Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e Spcine marcam presença no SXSW 2025
São Paulo, 7 de março de 2025 - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Spcine, anuncia a participação no South by Southwest (SXSW), o maior evento de inovação do mundo, sediado em Austin, nos Estados Unidos, com o painel “City of São Paulo: The Hub of Creative Economy and Audiovisual Production in Brazil”, previsto para o dia 10 de março, às 10h, comandado pela Secretária Adjunta de Cultura e Economia Criativa, Carolina Lafemina, e pela Presidente da Spcine, Lyara Oliveira.
O painel tem como objetivo apresentar as iniciativas e políticas implementadas da cidade para fomentar o setor criativo e consolidar São Paulo como um dos principais centros de produção audiovisual da América Latina. A ativação acontecerá na São Paulo House, estande do Governo do Estado de São Paulo, com intuito de promover o desenvolvimento cultural, social e econômico do Estado e da capital paulista.
O South by Southwest (SXSW) é o maior conglomerado de festivais e conferências que abordam a indústria da economia criativa e inovação, fundado em 1987. Com assuntos que abordam desde a TV, cinema, games, música e tecnologia a mobilidade e meio ambiente, todos os anos, influentes marcas e mentes se encontram anualmente em Austin para discutir novos formatos, mercados, produtos, serviços, oportunidades, atuações e modelos de negócios. A presença ativa da Prefeitura e Governo do Estado possibilita a troca de conhecimentos entre as empresas, entidades e outras companhias globais e atrair investimento estrangeiro e visitantes para a capital paulista, para assim promover São Paulo no cenário internacional.
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e a Spcine marcam suas primeiras presenças no evento. Já o espaço São Paulo House volta mais uma vez à SXSW após grande sucesso na edição do ano passado, atraindo mais de 10 mil visitantes, contando entre eles diversos empreendedores, investidores, autoridades e pessoas do mundo todo interessadas em conhecer mais de perto as oportunidades de negócios em São Paulo na área da inovação e economia criativa. No hub, em 2024, 56 eventos aconteceram na casa, como palestras e paineis - traduzidos para inglês e espanhol -, rodadas de negócios, shows e atrações culturais.
Amplifica Cine
Como parte da programação, a Spcine apoia a participação de uma delegação de profissionais do audiovisual, composta por Mandi Castro (diretora da Loba Produções), Marco Toresin Aurélio (fotógrafo, diretor e fundador da Sabi Filmes), Murilo Augusto dos Santos (filmmaker, fotógrafo e diretor da Digital Burn) e Ugo Araujo (filmmaker, documentarista e fundador da Entre Nuvens). Além da participação na programação oficial, a delegação realizará visitas estratégicas a projetos audiovisuais, incluindo a We Luv Video.
A seleção dos profissionais foi feita a partir do programa Amplifica Cine – realizado pela Spcine e ADE SAMPA – que consiste na aceleração de negócios audiovisuais por meio de apoio financeiro, capacitação, mentorias, rodadas de negócio e assessoria especializada.
Além disso, as empresas apoiadas pela Spcine terão a chance de apresentar seus projetos em uma sessão especial de pitches, também realizada na Casa São Paulo. Esse momento será fundamental para ampliar a visibilidade de suas produções e estabelecer novas parcerias internacionais.
Sobre Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Sobre a Spcine
A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Prefeitura de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulistano e seu impacto em âmbito cultural e social.
Sobre a SP House
A SP House é organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, pela InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e pela Prefeitura de São Paulo. O espaço funcionará como um hub de oportunidades de negócios e investimentos internacionais, com uma programação focada em tecnologia, impacto social, economia criativa, jogos e audiovisual. A SP House terá uma estética voltada à cultura urbana e ao grafite, além de shows e debates que reforçarão os temas de sustentabilidade e inovação.
A programação será dividida em quatro grandes eixos: tecnologia e inovação; impacto social; economia criativa, jogos e audiovisual; e artes e festivais. Os temas de sustentabilidade e negócios estarão presentes em todas as atividades, com palestras, workshops e ações de networking. Com uma área de 1,2 mil m², maior que a do ano passado, a SP House também deve superar a marca de 10 mil visitantes registrada em 2024.
Sobre Amplifica Cine
O Amplifica Cine é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), em parceria com a Spcine, empresa pública de fomento ao cinema e audiovisual paulistano, entidades ligadas às Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Cultura e Economia Criativa.
O programa é desenvolvido para negócios nas mais variadas jornadas, desde coletivos audiovisuais que produzem com baixo ou nenhum orçamento, até as produtoras e estúdios com um nível um pouco maior de estruturação. A aceleração oferece aos selecionados oportunidade de desenvolver suas capacidades empreendedoras dentro do audiovisual, com o objetivo de transformar seus negócios com ações voltadas para cinema, TV e novas mídias, e busca fortalecer o setor na cidade de São Paulo, fomentando a cadeia produtiva, principalmente nas periferias.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk