Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa promove Férias Culturais nas Casas de Cultura do município
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, está com uma programação repleta de atividades culturais nos equipamentos do município, voltada para o público infanto-juvenil, o programa Férias Culturais está entre os destaques. Espetáculos de circo, apresentações de mágica, teatro infantil, contação de histórias, intervenções artísticas, dança, performances e outras linguagens artísticas interativas são realizadas gratuitamente durante todo o mês de janeiro.
O projeto Férias Culturais acontece simultaneamente em todas as Casas de Cultura e no Centro Cultural Polo Chácara do Jockey, das 10h às 17h, entre os dias 14 e 17 e 21 e 24 de janeiro. O projeto do Núcleo das Casas de Cultura ainda leva dinâmicas de espetáculos de contação de histórias infantis, pintura artística divertida de personagens do folclore brasileiro, pintura facial, oficina de brinquedos e brincadeiras, recreação com brincadeiras tradicionais, brinquedos infláveis e distribuição de pipocas e algodão-doce.
Bibliotecas
Já na programação cultural das bibliotecas, o programa Biblioteca Viva conta com a intervenção artística “Clóvis, o repórter em ‘Eeee São Paulo TV” em seis bibliotecas públicas durante o mês de janeiro. O personagem repórter-palhaço e seu companheiro cameraman Pjô se apresentam nos dias 21, 22, 23, 24, 28 e 31 de janeiro, às 14h. Compartilhando histórias de vida, a apresentação leva muito humor, poesia e humanidade.
Mais informações do projeto Férias Culturais podem ser acessadas no site oficial.
Serviço
Férias Culturais
Datas: 9, 10, 14, 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24/01
Horário: 10h às 17h
Local: Todas as Casas de Cultura Municipais
420 minutos
Livre
O programa Férias Culturais é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura que promove momentos de lazer, aprendizado e integração durante o recesso escolar. Realizado exclusivamente nas Casas de Cultura Municipais de São Paulo, o projeto oferece uma programação variada e gratuita, com atividades que incluem oficinas criativas, apresentações artísticas, contação de histórias, shows musicais, espetáculos teatrais e muito mais.
PROGRAMAÇÃO FÉRIAS CULTURAIS
Kelen Nascimento - O Que Tem no Meu Bairro? Aprendendo Sobre o Direito à Cidade - Contação de História
Qual a cidade que você gostaria de viver? Já parou para pensar sobre isso? Se você pudesse ter o poder de mudar uma coisa ou várias coisas na sua rua, no seu bairro ou até mesmo na sua cidade, o que você mudaria? A proposta dessa contação de história é estimular a imaginação especialmente das crianças, criando assim, o senso crítico e cívico de cada uma delas.
Serviço:
Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 25/01 às 10h. 10 anos. Grátis. 120 minutos.
Cia. de Teatro Compacto - Eugênio, Pãopim e a Princesa de Luz - Artes Cênicas
Eugênio é um gênio que sofre por suas magias durarem apenas poucos segundos. Pãopim é um palhaço sem nariz vermelho e sem graça, que só pode se alimentar da cor vermelha. Cada um deles, solitariamente, deseja ver seus graves problemas solucionados. A força desses desejos faz com que seus destinos se cruzem e que eles recebam a ajuda da Princesa de Luz.
Serviço:
Casa de Cultura Butantã. Dia: 26/01 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Cia. Taty de Teatro - As Aventuras do Gato Encrenqueiro - Teatro
A Cia. Taty de Teatro vem com seu novo espetáculo As Aventuras do Gato Encrenqueiro, que é uma estória bem educativa, engraçada, onde a plateia ajuda na resolução da trama.
Serviço:
Casa da Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia: 23/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Bailart - Hoje é Dia de Quê? - Dança
Hoje é Dia de Quê? É um espetáculo de Dança inédito, que envolve o público de janeiro a dezembro em apenas um dia, dançado por bailarinos de diversas idades e modalidades, unidos numa só sessão para toda a família.
Serviço:
Casa da Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia: 26/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Duo Caponata - O Grande Pequeno Circo do Berinjela - Circo
O Palhaço Berinjela resolve criar seu próprio circo, e mesmo estando sozinho, mostra que para o espetáculo acontecer não é preciso uma grande lona ou picadeiro. Então, apenas com sua pequenina estrutura, ele nos apresenta um espetáculo com muito mistério, enigmas e surpresas.
Serviço:
Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 25/01 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Re(quintar) - Brincadeiras de Quintais - Artes Cênicas
Coletivo (Re) Quintar apresenta Brincadeiras de Quintais, em uma celebração à brincadeira, à natureza e à comunidade. A cada dia uma nova experiência: Construção de brinquedos com materiais recicláveis, confecção de fantoches com materiais de reuso, construção de boneco vivo com sementes, e culinária criativa saudável.
Serviço:
Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 28/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Cia. do Liquidificador - O Curioso Caso do Leão e do Lenhador - Teatro
A partir da fábula de Esopo, o público presencia um julgamento e deverá decidir quem é o culpado. De um lado, o Leão acusa o Lenhador de o ter agredido. Do outro, o Lenhador acusa o Leão de tentar devorá-lo e sua filha. E agora, quem está falando a verdade?
Serviço:
Casa de Cultura Parelheiros. Dia: 26/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Serviço
Programação Cultural de janeiro
Datas: Entre os dias 16 e 31/01
Horário: Múltiplos horários
Local: Múltiplos locais
Livre
CENTROS CULTURAIS
TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO
As Aventuras da Palhaça Testuda
Circo
26/01
Domingo 11h
Local: Lona Miss Jujuba
50 minutos
Livre
Grátis
Testuda é uma palhaça divertida, criativa e curiosa que ultimamente tem se sentido sozinha e entediada, pois não encontra mais amigos interessados em brincar juntos. Em sua lógica clownesca, acredita que foram hipnotizados pelas telas dos celulares e tablets. Inquieta com essa situação, utiliza da sua esperteza e criatividade para se divertir e acaba descobrindo um mundo de possibilidades, desde a invenção de brinquedos à comunicação com animais, histórias fantásticas e brincadeiras inventadas por ela mesma.
O Circo Fubanquinho
Circo
26/01
Domingo 16h
Local: Lona Miss Jujuba
50 minutos
Livre
Grátis
Espetáculo inspirado nas charangas, farsas e bufonarias. As músicas pontuam e costuram o enredo. Nele, dois palhaços, demitidos e expulsos do picadeiro, tentam se inserir a qualquer custo.
Da Cor de Cobre
Circo
30 e 31/01
Quinta e sexta 20h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Grátis
Releitura poética do auto do bumba-meu-boi, que apresenta histórias encantadas sobre alguns dos personagens existentes nesse folguedo. O auto do bumba-meu-boi visto de um lugar mágico através de uma brecha entre o mundo real e encantado, no qual Pai Francisco e Catirina podem transitar. Uma homenagem a todos os grupos existentes e resistentes da cultura tradicional brasileira.
POLO CULTURAL CHÁCARA DO JOCKEY
À Riscar
Circo
18 e 19/01
Sábado e domingo das 16h às 18h
Local: Praça da Balança
60 minutos
Livre
Grátis
À Riscar é um número sobre cumplicidade e sobre a passagem do tempo entre três amigos que se divertem. Os artistas Marília, Dyego e Rodrigo imprimem desenhos no espaço e tempo da cena utilizando as técnicas mão a mão e barra russa.
Voltando a Ser Criança
Infantil / multilinguagem
26/01
Domingo das 12h às 17h
Local: Praça da Balança
Livre
Grátis
Prepare-se para reviver a alegria da infância com atividades que resgatam memórias afetivas e abrem espaço para as novas. Voltando a Ser Criança é uma celebração vibrante da arte junto à infância tradicional, que coloca as crianças como protagonistas através de brincadeiras, oficinas e intervenções artísticas. O evento conta com uma variedade de atividades projetadas para encantar e envolver o público de todas as idades, de forma livre e gratuita.
CENTRO CULTURAL OLIDO
Vila arte do Brincar
Intervenção artística
25/01
Sábado 15h
Local: Corredores
180 minutos
Livre
Grátis
Para celebrar o aniversário de São Paulo a Olido preparou uma surpresa para as crianças do território com Bolo, cama elástica, Infláveis, Pipoca, Algodão doce, Pintura facial, recreação recriando um clima de festa com a Cia Lune de teatro.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA
Da Cor do Cobre
Dança
17 e 18/01
Sexta e sábado 19h
Local: Sala Cênica
60 minutos
Livre
Grátis
Releitura poética do auto do bumba-meu-boi, que apresenta histórias encantadas sobre alguns dos personagens existentes nesse folguedo. O auto do bumba-meu-boi visto de um lugar mágico através de uma brecha entre o mundo real e encantado, no qual Pai Francisco e Catirina podem transitar. Uma homenagem a todos os grupos existentes e resistentes da cultura tradicional brasileira.
CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES
Evento especial de Férias no CFCCT
Performance
26/01
Domingo 14h
Local: Área Externa
180 minutos
Livre
Grátis
Performance teatral que mistura arte cênica, dança, musicalidade e muita diversão em um mundo lúdico de encanto e fantasia. Uma performance colorida, de cortejo e teatralidade para celebrar as férias do CFCCT.
Diversão em Férias
Intervenção artística
26/01
Domingo 14h
Local: Área do Circo
180 minutos
Livre
Grátis
Alegria e magia para o universo infantojuvenil com brincadeiras, retrato humorístico, pintura facial, brinquedos e oficinas diversas.
A Princesa e o Sapo
Teatro
31/01
Sexta 14h
Local: Biblioteca
60 minutos
Livre
Grátis
Com muito humor, poesia e cantigas de roda, dois atores fazem uma releitura da clássica história do sapo que foi transformado em príncipe após um beijo de amor, abordando temas como diversidade e inclusão social.
CENTRO CULTURAL SANTO AMARO
Malabarindo
Circo
Domingo 26/01
Domingo 15h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Grátis
Neste show, Tico e Polenta se juntam aos sonhadores para agarrar sonhos com as próprias mãos. Entre brincadeiras, acrobacias e um piano de cauda filhote, os palhaços fazem malabarismos perigosos para se livrar das pedras do caminho e seguir com esperança de que este horizonte está mais próximo do que se pode enxergar. E que os sonhos podem, sim, ser realizados.
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE
Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Teatro
26/01
Domingo 11h e 15h
Local: Arena
80 minutos
Livre
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado, é uma fábula de amor impossível entre um gato e uma andorinha. É visto por todos os animais como mau. Apenas a Andorinha Sinhá não tem receio de sua presença e, dessa amizade, nasce um belo amor. Mas o romance entre os dois não é permitido, pois a velha lei diz: gato só pode se casar com gata e andorinha com andorinha.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL BIBLIOTECA VIVA DE JANEIRO
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
Clóvis, o repórter em "Eeee São Paulo TV"
CIA. MIMICALADO
Na apresentação Clóvis, o repórter em "Eeee São Paulo TV", o carismático repórter-palhaço Clóvis percorre as bibliotecas da vibrante cidade de São Paulo acompanhado de seu inseparável cameraman, Pjô. Clóvis, sempre com um sorriso no rosto e uma comunicação divertida, aborda moradores, trabalhadores e figuras icônicas da cidade, convidando-os a compartilhar histórias de vida ligadas a São Paulo.
Em contraste, Pjô é uma figura silenciosa, mas sua expressão e gestos complementam o cenário, registrando tudo com sua câmera de onde também sai as trilhas musicais que serão o pano de fundo para cada história contada. A intervenção cria um espaço onde o humor e a autenticidade revelam a diversidade, os desafios e as alegrias da vida paulistana, com um toque de poesia e humanidade que só os palhaços conseguem trazer. Classificação indicativa: Livre - Infantojuvenil. Duração: 60 minutos.
Dia 21 de janeiro às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 22 de janeiro às 14h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 23 de janeiro às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 24 de janeiro às 14h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 28 de janeiro às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 31 de janeiro às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Flor do Mandacaru - O Sertão em São Paulo
CIA RABO DE CUTIA
Neste espetáculo mágico e envolvente, os espectadores serão transportados para o sertão nordestino, onde as palavras ganham vida por meio da literatura de cordel. O público é convidado a conhecer o que é que o sertão tem, através de adivinhas rimadas, repentes e desafios poéticos que misturam palavras, ritmos, cantos e cantorias. Conheceremos a história do cordel e a vida do sertanejo. Suas crenças, lendas e lutas. Os bichos sertanejos. Elemento folclórico que sombreiam e assombram.O sotaque e expressões nordestina. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 21 de janeiro às 10h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 21 de janeiro às 14h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 23 de janeiro às 16h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 24 de janeiro às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 28 de janeiro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 29 de janeiro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 31 de janeiro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte
Se Essa Rua Fosse Nossa…
Cia do Liquidificador traz nessa performance informações sobre artistas paulistanos que nomeiam as ruas de São Paulo.
Quatro artistas com um guarda chuva de estamparia de São Paulo, circulam pelo espaço abordando crianças e adultos. O público escolhe papeis em formato de gotinhas, neles há nomes de músicos e escritores que homenageiam as ruas da cidade. O grupo irá cantar ou declamar algo relacionado ao repertório do artista, enquanto explicam sobre quem ele foi. Durante a performance o público é instigado a refletir sobre qual pessoa gostaria que fosse homenageada nomeando uma rua da cidade. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 28 de janeiro às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 29 de janeiro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 30 de janeiro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 31 de janeiro às 10h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 31 de janeiro às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
TEATRO
Dom Quixote de La Sampa e a Máquina do Tempo
Dona Mirna Cia de Arte
Dom Quixote de La Sampa e sua fiel escudeira, a jovem Sancha Trampa, andam por São Paulo procurando grandes aventuras. E diante de uma injustiça contra a natureza, a dupla constrói uma máquina do tempo para provar seu heroísmo, voltando para momentos históricos importantes da cidade paulista, com o objetivo de acabar com o feitiço da “urbanização”. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 21 de janeiro às 14h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 22 de janeiro às 10h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 23 de janeiro às 10h - Biblioteca Belmonte
Dia 23 de janeiro às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 24 de janeiro às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 27 de janeiro às 14h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 28 de janeiro às 10h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 28 de janeiro às 14h30 - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 29 de janeiro às 15h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 30 de janeiro às 10h - Biblioteca Anne Frank
Dia 31 de janeiro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Os Viajantes de Papel Contam e Cantam São Paulo
Com a chegada ao mundo de Sebastiana, nada mais será como antes em Santa Rita do Norte, cidade de povo aguerrido, valente e forte. Uma constatação pega todos de surpresa: a menina tem olhos de céu. Será dom ou maldição? Coisa pouca ou pra dedéu? A cidade inteira está em polvorosa, ninguém sabe o que fazer pra controlar os fenômenos provocados pela pequena criança que chora chuva. Como isso termina? Qual o fim desta história? Querem saber? Então, acalmem-se porque os contadores de história Lucas Sabatini e Mau Machado – por meio do teatro, da música e da diversão – tratarão logo de responder. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 21 de janeiro às 10h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 21 de janeiro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 22 de janeiro às 10h - Biblioteca Brito Broca
Dia 22 de janeiro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 23 de janeiro às 10h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 24 de janeiro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Um passeio pela cidade de São Paulo
Tricotando Palavras
Júlia não conhecia a cidade de São Paulo, seu pai lhe fez uma surpresa e a levou para passar um final de semana inteiro repleto de aventuras pela cidade, apresenta para a menina pontos turísticos importantes da cidade de São Paulo repletos de muita história e música, Júlia fica encantada com as belezas da cidade, e os dois passam por momentos muito felizes juntos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 22 de janeiro às 10h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 23 de janeiro às 10h - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 24 de janeiro às 10h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 28 de janeiro às 14h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 29 de janeiro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 30 de janeiro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
CIRCO
Temos Vagas
Cia Navega Jangada de Teatro
Um antigo circo anuncia: “TEMOS VAGAS”, a partir de então, dois palhaços (um jornaleiro e um artista) disputam essa vaga (que não se sabe ainda para qual função será), inicia-se a engraçada disputa pela vaga, tentando realizar comicamente diversos números clássicos de circo, como: O Homem mais forte do mundo”; A Mulher Barbada; O Grande Mágico; entre outros. Afinal, quem será o dono da vaga? Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 21 de janeiro às 10h - Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 21 de janeiro às 15h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 22 de janeiro às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 23 de janeiro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 28 de janeiro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 29 de janeiro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Por: Marcelo Lustosa
Revisado por: Enzo Sapio, Luiz Lima e Suzane Rodrigues