Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Prefeitura de São Paulo realiza oficina online para debater a participação dos jovens no mercado de trabalho
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realiza no dia 04 de novembro, às 15h, a “Oficina - Jovens no Mercado de Trabalho na cidade de São Paulo” para debater os dados do setor. Durante o encontro, que acontece de maneira online, os técnicos da Pasta e do Dieese irão apresentar os dados dos jovens no mercado de trabalho na cidade de São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo link: www.bit.ly/formularioinsercaojovens
"A inclusão de jovens no mercado de trabalho é crucial para o desenvolvimento econômico e social de São Paulo. Iniciativas como a 'Oficina - Jovens no Mercado de Trabalho' proporcionam uma análise profunda sobre os desafios e oportunidades que esses novos talentos enfrentam. Com dados estratégicos, oferecemos suporte para políticas públicas que ampliem as oportunidades de inserção e desenvolvimento dos jovens, preparando-os para uma carreira sólida e ajudando a cidade a crescer com novas perspectivas e inovação”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.
Durante o bate papo, os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho também irão apresentar os programas e políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura para promover a capacitação e a empregabilidade deste público, que representa cerca de 25% da população de São Paulo. A oficina pode ser assistida pelo youtube: www.youtube.com/sptrabalho
O Observatório do Trabalho da Prefeitura de São Paulo já realizou oficinas online para apresentar análises de dados sobre o mercado de trabalho e para debater desafios e perspectivas. O objetivo dessas oficinas é apoiar a formulação de políticas públicas e a atuação conjunta entre as secretarias do município.
O Observatório reúne, integra e disponibiliza dados e informações estratégicas para o desenvolvimento das políticas públicas. A origem do material é diversificada e pode ser pública ou privada, sendo constituída por bancos de dados formados a partir de registros administrativos, cadastros de políticas públicas, pesquisas domiciliares, entre outras.
Quando reúne esse material, o Observatório organiza as informações, permitindo que os atores envolvidos com as políticas públicas tenham à disposição um painel mais amplo de fenômenos para os quais se busca explicação, o que permite um olhar mais abrangente.
A metodologia aplicada pelo Observatório do Trabalho está referendada no diálogo constante com os atores envolvidos, visando identificar problemas relacionados a diversos segmentos da sociedade e que devem ser evidenciados e entendidos para que se possa agir sobre eles.
Sobre o Observatório do Trabalho
O Observatório do Trabalho de São Paulo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) da Prefeitura de São Paulo que tem como objetivo subsidiar, assessorar e prestar apoio técnico aos servidores e gestores do município, conselheiros de políticas públicas locais e demais atores envolvidos no tema do mercado de trabalho, tendo em vista a promoção constante da melhoria das condições de vida, do trabalho e do rendimento.
Desde 2013, o Observatório do Trabalho organiza informações, elabora estudos, análises e propostas de ação em relação aos temas do mundo do trabalho e do desenvolvimento econômico local. A produção de estudos e análises se baseia em fontes de dados confiáveis e disponíveis para o município de São Paulo, como o Ministério do Trabalho, IBGE, SEADE, DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), bem como registros administrativos do governo local.