Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2022 | Horário: 16:58
Compartilhe:

Empresas aceleradas pelo Vai Tec Games realizam apresentações finais dos projetos

Na primeira edição, o programa acelerou 12 coletivos da cidade de São Paulo

As empresas que participaram da aceleração Vai Tec Games realizaram as apresentações finais dos projetos nesta quinta-feira (08), durante um demoday no Centro de Inovação Verde Bruno Covas - Hub Green Sampa. Os pitches finais foram feitos para uma banca de especialistas da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) e convidados como Eric Drummond, fundador da Geek+ e sócio do BIG Festival, Alessandro Ferreira, co-founder da Red Button, Pedro Caxa, primeiro dev influencer do Brasil, e Vítor Furtado, diretor criativo da DX Gameworks.

O Vai Tec Games é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e intermédio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa). O programa foi desenvolvido com foco no momento de grande desenvolvimento do setor, que possui uma diversificada cadeia de valores e gera empregos para milhões de pessoas em todo o mundo, passando da indústria de equipamentos e software, até chegar aos desenvolvedores e profissionais de comunicação.

A iniciativa selecionou 12 coletivos da cidade de São Paulo para um ciclo de aceleração que contou com a aplicação de um plano de mentoria específico e customizado para o desenvolvimento dessas empresas, além de oficinas, consultorias e um aporte financeiro de R$ 39.600. Os selecionados para o Vai Tec Games também tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos em eventos realizados na capital paulista, a exemplo do Pixel Show, a maior Feira de Criatividade da América Latina.

O programa, que está na primeira edição, busca fomentar a inserção de jovens de baixa renda no ecossistema de empreendedorismo, inovação e tecnologia da capital paulista. Além disso, pretende estimular a geração de emprego e renda e o processo de desenvolvimento local dessas empresas e coletivos, para que possam ampliar o escopo de atuação e ganhar mercado, para competir com igual capacidade de eficiência entre todas as empresas deste setor.

Conheça os coletivos:
Loud Noises - É um estúdio que desde 2017, trabalha desenvolvendo projetos de serious games para empresas. Também desenvolvem salas de escape, ajudando a desenvolver uma série de salas de escape chamada Exploradores do Desconhecido. A partir do fim de 2019, ganharam alguns editais para o desenvolvimento de protótipos de jogos, e com isso, desenvolveram 4 protótipos de jogos: Silkcity, Camera Blitz, GAEMS: Last Day of Vacation e XaxadoWare.
Link: http://www.loudnoises.com.br/

Estúdio Mmaxixe - Um estúdio de games que desenvolve jogos autorais 2d no Unity, criados partindo da pesquisa com a cultura periférica, da brasilidade. Além disso, criam ilustrações e animações, além de peças para redes sociais, especialmente para outros negócios como forma de fomento para o estúdio, e estão começando a criar assets para outros estúdios de games.
Link: https://www.instagram.com/estudiommaxixe/


Fogo Games - Estúdio indie brasileiro, fundado em 2020, com foco em jogos que carregam fortes elementos da cultura popular brasileira. É formado por desenvolvedores periféricos, que trazem para seus jogos narrativas que representam a inclusão e a diversidade, sem perder a mão do caráter lúdico dos games.
Link: https://fogogames.itch.io/

Trovadoria - Além da Lenda - A empresa possui 10 anos de experiência em prestação de serviços para indústria audiovisual, sempre com conteúdo autoral que manifestem novas visões de mundo. Atua com diversas linguagens, cinema, curta-metragem, série para tv, websérie, documentários e animação. Nos últimos 5 anos atuou também com projetos de games e projetos de XR. Atualmente, desenvolve projetos de propriedade intelectual própria.
Link: https://trovadoria.com.br/

PlaySTEM Academy - É um hub de entretenimento de conteúdos STEM para crianças. Com o primeiro produto (Milky Shaky LAB), foram incubados pela SPcine Game por 12 meses em 2021. Fizeram o programa de Pré-Aceleração da Samsung de Maio-Set/2021. E exibiram o protótipo no BIG Festival 2022 e mais de 100 pessoas jogaram. Nessa primeira fase da empresa, restringiram o foco para crianças de 9 a 10 anos com o produto sobre Astronomia (que é um tema multidisciplinar).
Link: https://www.playstem.academy/

A Cura Game - Vision03 - A produtora de games trabalha com foco no desenvolvimento de narrativas inclusivas e diversas. Eles desenvolvem o jogo “A Cura Game”, um jogo que tem como cenário a Av. Paulista em um momento de conflito e caos humanitário. O protagonista do game precisa ir em busca da cura perante as ameaças do momento. Descobre ao longo do percurso que A Cura não é somente a científica, envolve uma cura mental e espiritual. A cura para a humanidade em forma de diversão.
Link: https://linktr.ee/vision03

São Paulo Racers - É um jogo de corrida com cenário e carros nacionais, feito por desenvolvedores de jogos recém formados na FATEC que buscam preencher uma lacuna que há no mercado de jogos digitais no Brasil.
Link: https://www.instagram.com/paonachapagames/

Sabor Doce Realidade Virtual - É um jogo em formato de quiz, que contém deusas femininas e arquétipos diversos, valorizando e incentivando o conhecimento da sexualidade feminina. Dessa forma, eles trazem essa temática para dentro do universo de realidade virtual com foco no público brasileiro e feminino.
Link: https://www.instagram.com/mulheresemserie/

ZunyPlay Games - O estúdio Black Star Lab desenvolve jogos de celular educativos para crianças em fase de alfabetização e letramento, onde incluem no produto design de acessibilidade para que os jogos sejam inclusivos permitindo também a utilização por crianças com necessidades especiais. Sendo o ZunyPlay Games seu primeiro produto. Além disso, também desenvolvem outros projetos, como jogos analógicos de tabuleiros ancestrais.
Link: https://blackstarlab.com/

Dan um guerreire do Arco-íris - Esse é um dos jogos do estúdio Dog Mel Games. O estúdio começou em 2019, com a ideia de criar uma empresa de eventos tecnológicos e games que pudesse abordar temáticas inclusivas, visando a diversidade e panorama de matrizes e gêneros não discutidos nos jogos digitais e nas novas tecnologias atualmente. O jogo “Dan um guerreiro do Arco-íris”, aborda a narrativa africana através dos orixás, passando por todas as cores do arco-íris em busca do autoconhecimento do personagem.
Link: https://www.instagram.com/dogmelgames/

EducaHub/Educa Money - A EducaHUB é um estúdio de games que produz jogos pensados para propiciar uma educação integral despertando nos estudantes a consciência e a importância de seu papel no e para o mundo. O Educa Money é um jogo de educação financeira para crianças do ensino fundamental, baseado em cenários reais e histórias que acontecem no cotidiano. Por meio de um simulador que apresenta um personagem, totalmente customizável. Assim, a criança/jogador consolidará habilidades de solução e elaboração de problemas com números, ou seja, competências da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Link: https://www.educahub.com.br/

CAYO Ilustrações & Comunicação - É um estúdio de Artes Visuais, Histórias em Quadrinhos, Design Multimídia, Produção Audiovisual e Copy: Criação de Conteúdo. O desenvolvimento de jogos eletrônicos é uma das ramificações dos serviços de Produção Audiovisual idealizadas pelo estúdio com a colaboração de outros artistas de múltiplas habilidades.
Link: https://cayoilust.blogspot.com/

 

Siga a SMDET nas redes sociais 

     


 

collections
Galeria de imagens