Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Programação IV Festival Mário de Andrade - Dia 17
- PRAÇA DAS ARTES
Performance: Divina Passagem, A TRANSÄLIEN
Local: Vão Livre
Data: 17/11/2024
Horário: 14h00
Classificação: livre
Em ritmo de rito, a multiartista pernambucana e articuladora dos direitos das pessoas Trans e Travestis no Brasil A Transälien apresenta uma performance em que compartilha seus brilhos, máscaras e balangandãs com o público como metáfora das dobras do tempo, como encantarias e mistérios que serão preservados por aquelas que as sustentam, como guardiã de um tempo mítico tão ancestral quanto futurista.
Lá Embaixo - Poema cênico de Caetano Galindo a partir das memórias de Leonora Carrington
Data: 17/11/24
Horário: 19h
Classificação: 12 anos
Senhas gratuitas com uma hora de antecedência
Sujeito a lotação
Lá embaixo, desenvolvido a partir das memórias de Leonora Carrington (Down Below) e de uma releitura traduzida de Ping, de Samuel Beckett, é o relato impressionístico, catábase e anábase, do mergulho de uma mulher forçada a se reconstruir dentro de uma instituição psiquiátrica. Morte e renascimento, superação e confronto, arte, sonho e criação, numa performance que busca na música das palavras uma maneira de abordar o indizível.
Ficha técnica:
Realização: Cia. BR 1116
Direção e concepção: Bete Coelho
Codireçao: Gabriel Fernandes
Texto e tradução: Caetano Galindo
Elenco: Bete Coelho, Luiza Curvo, Renata Melo e Lindsay Castro Lima.
Artista Plástica e pintora: Niura Bellavinha
Músicos: Felipe Antunes, Fábio Sá e Rovilson Pascoal.
Iluminação: Patricia Savoy
Direção de palco e cenotecnia: Domingos Varela
Assistente: João Carvalho
Técnico de som: Rodrigo Gava
Mídia social: Letícia Genesini
Assessoria de Imprensa: Fernando Sant’ana
Produção: Lindsay Castro Lima e Mariana Mantovani
Cinemas surreais
As pequenas margaridas (1966), de Věra Chytilová, Tchecoslováquia, 73min
Local: Vão Livre (escadarias)
Data: 17/11/24
Horário: 19h30 - 21h
Classificação: 14 anos
Como o mundo está corrompido, duas adolescentes, ambas chamadas Marie, decidem embarcar em uma série de brincadeiras destrutivas nas quais consomem e destroem o que está ao redor delas. Um clássico vibrante e atemporal, que continua inspirando novas gerações de cinéfilos, As pequenas margaridas é uma maravilhosa obra-prima feminista realizada por Věra Chytilová. Uma comédia absurda e provocativa amplamente considerada uma das grandes obras do cinema de todos os tempos, censurada à época de seu lançamento.
* Não recomendado para menores de 14 anos
Show: Nektar Surreal - Ava Rocha e convidades
Local: Sala de Ensaio
Data: 17/11/24
Horário: 19h
Classificação: livre
Senhas gratuitas com uma hora de antecedência
Sujeito a lotação
Concebido especialmente para o Festival, este show de Ava Rocha contará com a participação de Assucena, Brisa Flow, Ian Wapichana e Jadsa. O espetáculo combina as canções de "Nektar", último álbum da artista e performer, a elementos performáticos e visuais, explorando as múltiplas linguagens do surrealismo.
- BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE
Performance: Mestre de cerimônias Andreas Mendes
Local: Auditório
Data: 17/11/2024
Horário: 12h às 21h
Classificação: livre
Atriz, diretora, dramaturga, produtora e gestora cultural. É uma das fundadoras da Cia. do Estômago, que no ano de 2020 completou 15 anos de existência. Em seu trabalho artístico desenvolve a pesquisa sobre corpas gordas trans em cena. Na produção cultural
Exposição de foto: Série Elementar “A Mata Te Se Come”, 2019, Uýra
Local: Saguão da Estátua
Data: 17/11/24
Horário: 9h - 21h
Classificação: livre
Exposição em grande formato da obra da premiada artista indígena e travesti UÝRA via fotoperformance "A Mata Te Se Come" em painel no hall de entrada da Biblioteca Mário de Andrade.
Exposição: You text nothing like you look, de Lucas Simões
Local: Espaço Tula Pilar
Data: 17/11/24
Horário: 9h - 21h
Classificação: livre
A mostra “You text nothing like you look”, do artista plástico Lucas Simões, estabelece um diálogo entre texto (poesia) e matéria (escultura), partindo do princípio que o objeto escultórico também é uma linguagem, com vocabulário, gramática e escrita próprias. As esculturas da série partem de excertos literários e cada peça recebe, depois de concluída, um segundo título, criando um diálogo cíclico entre texto e objeto.
Exposição fotográfica: Insurgente
Local: Sala de estudos
Data: 16 e 17/11
Horário: 9h - 21h
INSURGENTE: Identidades y Narrativas de la Gente del Sur é uma plataforma de intercâmbio em países do Sul Global. Sua primeira edição aconteceu em Cuba, em agosto de 2024, e os resultados serão compartilhados no Festival da Mário com duas oficinas criativas, um sarau e a exposição INSURGENTE, apresentando personagens e cenários captados durante a expedição por Cuba. O projeto conta com apoio do Itamaraty, Embaixada do Brasil em Havana e Programa Cinema do Brasil do SIAESP e ApexBrasil. Em Cuba, apoio da AHS, da escola de cinema EICTV, da Fábrica de Arte Cubano e do Festival Internacional del Cine Pobre de Gibara.
*A exposição seguirá em cartaz até o dia 09 de fevereiro de 2025.
Cinemas surreais
O retorno à razão (Retour à la raison), de Man Ray, França, 70 min
Local: Auditório
Data: 17/11/24
Horário: 11h30
Classificação: 12 anos
Senhas gratuitas com uma hora de antecedência
Sujeito a lotação
“O Retorno à Razão” é uma restauração dos clássicos filmes mudos surrealistas e oníricos de um dos mais prolíficos artistas norte-americanos. Com uma nova trilha sonora composta e interpretada pela banda Sqürl, do cineasta Jim Jarmusch e do músico Carter Logan, fazem parte do filme os curtas-metragens “O Retorno à Razão” (1923), “Emak-Bakia” (1926), “A Estrela-do-Mar” (1928) e “Os Mistérios do Castelo de Dados” (1929).
O processo de restauração foi liderado pela Womanray e pela Cinenovo, por meio dos negativos originais de diferentes partes do mundo, em parceria com La Cinémathèque Française, o Centro Pompidou, a Biblioteca do Congresso, a CNC e a Cineteca di Bologna.
“O Retorno à Razão” (1923) Le retour à la raison - 3 min
“Emak-Bakia” (1926) - 18 min
“A Estrela-do-Mar” (1928) L'étoile de mer - 21 min
“Os Mistérios do Castelo de Dados” (1929) Les Mystères du Château de Dé - 27 min
+ “Um Cão Andaluz” (1929),, de Luis Buñuel - 22 min
Lançamento de livro: Beijos de abracadabra, de Anna Apolinário
Local: Terraço
Data: 17/11/2024
Horário: 12h - 13h
Classificação: livre
Com Anna Apolinário
Beijos de Abracadabra (Ed. Triluna, 2024), da poeta paraibana Anna Apolinário é uma série de 25 poemas automáticos escritos no tempo limite de 5 minutos, durante 5 noites. Uma aventura criativa regida pela escrita automática, método essencialmente advindo do surrealismo, genuína dinamite imagética, arsenal capaz de erguer céus ofuscantes, descortinando o sal cintilante de cada palavra. O brilho hipnótico dos versos se expande ao espanhol, pela tradução do poeta Floriano Martins. Poemário mágico e experimental, teia imagética alimentada pela adrenalina de um ritmo visceral e alucinante, Beijos de Abracadabra é apimentado pelo fluxo incessante de delírios lúcidos.
Performance: Slam des surdes
Local: Jardim Contemplativo
Data: 17/11/2024
Horário: 12h30 às 14h30
Classificação: livre
O Slam de Surdes é um coletivo que utiliza a poesia como manifesto poético, dando visibilidade à arte surda e promovendo a inclusão de diversas vozes, como a comunidade negra, feminista, LGBTQIAPN+, e de mães surdas. Em competições de slam, poetas surdos e ouvintes se expressam em Libras e português, conectando suas experiências através da linguagem e da performance. Com batalhas poéticas, oficinas e rodas de conversa, o Slam de Surdes transforma a arte em um espaço de resistência e celebração da diversidade.
Criado em 2018 na Praça Roosevelt, em São Paulo, o Slam de Surdes surgiu com o objetivo de trazer visibilidade à arte surda e expandir o espaço da poesia no cenário cultural inclusivo. O coletivo promove competições de slam em Libras e português, oficinas de poesia e apresentações artísticas que exploram temas como identidade, pertencimento cultural, negritude, feminismo, maternidade surda, e LGBTQIAPN+. Com apresentações em instituições culturais importantes, como o SESC e o Instituto Tomie Ohtake, o Slam de Surdes busca promover a acessibilidade e a inclusão nas artes.
Mesa: Os Manifestos Surrealistas de André Breton em debate
Local: Auditório
Data: 17/11/2024
Horário: 13h - 14h15
Classificação: livre
Com Diogo Cardoso, Larissa Drigo e Viviana Bosi
Mediação de Flavia Falleiros e curadoria de Fabiano Calixto
Nesta conversa, os pesquisadores abordam os manifestos surrealistas de André Breton, examinando como esses textos desafiaram convenções e promoveram a liberdade criativa. Serão discutidas suas ideias centrais e seu impacto, cem anos depois, nas artes e na literatura.
Performances: Leituras poéticas breves
Local: Terraço
Data: 17/11/2024
Horário: 13h - 17h
Classificação: livre
Leituras de textos autorais ou não, surreais e surrealistas ou não, por poetas contemporâneos.
Com Maria Lúcia Dal Farra, Prisca Augustoni, Floriano Martins + Amália Pereira, Guilherme Ziggy, Anna Apolinário, Rita Medusa, Alexandre Barbosa de Souza, Leonardo Fróes
Mesa: Escritas da loucura
Local: Auditório
Data: 17/11/2024
Horário: 14h30 - 15h45
Classificação: livre
Com Peter Pal Pelbart e Bruna Beber
Mediação de Janderson Farias
Reúnem-se o filósofo Peter Pál Pelbart e a poeta Bruna Beber, com mediação do psicanalista Janderson Farias, para discutir a relação entre a loucura e a criação artística. O debate explorará como a experiência da loucura, seja ela vivida ou observada, influencia a escrita, abrindo novas perspectivas sobre a subjetividade, os limites da linguagem e as margens do pensamento. A conversa também abordará a loucura como um campo de resistência e invenção, questionando normas sociais e expandindo as fronteiras da criação artística.
Mesa: Xamanismo e literatura
Local: Sala Silenciosa
Data: 17/11/2024
Horário: 14h30 - 15h30
Classificação: livre
Com Márcia Kabemba e Pedro Cesarino
Mediação de Alexandre Staut
A mesa reúne a poeta e geógrafa Márcia Kambeba e o antropólogo e professor Pedro Cesarino, sob mediação de Alexandre Staut, para explorar a intersecção entre a linguagem poética e os saberes xamânicos, examinando como xamãs utilizam seus cantos e depoimentos para abordar temas como a morte, os ciclos vitais e as relações entre o visível e o invisível - temas esses que eram muito caros a Cláudio Willer. A conversa destaca a construção de uma poética da distância e do deslocamento, características centrais nas práticas xamânicas, como a narração de mitos e o acompanhamento dos mortos.
Mesa: Insólito ficcional: afrofuturismos
Local: Auditório
Data: 17/11/2024
Horário: 16h - 17h15
Classificação: livre
Com Jal Vieira e Fábio Kabral
Mediação de Andreza Delgado
Nesta mesa, a diretora criativa Jal Vieira e o escritor Fábio Cabral exploram as conexões entre a ficção especulativa, as tradições africanas e as possibilidades futuristas na literatura e nas artes. Com a mediação de Andreza Delgado, o debate focaliza a maneira como artistas negros e negras utilizam o Afrofuturismo para reimaginar o passado, o presente e o futuro a partir de perspectivas afrocentradas, desafiando narrativas coloniais e propondo novos mundos e realidades
Literatura e memória palestina
Local: Sala Silenciosa
Data: 17/11/2024
Horário: 16h - 17h15
Classificação: livre
Com Michel Sleiman e Safa Jubran
Mediação de Rafael Domingues
Nesta mesa, o poeta Michel Sleiman e a professora Safa Jubran debruçam-se sobre o papel da literatura para preservar a memória palestina, levando em conta o contexto de resistência e tensão para o povo palestino. A mediação do historiador Rafael Domingues guia a discussão que faz a ponte entre religião, literatura e política.
Performance: Sonhos e liberdade, de Ivana Wonder
Local: Jardim contemplativo
Data: 17/11/2024
Horário: 15h
Classificação: livre
Em celebração aos 100 anos do Movimento Surrealista, o espetáculo “Sonhos e Liberdade” convida o público a uma viagem sonora e performática no coração desse marco artístico e cultural. A performance apresenta clássicos da música brasileira e internacional, reinterpretados com um olhar contemporâneo sobre o surrealismo. Acompanhada por um pianista, Ivana Wonder conduz o público através de uma atmosfera dramática e contemplativa, onde a liberdade criativa reina. Com figurinos e maquiagem inspirados no movimento surrealista, o espetáculo é uma ode à arte que desafia convenções, recriando e trazendo o surrealismo para os dias de hoje. Uma experiência que celebra a ousadia e a expressividade da drag como símbolo de transformação e liberdade.
Performance: Estiagem, Rafa Bqueer
Local: Jardim contemplativo
Data: 17/11/2024
Horário: 16h
Classificação: livre
A artista visual Rafa Bqueer incorpora uma criatura híbrida, uma figura aquática que lembra uma sereia ou uma Iara - personagem conhecida do imaginário popular dos rios da Amazônia. Iniciando com movimentos lentos, poses e coreografias que interagem com o público presente, a performer evolui progressivamente para uma inqueitação visual e uma dificuldade para respirar até chegar ao ápice do seu desconforto.
Performance: A vida é Curva, com Uýra
Local: Jardim contemplativo
Data: 17/11/2024
Horário: 17h
Classificação: livre
Em "A Vida É Curva", performance concebida a partir de um olhar interdisciplinar e pós-colonial, a artista visual UÝRA usa tinta e pincel para traçar caminhos curvos em sua própria pele, conduzindo uma viagem pelas linhas que formam os imaginários dos mundos.
Mesa: O que pode a criação literária?
Local: Sala Silenciosa
Data: 17/11/2024
Horário: 17h30 - 18h30
Classificação: livre
Com Luciany Aparecida, Sérgio Vaz e Tatiana Nascimento; Mediação de Camilla Dias
A mesa investiga como a palavra pode se tornar uma forma poderosa de expressão frente a desafios e crises contemporâneas, permitindo a reelaboração de imaginários e visões de mundos. A escritora baiana Luciany Aparecida, o poeta paulista Sérgio Vaz, e a ativista e poeta Tatiana Nascimento discutem, com a mediação de Camilla Dias, a capacidade da linguagem poética de dar voz a experiências silenciadas, abordar injustiças e reimaginar realidades.
Sarau: Insurgente
Local: Terraço
Data: 17/11/2024
Horário: 17h30 - 19h00
Classificação: livre
O projeto INSURGENTE: Identidades y Narrativas de la Gente del Sur é uma plataforma de intercâmbio em países do Sul Global. Sua primeira edição aconteceu em Cuba, em agosto de 2024. Os resultados estão no IV Festival Mário de Andrade com duas oficinas criativas, uma exposição de fotos analógicas e o Sarau INSURGENTE, que se dá pelo encontro de poetas do Grupo Surrealista de São Paulo, em performance ao vivo, e de poetas cubanos e cubanas gravados em agosto de 2024 durante uma expedição de 17 dias pelo país.
Este projeto tem o apoio do Itamaraty através da Embaixada do Brasil em Havana e do Programa Cinema do Brasil do SIAESP e da ApexBrasil. Em Cuba, apoio da AHS, da escola de cinema EICTV, da Fábrica de Arte Cubano e do Festival Internacional del Cine Pobre de Gibara.
Performance: Sankofa, de Vírus Carinhoso
Local: Jardim contemplativo
Data: 17/11/2024
Horário: 18h
Classificação: livre
Em SANKOFA, Vírus performa ao som de faixas do EP "Capella", do álbum "VxRxS" e do single duplo homônimo “Sankofa”, obras que integram sua discografia. Com interpretações intensas e movimentos singulares, a performance, em meio a iluminação cênica, adereços e recursos audiovisuais, mostra sua potência e ganha destaque. Em sua construção, Vírus incorpora elementos da cosmologia Yorubá, a exemplo do “Adê”, uma referência às coroas utilizadas por reis e divindades africanas, e faz alusão à Exu, anunciando uma performance que transita pela cultura ancestral.
Teatro adulto – estreia: Adão, Eva, Tatu, Tamanduá e outros membros da família
Direção e adaptação: Leonardo Ventura
Local: Auditório
Data: 17/11/2024
Horário: 20h
Classificação: 14 anos
Senhas gratuitas com uma hora de antecedência
Sujeito a lotação
Junção e adaptação das comédias teatrais “A Separação de Dois Esposos”, de Qorpo Santo (1866), e “Adão, Eva e outros membros da família”, de Alvaro Moreyra com o Teatro de Brinquedo (RJ, 1928). O hiperrealismo do dramaturgo gaúcho Qorpo Santo (1829-1883) é precursor absoluto do surrealismo dos anos 1920, vanguarda evocada também no clima onírico que o dramaturgo Alvaro Moreyra imprimiu à sua peça de 1928, realizada em seu Teatro de Brinquedo, no Rio de Janeiro.
Os personagens centrais de Qorpo Santo são dois casais às voltas com adultérios mútuos e a primeira dupla gay explícita no teatro americano, sob os cognomes Tatu e Tamanduá. Os de Moreyra são dois malandros a dormir numa praça central da capital fluminense e a projetar negócios escusos, bem como uma socialite e atriz em busca de cocaína. A fusão das obras justifica-se pela opção de ambos autores de inverter padrões comportamentais normativos e propor, em seu lugar, percepções críticas delirantes.
Elenco e direção:
Marcos de Andrade
Juliana Grave
Marcelo Villas Boas
Thaís Velasques
Michel Pereira
Leonardo Ventura
*Não recomendado para menores de 14 anos.
HEMEROTECA
Videomapping: Mário de Andrade e o Surrealismo
Local: Fachada da Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade
Data: 16/11/2024, com repetição em 17/11/2024
Horário: das 19h - 22h
Classificação: livre
A gigantografia com o rosto do escritor e gestor cultural Mário de Andrade aplicado à fachada do prédio na rua Bráulio Gomes (lateral da Biblioteca) foi inaugurada em 2021. Sobre essa imagem o artista VJ Robson Victor desenvolveu aplicações de ferramentas digitais como programas de 3D, composição e Inteligência artificial para dar vida a obras do Movimento Surrealista que completa neste ano 100 anos de seu Manifesto.
Foram utilizadas imagens do pré-surrealista maneirista italiano Giuseppe Arcimboldo, bem como de René Magritte, Frida Kahlo, Max Ernst, Walter Levy, André Breton, Ismael Nery, Salvador Dali, Odilon Redon, Vito Campanella, Leonor Fini e Remedios Varo.Também o rosto de Mário na gigantografia é animado com legendas, de maneira que o escritor “diz” textos de sua autoria, como trecho do “Prefácio Interessantíssimo”;
Ficha técnica:
VJ criador: Robson Victor
Diretor técnico: Alessandro Gratão
Diretor técnico AG Vídeo: Reginaldo Lobo
Técnico projecionista: Alexandro Calux
Oficina: Escrita automática
Local: Hemeroteca
Data: 17/11/2024
Horário: 14h - 16h
Classificação: livre
20 vagas. Inscrições: https://forms.gle/9fDuasXigyEAGZWM6
A escrita automática é uma forma de criação poética que busca revelar o 'acaso-objetivo' – um fluxo contínuo de eventualidades inesperadas que escapam à ordem racional. Abordamos uma de suas manifestações por meio do jogo Cadáver-Delicioso, prática coletiva com o propósito de despertar novas visões. Facilitação de Daniel Joppert e Leonardo Chagas. A oficina faz parte do projeto INSURGENTE: Identidades y Narrativas de la Gente del Sur.
- PRAÇA DOM JOSÉ GASPAR
Performance: Mestres de cerimônias Tchaka Drag Queen e Bixarte
Local: Praça Dom José Gaspar
Data: 17/11/2024
Horário: 12h às 21h
Classificação: livre
Considerada a rainha das festas, Tchaka Dragqueen divide o palco com a cantora e poetisa Bixarte na apresentação surreal das atrações musicais do Festival Mário de Andrade.
TchaKa Drag Queen é uma personagem feita pelo ator Valder Bastos. Estudou artes dramáticas na Escola Teatro Macunaíma em São Paulo, também tem formação acadêmica no curso de Direito na Universidade Brás Cubas, Mogi das Cruzes.
Bixarte, nome artístico de Bianca Manicongo, é cantora, compositora, poetisa e atriz paraibana, além de ativista pelos direitos LGBTQIA+. Primeira travesti a vencer o Festival de Música da Paraíba em 2020, é bicampeã do Slam Estadual da Paraíba e destaque no cenário musical com o álbum TRAVIARCADO, lançado em 2023.
Feira de livros
Local: Praça Dom José Gaspar
Data: 17/11/2024
Horário: 10h - 18h
Classificação: livre
Tendas com editoras, feiras e festas literárias, grupos de autores e instituições dedicadas ao livro e à leitura, de todo o território nacional.
Brincadeiras de todos os tempos: pequenos surrealistas
Local: Tablado Multifuncional
Data: 17/11/2024
Horário: 10h às 16h
Classificação: livre
“Brincadeira de todos os tempos ” é uma série de atividades lúdicas inspiradas no movimento surrealista, voltadas para crianças de todas as idades. O projeto tem como objetivo estimular a imaginação, a criatividade e a expressão artística, utilizando conceitos chave do surrealismo como o onírico, o inconsciente, o fantástico e o absurdo. Por meio de oficinas interativas, jogos e experiências sensoriais, as crianças são convidadas a explorar o mundo além da lógica e criar suas próprias realidades, onde o impossível se torna possível.
Com curadoria de Diego Dionísio.
Cavalo e Panda
Local: Palco
Data: 17/11/2024
Horário: 12h
Classificação: livre
Com um repertório eclético, a dupla Cavalo e Panda mistura sucessos da música nacional e internacional, passeando por gêneros que vão de Tim Maia e Michael Jackson a Raimundos e Anitta. Durante o espetáculo, momentos especiais são dedicados às crianças, com canções icônicas como "Dona Aranha" e "Superfantástico", do Balão Mágico, garantindo que os pequenos se divirtam tanto quanto os adultos.
“Cavalo e Panda” é uma dupla de música instrumental “animal” com uma proposta diferente: levar, além de música de qualidade, um espetáculo com encenação, comédia e interação com o público. Formada em 2012, foi no contexto da arte urbana de São Paulo que as personalidades únicas do Cavalo Beats e Panda Sax foram moldadas.
Grupo Rumo 50 anos: Surreal, meu!
Local: Palco
Data: 17/11/2024
Horário: 14h
Classificação: livre
O Grupo Rumo celebra este ano um marco extraordinário: 50 anos de trajetória juntos. Fundado em 1974, o grupo se tornou uma referência no cenário musical brasileiro, cativando gerações com sua mistura única de estilos, letras inteligentes e performances envolventes. Ao longo dessas cinco décadas, os integrantes do Rumo mantiveram sua união e criatividade e se destacaram por fundirem diferentes gêneros musicais numa sonoridade que mescla elementos da música popular brasileira com influências de jazz, rock e estilos globais.
50 anos do Lóki? de Arnaldo Baptista
Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo + Vitor Araújo
Local: Palco
Data: 17/11/2024
Horário: 16h
Classificação: livre
A convite da Biblioteca, a banda paulistana Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo se une ao pianista pernambucano Vitor Araújo para uma reinterpretação do clássico "Loki?" (1974), de Arnaldo Baptista, que em 2024 completa 50 anos. A banda paulistana Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo surgiu em 2019 e rapidamente se destacou na cena musical com seu álbum de estreia homônimo. Em 2023, lançaram seu segundo álbum, MÚSICA DO ESQUECIMENTO, produzido pelo pianista Vitor Araújo. Com uma agenda recheada, a banda já se apresentou em mais de 25 cidades brasileiras e realizou uma turnê internacional, incluindo o Primavera Sound em Barcelona. Atualmente, estão em uma nova turnê nacional que abrange o Nordeste pela primeira vez, e estão programados para se apresentar no Lollapalooza Brasil em 2025.
Noporn + Jup do Bairro (Tributo a Liana Padilha)
Local: Palco
Data: 17/11/2024
Horário: 18h
Classificação: livre
Em um show inédito, Noporn e Jup do Bairro se unem para prestar um tributo a Liana Padilha, que nos deixou em março deste ano. O emblemático, poético e dançante duo Noporn foi formado por Lucas Freire e Padilha em 2002 e se auto definia como “projeto de poesia eletrônica para dançar”.
Jup do Bairro, multiartista paulistana, ganhou destaque em 2020 com o EP Corpo Sem Juízo, um marco de emancipação e amor próprio que lhe rendeu prêmios como o Multishow e o APCA. Sua performance disruptiva e acolhedora conquistou públicos em festivais renomados, como Lollapalooza e Popload, elevando seu nome a novos patamares. Em 2024, Jup se prepara para lançar o EP in.corpo.ração e seu primeiro disco de estúdio, Juízo Final, ambos com recursos do Natura Musical.
Nelson D
Local: Palco
Data: 17/11/2024
Horário: 20h
Classificação: livre
Em seu show, Nelson D apresenta suas músicas autorais que misturam instrumentos orgânicos e eletrônicos. Além de Nelson (voz, percussões indígenas, sintetizadores e hardware) o Show conta com Thiago Brancallião na bateria. O artista apresenta um show energético , pra pista, dançante, com um conceito “Amazonense Futurista”.
A pesquisa deste artista explora as raízes da eletrônica, integrando a rica cultura indígena e a diversidade musical brasileira. Ele mistura subgêneros como House, Funk e Trip Hop com sons tradicionais e transforma seus beats em rituais de transe com uma estética Amazônica. Parte do selo Balaclava Records, lançou seu segundo álbum, Anga, e se apresentou em festivais renomados, como Rock in Rio e Primavera Sound.