Secretaria Municipal de Cultura
Urbanismo Social conta com apoio das Casas de Cultura Municipais
Grupo Cirandando - Cortejo Vem Brincar [Reprodução/Sangois]
A Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias, da Secretaria de Governo Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e mais 15 secretarias municipais, promoveu o Programa Urbanismo Social, uma ação inovadora que entrou em vigor no ano de 2024. Através de projetos que buscam maior integração dos espaços públicos, a iniciativa promove uma maior conexão local e com a cidade, melhorando a mobilidade e ofertando políticas públicas para regiões com altos índices de vulnerabilidade social.
Com 25 grupos artísticos contemplados, a Secretaria Municipal de Cultura, através do Núcleo das Casas Municipais de Cultura (CCM), desempenhou um papel fundamental no fortalecimento da proposta, não apenas contratando os artistas locais, mas também levando ações culturais consistentes para o Parque Novo Mundo, Pinheirinho D’Água, Jardim Lapenna e Jardim Pantanal, os quatro territórios contemplados pelo projeto.
A equipe técnica das Casas Municipais de Cultura foi responsável pela curadoria, programação cultural e envio de equipes para os polos, assegurando que a iniciativa do Urbanismo Social atendesse diretamente às necessidades das comunidades e promovesse uma descentralização da cultura, para além dos centros urbanos da cidade.
Grupo Kalunga.Erê com a cabra Nana. CEU Parque Novo Mundo [Reprodução/Lucas Dantas]
O Programa de Urbanismo Social propõe a importância da revitalização cultural de espaços públicos e a integração territorial. Com ações em diversos polos, o programa recebeu ampla aceitação dos territórios e afirmou o compromisso contínuo entre a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Cultura para a expansão da iniciativa.
Com foco em territórios de vulnerabilidade social - como Parque Novo Mundo -, a iniciativa está promovendo a qualificação de espaços públicos e incentivando a integração local com a cidade. A busca por maior mobilidade, segurança viária, acessibilidade e áreas verdes se alia ao objetivo maior de promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida da população desses locais. A ação intersecretarial, que envolve a colaboração entre diferentes áreas da Prefeitura, tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa.
Inspirado no conceito de urbanismo social, o programa busca soluções colaborativas, onde o poder público não atua sozinho, mas em parceria com a comunidade e organizações da sociedade civil. A ideia é ouvir as necessidades dos moradores e envolver as diversas áreas da cidade, como cultura, educação, esporte e emprego, para criar soluções integradas e sustentáveis.
Apresentação do grupo Festa de Rei [Reprodução/Sangois]
O Programa de Urbanismo Social tem mostrado que é possível reverter os desafios de vulnerabilidade social por meio de um trabalho conjunto entre poder público, organizações da sociedade civil e a comunidade. A ação cultural desempenhada pela Secretaria de Cultura, por meio das Casas Municipais de Cultura, tem sido um pilar fundamental nesse processo, proporcionando à população acesso à cultura, valorização de sua identidade e oportunidades de desenvolvimento.