Secretaria Municipal de Cultura

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024 | Horário: 15:04
Compartilhe:

Programação Praças da Cultura - 30 de novembro e 01 de dezembro

Confira a programação completa para sábado e domingo

Sábado, 30 de Novembro de 2024


Cangaíba - Espaço Dedicado na Rua
R. Manoel Artacho, 223 - Jardim Piratininga. São Paulo - SP, 03716-010


12H00 - Collectivus de Leitura - Seu Livro e Dona Brincadeira - Literatura
Sinopse: A leitura como uma experiência lúdica contribui para a formação de leitores desde o início da vida; crianças, jovens e pessoas adultas atribuem novos significados ao livro e a narrativa literária. Vivências e rodas de conversa convidarão o público a brincar com as palavras, imagens e objeto livro, compreender o ler e o brincar como poéticas da infância e a experimentar a mediação de leitura em todas as suas potencialidades.
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre

    
13H15 - Projeto Imaginança - Iná e a Flor Mágica: Uma Aventura Dançante - Dança
Sinopse:
O projeto imaginança foi idealizado pela artista Fernanda Salla. É um espetáculo de dança, literatura e artes integradas que conta as aventuras de uma menina que entra na floresta em busca de uma flor mágica tão falada pela sua avó em seus contos diários. Na floresta a pequena encontra muitos desafios que precisarão da ajuda das crianças para serem resolvidos. Com objetos lúdicos e inspiradores, crianças e famílias são envolvidas pela dança e a contação de história acompanhadas pela equipe de artistas do projeto que ajudam na aventura da personagem e a encantar com brincadeiras corporais. As brincadeiras transitam entre propostas de dança, mímicas e desafios corporais que exploram a capacidade de coordenação e imaginação das crianças e famílias. Após a apresentação é oferecido um material impresso para que as crianças possam fazer um registro poético por meio do desenho e levar para casa um pouquinho do que sentiram.
Duração: 50 minutos /Classificação: Livre


14H30 -  Dona Teca - Tambor de Crioula - Culturas Populares
Sinopse:
O Tambor de Crioula Dona Teca é uma vibrante manifestação cultural de matriz afro-brasileira, que celebra a dança, o canto e a percussão tradicionais do Maranhão. Sob a direção da Mestra Onontochê Sandra de Xadantã, o grupo nasceu em 2011 no Terreiro de Tambor de Mina Kwê Mina Odan Axé Boço Dá-Hô e tem como missão salvaguardar essa rica expressão artística. Com apresentações lúdicas e interativas, o grupo destaca a força da dança circular feminina, conduzida pelo ritmo dos tambores e toadas, culminando na emblemática "punga" ou umbigada – símbolo de saudação e convite. O Tambor de Crioula Dona Teca já encantou públicos em importantes eventos culturais, como a Virada Cultural do Pertencimento e o Projeto Plataforma Conexões, levando a herança maranhense aos palcos da região metropolitana, interior e capital de São Paulo.
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


15H45 - Kaio Monteiro e Letícia Moreno - Oficina de Dança Criativa - Artes Integradas
Sinopse:
Nesta oficina serão propostos exercícios que possibilitem o conhecimento do próprio corpo, as relações com o outro, com o espaço e elementos presentes nele. Durante a aula, os jovens serão instigados a explorarem o movimento e desenvolver a sua própria expressividade e criatividade.
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


Vila Matilde - Praça do Toco
R. Dona Matilde, 485 - Vila Matilde. São Paulo - SP, 03512-000


12H00 - Sarau das Pretas - Aya: Palavras que Resistem e Florescem - Literatura
Sinopse:
Aya - Palavras que resistem e florescem é a mais nova performance poética da coletiva Sarau das Pretas. Com um repertório de poemas e músicas autorais, saúda as palavras de  mulheres  pretas  que  resistiram  e  floresceram  ao  longo  do tempo, inspirando  o florescimento de artistas pretas  da  atualidade.  É também  uma  performance de agradecimento ao público que acompanhou a coletiva ao longo de oito anos. Toda a estrutura da apresentação tem como fio condutor os ensinamentos da filosofia Adinkra, com enfoque no ideograma Aya, que representa a persistência e a superação necessárias para que mulheres pretas sigam ecoando a sua voz e fortalecendo a sua existência. 
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


13H15 - Sílvia Queiroz - Abelha Babuska na floresta dos Sonhos - Contação de História
Sinopse:
Embarque na mágica "Floresta dos Sonhos" com a Abelha Babuska, em uma emocionante aventura idealizada por Sílvia Queiroz, idealizadora do grupo de teatro infantil Esculpindo Arte. A apresentação une contação de histórias e aprendizado. Este projeto encantador convida crianças a explorarem a importância da preservação da natureza de maneira simples e envolvente, através da troca de saberes: "eu ensino o que sei e aprendo o que você sabe".
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


14H30 - Palhaço Espirro - Brincando e Cantando - Artes Integradas
Sinopse:
Prepare-se para uma tarde de muita alegria, risos e diversão no espetáculo "Brincando e Cantando", apresentado pelo irreverente Palhaço Espirro e seu amigo, o Palhaço Fiel! Com uma mistura de brincadeiras, música e gargalhadas, este show é perfeito para todas as idades. No palco, Espirro e Fiel convidam a plateia a embarcar em um universo onde a imaginação não tem limites. Crianças e adultos serão surpreendidos com números engraçados, canções contagiantes e muita interação, fazendo de cada momento uma experiência única. Espirro, com seu jeito travesso e carismático, e Fiel, sempre leal e hilário, prometem conquistar corações e espalhar alegria por onde passarem. Brincando e Cantando não é só uma apresentação de palhaços, é um convite para esquecer a rotina, cantar junto, brincar e, claro, se divertir muito. Venha viver essa experiência inesquecível com os palhaços mais amados da cidade!
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


15H45 - Capoeira Símbolo da Paz  - Ritmos da Resistência - Dança
Sinopse:
Para jogar capoeira precisamos de um ritmo, ditado pelo atabaque, pelo berimbau e pelo agogô. Essa música é bem característica. Dois parceiros, de acordo com o toque do berimbau, executam movimentos de ataque, defesa e esquiva. Eles simulam uma luta. Para jogar capoeira é preciso habilidade e força, além de integração e respeito entre os parceiros é nesse conceito básico que o Grupo Capoeira Símbolo da Paz foca suas diretrizes. O gingado é a base e é um movimento ritmado que mantém o corpo relaxado e o centro de gravidade em constante deslocamento. A partir do gingado surgem os outros movimentos de ataque ou contra-ataque. Os jogadores nunca estão parados e isso torna a capoeira muito bonita de se ver e será trazido nessa apresentação que tem como objetivo principal o resgate cultural.
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


Artur Alvim - Espaço Dedicado na Rua
R. Vinte e Sete de Novembro, 348 - Jardim São José São Paulo - SP, 03563-110


12H00 - Slam da Guilhermina - Batalha de Poesia Falada - Literatura
Sinopse:
Poetas frequentadores do Slam da Guilhermina apresentam textos autorais. Cada apresentação pode ter no máximo 3 minutos de duração. São três rodadas. Na primeira todos recitam, os cinco melhores pontuados passam para a segunda rodada. E três se classificam para a final e uma pessoa se consagra campeã e leva para casa livros, brindes, a participação na nossa antologia poética e a vaga para a grande final do ano.
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


13H15 - Herança Cultural - A Roda da Ancestralidade - Artes Integradas
Sinopse:
Herança Cultural Capoeira resgata a ancestralidade através dos jogos e das rodas de capoeira, numa vivência que chama o espectador a participar desse espetáculo sendo coadjuvante  e entoando cantos tradicionais afro brasileiros e naturalmente sendo cantados em coro por todos presentes numa grande roda de confraternização universal com foco principal na cultura de paz.
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


14H30 - Professor Ganda - Tradição, Ritmo e Transformação - Dança
Sinopse:
Eduardo Ferreira Batista, conhecido no universo da capoeira como Professor Ganda, é um artista e educador com uma trajetória que une tradição e inovação. Iniciou sua jornada na capoeira em 1997 e desde 2015 atua como professor formado, promovendo aulas que vão além do jogo de capoeira, explorando manifestações culturais como o maculelê, a puxada de rede e o samba de roda. Mergulhe na rica história de Professor Ganda e vivencie a energia vibrante de suas expressões artísticas, que transformam vidas e perpetuam a essência da capoeira como um patrimônio cultural vivo.
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


15H45 - Alcides Gizi - Contos que Brincam e Contam - Contação de História
Sinopse:
“Contos que Brincam e Contam" tem como finalidade proporcionar um espaço de ludicidade com objetos não estruturados, onde as crianças possam enxergar além dos objetos apresentados, dando vida a outras possibilidades mágicas e lúdicas. Assim, criamos novos significados para os objetos, proporcionando novas narrativas e críticas em uma nova realidade apresentada.
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


Domingo,  01 de Dezembro de 2024


Cangaíba - Espaço Dedicado na Rua
R. Manoel Artacho, 223 - Jardim Piratininga. São Paulo - SP, 03716-010


12H00 - Sarau das Pretas - Aya: Palavras que Resistem e Florescem - Literatura
Sinopse:
Aya - Palavras que resistem e florescem é a mais nova performance poética da coletiva Sarau das Pretas. Com um repertório de poemas e músicas autorais, saúda as palavras de  mulheres  pretas  que  resistiram  e  floresceram  ao  longo  do tempo, inspirando o florescimento de artistas pretas da atualidade.  É  também  uma  performance de agradecimento ao público que acompanhou a coletiva ao longo de oito anos. Toda a estrutura da apresentação tem como fio condutor os ensinamentos da filosofia Adinkra, com enfoque no ideograma Aya, que representa a persistência e a superação necessárias para que mulheres pretas sigam ecoando a sua voz e fortalecendo a sua existência. 
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


13H15 - Karen Marçal - Movimento Futuro - Dança
Sinopse:
"Movimento Futuro" é um solo poético e visceral conduzido pela artista Karen Marçal, que explora as interseções entre passado, presente e futuro através da dança, do verbo e do movimento. Em uma narrativa que provoca reflexões sobre memórias, relações e sonhos, a obra questiona como construímos nossa existência ao longo do tempo. Com uma pesquisa corporal que investiga a percepção além dos limites visíveis — como olhar por uma janela ou pelo buraco de uma fechadura —, o espetáculo convida o público a deslocar seus pontos de vista, ampliando a consciência do corpo e do tempo. Introspectivo e expansivo, "Movimento Futuro" utiliza linguagens como dança contemporânea, dança urbana, performance e poesia, criando uma experiência sensorial e reflexiva. Apresentado em espaços alternativos da cidade de São Paulo, o trabalho é um convite a vivenciar o presente, perceber o que está dentro e fora de nós, e projetar um futuro único e inevitável, onde o movimento é, acima de tudo, um momento do dia.
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


14H30 - Professor Chocolate - Aula de Ritmos - Dança
Sinopse:
Nesta dinâmica e envolvente aula, o Professor Chocolate conduz o público a uma jornada pelos diversos estilos de ritmos, explorando suas origens, características marcantes e impacto cultural. Combinando explicações técnicas acessíveis e demonstrações práticas, a apresentação incentiva a participação ativa dos espectadores, transformando a experiência em um aprendizado interativo. Utilizando uma abordagem inclusiva e apaixonada, o professor cria um ambiente acolhedor que celebra a música como uma linguagem universal, conectando pessoas e histórias através dos sons. Ideal para públicos de todas as idades, a aula deixa uma marca vibrante e inesquecível.
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


15H45 - Doolunay Fusion Dance - Fusão Tribal - Dança
Sinopse:
O estilo Tribal Contemporâneo de Fusão é uma abordagem que combina e integra diferentes formas de dança, desde danças folclóricas e ritualísticas até expressões modernas, criando uma experiência multicultural rica em movimentos e musicalidade. O workshop de Dança Circular convida os participantes a vivenciarem a poderosa energia das rodas e cirandas, promovendo a conexão entre corpo, mente e música do mundo. Dançando em círculo, todos se tornam iguais, compartilhando o espaço de forma harmoniosa e respeitando o ritmo único de cada pessoa, em uma jornada de união e expressão coletiva.
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


Vila Matilde - Praça do Toco
R. Dona Matilde, 485 - Vila Matilde. São Paulo - SP, 03512-000


12H00 - Slam da Guilhermina - Batalha de Poesia Falada - Literatura
Sinopse:
Poetas frequentadores do Slam da Guilhermina apresentam textos autorais. Cada apresentação pode ter no máximo 3 minutos de duração. São três rodadas. Na primeira todos recitam, os cinco melhores pontuados passam para a segunda rodada. E três se classificam para a final e uma pessoa se consagra campeã e leva para casa livros, brindes, a participação na nossa antologia poética e a vaga para a grande final do ano.
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre
 

13H15 - Projeto Imaginança - Iná e a Flor Mágica: Uma Aventura Dançante - Dança
Sinopse:
O projeto imaginança foi idealizado pela artista Fernanda Salla. É um espetáculo de dança, literatura e artes integradas que conta as aventuras de uma menina que entra na floresta em busca de uma flor mágica tão falada pela sua avó em seus contos diários. Na floresta a pequena encontra muitos desafios que precisarão da ajuda das crianças para serem resolvidos. Com objetos lúdicos e inspiradores, crianças e famílias são envolvidas pela dança e a contação de história acompanhadas pela equipe de artistas do projeto que ajudam na aventura da personagem e a encantar com brincadeiras corporais. As brincadeiras transitam entre propostas de dança, mímicas e desafios corporais que exploram a capacidade de coordenação e imaginação das crianças e famílias. Após a apresentação é oferecido um material impresso para que as crianças possam fazer um registro poético por meio do desenho e levar para casa um pouquinho do que sentiram.
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


14H30 -  Dona Teca - Tambor de Crioula - Culturas Populares
Sinopse:
O Tambor de Crioula Dona Teca é uma vibrante manifestação cultural de matriz afro-brasileira, que celebra a dança, o canto e a percussão tradicionais do Maranhão. Sob a direção da Mestra Onontochê Sandra de Xadantã, o grupo nasceu em 2011 no Terreiro de Tambor de Mina Kwê Mina Odan Axé Boço Dá-Hô e tem como missão salvaguardar essa rica expressão artística. Com apresentações lúdicas e interativas, o grupo destaca a força da dança circular feminina, conduzida pelo ritmo dos tambores e toadas, culminando na emblemática "punga" ou umbigada – símbolo de saudação e convite. O Tambor de Crioula Dona Teca já encantou públicos em importantes eventos culturais, como a Virada Cultural do Pertencimento e o Projeto Plataforma Conexões, levando a herança maranhense aos palcos da região metropolitana, interior e capital de São Paulo.
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


15H45 - Kaio Monteiro e Letícia Moreno - Oficina de Dança Criativa - Artes Integradas
Sinopse:
Nesta oficina serão propostos exercícios que possibilitem o conhecimento do próprio corpo, as relações com o outro, com o espaço e elementos presentes nele. Durante a aula, os jovens serão instigados a explorarem o movimento e desenvolver a sua própria expressividade e criatividade.
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


Artur Alvim - Espaço Dedicado na Rua
R. Vinte e Sete de Novembro, 348 - Jardim São José São Paulo - SP, 03563-110


12H00 - Collectivus de Leitura - Seu Livro e Dona Brincadeira - Literatura
Sinopse:
A leitura como uma experiência lúdica contribui para a formação de leitores desde o início da vida; crianças, jovens e pessoas adultas atribuem novos significados ao livro e a narrativa literária. Vivências e rodas de conversa convidarão o público a brincar com as palavras, imagens e objeto livro, compreender o ler e o brincar como poéticas da infância e a experimentar a mediação de leitura em todas as suas potencialidades.
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


13H15 - Sarau Habite-se - A Arte da Palavra - Literatura
Sinopse:
O Sarau Poesia Habite-se é uma experiência de troca e aprendizado que celebra a poesia contemporânea marginal-independente, promovendo um encontro acessível e interativo. Através da intervenção de poetas e artistas de São Paulo, o evento convida todos a participarem como desejarem — recitando, cantando, dançando ou apenas observando. Em um ambiente acolhedor, o sarau é mediado de forma a garantir a expressão livre e o respeito entre os presentes, formando novos entusiastas e agentes multiplicadores dessa arte poética e cidadã. 
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


14H30 - Cia Pinambeta - O Pensamento faz Barulho? - Contação de História
Sinopse:
A Cia. Pinambeta é formada pelas irmãs Fernanda e Roberta Stein, artistas com uma trajetória marcada pela contação de histórias, mediação de leitura e educação artística. Unidas tanto pelo laço fraterno quanto por um compromisso com a arte, elas trazem ao público uma experiência única de interação e reflexão. Em alguns momentos, seguiram caminhos artísticos distintos; em outros, uniram-se para compartilhar suas paixões e conhecimentos.Com a Cia. Pinambeta, Fernanda e Roberta convidam o público a participar de momentos de troca e escuta, criando um espaço para explorar temas diversos e vivências transformadoras. Suas histórias abordam encontros inesperados, descobertas surpreendentes e situações que podem ser tanto desafiadoras quanto enriquecedoras, incentivando uma conexão profunda com o outro e com nós mesmos.
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre


15H45 - Capoeira Escravidão - Ritmos da Resistência - Dança
Sinopse:
A aula de capoeira do grupo Escravidão revive o início da capoeira onde a música foi um instrumento usado para enganar os colonizadores, que não entendiam que os movimentos corporais ao som dos instrumentos, eram na verdade um ritual de luta. Sendo assim, o povo negro utilizava um instrumento chamado berimbau, e que até hoje é um símbolo importante do jogo de capoeira. Quando o berimbau é tocado, ele comanda o ritmo dos movimentos e da dança, às vezes os toques podem ser mais lentos, outros um pouco mais rápidos, e além do berimbau, existem outros instrumentos utilizados na capoeira, como o atabaque e o pandeiro. Para além das músicas e instrumentos, existem também as ladainhas, que são bastante conhecidas na capoeira, e elas são como um tipo de história narrada em forma de canção, sendo a maior parte dessas canções relatos do período da escravidão e de como a capoeira surgiu.
Duração: 50 minutos / Classificação: Livre

collections
Galeria de imagens