Secretaria Municipal de Cultura

Quinta-feira, 3 de Outubro de 2024 | Horário: 17:46
Compartilhe:

Programação de Outubro - Centros Culturais

Confira a programação completa
Vhor - Músico e Dj

POLO CULTURAL CHÁCARA DO JOCKEY

A Irrefreável Força da Natureza
Artes Visuais
11/10
Sexta 10h
Local: Praça da Balança 
480 minutos
Livre
Grátis
O graffiti “A Irrefreável Força da Natureza” é uma intervenção artística nos murais das áreas dos banheiros do Polo Cultural Chácara do Jockey, transformando esses espaços em uma celebração visual da força incontrolável e majestosa da natureza. Inspirado pelo poder vital que sustenta e transforma o mundo natural, o projeto utilizará elementos da flora e fauna em cenas dinâmicas que capturam momentos de expansão, movimento e resiliência. Esses murais servirão como um lembrete visual do vínculo profundo entre o ser humano e o meio ambiente, sugerindo que devemos nos adaptar e evoluir diante dos desafios que enfrentamos.

Voltando a Ser Criança
Intervenção Artística
13/10
Domingo 13h
Local: Praça da Balança 
300 minutos
Livre
Grátis
Em torno do Mês das Crianças, o PCCJ preparou uma programação especial para o dia 13.10, domingo, com atividades como futebol de botão, gincana, tobogã, corrida de saco, cabo de guerra, cama elástica, área de leitura, oficinas de diferentes estilos e muita música. Além disso, haverá distribuição de algodão doce e pipoca.

Chá da Alice
Teatro Infanto Juvenil
18/10
Sexta 10h
Local: Praça da Balança 
120 minutos
Livre
Alice volta ao país das maravilhas e pede para que o Chapeleiro fique encarregado de convidar a todos para participarem do Chá que acontecerá aos arredores do Castelo da Rainha Branca. O Chapeleiro convida todos os personagens: Coelho, Lebre, Rainha Branca e Gato. Um Chá divertido e interativo com a participação da Corte da Rainha Branca, formado por crianças. Porém, o Chapeleiro não convidou a Rainha Vermelha, o que faz um gato fofoqueiro não se aguentar e acaba contando para ela que chega durante a entrega dos doces para as crianças transformando tudo em uma grande confusão que precisa ser resolvida.

Samba da Praça
Música
19 e 20/10
Sábado e domingo 13h
Local: Praça da Balança 
60 minutos
Livre
Grátis
O projeto Samba da Praça foi criado para levar boa música e cultura a praça da balança que fica dentro do Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey.

De Onde Vem o Baião
Teatro musical
20/10
Domingo 16h
Local: Praça da Balança 
60 minutos
Livre
Grátis
Em um pequeno salão de forró, pessoas se encontram e se relacionam. Homens e mulheres dançam ao longo do salão e devaneiam pelo universo das músicas do forró pé de serra que acabam por invadir a cena. A música do espetáculo retrata a história do Forró Pé de Serra que nasceu no sertão nordestino e nas últimas décadas passou por um processo de urbanização. Porém, ela é contada a partir do pequeno, da menor grandeza: das pessoas presas em sua timidez e solidão, buscando a dança para encontrar o amor, a amizade ou pelo menos ter por alguns minutos um contato físico com outro ser.


CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA

Respostas Coreográficas – Liana Zakia
Dança
03 e 04/10
Quinta e sexta 19h
Local: CRD SP – Cênica
60 minutos
Livre
Grátis
O espetáculo VERMELHA se constituiu a partir de uma série de perguntas a esse corpo “formado” e formatado pela dança, em suas camadas visíveis, mas principalmente invisíveis. Aquilo que se assume conscientemente e aquilo que se incorpora sem nem perceber, valores que se tornam corpo, comportamento, pensamento, urgência, medo, insegurança, prática, hábito.
O processo de pesquisa partiu, primeiramente, da apreciação e encantamento acerca da obra Desvio para o vermelho, do artista brasileiro Cildo Meireles (concebida em 1967, montado em diversas versões desde 1984 e exibido em Inhotim – MG em caráter permanente desde 2006). O ambiente composto por múltiplas variações de tonalidades vermelhas causou uma sensação de aparente estabilidade e logo em seguida, de um turbilhão de estados e afetos, que se relacionam com o corpo-ambiente-feminino no qual se debruça a obra VERMELHA.
Foi potente investigar o que o ambiente monocromático gerou em termos de distintas sensações, em relação a corpo, intensidade, contradição e desestabilização.
Inspirada por Desvio para vermelho, uma coleção de imagens de contextos femininos distintos e um texto produzido por Renato Jaques, o processo de criação foi desenvolvido, sob aspectos do feminino, do corpo-comportamento da mulher. A constatação de que a figura feminina tendia a ser mais valorizada quando detentora de “ferramentas” que sugerissem a bondade e a obediência, banhadas e confundidas por um jeito/estado “doce” e delicado de ser/estar no mundo e em suas relações. Isto nem sempre como construção explícita, mas presente nas entrelinhas e expectativas sociais.

Corpo tela: documentos negros do Bixiga
Dança
05/10
19h
Local: CRD SP – Cênica
60 minutos
Livre
Grátis
Quando pessoas negras do Bixiga e suas tradições, lutas e vivências encontram espaço para compartilhar suas histórias, resgatar memórias e inspirar novas gerações, quais histórias elas têm a dizer? O quanto de histórias importantes ainda não foram ouvidas? Quantas já foram apagas pelo tempo? Quantas histórias ainda anseiam por serem contadas? E o mais importante: Por que não as registrar?

Corpo Tela: Coreoescavações Coletiva e Coreoescavação Solo
Dança
08, 09 e 23/10
19h
Local: CRD SP – Cênica
60 minutos
Livre
Grátis
As aberturas dão continuidade às atividades do projeto Arqueologia de
Desaparecimentos, contemplado pela 34ª edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo. Durante as aberturas serão compartilhadas
Coreoescavações Coletiva e Coreoescavação Solo, realizadas ao longo do
semestre, a partir dos princípios coreográficos formulados por Vera Sala na invenção de um pensamento de corpo que dança, no decorrer de uma trajetória que completa trinta e sete anos na dança contemporânea brasileira em 2024.

Ciranda de Retina e Cristalino 
Dança
16 e 17/10
Quarta 10h e quinta 14h 
Local: CRD SP – Cênica
60 minutos
Livre
Grátis
Diversos personagens incluindo a Retina, mulher com baixa visão que baila atrás de sua janela; Cristalino, jovem com baixa visão que se equilibra fazendo malabarismos na penumbra com sua bengala verde e sua roda iluminada; Cecília, jovem que baila com seu olho roda com grandes cílios e íris e Corneia, dançarinas com duas faces que dançam e refletem suas imagens em um grande espelho, Desfocado que dança com sua roda em sua cadeira de rodas. Todos isolados em seus círculos, mas conectados por suas narrativas corporais que às vezes se unem em uma só coreografia formada por diversos corpos e olhares que os levam a uma grande ciranda da memória.

Amálgama
Dança
18/10
Sexta 19h
Local: CRD SP – Cênica
60 minutos
Livre
Grátis
Este é o nome do espetáculo da companhia formada por quatro artistas que levam as individualidades do fazer circense para o contexto coletivo do estar em cena juntos. Tem direção coletiva e apresenta diferentes técnicas circenses em uma linguagem própria entre o malabarismo, a acrobacia e a dança. Amálgama é o nome que se dá à mistura de elementos diversos, pode ser a reunião desordenada de pessoas ou a fusão perfeita de coisas diferentes.

Infame 
19 e 25/10
19h
Local: CRD SP – Cênica
60 minutos
+14 anos
Infame é um convite para abraçar seu lado sombra, instigar na mulher a busca pela sua essência negada e tomar posse dessa potência feminina, deixando de lado preconceitos, pressões sociais e relação de submissão, debruçando-se em um símbolo de força e libertação.

Sobre nós, memórias e bicicletas
Cinema
26/10
19h
Local: CRD SP – Cênica
60 minutos
Livre
Grátis
Exibição do curta Sobre Nós, Memórias e Bicicletas. Em 2020, a Cia Resto D’ontê produziu o curta "idealizado e performado por Wilson Guilherme com direção de Maria Carolina Oliveira, narração de Jonas Coutinho e trilha sonora em parceria com o Coletivo Estúdio Nave 2. O projeto foi anteriormente possibilitado a partir da 4ª edição do Fomento ao Circo. A dramaturgia se desenrola a partir da relação de memória com a construção do indivíduo, trazendo para a cena um questionamento sobre quem somos e nossas origens, tendo como eixo central lembranças de quando e com quem aprendemos a andar de bicicleta, objeto metafórico e disparador da discussão e reflexão propostas pela cena. Esta ação integra o projeto "O que restará D'ontê?", contemplado pela 8ª edição do Fomento ao Circo da Cidade de São Paulo.  


CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO

Exposição Hoje Tem Espetáculo
Data e horário: Segunda a sexta das 10h às 18h 
Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs.
(Fecha às terças)
Exposição
Local: Centro de Memória do Circo - Térreo e Sobreloja (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Livre
A Exposição Hoje tem espetáculo! tem curadoria de Verônica Tamaoki e projeto expositivo e gráfico de Carla Caffé. Já foi visitada por mais de 300 mil visitantes e ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, além de sala no térreo, estando dividida em três núcleos: Linha do Tempo, Famílias e Artistas de Destaque. Apresenta aspectos diversos da atividade circense representados em maquetes, e incorpora à área expositiva um espaço de convivência denominado Café dos Artistas. Possui cerca de 300 imagens de autores diversos, documentos tridimensionais e audiovisuais. 

Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP)
Data e Horário: Segundas-feiras, às 14hrs
180 minutos
Circo
Local: Vitrine da Dança (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Livre
Sinopse: O Centro de Memória do Circo recebe desde 2015 o Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP), coletivo independente formado por Alex Sandro Duarte, Camila Scatena, Cristiano Miranda e Rodrigo Bella Dona, que realiza encontros semanais, aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço e seu contexto em forma geral, tendo como objetivo proporcionar uma troca de ideias e informações sobre o universo da palhaçaria.
Atualmente os Encontros ocupam o espaço no Centro de Memória do Circo e dividem sua programação em cinco tipos de ações, sendo uma maneira de se aprofundar nas diversas formas de estudo. Sendo elas: 
- Apresentações de números ou espetáculos (principalmente que estão em processo de criação), na sequência acontece uma roda de conversa, momento em que o artista recebe os feedbacks do público, instigando a criatividade do artista com novas ideias;
- Dia de convidados de notório saber: conversas com artistas que, através de suas vivências no mundo da palhaçaria, estão dispostos a trocar conhecimento sobre suas trajetórias na arte, suas pesquisas cômicas, seus trabalhos futuros, entre outros;
- Dia de filmes/documentários: a pesquisa acontece através de projeções de filmes e/ou documentários e ao final do encontro, o grupo forma uma roda de bate-papo para refletir sobre o que foi visto, aprendendo uns com os outros através da experiência individual de cada pessoa;
- Dia de Estudos Teóricos: lançamento de livros, conclusões de curso, dissertações, entre outros. Sempre no fim é feita uma conversa sobre o que foi apresentado, para o grupo se aprofundar na pesquisa demonstrada.

Visitas Mediadas às exposições Hoje Tem Espetáculo
Data e Horário: Segunda a sexta das 10h às 18h
Linguagem: Exposição / Visitas Mediadas 
Formato: Presencial
Local: Centro de Memória do Circo - Térreo e Sobreloja (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Classificação: Livre
Sinopse: A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas pelas exposições para grupos acima de 5 pessoas, e elabora atividades de acordo com o perfil do público. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com

Visitas Mediadas às Reservas Técnicas do Centro de Memória do Circo
Datas e Horários: Segunda a sexta das 10h às 18h
Linguagem: Museologia / Visitas Mediadas
Formato: Presencial
Local: Centro de Memória do Circo (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Classificação: Livre
Sinopse: A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas às reservas técnicas para grupos, de 5 a 10 pessoas. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com

Figaza Show 
Circo
07/10
14h
Livre 
Duração: ????
Criado em 2013, é um espetáculo de rua que se adapta a todo espaço. Malabarismo, balões, bolas de cristal, música ao vivo e bolhas de sabão se apresentam em cena como números curtos em este pot-pourri da palhaça Figaza em seu clássico show de rua. Esta palhaça ágil de resposta rápida traz destrezas, muito jogo com o público e as mais absurdas soluções para os problemas que se apresentam. Figaza Show: Um solo-feminino clássico de palhaça de rua.
(https://www.instagram.com/painesantamaria/)

Picadeiro Aberto 
Circo
28/10
14h
120 minutos
Local: Centro de Memória do Circo (Rua Dom José de Barros, em frente a Vitrine do Circo - Sala Mestre Maranhão)
Livre
Grátis
O Picadeiro Aberto é um evento que proporciona um espaço de encontro entre o circo e a rua, precisamente na rua Dom José de Barros, pouco antes do seu cruzamento com a Av. São João, local que abriga diversidade artística e cultural bastante complexa, integrando no mesmo espaço imigrantes, migrantes, grafiteiros,  rimadores, dançarinos e artistas circenses. É nessa efervescência cultural e artística que o Centro de Memória do Circo abre o seu picadeiro para a cultura urbana do seu entorno, com competições artísticas, apresentações e jogos circenses.

Circo em Transição: Debate sobre a presença (ou ausência?) de pessoas trans no circo brasileiro
Circo / Cinema
31/10
16h30
Local: Centro de Memória do Circo (Vitrine do Circo - Sala Mestre Maranhão)
Livre
90 minutos
Grátis
Nos últimos anos, temos visto o tema da transgeneridade ganhar, a custosos passos, espaço nas artes e no circo. Porém, a midiatização desse suposto pioneirismo muitas vezes faz com que pensemos que a presença de pessoas trans no circo seja algo necessariamente recente. Será que realmente não houve pessoas trans no circo brasileiro até a última década? Porque nós, pessoas trans, temos sempre a sensação de sermos pioneiros em todos os lugares que ocupamos? Quais os desafios que enfrentamos quando tentamos buscar por referências de pessoas trans circenses que vieram antes de nós? Esses são questionamentos debatidos no documentário “Circo em Transição”, fruto da pesquisa da Cia Fundo Mundo, produzido pela Purpurina Filmes e realizado através de ProAC 2020 – Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo.
(https://www.instagram.com/ciafundomundo/)


CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES

Círculo mágico
Circo
04/10
14h
60 minutos
Livre
Grátis
O espetáculo Círculo Mágico usa reprises clássicas do circo brasileiro. Com um cortejo de chamamento, o círculo é criado, envolve a plateia e a magia flui faceira no ar. Com a ideia que todos podem ser artistas, antes cidadãos com direitos, a sua própria cultura. Trazendo de volta o humor puro e infantil, típicos de circos mambembes, Através de reprises de palhaços, magia cômica, fogo, malabares, monociclos, perna de pau, acrobacias, música e trechos da literatura brasileira infantil, além de irreverência e muito humor. Em um espetáculo de circo itinerante feito para toda família.

Brasilidade 
Circo
04/10
16h
60 minutos
Livre
Grátis
Brasilidade é uma brincadeira popular em que três andarilhos se conhecem em São Paulo e decidem viajar pelo Brasil para viver uma grande aventura, descobrindo suas cores, sabores, ritmos e cânticos. Uma jornada com música, dança, curiosidades, causos e a alegria do povo brasileiro. Os andarilhos se encontram numa praça típica da capital e falam da saudade da sua terra natal.

Labirinto 
Performance    
12/10
15h
180 minutos
+10 anos
Grátis 
O labirinto é uma proposta de intervenção artística formulada em uma estrutura composta por um conjunto de caminhos interligados. O desenho do labirinto é unicursal, ou seja, com apenas uma opção de caminho, da entrada até a saída. O caminho, por sua vez, é delineado por uma série de atores caracterizados artisticamente de forma sombria, que interagem ativamente com as pessoas que tentam atravessar.

Patinação Kids – SportMove 
Intervenção    
20/10
Domingo 14h
180 minutos 
Livre 
Grátis
O evento Patinação Kids, promovido pelo Coletivo Sport Move, acontecerá no bairro de Cidade Tiradentes com o objetivo de incentivar a prática esportiva e promover a convivência entre as crianças. Oferece uma experiência divertida e segura para os pequenos amantes da patinação. Durante o dia, as crianças terão a oportunidade de aprender e aprimorar suas habilidades com patins, participar de oficinas educativas sobre segurança e técnicas de patinação, e se aventurar em diversas atividades recreativas. Monitores capacitados estarão à disposição para garantir que todos se divirtam enquanto aprendem.

Quebrada Festival
Música
26/10    
14h
120 minutos 
Livre
Grátis
O Quebrada Festival surge com o intuito de expandir a cultura em Cidade Tiradentes, valorizando os talentos da região e proporcionando um espaço de visibilidade para seus artistas. Com apresentações de estrelas do hip hop, performances vibrantes de dance crews de break e ritmos envolventes do reggae, além de shows de artistas que representam a nova geração da música pop. O festival não é apenas uma vitrine para os talentos locais, mas também um espaço de troca e aprendizado, onde a diversidade cultural é exaltada. Além da música, o Quebrada Festival contará com atividades e instalações que promovem reflexões sobre a cultura urbana, proporcionando um ambiente acessível e acolhedor para todos os moradores da região. O evento é uma oportunidade imperdível para celebrar a arte e a música, e para fortalecer os laços comunitários.


VILA ITORORÓ

Bufo Borealis - Circuito Municipal de Cultura
Instrumental
04/10
Sexta 19h
Local: Palco éden
60 minutos
Livre
Grátis
A banda Bufo Borealis apresenta neste show especial um apanhado dos seus cinco anos de carreira. Músicas dos CDs Pupilas Horizontais (2020) ,Diptera (2022) e o novo álbum a ser lançado em dezembro de 2024.

Palavras incendiárias
Música e literatura 
05/10
Sábado das 10h às 20h30
Local: Palco Éden 
+12 anos
Grátis
Mel Duarte é uma artista da palavra com mais de uma década de carreira. A escritora, poeta e compositora celebra 5 anos do lançamento de seu primeiro disco de spoken word: Mormaço - Palavras Incendiárias, no qual mescla no palco música, ritmo e poesia, acompanhada por banda. Apresenta seus poemas em um espetáculo lítero-musical que proporciona uma experiência sensorial e sinestésica única. Além do show, o projeto conta com uma roda de conversa com a presença de mulheres, além de uma mediadora e uma apresentação poética. 

Vhor
Música
11/10
Sexta 19h
Música
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
Sinopse: 

Show BorboLetrando
Música
12/10
Sábado 19h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
BorboLetrando é um show musical que convida o público a brincar com as letras do alfabeto. Traz um repertório diverso que vai do baião ao rock and roll e brincadeiras que valorizam a cultura popular brasileira. Com a Trupe BorboLetras.

Cabaretize
Circo 
13/10
Domingo 15h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
Uma trupe realiza audições para completar o elenco do seu próximo show de cabaré e convida o público a demonstrar seu talento. Entre uma apresentação e outra, a plateia é convidada a demonstrar suas habilidades artísticas, entre elas: tocar música, cantar, dançar, fazer malabarismo, contar piada etc. Para auxiliar na execução dos números, o público tem à sua disposição diversos adereços e instrumentos.

Ivyson - Circuito Municipal de Cultura
Música
18/10
19h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
Ivyson irá tocar em seu show todos os sucessos de sua carreira, incluindo músicas de seu disco Outro Lado do Rio, e músicas do seu disco recém lançado: Afinco.

Ceumar 35 Anos de Música
Música 
19/10
Sábado 19h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
Ceumar, em um formato solo de voz e violão, apresentará uma retrospectiva de sua carreira abrangendo composições autorais e músicas de grandes parceiros. O projeto inclui a participação especial de Webster Santos, colaborador desde 2007.

Show Niquinho, Bandolim de Ouro do Brasil
Instrumental
20/10
Domingo 11h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
O disco apresenta músicas que fazem parte da obra do compositor Amaury Nunes (Niquinho). A idealização do projeto é fruto de uma pesquisa de campo realizada pelo bandolinista e cavaquinista Agnaldo Luz. A partir do contato com familiares e pessoas próximas a Niquinho, Agnaldo realizou entrevistas e coletou de forma sistemática registros, partituras, gravações e composições inéditas de Niquinho. O repertório passa por diversos gêneros do universo do choro: valsa, choro sambado, samba-choro, baião e polca ligeira. Das 13 faixas selecionadas, 12 são composições de Niquinho, sendo 4 inéditas presenteadas pela dona Cenira, esposa de Niquinho, exclusivamente para o projeto. Há ainda uma composição de Agnaldo Luz, em homenagem ao estilo musical de Niquinho em suas composições.

Tagua Tagua  - Circuito Municipal de Cultura
Música
25/10
19h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
Depois de dois álbuns lançados e turnês nacionais e internacionais na bagagem, Tagua Tagua se prepara para o show de lançamento do seu primeiro álbum acústico, que inclui músicas dos dois trabalhos anteriores. As versões acústicas sempre foram muito pedidas pelo público, que agora tem a oportunidade de escutar a forma mais simples da canção. O trabalho é delicado e mínimo, trazendo novos arranjos para as faixas. O artista passeia por dois violões e duas vozes, harmonizando as canções e trazendo com intimidade uma diferente maneira de interpretar sua obra. 

Marco França - Show A m ar é - Circuito Municipal de Cultura
Música
26/10
19h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Grátis
“A m ar é ” é mais do que um show; é um testemunho da evolução e da diversidade da música brasileira, especialmente do Nordeste. Marcado por sua energia cativante e pela riqueza de suas composições, este espetáculo celebra não apenas a carreira de Marco França, mas também o legado cultural e musical que ele ajudou a moldar ao longo de décadas.


TENDAL DA LAPA

Aulas de Capoeira Projeto "Ginga Brasília: Fundamentos da Capoeira com Mestre Brasília”
Cultura Popular 
2 a 23/10
Quartas às 19h    
120 minutos
Livre
Grátis 
O projeto Ginga Brasília: Fundamentos da Capoeira com Mestre Brasília, contemplado com a 1ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Capoeira, oferece aulas abertas e gratuitas de capoeira com o professor Igor Alegoria, proponente do projeto e um dos alunos e parceiros de Mestre Brasília. Além das aulas, o grupo fará o evento de encerramento do projeto no dia 23/11, com a participação dos alunos da oficina, Mestre Brasília e Mestre convidados.  

Curso Amálgama | Artur Faleiros - Criação de números 
Circo 
2 a 23/10
Quartas às 09h    
3h por oficina
Curso destinado à criação de números circenses para artistas em processo de pesquisa. Haverá apresentação teórica de conceitos chave, exercícios de direção e pesquisa de material técnico e cênico. Os encontros abordam o pensamento, a estrutura e o desenvolvimento da linguagem cênica-circense na perspectiva de um "Laboratório de Criação Circense" a partir das experiências de criação dos solos Malabamétrico e Circo, do espetáculo #Amálgama e do Labdecirco..

Curso Amálgama | Marina Viski - Fisioterapia e Circo
Circo 
2 a 23/10
Quartas às 15h    
3h por oficina
O curso será destinado à pesquisa do movimento a partir de ferramentas de consciência corporal, anatomia e técnicas somáticas que a artista vem estudando durante a sua trajetória como circense, dançarina acrobática e fisioterapeuta.
Serão abordados temas da cinesiologia e biomecânica, exercícios de consciência corporal, dança, acrobacia e prevenção de lesões. Bem como a aplicação desse trabalho no repertório e pesquisa individual. O curso é para todos que desejam pesquisar e investigar as possibilidades do corpo humano e do movimento.

Curso Amálgama | ​Laura Faleiros - Dança para Circenses 
3 a 24/10
Quintas às 18h    
3h por oficina
Curso destinado a artistas circenses interessados em desenvolver cenas individuais e coletivas. Serão abordados conceitos oriundos do Sistema Laban/Bartenieff para instigar a construção de uma corpo expressivo a partir da técnica circense de cada participante. Textos, imagens e conceitos que interessem os alunos poderão ser elaborados dentro de uma experiência criativa individual e autobiográfica.

Mostra de Processo - Espetáculo: “Equilíbrio Exterior”
Circo 
11/10
Sexta 20h    
50 minutos
O projeto “Criação de Espetáculo: Equilíbrio Exterior” tem como objetivo a criação de um espetáculo circense. Com 2 apresentações em Brasília e 2 em São Paulo, focando em regiões descentralizadas. Um espetáculo solo e multidisciplinar que aborda o cotidiano de um corpo negro em cena. Com direção e provocação artística de Cibele Mateus, Emerson Noise e Valentin Flamini, a ideia é criar, ensaiar e apresentar o primeiro resultado em São Paulo, a fim de abrir mais portas no mercado de trabalho e se firmar na cidade com um produto novo, de qualidade. Esse espetáculo é o primeiro solo do artista e é resultado de sua pesquisa em comicidade e equilíbrio de objetos, além da música e vivência enquanto artista circense.

Batalha da DZ6
Hip hop
12/10
Sábado 15h     
Local: Rua Interna 
300 minutos
Livre
Grátis
Edição especial de dia das crianças da famosa Batalha da DZ6, consagrada no Morro Doce, zona oeste da cidade de São Paulo. Nesta edição, a batalha convida 16 dentre os melhores nomes das batalhas de rima paulistas da atualidade para um combate de improviso. Para cada batalha da chave, os MCs se enfrentam por até três rounds e o MC que vencer a maior quantidade de rounds avançará de fase até restar apenas uma pessoa na arena. A Batalha da Dezesseis é uma batalha de rima ou batalha de freestyle que acontece toda primeira sexta-feira do mês, onde crianças, jovens e adultos são convidados a duelarem ao som de um beat e fazerem poesia. Os MC's precisam utilizar todo o seu talento para exaltar rimas improvisadas e em tempo cronometrado onde a plateia é júri e juiz, fazendo todo 
o entretenimento acontecer.

Kool Metal Fest 
Música
19/10
14h às 21h      
Livre
Grátis
O coletivo artístico Kool Metal Fest ataca novamente com uma curadoria sensacional, trazendo as bandas mais expressivas dentro do universo underground extremo. Desta vez as bandas principais são Velho, Podridão (Death Metal- São Paulo) e Trachoma (Goregrind D-Beat-São Paulo). O intuito do evento é dar vazão às vozes underground trazendo juntamente um grande público jovem que comparece em peso nos eventos gratuitos, fomentando e criando trocas saudáveis entre o público já consolidado,  é essa nova leva que mantém essa crescente cena musical acesa e pulsante!


CENTRO CULTURAL SANTO AMARO

Mulheres Bordadas, Fios do Passado
Música / literatura / dança
01/10
Terça 15h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
120 minutos
Livre
Grátis
A exposição apresenta uma série de 17 telas realizadas com técnica mista de fotografia, bordado e colagem. Primeiramente, as integrantes do Grupo de Mulheres Negras de Salto, São Paulo, foram fotografadas pela artista e fotógrafa Pola Fernandez. A partir da impressão em tecido, participaram de oficinas de bordado e colagem sobre as fotos, compartilhando memórias, imaginários, conhecimentos, afetos e saberes.

Minha Mãe Contou
Contação de história 
01/10
Terça 10h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Grátis
Em um ambiente acolhedor, o público tem a oportunidade de explorar o campo imaginário e ser transportado para a realidade de uma época e lugar nos quais a principal fonte de iluminação era um candeeiro de lata, a comunicação à distância era por meio de cartas e a festa na bodega era o grande evento do povoado. Esta viagem no tempo é conduzida com poesia e recursos teatrais pela atriz Fabi Mengarda, por meio das narrativas que escreveu sobre a infância de sua mãe no Sertão Nordestino.

O Novo Rei de Beleléu
Teatro
08/10
Terça 15h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Grátis
Com música ao vivo e muita percussão, a história do Reino de Beleléu que, após o desaparecimento de seu Velho Rei, mergulhou em uma terrível epidemia da doença do Tanto-Faz. Em Beleléu, agora, tudo tanto faz. Mas os últimos sonhos que restaram na cidade irão fazer de tudo para impedir que o trono caia nas mãos erradas. Nessa missão, irão contar com a ajuda do heroi-sanfoneiro Gabriel, a única pessoa capaz de animar os doentes e salvar o Reino.

As Aventuras Sustentáveis do Capitão Nemo
Circo 
09/10
Quarta -  10h e às 14h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Grátis
As Aventuras Sustentáveis do Capitão Nemo é uma adaptação do livro “20.000 léguas submarinas” de Júlio Verne. Nessa divertida adaptação teatral o Capitão Nemo e sua tripulação estão a caminho de sua nova aventura, recrutar dois novos tripulantes, ao se aproximar de seu destino a tripulação se percebe encalhada em resíduos mal descartados, junto com o público o Capitão e sua tripulação criam maneiras de reciclar e reutilizar os resíduos a sua volta. A peça é encenada pela companhia do Circo do Céu Aberto: Marcelo Pichuruca, Evelin Danzi, Belchior Emidio, Felipe Stoner e Viumar Alves Costa

Quintas Intenções com Victor Armar
Stand-up
10/10
Quinta 20h 
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60  minutos
+18 anos
O projeto Quartas Intenções muda o dia e o nome evitando perder para o futebol sagrado de quartas-feiras. Em cada apresentação um artista de stand-up diferente conta histórias e piadas juntamente com o humorista Dinho Machado. 

Paspashow
Circo
12/10
Sábado 16h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Grátis
O espetáculo fala sobre o dia a dia de nove palhaços no circo, tanto no picadeiro como por trás dele. Momentos cheios de trapalhadas e diversão garantida.

A Cavaleira
Teatro
13/10
Domingo 10h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Grátis
“E se eu falasse pra vocês que o cavaleiro mais corajoso de todos é na verdade uma palhaça?” Com essa frase começa a história de A Cavaleira, um conto contemporâneo narrado por Óca Oca, o músico do circo, que interage com a dupla de protagonistas mas parece não pertencer àquele tempo/espaço. Na história acompanhamos a aventura de Palafita, a palhaça, e seu amigo o também palhaço Massapê. Desempregados e sem um lar, eles saem do interior de São Paulo para a capital com o intuito de reaver um terreno e a lona de um circo.

Quintas Intenções com Jassen Serra
Stand-up
24/10
Quinta 20h 
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60  minutos
+18 anos
O projeto Quartas Intenções muda o dia e o nome evitando perder para o futebol sagrado de quartas-feiras. Em cada apresentação um artista de stand-up diferente conta histórias e piadas juntamente com o humorista Dinho Machado. 

Abracadabra
Teatro
26/10
15h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Grátis
Num misterioso vilarejo de Salem, três bruxas do século 17, Winnie, Sarah e Mary, ressurgem no século 20 durante a noite de Halloween. Banidas há 300 anos por suas artes mágicas, elas estão determinadas a garantir sua juventude e imortalidade. Porém, para alcançar seus objetivos, precisam enfrentar três corajosas crianças e um gato falante. Entre feitiços, risadas e reviravoltas, a magia ganha vida, enquanto os personagens desvendam segredos ancestrais e conjuram feitiços.

Ziraldo e suas Histórias 
Contação de História
25/10
Sexta 10h e 14h30
Local:Teatro Leopoldo Fróes 
60 minutos
Livre
Grátis
Surgida em 2022 na cidade de São Paulo, a Cia. Bota Fulô desenvolve projetos que unem teatro, palhaçaria e contação de histórias. O mais novo espetáculo é composto por três histórias do escritor e dramaturgo Ziraldo, com livre adaptação: O Menino Maluquinho, Flicts e O Menino Marrom. As histórias são contadas por dois palhaços itinerantes que andam sempre carregados de malas, de onde surgem objetos que podem transformar e significar muitas coisas. Além dos atores criarem seus personagens a partir dos objetos tirados de suas malas, também convidam o público a imaginar e até a criar seus próprios personagens e histórias.


CENTRO CULTURAL PENHA

Assim o ita ensina
Exposição
01/10 à 30/10
Terça à domingo das 10h às 21h
Local: Hall de exposições
660 min
Livre
Grátis
Promovido pelo MU.ITA - Museu Itamar Assumpção, eis uma mostra resultante do trabalho desenvolvido pelo Programa Educativo do MU.ITA, pelas mãos dos educadores Almir Rosa e Thiago Mine, sob a coordenação de Renato Gama, nas escolas EMEI Nelson Mandela no bairro do Limão e EMEF João de Lima Paiva, de Guaianases, zona leste de São Paulo, e com a fundamental guiança e saberes das professoras, coordenadoras e diretoras neste templo que chamamos de escola.

Batalha da Penha
Hip hop
3 a 31/10
Quintas 19h
Local: Praça do CCP
120 minutos
Livre
Grátis
A Batalha da Penha existe há quatro anos e faz parte de um conjunto de batalhas que está coligada à U.A.T.L (União Artista Trincheira Leste). Inicialmente no Largo do Rosário, a batalha já passou por diversos lugares do bairro da Penha.

Sexta do Riso 
Humor 
4 a 25/10
Sextas 20h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+16 anos
Sexta do Riso, sucesso de público que faz parte de nossa programação regular, traz sempre comediantes às sextas-feiras no CCP.
Dia 4 - Sexta do Riso - Bruna Braga
Dia 11 - Sexta do Riso - Magno Martins
Dia 18 - Sexta do Riso - André Smith e André Batista
Dia 25 - Sexta do Riso - Open House Com Deco Machado e Vina Aguiar 

Awá Tecendo Fios de Ouro
Teatro infantil
05/10
Sábado 16h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
Livre
Grátis
Awá - Tecendo Fios de Ouro conta a história de Orisun e sua linhagem de mulheres negras da periferia que, com muita luta, conseguiram manter o negócio familiar.
Na arte de tecer ela tirou seu sustento e das três filhas. Herdou da mãe a sabedoria de saber fiar e do aprendizado de tecer, teceu fios e a vida. A família de Orisun era conhecida como poetisa dos tecidos, pessoas vinham de longe à procura da beleza e originalidade. Mas o que os diferenciava era a energia que emanava e que passavam aos que teciam e vestiam os tecidos. Orisun  prendeu a mágica ativação do axó e ensinou às filhas tudo que sabia, mas elas não ouviram seus ensinamentos e viviam brigando. Uma reviravolta na história, trouxe uma mensageira e um misterioso baú que mudou tudo para as irmãs Ehin Igi, Eka Ewe e Ododo. Elas foram desafiadas por causa de uma herança, e agora para recebê-la teriam que transformar simples objetos em ouro e em prosperidade para sua comunidade.

Uma Noite Muito Escura com o Senhor Edgar Allan Poe - Circuito Municipal de Cultura
Teatro adulto
05 e 06/10
Sábado 20h e domingo 19h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+12 anos
Este é um espetáculo teatral realizado inicialmente em 2021 com recursos do Proac/ICMS e que permanece em cartaz até hoje, com roteiro que reverencia a obra do escritor Edgar Allan Poe, um dos maiores poetas e escritores de todos os tempos. Poe, de fato, não escreveu para teatro. Entretanto, este grande poeta e contista, ao imaginar e colocar no papel tantos personagens e situações absolutamente desvendadores da psique humana, por muitas vezes com seus textos, aguçou a criação de profissionais do teatro, em palcos mundo afora.
Neste espetáculo, a partir do conto Ligeia, outros clássicos de Poe como O Corvo, Gato Preto e A Queda da Casa de Usher vão surgindo no palco em um emaranhado de emoções que busca desvendar um único segredo: a mente humana!

Froid - Circuito Municipal de Cultura
Música
09/10
Quarta 20h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
Livre
Grátis
Gravado no Rio, O Queridinho de Deus é o 9º disco da carreira do rapper Froid, sendo seu quinto disco solo. O álbum traz uma experiência bem eclética dentro dos gêneros rap e afrobeat.. O afrobeat e o danceHall estão presentes no álbum tornando alguns momentos mais diurnos. O artista apresenta o trabalho no CCP.

Alemã de Cria 
Stand up
10/10
Quinta 19h e às 20h30
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
Livre
Grátis
O Brasil segundo a alemã mais brasileira Lea Maria, contando sua experiência no país que ela se apaixonou seis anos atrás. Neste solo, Lea fala sobre perrengues, choques culturais e as primeiras impressões da vida de solteira no Brasil.

Brincando com Música - Anos 2000
Música infantil
12/10
Sábado 17h
Local: Palco Deck
60 minutos
Livre
Grátis
Espetáculo musical voltado para o público infantil que revisita os sucessos das músicas infantis dos anos 2000. Com apresentações de Edu Portila e Hambria Costa, e uma parte audiovisual envolvente criada por Damaris Belchior. O show promete uma experiência divertida e educativa para crianças e famílias.

Porquinhos no Espaço – Uma Aventura Interestelar
Teatro infantil
12/10
Sábado 16h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
Livre
Livremente inspirado em clássicos como Vila Sésamo e Muppet Show, este espetáculo foi concebido com abordagem lúdica, interativa e divertida às crianças. Assim, por meio de uma viagem interestelar de uma família de porquinhos a bordo de uma nave espacial, são apresentados temas como a importância da conservação da natureza e da reciclagem. A interação não convencional entre os personagens possibilita que assuntos pertinentes à sobrevivência da humanidade sejam abordados em uma linguagem simples e natural, para ser compreendida inclusive por crianças bem pequenas, que se divertem e, ao mesmo tempo, têm acesso a temas atuais e importantes. Porquinhos no Espaço é um espetáculo teatral que tem tecnologias diversas, manipulação de bonecos, fantasias e figurinos de grande produção, contando, inclusive com a “participação” de um Robô educacional no palco (Robot), com 16 articulações móveis em todo o corpo que possibilita que ele se mova, dance e lute. O robô é controlado à distância por um aplicativo no celular e realiza interações com o público no início da apresentação. Papai Roger Pork, MamiPig, Vovô Smith, Pequeno Will, Pequena Judy e Robot irão mergulhar em um mundo totalmente diferente de tudo o que já foi visto.

Uma Visita à Biblioteca do Sr J.L.Broges - Circuito Municipal de Cultura
Teatro adulto
12 e 13/10
Sábado 20h e domingo 19h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
Livre
Grátis
Uma Visita à Biblioteca do Sr J.L.Borges, a mais recente produção em pequena escala da companhia Mov Teatro, apresenta uma adaptação que passa por vários contos de Borges: O Jardim das Veredas que se Bifurcam, O Outro, O Disco, O Livro De Areia, Ulrica, A Marca da Espada Abenjacan etc. O texto original de Borges é trazido ao palco em meio a poesia, música e ilustrações, sob a direção de Elber Marques. As esquetes se interligam, sutis mas com linhas grossas, impressionantes por si só, unidas por livros sem começo ou fim, encontros impossíveis, viagens no tempo, portais, espelhos e labirintos, buscando criar metáforas teatrais para o funcionamento da imaginação do escritor.

Queen Live Kids – Um Show de Rock Para Crianças - Circuito Municipal de Cultura
Música infantil
19 e 20/10
Sábado 16h e domingo 15h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
Livre
Grátis
Queen Live Kids é um show de rock para crianças. O espetáculo resgata as melhores músicas do lendário grupo de rock britânico Queen e exibe um show que diverte todas as gerações. Música, brincadeiras, contação de histórias, animações e muitas surpresas prometem encantar a criançada. Que tal apresentar aos pequenos os inesquecíveis clássicos que encantaram gerações de uma das bandas mais famosas do rock and roll internacional? Com arranjos originais do grupo inglês, o repertório levado ao público será composto com os principais hits do Queen, como We will Rock You, Somebody to love, Under Pressure e I want to break free, unindo histórias contadas e cantadas para divertir a garotada.

Vidas Secas
Teatro adulto
19 e 20/10
Sábado 20h e domingo 19h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
Livre
Grátis
Nesta adaptação para o teatro da icônica obra de Graciliano Ramos, a realidade vivida por uma família de retirantes é trazida ao palco de forma a realçar os aspectos principais da obra literária. Assim, além de haver uma abordagem artística na recriação teatral da narrativa em terceira pessoa por um narrador onisciente e onipresente, não se perdem as principais características da obra, que sempre são objeto de questionamentos nos diversos vestibulares de fim de ano. Os meninos, animalizados, e a cachorra Baleia, humanizada, são protagonistas personificados com o uso de marionetes, manipulados ao vivo e que interagem com as personagens Fabiano e Sinhá Vitória. A encenação, a trilha sonora e os cenários vagueiam pelo teatro recriando o universo vivido por uma família, em seu caminho em busca da sobrevivência, do Nordeste ao Sul do país.

O Deus de Spinoza 
Teatro adulto
26 e 27/10
Sábado 20h e domingo 19h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+12 anos
Grátis. Ingressos pelo Sympla https://www.sympla.com.br/evento/o-deus-de-spinoza-de-regis-de-oliveira/2659750 
No ano de 1677, a Holanda é um dos polos culturais mais importantes do mundo. Em Amsterdã, em meio aos acontecimentos, um livre pensador, Baruch de Spinoza, questiona as doutrinas e dogmas religiosos e políticos. Ele é chamado a arrepender-se, mas não abre mão de seu pensamento. Assim é condenado pela comunidade, e passa pelo Herém, que equivale à excomunhão. Vai viver no exílio e muda o seu nome para Benedictus de Spinoza, do latim. Tem o apoio de seu amigo Jan Rieuwertsz, com quem pode desabafar e contar de seus planos futuros. Um convite à reflexão e à liberdade de pensamento. O espetáculo é pontuado por música sefardita e ladina do século XVII.


CENTRO DE CULTURAS NEGRAS

AFROKIDS
Múltiplas linguagens
25/10
14h
180 minutos
Livre
Grátis
Em comemoração ao Dia das Crianças, o CCN irá promover uma programação com múltiplas linguagens na temática Afro para as crianças do território. Contação de histórias afro, atividades como Espelho Meu, e barracas de cachorro quente, pastel, crepe, pipoca e algodão doce. O dia será dedicado a apresentações e intervenções artísticas com o intuito de valorizar a identidade da criança preta além da estética.

Técnicos Orixás
Exposição
25/10
14h
Local: Centro de Culturas Negras do Jabaquara
90 minutos
Livre
Grátis
Técnicos Orixás começou em 2012 como a ideia de popularizar as imagens de orixás, deslocando imagens do olhar religioso e colocando no lugar de divindades mitológicas, assim como acontece com as greco-romanas, asiáticas, indianas, nórdicas e astecas. A primeira edição do projeto aconteceu em 2012 na Expo Center Norte. Dialoga diretamente com o afrofuturismo contemporâneo sem perder o caráter ancestral.


CENTRO CULTURAL GRAJAÚ

Próprio: Uma história de Autoamor Entre Jovens Periféricos
Audiovisual
05/10
Sábado 16h30
Local: Cinema
210 minutos
Livre
Grátis
Próprio: Uma História de Autoamor Entre Jovens Periféricos é um curta-metragem musical dividido em três clipes que se interligam e abordam questões como saúde mental, resiliência e amor próprio no contexto dos jovens habitantes de diferentes periferias de São Paulo. O projeto foi selecionado pela 20º edição do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI).

A Última Roupa do Rei
Teatro infantil
10/10
Quinta 14h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Grátis
Um rei vaidoso que investe todos os seus recursos em roupas novas é seduzido por dois vigaristas que se passam por tecelões e lhe prometem uma roupa especial, feita com um tecido que pode ser visto somente pelos inteligentes.  Enquanto três importantes autoridades do reino são enviadas para inspecionar o trabalho dos "tecelões", três curiosas senhoras acompanham cada passo e extravagância do Rei.
A notícia do tecido inovador se espalhou por todo o reino, mas e agora? Quem será capaz de ver a roupa nova do Rei?

Batalha Grajaú Rap City
Música
17/10
Quinta 19h
Local: Calçadão Cultural
180 minutos
Livre
Grátis
Esta batalha se tornou uma das maiores de MCs do Brasil, reunindo mais de 8 mil pessoas em seus eventos, proporcionando shows de grandes nomes do rap nacional totalmente gratuitos, além de dar oportunidade para artistas mostrarem toda sua criatividade. 

Cartas na Mesa - Workshop
Palestra
19/10
Sábado 15h
Local: Sala Mano Véio
120 minutos
+12 anos
Grátis
Este workshop tem público-alvo meninas e mulheres que tenham interesse em conhecer o universo da gestão cultural de forma simples e introdutória. Para que, a partir desses conhecimentos básicos, desperte a curiosidade individual em buscar aprofundamento no assunto. A inscrição prévia via Google Forms. Serão 50 vagas para meninas e mulheres a partir dos 12 anos. Parte da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Linguagem de Cultura Reggae/Rastafari   

Encantos da Noite: Uma Performance Artística de Halloween com o Grupo Maharannys
Performance
26/10
Sábado 20h
Local: Teatro
60 minutos
Livre 
Grátis
Prepare-se para uma noite de encantamento e mistério com o Grupo Maharannys em "Encantos da Noite: Uma Performance Artística de Halloween". Nesta apresentação única, o palco se transforma em um universo mágico, onde danças brasileiras e de várias partes do mundo conduzem o público por uma jornada sensorial e envolvente. Com pinturas corporais, os artistas se tornam verdadeiras obras de arte vivas, intensificando a imersão nessa experiência singular. Com uma fusão de ritmos, cores vibrantes e performances hipnotizantes, "Encantos da Noite" vai além de uma simples celebração de Halloween – é uma imersão completa na magia e na fantasia. Venha explorar o desconhecido e vivenciar uma noite onde a dança se funde com a poesia, e o ritmo se transforma em feitiço. "Encantos da Noite: Uma Performance Artística de Halloween" com o Grupo Maharannys promete ser uma experiência inesquecível para todos que apreciam a arte, a cultura e a imaginação.


CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE

Sonzando
Música
10/10
Quinta 11h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Grátis
Sonzando na Natureza - Passeio Musical pela Primeira Infância é um show musical com foco na primeira infância, repleto de brincadeiras de imitação, histórias, jogos rítmicos e corporais que mistura elementos da natureza, reciclagem com as cantigas brasileiras. Com muita musicalidade e repertório folclórico/ tradicional, o espetáculo ensina brincando e brinca cantando, respeitando o tempo e os entendimentos dos pequenininhos, com muito amor e acolhimento a esta fase tão importante do desenvolvimento humano. Reflete sobre a acessibilidade e a importância de acolher todos. 

Cartas para ELE: As marcas que transcendem o nosso corpo constroem quem somos
Dança
18/10
Sexta 20h
Local: Teatro
60 minutos
+12 anos
O espetáculo surge da pesquisa dos modos de possibilidade de relacionamentos, entre as percepções de vivências: monogâmicas, abertas, poli amorosa, casuais, dominação e submissão, tóxico, dentre tantos outros modos de se estabelecer um vínculo amoroso ou sexual, vivenciados em um relacionamento homo afetivo. Baseado no livro "Amor Líquido" de Zygmunt Bauman, o espetáculo além de abordar estes assim como tantos outros tipos de relacionamentos existentes, apresenta a construção do saber sensível o sentimento de liberdade e solitude.

Marielas
Música
19/10
Sábado 20h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Grátis
Marielas é um grupo musical autoral de São Paulo, constituído por cinco integrantes, todas mulheres LGBTs. O grupo foi formado em 2023 pelas três integrantes mulheres da banda Cabaré Dolores, que, depois de cinco anos de trajetória, encerrou suas atividades em 2022. Cristiane Bastos (composições, voz principal e percussões), Lê Carvalhaes (composições, guitarra e violão) e Sarah Ross (bateria, percussões, vocais e arranjos), que já tocavam juntas desde 2017, convidaram MC Guaratto (contrabaixo) e Vanessa Alves (teclas, cordas e vocais) para integrarem o novo projeto. A formação atual da banda Marielas data de março de 2024. As composições de Marielas reúnem desde a musicalidade dos ritmos regionais brasileiros a referências internacionais, como reggae, bolero e blues. A proposta da banda é criar um som autoral que dialogue com o mundo contemporâneo de forma crítica e poética. Além do trabalho autoral, o grupo traz versões de músicas de outras e outros artistas que as integrantes admiram, como Rita Lee, Gal Gosta e Maria Bethânia.

Lambidas Periféricas - Arte Política nas Ruas
Artes visuais
26/10
Sábado 14h 
Local: Teatro
Duração: 30 dias
+12 anos
Este coletivo nasce em 2015 através de ações auto gestionadas e compartilhadas junto a projetos, feiras, festivais e eventos realizados nas periferias da cidade de São Paulo, nos bairros do Capão Redondo, Jardim  ngela, Chácara Vila do Sol, Jardim Vera Cruz, Jd Mitsutani, Jardim Rosana, Parque Fernanda, Campo Limpo, Parque Santo Dias e Cidade Ademar, bairros localizados no extremo sul, em bolsões com alto índices de vulnerabilidade social, onde o acesso a serviços públicos, inclusive culturais e educacionais, são restritos e limitados. Com a proposta de levar formação, oficina de artes visuais e intervenções artísticas, o Lambidas Periféricas se articula para participar de ações onde possa ter o projeto como ferramenta de difusão de conhecimento e arte com transformações, entendimentos sociais compartilhados, com ênfase no enfrentamento a diversas violências étnicas, raciais e transfóbicas. 

O Futuro Da Diversidade E Inclusão
Palestra
25 e 26/10 
Sexta e sábado 14h 
Local: Teatro
240 minutos
Livre
Grátis
Nesta palestra, Bernardo Gonzales, um destacado professor e ativista transmasculino nascido e criado na periferia de São Paulo, convida a uma reflexão profunda sobre o futuro da diversidade e inclusão. Com uma trajetória marcada pelo ativismo pelos direitos humanos, especialmente das pessoas trans e travestis, Bernardo traz à tona as intersecções de gênero, classe, raça e cisgeneridade, discutindo como essas questões moldam o ambiente social e esportivo no Brasil.

Banda Uó
Música
25/10  
19h 
Local: Teatro
60 minutos
+16 anos
A Banda Uó anuncia seu retorno após 6 anos longe dos palcos com a turné O Reencontro. Em 13 anos de história desde sua formação, a Banda Uó conquistou uma legião de fãs que pede pelo seu retorno até hoje com inúmeros posts viralizados nas redes sociais. 6 anos depois, eles finalmente têm um encontro marcado em uma turné que vai rodar o Brasil apresentando um show especial com os maiores sucessos de sua carreira.


CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

Bushido Apresenta
Intervenção artística
01/10
Terça 19h
Livre
Grátis
Completando 11 anos de história no CCJ, o projeto Bushido Karatê Shotokan representa a cultura das artes marciais e nos trazem costumes originados de suas tradições milenares que cultivam o respeito, a subtileza e a reverência. A apresentação reúne alunos e mestres em uma atmosfera diferenciada por práticas que valorizam educação, cultura, equilíbrio físico, moral e espiritual.

Baile de Ouro 
Dança
04/10
Sexta 15h
Livre
Grátis
O Baile de Ouro propõe ao público maior consciência do corpo e seus movimentos, desenvolvendo ainda mais a coordenação motora e o equilíbrio. Os casais se movem pelo salão no ritmo da música em uma coreografia animada e cheia de surpresas. A atividade, feita diariamente, também ajuda no desenvolvimento da criatividade, socialização e percepção espacial. 

Byside Kings (R) Evolução
Música
05/10
Sábado 16h
240 minutos
Local: Arena
Livre
Grátis
O CCJ vai tremer com o Bayside Kings. E dessa vez, para celebrar o rock, os convidados são Bayside Kings, Escombro, Burrice Precoce e Metade de Mim.

Festival Diquebra
Música
05/10
Sábado das 12h às 22h
Local: Anfiteatro
Livre
Grátis
O Festival Diquebra é uma celebração vibrante da cultura do hip hop e R&B, com destaque para a diversidade LGBTQIAP+ preta e periférica. O festival reúne todos os elementos inclusivos do hip hop, com a presença do lendário DJ Kl Jay e convidadas especiais apresentando performances da cultura ballroom, batalhas, shows, B Boys, B Girls e grafite, além de intervenções e instalações artísticas.

Tecendo Fios de ouro
Teatro
11/10
Sexta 10h
240 minutos
Livre
Grátis
Awá - Tecendo Fios de Ouro conta a história de Orisun e sua linhagem de mulheres negras da periferia, que com muita luta conseguiram manter o 
negócio familiar. Na arte de tecer ela tirou seu sustento e das três filhas. Herdou da mãe a sabedoria de saber fiar e do aprendizado de tecer  fios e a vida.  A família de Orisun era conhecida como poetisa dos tecidos, pessoas vinham de longe à procura da beleza e originalidade. Mas o que os diferenciava era a energia que emanava e que passavam aos que teciam e vestiam os tecidos. Orisun aprendeu a mágica ativação do axó e ensinou às filhas tudo  que sabia, mas elas não ouviram seus ensinamentos e viviam brigando. Uma reviravolta na história, trouxe uma mensageira e um misterioso baú que  mudou tudo para as irmãs Ehin Igi, Eka Ewe e Ododo. Elas foram desafiadas por causa de uma herança, e agora para recebê-la teriam que transformar  simples objetos em ouro e em prosperidade para sua comunidade.


TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO

II Ocupa PIAPI
Teatro e música Infantil
04 e 05/10 
sexta e sábado Das 10h as 16h
Local: Parque, Palco e Lona MISS Jujuba 
60 minutos
Livre
Grátis
O II Festival da Primeiríssima Infância é uma iniciativa do Teatro Flávio Império em parceria com o PIAPI - Programa para a Primeiríssima Infância, a fim de promover um encontro que envolva atividades voltadas à reflexão do fazer e a atuações que abrangem a primeiríssima Infância. Com esse objetivo em mente, profissionais da gestão, da educação infantil e artistas promovem rodas de conversa que envolvam famílias no pensar sobre as necessidades e objetivos do PIAPI.  O evento será composto por apresentações, rodas de conversas e vivências organizadas pelas artistas educadoras, agentes de formação e coordenadoria do PIAPI.
Programação:

II Ocupa PIAPI
Converso com Mães e Roda de Conversa:
"Mãe ou Eu também não gozei"

Palestra/ performance 
04/10
Sexta 10h
Local: Palco
60 minutos
14 anos
Grátis
A ação Converso com mães é uma intervenção urbana que tem como objetivo escutar, compartilhar, trocar e conversar com outras mães. Duas cadeiras colocadas em um espaço público. Uma cadeira de frente para outra. Uma placa/convite escrito "Converso com Mães". Letícia Bassit - atriz, escritora e mãe - está sentada em uma dessas cadeiras. Qualquer mãe que passar por aquele espaço e se sentir convocada pode se sentar e iniciar uma conversa com ela. Em uma sociedade em que as mães ficam sempre relegadas ao plano coadjuvante, em que pouquíssimos espaços públicos as acolhem, abrir uma janela de escuta ativa para mães é um ato revolucionário. O que as mães têm a dizer? O que elas não puderam falar porque não havia escuta? O que elas têm a dizer para uma outra mãe desconhecida? A possibilidade do encontro e do diálogo na rua é fazer um tipo de intervenção no cotidiano urbano que rompe com o corriqueiro, o tempo/espaço já conhecido. Roda de conversa a partir da leitura de trechos do livro "Mãe ou Eu também não gozei" . Sentaremos em roda para ler e refletir juntas e juntos sobre Parentalidade. A ideia da roda é compartilhar relatos e experiências vividas e a partir daí, conversar sobre os possíveis desdobramentos artísticos. Depois da roda, seguiremos para a oficina de escrita criativa. Como capturar experiências não codificáveis, inapreensíveis, indizíveis, inalcançáveis?

II Ocupa PIAPI
Mãe terra e Mama Quilla Contos e acalantos Latino Americanos com Rosana Reátegui

Contação de História
04/10
Sexta 11h
Local: Parque Daniel Marques
60 minutos
Livre
Grátis
A narradora peruana Rosana Reátegui mescla de forma lúdica e intimista, palavras em espanhol, português e quéchua com sonoplastia e jogo corporal para reviver com os pequenos ouvintes um tempo mágico a partir da riqueza dos mitos, lendas e personagens simbólicos das grandes montanhas da da cordilheira dos Andes. Com livros bordados e instrumentos andinos como um pututu (concha) uma caja (tambor) a sessão apresenta algumas histórias e poesias sobre Mama Quilla (deusa lua) e Mãe Terra: Saberemos porque Mãe Lua tem manchas? também escutaremos a história da temida bruxa Achiqué. E onde mora o grande condor, passaro rei das cordilheiras. E algumas palavras para cantar e agradecer a Mãe Terra;Pacha Mama. Narrativas míticas com melodias sonoras onde apresentaremos os saberes dos povos latino-americanos.

II Ocupa PIAPI
Brincadeiras Sonoras

Música
04/10
Sexta 16h
Local: Palco
60 minutos
Livre
Grátis
A partir da assimilação do que se ouve é que a criança desenvolve a capacidade de construir comunicação com o mundo à sua volta. A exposição ao fazer musical na infância contribui para o desenvolvimento psicomotor, aquisição de vocabulário, memória e expressividade, auxiliando assim no desenvolvimento integral da criança. Pensando nisso, a cantora e educadora musical Cinthia Arruda conduzirá está brincadeira-aula-espetáculo com a utilização de cantigas, instrumentos musicais, narrativas teatralizadas, jogos expressivos e musicais voltados para a infância. Aqui, há um convite para ouvir histórias e cantar junto, imaginar, brincar e aprender música.

II Ocupa PIAPI
Pinta PIApi - Grafismo Indigina 

Intervenção Artistica 
05/10
Sábado 10h
Local: Parque Daniel Marques
60 minutos
Livre
Grátis
Pinta PIApi é uma intervenção conduzida pela artista indigina Ana Akanawa, da etnia Xukuru- Kariri, que apresentará uma demonstração diversas formas e maneiras de aplicação das artes gráficas aplicadas à cultura dos povos originários, sendo uma maneira de representar ideias, pensamentos, vivências e experiências através de linhas e padrões geralmente geométricos. convidando as pessoas participantes a expericiar pinturas corporais com tintas naturais produzidas com urucum, genipapo, carvão entre outras. 

Circo Cenopoetico 
Circo
05/10
Sábado 10h
Local: Lona Miss Jujuba
60 minutos
Livre
Grátis
O espetáculo Circopoético, mistura o riso com emoções, mistura a infância com o futuro, o brincar e o refletir. Consiste na junção de duas linguagens que Mizael Alvez, o palhaço Tóin-Tóin, traz a partir de seu repertório brincando com circo e poesia. O intuito é estabelecer uma brincadeira com o público tentando resgatar o repertório humano que cada ser traz consigo, repertório esse voltado para o imaginário circense e poético.

Contos Encontrados
Contação de História
05/10
Sábado 11h
Local: Parque Daniel Marques
40 minutos
Livre
Grátis
Gerado a partir do Projeto Contos Encontados,  Contos Embalados é a versão “encolhida” do Projeto, criada para atender especialmente os bebês e crianças pequenas. Histórias narradas por Paula Knoll de maneira lúdica e coletiva, com o livro como principal objeto: vamos utilizar o livro e objetos cotidianos; o livro e objetos sonoros; o livro e muitos brinquedos e brincadeiras musicais. Essa é a síntese do trabalho, que propõem uma experiência que respeita o tempo e o espaço dos bebês e crianças pequenas, sua capacidade de interagir com os livros, a musicalidade da voz  e as histórias.

Histórias de Pescador
Contação de história
05/10
Sábado 12h
Local: Palco
40 minutos
Livre
Grátis
Histórias de Pescador é um espetáculo de contação de histórias com música ao vivo e vários recursos lúdicos, que traz histórias vindas do mar. Cirandas, cantigas e lendas de Sereia, dão passagem para a conhecida história do humilde pescador que um dia, ao invés de peixes, pescou uma garrafa mágica! Dentro dela... um Gênio, que guarda muitos segredos e histórias, de quando trabalhava disfarçado como mágico, num reino distante. Num clima misterioso, de sons e escalas árabes, de forma muito divertida, misturando ainda truques de mágicas, adivinhações e malabares, a Cia Terezinha conta as peripécias desse clássico mundial, numa roupagem bem brasileira, e inspirada na adaptação feita pela autora Ruth Rocha do livro Histórias das Mil e Uma noites. E para ratificar todo o encantamento presente na história, ao final, a Cia convida o público para uma vivência de malabares. Os malabares são confeccionados com bexigas e painço (sementes que servem de comida para pássaros). Cada participante confecciona um kit de malabares contendo 03 bolinhas. Também são passadas noções básicas de manuseio do malabares

Asas da Liberdade
Teatro de Bonecos
05/10
Sábado 14h
Local: Parque Daniel Marques
60 minutos
Livre
Grátis
Dois personagens estão diante de uma tarefa interminável. Abrem e fecham caixas de papelão. Num misto de trabalho e diversão, personagens e bonecos surgem do material manipulado num jogo cênico que explora as fronteiras entre a liberdade e a prisão de uma pessoa. Por meio da música, da dança, do teatro e dos bonecos a encenação transita suavemente sobre questões comuns a todas as pessoas.  É uma jornada em direção à liberdade além das barreiras físicas e corporais. O espetáculo também propõe a reflexão ambiental por meio dos materiais utilizados.

As Brincadeiras de Seu Biú
Teatro de Bonecos
05/10
Sábado 16h
Local: Parque Daniel Marques
60 minutos
Livre
Grátis
Seu Biu é um contador de histórias... Seu Biu é um Boneco. Boneco Gigante. Gigante da linhagem dos Bonecos Gigantes de Olinda. Seu BiuTrás consigo no peito uma caixa-teatro onde faz criar vida os bonecos de luva. Ele chega. Senta, assim, numa cadeira e os bonecos vão contando histórias... Histórias de tudo! História de soltar passarinho de gaiola. Passarinho que semeia semente. Semente que faz brotar flores. Flores que chovem na cabeça das crianças. É a história da Flor e o Passarinho. Ainda tem a história da Árvore Mágica que enfrenta e vence o derrubador de árvores com sua motosserra. E Dorme Quieto, a história ocorrida com Onixbeto, agricultor plantador de bananas que foi engolido por um jacaré. 

Diversimant
Dança
18/10
Sexta 20h
Local: Palco
60 minutos
Livre
Grátis
Em Diversimant, uma viagem pelo mundo da dança, onde diferentes estilos se encontram para criar um espetáculo eclético e vibrante. Esta apresentação celebra a beleza e a diversidade da arte da dança, unindo a sensualidade da dança do ventre, a energia das danças urbanas, a elegância do jazz e a expressividade do contemporâneo. 

Ocupação Cigana
Música / dança / oficina / exposição
20/10
Domingo das 10h às 20h
Local: Teatro e Lona MiSS Jujuba
Livre
Grátis
Apresentação de danças e músicas tradicionais ciganas: O grupo folclórico Vitsa Ramanush apresenta as músicas tradicionais de diversos grupos ciganos: da Rússia, da Espanha, da Eslováquia, da Sérvia, da República Checa e da Hungria. Mas o diferencial é que utilizando instrumentos que não fazem parte da tradição daqueles países e com um “molho musical” latino. 

Txai Adelmo
Musica l
25/10
Sábado 20h
Local: Teatro 
80 minutos
Livre
Txai Adelmo é compositor, músico de canções de Rezo e estudante das medicinas da floresta. Em 2016 conheceu as medicinas da floresta com os povos originários. Em 2019 foi para o Acre em uma busca de autoconhecimento. Ao longo de muitas vivências e experiências com os povos indígenas, com a Ayahuasca e a Umbanda surgiram muitas canções. E no ano de 2021 lançou seu primeiro álbum chamado Na Força junto com a live session Deu Groove com Txai Adelmo. Em 2024 lançou um single chamado A Beleza das Matas Força do Rapé, que já alcançou a marca de 100 mil streams nas plataformas digitais. 

Jazz Café
Instrumental
26/10
Sábado 18h
Local: Hall 
90 minutos
Livre
Jazz Café é um combo musical formado por Aquiles Faneco na guitarra e Geremias Tiófilo no saxofone.O duo interpreta standards e canções de forma jazzística. No repertório, músicas que vão do Jazz a Bossa, passando pelo Pop, Choro e Música Latina, com uma roupagem moderna.  A proposta é fazer das apresentações uma experiência, envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais servindo a bebida no método V60.

O Senhor das Chaves
Teatro Infantil
27/10
Domingo 16h
Local: Palco
50 minutos
Livre
Grátis
Na história, um velho marinheiro aparece, mas não se sabe de onde. Bastante atrapalhado, tem dúvidas do que faz ali e quem são as pessoas sentadas à sua frente. Ele provavelmente perdeu a memória, mas o público vai ajudá-lo a recuperá-la. Existem no palco vários baús, e dentro deles muitos objetos: instrumentos musicais, pedaços de cordas, tecidos – que o fazem recordar várias histórias: a de um pescador que conheceu uma sereia, um outro pescador que conheceu um gigante que morava numa ilha que afunda e aparece num lugar diferente, e ainda outro pescador que esteve em Atlântida. Entre uma história e outra, ele tem lapsos de memória, voltando sempre ao ponto de partida, como se tivesse acabado de chegar àquele lugar.

Grafite Lona Miss Jujuba
Grafite
28/10
Segunda a partir das 10h
Local: Lona MIss Jujuba
Intervenção artística de Grafite  na Lona Miss Jujuba, criando o letreiro do túnel de entrada, trazendo uma identificação para a lona instalada no Parque Daniel Marques. O grafite será realizado pela artista visual Laise Grandizoli, mesma artista que realizou o painel da porta do palco do teatro. 


CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA

Show Solo Douglas Zoio
Stand Up 
03/10
Quinta 20h
Local: Teatro
60 minutos
+16 anos
O comediante de stand up é conhecido por suas performances engraçadas e autênticas. Em 2018, Douglas Zoio entrou para o JOKES, um grupo criado pelo comediante Thiago Ventura. Eles se apresentam em teatros por todo o Brasil e já possuem mais de 420 mil inscritos no canal do YouTube. Douglas Zoio é conhecido por falar muito da vida de peão, do pessoal do RH e de seu cotidiano. Ai Que Vontade de Faltar é o nome do espetáculo..

Show Solo Stanley Markley
Stand Up 
10/10
Quinta 20h
Local: Teatro
60 minutos
+16 anos
Comediante stand up há quatro anos, Stanley Marley, é um dos novos nomes da comédia nacional. Convivendo diariamente com a distonia generalizada e início de Parkinson, o humorista transforma o seu cotidiano como deficiente em histórias engraçadas e ácidas durante o show “Os tremores da vida”.

Bailão da Vila Formosa
Dança / Música 
13/10
Domingo 15h
Local: Teatro
120 minutos
Livre
Grátis
loves Gonçalves Marques é morador do bairro Vila Formosa e com conhecimento de mais de 20 anos como Professor de Dança de Salão, além de coreógrafo profissional. Ele conduz esse baile para pessoas de todas as idades.

Show solo Sanny Machado
Stand Up 
17/10
Quinta 20h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Grátis
Uma jornada mágica e hilária onde todos são convidados a participar ativamente. Sanny Machado não só realiza seus truques incríveis, mas também envolve o público de uma maneira única. Durante toda a apresentação, ele conversa diretamente com a plateia, criando uma conexão especial e compartilhando insights divertidos sobre o mundo da magia.

Show Solo Nil Agra
Stand Up 
24/10
Quinta 20h
Local: Teatro
60 minutos
+16 anos
Nascido em Brasília, Nil começou a carreira no estado de Pernambuco, onde se apresentou nas principais casas de shows da região. Na TV, já passou pelos mais populares quadros de humor, como o Humor na Caneca do Jô Soares, participou do humorístico "A Praça é Nossa" e da República do Stand Up do Comedy Central.

Faz de conta e não me conta - Festa dia das Crianças 
Contação de história 
26/10
15h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Grátis
Em um vilarejo muito distante existia um lugar onde os contos eram reais, ou melhor, na imaginação dos moradores tudo era possível. Aninha, uma das moradoras acredita em tudo.... Porém um belo dia indo buscar água no rio conheceu o juca pescador. Faz de conta e não me conta, uma mistura de fantasia e realidade vai começar com essa nova amizade. Será o fim dos contos para aninha? Ou início de um novo?

Batalha dos Lokos 
Música  
30/10
Quarta 20h
Local: Teatro
120 minutos
+14 anos
A Batalha dos Loko nasceu em 2015 e consiste em fomentar o encontro semanal de Hip Hop, poesias e Batalha de RAP com maior tempo de duração da Zona Leste. O evento acontece de forma independente, atribuindo sempre os 4 elementos, além de produtores culturais, músicos, atores, comunicadores e coletivos na região da Vila Formosa e de toda Zona Leste.

Show Solo Osmar Campbell
Stand Up 
31/10
20h
Local: Teatro
60 minutos
+16 anos
Já passou por todas as fases de relacionamento e agora chegou a hora de espalhar todo o seu conhecimento para quem mais precisa: você. Respondendo perguntas anônimas e expondo suas experiências de vida, Osmar resolve as questões amorosas da plateia com muito bom humor e sarcasmo.


CENTRO CULTURAL OLIDO

Premiere Skate
Cinema
15/10
Terça 19h
Local: Cine Olido
Livre
Sinopse: Filmes livres realizados por atletas dos skate em espaços urbanos.

Festival Mulheridades Conectas Hip Hop
Música / dança / grafite
19 e 20/10
Sábado e domingo das 14 às 20h
Livre
Grátis
Local: Vitrine da Dança e Vitrine Multimídia
Presencial 
Sinopse: Festival que agrega Breaking, Grafitti, MCs, e são trabalhos realizados por mulheres.

Mostra Contato e Improvisação 
Dança
20/10
17h
Local: Sala Paissandu
60 minutos
Livre
Grátis 
Criado pelo bailarino e coreógrafo Ricardo Neves, a mostra é um encontro aberto entre artistas, pesquisadores e estudantes de todo Brasil e América latina. 

Trio Elipsoidal 
Música
20/10
Domingo 17h
Local: Sala Paissandu
60 minutos
Livre
Grátis 
Fundado em 2018, o Trio Elipsoidal foi criado com o objetivo de divulgar a música brasileira de concerto para trio de violões, através de um repertório inédito e de obras já consagradas para essa formação.Atualmente o Trio é composto pelos violonistas Breno Chaves, Fábio Bartoloni e Vinícius Brandão.

Anatominha
Artes Visuais
26.10
Domingo 18h
Livre
Grátis
Até 20.12 na Galeria do DJ 
AnatoMinha: uma odisseia a partir de uma narrativa audiovisual é a segunda exposição solo da artista visual e magista Elisa Riemer. Com uma proposta multimídia e multissensorial, a exposição explora telas virtuais na exibição das obras que a compõem. Ao todo, 13 obras compõem um estudo anatômico do corpo feminino cisgênero, com interferência poética das colagens digitais e analógicas de Riemer. As obras contemplam o derramamento diário de um corpo poético e sensível e suas tensões no âmbito da afetividade entre mulheres. Nesta proposta audiovisual, as obras já existentes a mais de 10 anos ganham uma nova roupagem a partir da animação bidimensional e da estética frame by frame. Entre telas, projeções e hologramas, as colagens animadas, revelam um exercício cirúrgico e poético de criação a partir do corpo feminino.
 

collections
Galeria de imagens