Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Sexta-feira, 14 de Março de 2025 | Horário: 14:42
Compartilhe:

Perguntas Frequentes - Credenciamento

Quais Programas de Formação estarão com as inscrições abertas para credenciamento de profissionais?

Os programas Vocacional, PIA e PIAPI irão receber inscrições para profissionais interessados em atuar como Artistas Educadores Orientadores e Artistas Educadores Articuladores.

Saiba mais sobre os programas:

  • Programa Vocacional

O Programa Vocacional oferece encontros semanais de iniciação e experimentação artística para o público acima de 14 anos, em todas as regiões da cidade, aproximando os participantes da prática artística e cultural.

  • Programa de Iniciação Artística (PIÁ)

O Programa de Iniciação Artística (PIÁ) é voltado para crianças e adolescentes entre 6 e 13 anos, que em encontros semanais com os artistas educadores experimentam diversas linguagens artística.
O PIA estimula a criatividade, a expressão artística e o desenvolvimento pessoal e está presente em todas as regiões da cidade.

  • Programa de Iniciação Artística para Primeira Infância (PIAPI)

O Programa de Iniciação Artística para Primeira Infância (PIAPI) proporciona um universo de conhecimentos e descobertas para bebês e crianças de 0 a 6 anos junto a suas famílias.  O PIAPI promove o desenvolvimento criativo e o vínculo entre crianças, cuidadores e cultura.

 


Quais funções serão credenciadas?  

Artistas Educadores Orientadores
- profissionais das linguagens de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música ou teatro, responsáveis por planejar, organizar e realizar encontros artístico-pedagógicos semanais com o público, de acordo com os princípios e diretrizes dos Programas.

Artistas Educadores Articuladores - profissionais responsáveis por planejar, implementar e desenvolver as práticas dos programas; por apoiar as equipes de artistas educadores orientadores nos territórios de atuação do Programa; por visitar os espaços onde ocorrem as ações; por mediar a relação entre artistas educadores(as) orientadores(as); gestores(as) e equipe dos espaços, de acordo com os princípios e diretrizes dos Programas.

As atribuições completas de cada função constam em Edital.

 

Posso me inscrever em quantos editais? E em quantas funções?

Você pode se inscrever em mais de um edital, desde que atenda aos requisitos mínimos. 

Para cada edital, deve escolher uma função.

Atenção: Em cada edital você pode ter uma inscrição em análise. Caso não seja credenciado, ou seja, sua inscrição seja indeferida, você poderá realizar nova inscrição no mesmo edital.

 

Quais são os requisitos mínimos para participar do credenciamento?

São requisitos mínimos para o credenciamento:

•    Ter conhecimento do edital e seus anexos;
•    Ser maior de 18 (dezoito) anos; 
•    Ter concluído o ensino médio;
•    Apresentar as documentações exigidas em Edital;
•    Comprovar formação e/ou experiências exigidas, conforme a função.

 

Como faço para me inscrever?

A inscrição deverá ser efetuada via internet, via o site do Porta de entrada (https://portadeentrada.prefeitura.sp.gov.br/).

Lá você deverá realizar o login na plataforma, e selecionar o Edital que deseja se inscrever. Preencha todos os campos e anexe todos os documentos exigidos.

Certifique-se de que sua inscrição foi enviada com sucesso!

 

Quando posso me inscrever?

A inscrição abrirá dia 17/03/2025, às 11h, e estará aberta permanentemente, enquanto o Edital estiver vigente.

O primeiro lote de inscrições que a Comissão de Contratação irá analisar são as inscrições realizadas do dia 17/03 a 27/03/2025.

 

Quais documentos preciso enviar para me inscrever?

Os documentos dependem de qual função irá se inscrever, e também se desejar se inscrever em alguma modalidade de cota. Verifique no edital a lista de documentos e as instruções completas.

 

Qual é a remuneração para o contratado?

A remuneração depende das horas trabalhadas no mês. O valor-hora será de R$65,00. 


Quantas pessoas podem ser credenciadas?

Não há limite para o número de pessoas credenciadas.

 

Quantas pessoas serão contratadas?

A contratação ocorre conforme necessidade dos Programas, e havendo disponibilidade orçamentária.

 

Como é o processo de análise da documentação?

A análise da documentação irá verificar ser os documentos entregues estão completos e válidos, conforme as regras dos editais.

 

Como saberei se fui credenciado(a)?

O resultado da análise da documentação será publicado no Diário Oficial da Cidade.

 

Não fui credenciado e quero fazer um recurso. Como envio o recurso?

O recurso pode ser enviado em até 3 (três) dias úteis após a publicação do resultado no Diário Oficial da Cidade.

Envie o recurso utilizando o modelo de Pedido de Recurso dos editas para o seguinte email, conforme o Edital inscrito:

Programa Vocacional: vocacionalrecurso@prefeitura.sp.gov.br
Programa PIA: piarecurso@prefeitura.sp.gov.br
Programa PIAPI: piapirecurso@prefeitura.sp.gov.br

 

Não fui credenciado. Quando posso fazer uma nova inscrição?

Pode ser feita uma nova inscrição após a publicação do resultado no Diário Oficial da Cidade.

 

O que é o sorteio público?

Depois do credenciamento, será realizado o sorteio, que irá ordenar os credenciados para eventual contratação.

Será divulgado com antecedência o horário e dia do sorteio público.

 

Depois de credenciado, o que devo fazer?

Aguardar uma eventual convocação para contratação. Acompanhe o Diário Oficial da Cidade e seu e-mail informado na inscrição, pois você será convocado(a) por ali.

Importante: Estar credenciado não garante e nem obriga a contratação pela PMSP.

 

O que significa que as comprovações de experiências referentes aos programas PIAPI, PIA e Vocacional poderão ser até 50% (cinquenta por cento) do total de horas mínimas exigidos?

O mínimo exigido das comprovações são 420 horas. O inscrito deverá comprovar ao menos 210 horas em experiências diferentes dos Programas citados.

 

Os comprovantes de experiência precisam ter a carga horária?

É imprescindível que conste a carga horária nos comprovantes de experiência.

 

Para inscrição como Artista Educador Orientador, devo comprovar a formação na linguagem artística com um curso técnico, graduação ou especialização e cursos livres?

Não. A formação na linguagem deve ser comprovada via:

- certificados e/ou diplomas, ou histórico escolar acompanhado de certificado e/ou diploma de curso técnico, graduação ou especialização na linguagem.

OU

- 120 horas de cursos livres, comprovados via certificados de curso livre de Instituição de reconhecida notoriedade na área pretendida em papel timbrado da Instituição. O curso livre enviado, para ser considerado, deve ter no mínimo uma carga horária de 60 horas.  

Podem ser enviados até dois comprovantes para comprovação de formação. 
 

Lembrando que no caso das linguagens artísticas “Dança” e “Teatro”, o envio do DRT servirá como comprovação de formação.

 

Para inscrição como Artista Educador Orientador, posso utilizar horas de linguagens específicas em cursos técnico, graduação ou especialização como comprovante?

O inscrito pode utilizar, como curso livre, a carga horária específica de linguagem realizadas em cursos técnico, graduação ou especialização como comprovante. A carga horária deve ser ao menos 60 horas e pode ser utilizado até dois comprovantes.

A análise final da validação dos documentos enviados será feita pela comissão de contratação, conforme critérios do Edital.

 

Pessoas que residem fora do município de São Paulo podem se inscrever no Edital?

Sim, podem se inscrever. Não há restrição quanto a residir fora do município.

 

As horas como atendido/vocacionado no Programa Vocacional serão consideradas como curso livre, para inscrição como Artista Educador Orientador, na comprovação de formação na linguagem artística?

Sim, desde que sejam comprovadas no mínimo 60 horas por certificado, e indicado a linguagem referente à formação.

Para solicitar a comprovação, envie email para vocacional@prefeitura.sp.gov.br

Caso não seja possível apurar as horas cursadas pelo vocacionado, não será possível a utilização da comprovação


Posso enviar vários documentos em um único arquivo para comprovar as experiências requisitadas?

É permitido o envio de até um arquivo para cada comprovação das experiências. Este arquivo pode juntar vários documentos que comprovem esta experiência.

É limitado o envio de até quatro experiências diferentes para comprovação das experiências profissionais e até quatro experiências diferentes para comprovação das experiências artístico-pedagógicas.

 

Tive um problema técnico ao utilizar o site Porta de Entrada. Quem posso contatar?

Para sanar possíveis dúvidas, verifique os tutoriais disponíveis no site em : <https://portadeentrada.prefeitura.sp.gov.br/tutoriais-dois/ >. 

Caso ocorra algum problema técnico no Porta de Entrada durante sua inscrição, entre os dias 17/03 a 27/03, você pode entrar em contato com o email editalsfc_plataforma@prefeitura.sp.gov.br

Depois do dia 27/3/2025, você deverá contatar o suporteportadeentrada@prefeitura.sp.gov.br caso tenha alguma dúvida ou caso ocorra algum problema com no site porta de entrada

Envie as informações completas sobre o que está ocorrendo, para que possamos ajudar!


O que devo fazer caso tenha com dúvidas em como realizar a inscrição na plataforma Porta de Entrada?

Acesse o passo a passo da inscrição aqui.


Observação: As perguntas frequentes também resumem o retorno às dúvidas enviadas via e-mail, durante o período prévio à abertura das inscrições.

collections
Galeria de imagens