Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Secretaria Municipal de Cultura promove espetáculos de dança e teatro gratuitos para o fim de semana

São Paulo, 20 de fevereiro de 2025 - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, divulga os espetáculos “Principiar” e “A Cobradora”, em exibição no Teatro Paulo Eiró e Teatro Flávio Império, respectivamente, com ingressos gratuitos, classificação livre ao público e que estreiam a partir de sexta-feira (21) até domingo (23).
Às 21h na sexta e no sábado e às 19h no domingo, o show de dança “Principiar” explora a coreografia no Jazz contemporâneo para incitar a coragem do público de serem protagonistas das próprias vidas; já a peça teatral “A Cobradora” conta histórias de mulheres reais únicas e universais de sexta a sábado às 20h e domingo às 19h.
Principiar
O coletivo Anacã Companhia de Dança apresenta o espetáculo “Principiar”, que busca revisitar a trajetória de seu primeiro espetáculo. O trabalho poético aborda a coragem de seguir em frente e realmente sentir a vida. A peça ganhou os palcos pela primeira vez em 2013 e retoma a circulação por incentivo do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
“Nós falamos sobre começos e recomeços. Focamos principalmente nas relações interpessoais e na nossa conexão com o mundo espiritual, que é o que nos faz ter esperança”, conta Edy Wilson de Rossi, que assina a coreografia, os figurinos e a cenografia. Para o grupo, o movimento toca o pensamento e, por isso, é preciso seguir em frente sem medo: “É quase como um manifesto para termos coragem de sermos os autores das nossas vidas”, completa Edy.
Explorando o estilo jazz contemporâneo, o espetáculo é dividido em 16 cenas e os artistas são guiados pela trilha sonora de Fábio Cardia, composta exclusivamente para o show. Para o figurino, a renda tem destaque simbolizando coisas diferentes dependendo da cena. No cenário, há a presença marcante de um tapete vermelho, uma poltrona vermelha e um pufe.
Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos pelo Sympla ou diretamente na bilheteria física do Teatro Paulo Eiró, a partir de 1h antes da exibição.
A Cobradora
No Centro Cultural Teatro Flávio Império, “A Cobradora” é a história de Maria da Dores, que prefere ser chamada de Dolores. No palco, a protagonista traz a memória de múltiplas mulheres e cobra seu direito de dignidade, igualdade e justiça. Os relatos são biográficos e foram colhidos nos ônibus da cidade, cujas histórias retratam experiências de violência, amor, solidão e sonhos que lhe foram roubados, evidenciando a força e a resiliência da mulher.
Zózima Trupe é o grupo de teatro que montou a peça, criada em 2007. O coletivo usa os ônibus urbanos como espaço cênico, acadêmico e de descentralização e democratização do acesso à cultura ao povo.
A programação completa dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site da pasta.
Serviço:
TEATRO PAULO EIRÓ
Atração: Principiar
Quando: 21/02 (Sexta-feira) a 23/02 (Domingo) | Sexta e sábado às 21h e domingo às 19h
Onde: Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Um início, tudo novo, um começo, mistério. Sensações de descoberta na expectativa de sentir a vida. Sincronia. O movimento toca o pensamento. É preciso seguir em frente. Não é preciso ter medo. Principiar trata da coragem de sermos os autores de nossas vidas.
Ficha técnica:
Anacã Companhia de Dança - @anacaciadedanca
Coreografia, figurinos e cenografia: Edy Wilson de Rossi
Trilha sonora: Fábio Cardia
Designer luz : Raquel Balekian
Produção executiva: Dilatta Cultura
Elenco: Alexssandro Silva, Beatriz Ribeiro, Bianca Mendes, Bruno Eduardo, Camila Trentini, Clara Bonifácio, Clara Castelo, Gabriela Leite, Guilherme Baldibia, Izy Oliveira, Lucas Cardoso, Mariana Morgado e Rafael Luz
CENTRO CULTURAL TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO
Atração: A Cobradora
Quando: 21/02 (Sexta-feira) e 22/02 (Sábado) às 20h; 23/02 (Domingo) às 19h
Onde: Teatro | Rua Professor Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Por meio de Dolores, uma Maria que se recusou a chamar Maria das Dores, A Cobradora põe no palco as histórias de muitas mulheres, contemporâneas, míticas e inimagináveis. A mulher cobradora, a trabalhadora das catracas, mas também a insubmissa que cobra seu direito de dignidade, igualdade e justiça.
Ficha técnica:
Atriz Criadora: Maria Alencar
Encenação: Anderson Maurício
Dramaturgia: Cláudia Barral
Escrito por: Marcelo Lustosa | Revisado por: Enzo Sapio
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk