetáculo imperdível para quem quer assistir um show de alto nível.
CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE
Sarau Travas da Sul
Literatura
15/11
Sexta 20h
Local: Teatro
120 minutos
+14 anos
Grátis
A Coletiva Travas da Sul convida toda a comunidade para o Sarau Travas da Sul noCentro Cultural da Diversidade, vamos celebrar a arte LGBT periférica! O Sarau propõe intervenções artísticas de múltiplas linguagens com drag show, poesia, performance, apresentações musicais de pessoas LGBTrans e microfone aberto para participação espontânea do público.
Show Futuro Caetana - Afronordestina
Música
24/11
Domingo 19h
Local: Teatro
60 minutos
+12 anos
Grátis
O show traz como abordagem o conhecimento e a expertise de um corpo travesti para a cena. Figura marginalizada e recebida com violência na sociedade. Onde constantemente tem a sua importância retirada, gerando muitas vezes o seu esquecimento, e sendo tratada como não humana. A mudança de cenário como o quando a artista é colocada como centro de repertório e pode desta vez assumir o protagonismo da cena, é entusiasta a essa busca por diferentes comportamentos sociais e reações sobre corpos trans e travestis em sociedade. Show musical, ancestral e festivo.
Trans Jazz by Divas
Música
09/11
Sábado 20h
Local: Teatro
60 minutos
+16 anos
Grátis
Performance musical que mergulha profundamente na herança cultural do canto negro norte-americano, homenageando as icónicas musas da black music. Este espetáculo convida a reviver, através da música, as lutas históricas das comunidades negras, enquanto explora a complexidade e a beleza de improvisar os ritmos da soul music. O projeto é também um poderoso manifesto de luta e libertação, protagonizado por uma mulher negra travesti, cuja voz foi muitas vezes silenciada, mas que agora se ergue para expressar a sua verdade e resistência através da arte.
Mari Serrano e a história da luta LGBTQIA+
Palestra
Sábado 16/11
Local: Teatro
60 minutos
+12 anos
Grátis
Mariana Serrano é advogada, bacharela e mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da primeira pós-graduação em Direito Antidiscriminatório do Brasil - FADEG Meu Curso. Professora assistente na primeira optativa de Direito Antidiscriminatório do Mestrado Acadêmico da PUC/SP - Professor responsável Álvaro de Azevedo Gonzaga. Presidenta da Comissão de Diversidade do MATI - Movimento da Advocacia Trabalhista Independente. Membro do Conselho Científico da Revista de Direito da UNISA. Ex-Coordenadora do Núcleo de Diversidade e Inclusão no Trabalho da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP (2019 a 2021).
Co-fundadora, Ex-Diretora de Atendimento a Vítimas e Ex-membra da Rede Feminista de Juristas - deFEMde (2016 a 2020). Pesquisadora e advogada experiente no Direito das Famílias, das Mulheres e da População LGBTQIA+. Autora do livro Vidas LGBTQIA+: Reflexões para não sermos idiotas; da Coleção Leituras Críticas Importam - Editora Matrioska.
Somos Todos Chico Rei
Teatro
19/11
Terça 10h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Grátis
Embarque nesta jornada emocionante pela vida de Chico Rei, o monarca africano cujo legado ecoa nas montanhas de Ouro Preto, Minas Gerais. Somos Todos Chico Rei revela a história de Chico Rei tal como é transmitida nos dias de hoje: a saga deste homem-rei que emergiu da África e conquistou a sua liberdade, bem como a de seus companheiros, através da aquisição de sua alforria com o ouro extraído das minas. No entanto, como toda narrativa oral, há espaço para outras interpretações e possibilidades. O Núcleo Preto apresenta a ideia de um Chico Rei coletivo, reconhecendo que é impossível determinar com certeza quem foi o verdadeiro Chico Rei.