Secretaria Municipal de Cultura

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024 | Horário: 16:05
Compartilhe:

Terceira edição da festa Literária do Cangaíba traça linhas imaginárias no Teatro Flávio Império

Com o tema “Tecituras Poéticas”, a III Flicanga acontece entre 28 e 30 de novembro com múltiplas linguagens e formatos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa a todos que entre os dias 28 e 30 de novembro, no Teatro Flávio Império, acontece a III Flicanga no bairro do Cangaíba, a festa literária do distrito. Assim como nas edições anteriores, o objetivo é promover a leitura e escrita de livros; sob o tema “Tecituras Poéticas”, inspirado nas linhas imaginárias que formam um tecido de motes transversais à cultura, o evento promove questões de gênero, raça e liberdade em suas atividades, como intervenções, saraus, debates e apresentações musicais e teatrais. 

“Há três anos atrás, junto com parceiros da região, com poetas, a gente construiu a ideia de fazer uma festa literária do Cangaíba.”, explica Edson Paulo Souza, gestor cultural do Teatro Flávio Império, sobre o início do Flicanga, cujo pouco tempo de realização do evento imediatamente tornou-se um grande marco cultural regional. “A deste ano faz uma relação de continuidade nesse espaço já conquistado. Fazemos para demarcar o território, de afirmar a existência de uma feira literária no bairro.” A primeira edição do Flicanga teve como tema “Vozes Ancestrais”, já a segunda era “Corporalidades, palavra performance e poesia”, com ambas norteadas pela valorização da leitura e da escrita de livros.

Para esta edição, o gestor Edson Souza destaca uma grande diferença dos demais anos: “algumas escolas do entorno irão receber a programação da III Flicanga, criando uma programação mais ampla, uma programação que se espalha pelo território. Ela não vai ficar somente no equipamento do Flávio Império.”. Assim, a Festa do Cangaíba ocupa todo o bairro da zona leste com seu tecido poético.

Um dos destaques da programação acontece domingo dia 30/11, com a peça de teatro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” baseado no livro homônimo de Machado de Assis. Indicado aos prêmios APCA e Aplauso Brasil pela atuação de Marcos Damigo, a peça se trata de uma interpretação com humor do clássico literário que denuncia a hipocrisia da elite brasileira do século 19.

Serviço
III Flicanga

Linguagem: Evento, Literatura
Dias: 28/11 a 30/11
Horário: 09h até 22h
Endereço: Rua Professor Alves Pedroso, 600 - Cangaíba, São Paulo, SP, Brazil, 03721-010

Por Marcelo Lustosa

Programação

III FLICANGA
A III Flicanga - Festa Literária do Cangaíba acontece entre 28 e 30 de novembro no Teatro Flávio Império, no bairro do Cangaíba, zona leste de São Paulo, dando continuidade a ações que promovem o livro, a leitura e a escrita, que reverberam na programação desde a primeira edição do festival, em 2022.
Potente, com grande alcance de público, mídia e coletivos locais, a edição de 2024 tem como tema “Tecituras Poéticas”, linhas imaginárias que formam um tecido de temas transversais à cultura, com questões de gênero, raça e liberdade. A parceria é com o Coletivo Ponto Com Nó, a fim de fortalecer e valorizar as manualidades por meio da transversalidade de linguagens e de formatos..
A programação é composta por intervenções, saraus, debates e apresentações musicais e teatrais, acontecendo em diversos horários no decorrer dos três dias de celebração. Este material impresso te coloca por dentro de tudo que vai acontecer.

QUINTA-FEIRA

Sarau na Cozinha
Sarau literário, audiovisual, musical e gastronômico com o preparo de receitas de culinária popular, apresentação artística, exibição de curta metragem e de vídeos do coletivo e ainda discussão de temas da atualidade. Apresentado pelo ator Andrio Cândido e pela poeta Nathielly Janutte, interpretações, poesias críticas e reflexivas e músicas autorais compõem o sarau que terá um prato preparado ao vivo pelo apresentador e cozinheiro Dosca.
28/11 / 10h / 240 min / 60 min / Livre / Grátis / Sarau
Local: EE Dr. Vital Fogaça de Almeida 
 
Palavras Afiadas com Queila Rodrigues 
Palavras Afiadas - Poéticas Têxteis, com Queila Rodrigues, é Inspirada pelas fiandeiras de palavras. A proposta desta vivência é puxar um fio da meada para fazer um breve retorno às memórias/raízes em busca de reencontrar palavras que rodeiam pelos tantos caminhos até aqui e, a partir delas, de ponto em ponto, seguir tecendo mais um retalho poético dessa jornada. 
28/11 / 10h  / 180 min / Livre / Grátis / Vivência
Local: Lona Miss Jujuba - Teatro Flávio Império
Público alvo: +14 anos / vagas: 20 pessoas

Poesia Canção
Uma poeta e uma musicista criam um espaço no qual a poesia conduz o encontro, saltando para as mãos dos participantes música, brincadeiras em torno dela e a poesia. Aqui, as próprias crianças recitam as poesias escolhidas. Músicas como Vogais, Iapo e Galeria do Povo são dançadas com percussão corporal.
28/11 / 14h / 60 min / Livre / Grátis / Música
Local: Palco Teatro Flávio Império

A Escrita e Seus Sabores
Gênero, raça e linguagem: é com essas premissas que a escritora, poeta e agitadora cultural Jô Freitas estrutura esta mesa de bate-papo, pensando a escrita e seus sabores a partir da região. Jô convida Rebecca Aletheia, escritora viajante que já explorou diversos países africanos e escreveu o livro "Escreviver: Cartas de uma Viajante Negra ao Redor do Mundo", e também a escritora Enia Lipanga.
28/11 / 18h /  60 min / Livre / Grátis
Formato híbrido: instagram e facebook @teatroflavioimpério e palco Teatro Flávio Império

Ao som do Berimbau
Proposta musical de voz, percussão e dança com interatividade do público. As músicas cantadas são de composição do artista Pedro Peu, que tem como fonte de inspiração a Capoeira Angola, a música percussiva e as danças afro-brasileiras que fazem parte do seu modo de vida em conexão com sua ancestralidade.
28/11 / 20h / 60 min / Livre / Grátis / Música
Local: Palco Teatro Flávio Império

SEXTA-FEIRA

Sarau na Cozinha
Sarau literário, audiovisual, musical e gastronômico com o preparo de receitas de culinária popular, apresentação artística, exibição de curta metragem e de vídeos do coletivo e ainda discussão de temas da atualidade. Apresentado pelo ator Andrio Cândido e pela poeta Nathielly Janutte, interpretações, poesias críticas e reflexivas e músicas autorais compõem o sarau que terá um prato preparado ao vivo pelo apresentador e cozinheiro Dosca.
29/11 / 10h / 60 min / 240 min / Livre / Grátis / Sarau
Local: EE República do Uruguai

Infinita
Livremente inspirada no conto “A Infinita Fiandeira", de Mia Couto, a peça conta a história de uma aranha que não faz teias pela sua função ou utilidade, mas sim pela arte. Mistura teatro de máscaras e de objetos e é costurada pela narração. A peça tem dramaturgia e atuação de Magê Blanques, do Coletivo Foca, e direção de Caio Franzolin, da Próxima Companhia.
29/11 / 14h / 50 min / Livre / Grátis / Teatro
Local: Palco Teatro Flávio Império

Brasil e África – As travessias do Slam
Como ocorrem as organizações dos slams em Moçambique, Angola e Brasil? Para essa palestra, representantes dos três países debatem os desafios e soluções encontrados para realizar eventos de poesia falada em seus territórios. Blenda Santos é poeta, arte-educadora e produtora cultural, nascida e criada em Aracaju, Sergipe. Kiaco Zambo, nascido em Luanda, Angola, é poeta, slammer, ator e empreendedor. Hamilton Chambela nasceu em Moçambique e também é poeta e slamer. A mediação do encontro é do poeta Emerson Alcalde.
29/11 / 18h / 60 min / Livre / Grátis / Palestra
Formato híbrido: instagram e facebook @teatroflavioimpério e palco Teatro Flávio Império

Slam da Guilhermina
Evento que ocorre há 12 anos na praça anexa à estação de metrô Guilhermina-Esperança, reúne slammers que performam seus poemas autorais sem a utilização de música, figurino e adereços e são avaliados por cinco jurados escolhidos na plateia. Cada apresentação pode ter no máximo 3 minutos de duração. São três rodadas. O campeão leva para casa livros, brindes, participação na antologia poética do projeto e vaga para a grande final do ano.
29/11 / 20h / 120 min / Livre / Grátis / Slam
Local: Palco Teatro Flávio Império

SÁBADO

Jardineiro, Poeta e Vento
O autor conta sua trajetória como jardineiro, músico e poeta. Fala dos causos, personagens e histórias que ajudaram a construir sua poética. Vivendo em uma urbanicidade onde os personagens pouco podem se expressar, neste jardim elas florescem e ganham visibilidade. A mulher protagoniza sua história, o futebol avança como meio social, o galo vive na periferia tentando sobreviver e o jardim floresce pelas mãos de trabalhadores que plantam e cultivam suas histórias de vida.
30/11 / 11h / 60 min / Livre / Grátis / Sarau
Local: Lona Miss Jujuba - Teatro Flávio Império

Sarauzim 
Festa da poesia para a molecada. Palco aberto, microfone nas mãos, crianças no centro como protagonistas da intervenção. Pode cantar, ler, recitar, brincar de trava-línguas, cirandar e dançar. De maneira espontânea, inclusiva e interativa, com muita brincadeira, lirismo e alegria. Poemas, músicas, cantigas e apresentações que valorizam o improviso, a interação e a troca poética.
30/11 / 14h / 60 min / Livre / Grátis / Sarau Infantil
Local: Lona Miss Jujuba - Teatro Flávio Império

Borboletrando
Show musical que convida o público a brincar com as palavras. Com repertório diverso que vai do baião ao rock and roll, e cheio de brincadeiras que valorizam a cultura popular brasileira, é um projeto da Trupe Borboletras, de autoria de Alba Brito e Gizele Panza, tendo sua pesquisa alicerçada no brincar e nas linguagens da música, do teatro e da contação de histórias.
30/11 / 15h / 60 min /  Livre / Grátis / Música
Local: Palco Teatro Flávio Império

Memórias Póstumas de Brás Cubas 
Espetáculo musical cômico-fantástico baseado na obra de Machado de Assis, dirigido e adaptado por Regina Galdino e interpretado por Marcos Damigo. Foi indicado aos prêmios APCA e Aplauso Brasil como melhor ator. Utilizando trechos do próprio livro intercalados por canções originais, a peça traz o icônico defunto para revelar, com humor, os comportamentos de uma elite que, desde o século 19, tenta se equilibrar entre o desejo liberal e a prática escravocrata.
30/11 / 20h / 85 min / Livre / Grátis / Teatro adulto
Local: Palco Teatro Flávio Império

collections
Galeria de imagens