Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Edifício Sampaio Moreira
O Edifício Sampaio Moreira é um marco arquitetônico e cultural da cidade. Localizado na Rua Líbero Badaró, no Centro Histórico de São Paulo, esta edificação faz parte do chamado “Triângulo Histórico”, área delimitada pelas ruas Líbero Badaró, Benjamin Constant e Boa Vista.
Ed. Sampaio Moreira, 1979. Autor desconhecido/Acervo SMC/DPH
Em 1923, Cristiano Stockler das Neves, a pedido do investidor José de Sampaio Moreira, projetou o edifício mais alto da cidade de São Paulo em concreto-armado, até então. Com ideais de modernidade e progresso, o edifício é localizado ao lado do Parque do Anhangabaú, local importante na divisão do Triângulo Histórico e do “Novo Centro”, a República, na época símbolo de futuro e nova era.
O total de 13 pavimentos, além de terraço e porão, constituem um monumento de 54 metros de altura que abrigou exposições e eventos já no ano de 1924, após sua inauguração. Com estrutura de concreto armado, o primeiro arranha-céu de São Paulo atraiu diversas empresas a mudarem seus escritórios para o prédio em 1926, que com entrada de serralheria ornamental e monograma SM, transmite uma imponência e modernidade, idealizados pelo arquiteto.
A fachada na rua Líbero Badaró é composta por 3 entradas, sendo as duas laterais destinadas ao comércio no térreo, e por janelas, de madeira que, ao serem avistadas do exterior, contam com esquadrias de ferro em sua face interior. No saguão uma escada revestida de mármore de Carrara com guarda-corpo de ferro marca a monumentalidade, auxiliada por elevadores de portas pantográficas.
O Edifício Sampaio Moreira é tombado pela Resolução 37/Conpresp/92, que inclui outros edifícios, logradouros públicos e obras de arte situados na região do Vale do Anhangabaú. A Casa Godinho, por sua vez, foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade pela Resolução 20/Conpresp/2012.
Desde 2018 o edifício é sede da Secretaria Municipal de Cultura, após a conclusão de obras de restauro que adaptaram as instalações para o seu novo uso institucional.
Saiba mais:
Acesse AQUI o material educativo sobre o Ed. Sampaio Moreira
Diferentes olhares sobre o Edifício Sampaio Moreira: Urban Sketchers na 19ª Semana de Valorização