Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Visitas nas bibliotecas municipais aumentaram 30% nos últimos três anos, segundo levantamento

São Paulo, 23 de abril de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, registrou um aumento de 30% nas visitas às bibliotecas municipais da cidade, bem como um aumento no empréstimo de livros e materiais, de acordo com o levantamento do Biblioteca em Números, política de transparência de dados da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB).
Segundo os dados, as bibliotecas municipais foram visitadas 30,94% a mais em 2024 do que nos últimos dois anos. Em 2022, foram registradas 900 mil visitas em todos os equipamentos; enquanto no ano passado, o número subiu para mais de 1,1 milhão. O crescimento já tinha começado em 2023, com 22% a mais de visitas do que o ano anterior, ultrapassando um milhão: 1.102.189.
Com o aumento de visitas às bibliotecas, os empréstimos de livros também cresceram quase 20% no mesmo período. Em 2022, no ano em que o Brasil começava a sair do lockdown causado pela pandemia da Covid-19, cerca de 385 mil livros foram retirados das bibliotecas pelo público. Em 2024, a taxa subiu para mais de 500 mil títulos emprestados. Também houve aumento de quase 20% nas matrículas: se em 2022 eram 34.845, em 2024, foram para 41.546.
Os dados são da Biblioteca em Números, que reúne informações de atividades, serviços, visitas e rendimento das bibliotecas municipais de São Paulo em números e disponibiliza para consulta livre aos usuários. O munícipe pode conferir as quantidades de pessoas que visitaram as bibliotecas, de livros emprestados, de eventos culturais realizados - presencialmente e/ou de forma on-line - e total de livros no acervo. Para 2025, estão disponíveis as informações do primeiro trimestre.
Além de serem procuradas pelo acervo de livros, as bibliotecas municipais do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB) são espaços que apresentam atrações e eventos, que vão desde feiras de livros e rodas de conversas com autores à saraus, contação de história, programações musicais e até teatros. As programações especiais feitas nas bibliotecas contribuíram para o aumento do fluxo de pessoas: em 2022, cerca de 559.189 pessoas compareceram em eventos realizados; em 2024, 771.478, ou seja, um aumento de 37,96% de público por eventos.
Mais acessos à livros
Com o intuito de tornar os livros uma linguagem mais acessível e popular para todos, duas iniciativas se destacam: os livros em Braile, produzidos e publicados pelo Centro Cultural São Paulo, e os livros online através do site ou aplicativo BiblioSP, que disponibiliza os títulos no celular ou qualquer outra tela.
- Livros em Braile: O CCSP tem cerca de 2.000 títulos traduzidos para braille, o que possibilita às pessoas com deficiência visual a lerem. Este serviço é prestado desde 1947, quando a biblioteca abriu. Primeiro, é feita uma curadoria, com base na demanda do público que frequenta o Centro Cultural, então alguns livros são escolhidos, revisados, passados para braile e então impressos no mesmo lugar. Depois deste processo, passam por mais uma revisão feita por voluntários e/ou funcionários com deficiência visual, antes de serem encadernados, processados e catalogados. No último mês, foram emprestados mais de 120 livros em braile e mais 60 leitores ficaram para ler as edições. Além disso, a biblioteca também entra em contato para realizar o empréstimo pelo WhatsApp, com possibilidade de enviar o exemplar por correio. Também já foram produzidos livros infantis em braille, com materiais de relevos de diferentes tipos para crianças e adultos sentirem as imagens.
- Livros online gratuitos: A BiblioSP, lançada em junho de 2024, é uma plataforma online, disponível em site ou em aplicativo, em que, com um login e senha, o munícipe pode ler mais de 17 mil livros on-line, consultar disponibilidade de obras e onde achá-las e pegar livros emprestados. No BiblioSP, também há audiolivros disponíveis para baixar: dos 17 mil títulos, 520 tem uma versão de áudio. Além disso, uma facilidade que o BiblioSP traz é apontar quais são os livros de lançamento e aqueles mais populares, como “A biblioteca da meia-noite”, de Matt Haig, “Quarta asa”, de Rebecca Yarros e “A escolha”, de Kiera Cass. Estes livros citados, estão entre os mais lidos e emprestados. Com o sucesso de “Ainda Estou Aqui”, o livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva aumentou o número de consultas e empréstimos da plataforma, além de encabeçar o ranking dos livros mais consumidos pelos munícipes.
Saiba mais sobre as notícias e serviços das bibliotecas municipais nas redes sociais e no site da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Enzo Sapio e Suzane Rodrigues
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk