Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
A Cidade de todos os povos: a imigração nos 471 anos de São Paulo
Como uma metrópole vibrante de mais de 11 milhões de pessoas, São Paulo é uma cidade global. Nossa arquitetura, gastronomia, música e história foram moldados por povos de todas as partes do Brasil e do mundo, com comunidades que mantém suas tradições ao mesmo tempo em que reinventam os costumes nessa mescla de culturas. No 471º aniversário do Município de São Paulo, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria Municipal de Relações Internacionais, Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa vão celebrar e homenagear os imigrantes que contribuíram para o crescimento da ‘terra da garoa’.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) registra que, dos 1,7 milhões de imigrantes vivendo no Brasil hoje, cerca de 20,6% estão em São Paulo. São mais de 350 mil pessoas de mais de 150 nacionalidades por aqui, demonstrando a vocação de uma cidade acolhedora, diversa e inclusiva. Esses traços já foram reconhecidos internacionalmente pela própria OIM e outras organizações, como a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), que destacaram as leis municipais de proteção a essa população e o Conselho Municipal de Imigrantes, referência de democracia e construção de políticas públicas.
A Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, convida a todos para refletir e celebrar o papel da imigração na história do Município em seu aniversário. O evento contará com a leitura da Declaração "São Paulo, a cidade de todos os povos" por participantes do Programa "Portas Abertas" , iniciativa da SMDHC e Secretaria Municipal da Educação de aprendizado do idioma Português em escolas da rede municipal de ensino e atendimentos oferecidos pelo CRAI Móvel - Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes, na praça ao lado da Biblioteca Mário de Andrade.
Serviço:
A Cidade de todos os povos: a imigração nos 471 anos de São Paulo
Local: Biblioteca Mário de Andrade
Data: 23/01/2025
Programa
14h: Início
14h-14h10: Atividade cultural
14h10-14h15: Leitura de carta de participantes do Programa “Portas Abertas”
14h15-14h40: Abertura
- Angela Gandra, Secretária Municipal de Relações Internacionais
- Regina Santana, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania;
- Paolo Caputo, Chefe de Missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM) no Brasil;
14h40-15h20: Imigração em São Paulo: da construção da metrópole aos dias atuais
15h20-15h40: Palavras de representantes do Corpo Consular 15h40-15h55: Atividade cultural
15h55-16h00: Encerramento
- Totó Parente, Secretário Municipal da Cultura.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk