Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Perguntas frequentes
Por favor, leia com atenção.
O Programa Cidade Solidária é um programa permanente da Prefeitura, que oferece suporte às famílias em vulnerabilidade social, previamente cadastradas e atendidas pelas entidades sociais. As entidades são as responsáveis pelo recebimento e distribuição das cestas básicas aos beneficiários.
O Cidade Solidária foi instituído na Lei Municipal 17.819/2022 e é regulamentado pela Portaria nº 56/SMDHC/2023.
Transparência: Para acesso aos dados, consulte o Painel do Cidade Solidária
Sobre o intervalo entre as entregas:
É importante ressaltar que a participação das entidades no Programa é contínua, mas as entregas ocorrem em ciclos para garantir o atendimento a todas as entidades habilitadas.
Esses ciclos de entrega acontecem em intervalos de, aproximadamente, 60 dias úteis, seguindo a fila de atendimento. Ou seja, a entidade que recebeu as cestas volta ao final da fila até que sua vez chegue novamente.
PERGUNTAS FREQUENTES
1. Cadastro da entidade e Cadastro de beneficiários
-
Como minha entidade pode se cadastrar?
O prazo para novos cadastros de entidades está encerrado.
-
Por que minha entidade não está recebendo cestas?
Verifique se o cadastro foi realizado corretamente e se não há pendências, por meio do seu protocolo de inscrição feito no 156.
Se ainda tiver dúvidas, envie um e-mail para spcidadesolidaria@prefeitura.sp.gov.br com o CNPJ, razão social e protocolo de cadastro, detalhando sua dúvida.
-
Como posso atualizar os dados cadastrais da minha entidade?
Envie um e-mail para spcidadesolidaria@prefeitura.sp.gov.br informando os dados completos da entidade e as informações a serem alteradas.
-
Como posso cadastrar a minha família para receber cestas?
Os cadastros das famílias beneficiadas pelo Cidade Solidária foram feitos pelas entidades e encerrados em 20/12/2024.
2. Entrega de Cestas
-
Quando minha entidade receberá a próxima entrega?
As entregas respeitam a fila de atendimentos e são feitas em intervalos de aproximadamente 60 dias úteis.
-
O que fazer se a minha entidade não recebeu as cestas agendadas?
Entre em contato com a equipe para verificar o motivo.
-
Como proceder se identificar produtos estragados ou faltantes?
a) O beneficiário, ao constatar algum problema, deverá fazer duas coisas: entrar em contato com o fornecedor pelo número 0800 que consta na caixa, para relatar o problema e ser orientado. Depois, comunicar a entidade fornecendo o número impresso na caixa, fotos do produto e descrição dos detalhes.
b) A entidade, depois de comunicada, deverá enviar um e-mail ao Programa Cidade Solidária com os detalhes, as fotos, etc.
Os casos serão analisados junto ao fornecedor, por meio de fiscalização, e entraremos em contato para confirmar as informações e a reposição, se for o caso.
-
Confirmamos os dados para a entrega, mas precisaremos alterar o endereço. O que fazer?
Entrar em contato com a equipe para avisar e suspender o envio. A entrega da sua entidade será adiada até que envie, por e-mail, as informações a serem alteradas e justificativa da mudança. Após recebimento e análise, será feito o reagendamento para nova data.
IMPORTANTE
A devolução de cestas ao estoque ocasiona despesa extra à Prefeitura de São Paulo, além de atrasar as entregas para outras entidades.
Respeitar o recurso público é respeitar ao próximo.
3. Denúncias
-
Quero denunciar irregularidades. O que devo fazer?
Entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município pelo telefone 156 ou Portal 156 e relate, com o maior detalhe possível, a sua denúncia. Será aberto um processo de apuração.
ATENÇÃO
Distribuição Gratuita - VENDA PROIBIDA
Caso presencie a tentativa de comercialização dos itens ou da cesta básica DENUNCIE IMEDIATAMENTE, ligando para 156 ou para o 190. A venda configura crime contra a Administração Pública.
-
Minha família não recebeu as cestas da entidade X. O que fazer?
Verifique com a entidade se sua família está cadastrada. Ela tem a lista oficial de famílias que deverão receber as cestas, disponibilizada pelo Programa Cidade Solidária. Caso esteja na lista ou a entidade se negue a fornecer informação, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município pelo telefone 156 ou Portal 156 e relate o problema. Será aberto um processo de apuração.
4. Fale conosco
-
Para o esclarecimento de dúvidas ou solicitar a atualização cadastral da entidade, o atendimento será feito APENAS pelo e-mail spcidadesolidaria@prefeitura.sp.gov.br, especificando no assunto o que deseja. O remetente deverá ser o mesmo e-mail informado no cadastro da Organização.
-
Nosso horário de atendimento é das 9h às 17h.
-
A equipe do Programa Cidade Solidária não fornece informações para terceiros.
-
Não temos acesso às informações pessoais de beneficiários.
-
Por questões de segurança, não passamos informações sobre entregas por telefone.
*As informações aqui apresentadas foram atualizadas em outubro/2024.
5. Outros programas de segurança alimentar
-
Rede Cozinha Escola - Saiba onde estão as unidades que oferecem refeições de segunda a sábado;
-
Rede Cozinha Cidadã - Veja onde são os pontos de entrega de “marmitex” na hora do almoço de todos os dias da semana;
-
Armazém Solidário - Unidades de mercado que vendem produtos até 50% mais baratos para pessoas inscritas no CadÚnico. Saiba mais e onde estão;
-
Banco de Alimentos - Alimentos recebidos em doação, para entidades inscritas. Saiba mais;
-
Restaurantes Bom Prato Paulistano e Bom Prato - Serve café da manhã a R$0,50 e almoço a R$1,00. As refeições são grátis para pessoas em situação de rua. Saiba onde estão todas as unidades na cidade de São Paulo.
-
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) tem Núcleos de Convivência para População em Situação de Rua, que servem café da manhã, almoço e jantar. Veja os endereços.
Links úteis:
-
Clique aqui e baixe o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos
-
Clique aqui e baixe o Guia Alimentar para a População Brasileira
-
Clique aqui e baixe o Protocolo de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na Orientação Alimentar da Pessoa Idosa
-
Curso: Treinamento Boas Práticas de Manipulação de Alimentos é destinado a manipuladores de alimentos e é reconhecido pelo órgão municipal de vigilância em Saúde – Covisa:
-
Clique aqui e baixe o Treinamento