Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Seminário "A casa e o trabalho em foco: acervos em museus"
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, divulga o seminário "A casa e o trabalho em foco: acervos em museus". O evento tem como objetivo apresentar os resultados obtidos a partir do Projeto de higienização e catalogação do acervo de Bens Móveis do Museu da Cidade de São Paulo, contemplado no edital n°34/2023 do PROAC da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e executado pela proponente Profissionais da Informação LTDA. O citado projeto teve como principal foco a melhoria das condições de salvaguarda deste acervo, a partir de ações de conservação preventiva e documentação museológica.
Por fim, convidamos diferentes profissionais e instituições para dialogarmos sobre as possibilidades de acervos museológicos que versam sobre o morar, trabalhar e rezar em outras temporalidades da cidade, a partir de uma perspectiva contemporânea.
O evento ocorrerá no dia 03 de Outubro de 2024, no Museu da Cidade de São Paulo - Auditório do Solar da Marquesa de Santos, conforme programação abaixo:
09h30 – Credenciamento
10h – Mesa de Abertura (Marcos Cartum, Diretor do Departamento dos Museus Municipais; Paula Talib Assad, Coordenadora do Núcleo de Museologia e Acervos Municipais; Brenda Alves Marques, Acervo de Bens Móveis do Museu da Cidade de São Paulo; e Cecília Machado, Museóloga da Profissionais da Informação LTDA)
10h45 - Conferência - Projeto de higienização e catalogação do acervo de Bens Móveis do Museu da Cidade de São Paulo – Edital Proac 34/2023, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (Cecília Machado, Fabiana Monteiro, Gabriela Carvalho e Jaqueline Teixeira Maciel)
12h às 13h30 – Pausa para almoço
14h – Mesa-redonda - Processos de pesquisa e curadoria em acervos relacionados ao morar e trabalhar:
José Wilton Nascimento Guerra – Museólogo. Ele Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Possui pós-graduação em Museologia pela Universidade de São Paulo (2015). Larga experiência atuando como pesquisador e gestor (coordenador e gerente) de acervos museológico, arquivístico e bilbiográfico.
Vânia Carneiro de Carvalho – Museu do Ipiranga, Universidade de São Paulo
É graduada e licenciada em História pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) (1983), possui mestrado (1995) e doutorado (2001) em História Social pela mesma Universidade. É professora do Museu Paulista da USP, onde atua, desde 1990, como curadora de coleções e pesquisadora de História com ênfase em cultura material e espaço doméstico. É credenciada no Programa de Pós-Graduação em História Social do Departamento de História da FFLCH-USP. Foi supervisora do Serviço de Documentação Textual e Iconografia do Museu Paulista (10/1997-5/2007), chefe da Divisão de Acervo e Curadoria (2008-2011) e vice-diretora do Museu (23/03/2015-22/03/2019). Foi co-editora do periódico Anais do Museu Paulista: história e cultura material (2003-2012).Realizou estágio de pesquisa no Institut nacional de histoire de l'art (INHA)/Paris/Fr com financiamento do Ministère de la culture/Fr (09-11/2017). Foi coordenadora geral do projeto de concepção e implantação das Exposições de longa duração do Novo Museu do Ipiranga-2022 (2019-2022), que contou com o apoio da FUSP e patrocínio da Fundação Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. É coordenadora do grupo de pesquisa GEMA (Espaço doméstico, corpo e materialidades).
Thiago Haruo Santos – Museu da Imigração, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
É antropólogo e pesquisador no Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Tem experiencia em pesquisa etnográfica e documental, docência e gestão no âmbito da cultura. Graduou-se em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente cursa o doutorado, também em Antropologia Social, em um convênio estabelecido entre Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidad Nacional de San Martín (UNSAM), Argentina. Trabalha com o tema da produção cultural, consumo, antropologia urbana e migrações internacionais desde o início de sua carreira, desenvolvendo um conjunto de saberes sobre as culturas populares na América Latina. Foi parte da equipe do Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo (LabNAU/USP) que formulou o plano de reforma do Museu da Imigração. Trabalhou com diversas ONGs, organizações internacionais e instituições de cultura, como o SESC-SP, em projetos de pesquisa voltadas à incidência em políticas públicas e formação. Publicou em diversas revistas acadêmicas, blogs e apresentou trabalhos acadêmicos em conferencias nacionais e internacionais. Desde o âmbito pessoal, cresceu no Japão e realizou sua formação em outros países como Brasil, Espanha, Irlanda do Norte e Argentina.
Acessibilidade: Libras
Data: 03 de outubro de 2024
Local: Solar da Marquesa de Santos - Rua Roberto Simonsen, 136 – Sé. Auditório
Horário: 09:30h às 17h
Evento gratuito
Inscrições até 30 de setembro de 2024 ou até o esgotamento das vagas.
Link para inscrição: https://forms.gle/kYRGqe3qjVeWqMm67
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk