Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Exibindo 1 para 1 de 2
Quinta-feira, 3 de Abril de 2025 | Horário: 11:42
Compartilhe:

Coordenação de Políticas para LGBTI da SMDHC reúne ampla representatividade em encontro “Café com a Coordenadora” na Prefeitura de São Paulo

A cerimônia celebrou o Dia Internacional da Visibilidade Transgênero

Na segunda-feira (31/03), em celebração ao Dia Internacional da Visibilidade Transgênero, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que tem a Coordenação de Políticas para LGBTI, promoveu um encontro “Café com a Coordenadora”.

O evento foi realizado no lobby do 7º andar do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo (Viaduto do Chá, 15 – Centro - São Paulo/SP) com representatividade de travestis, mulheres transexuais e homens trans.

O encontro foi uma importante ação para demonstrar a relevante participação da população trans que, em 2025, tem expressivos avanços e que continuarão ocupando espaços e segmentos profissionais com total produtividade. Mas há também a luta diária por direitos da população trans, constante por visibilidade e luta contra tentativas de retrocesso mundial.

Como iniciativa, a Coordenadora de Políticas para LGBTI, da SMDHC, Léo Áquilla, convidou para o encontro personalidades de segmentos que acrescentam com suas histórias, lideranças e motivações com cidadania. E todos falaram sobre as respectivas profissões e os desafios dos corpos trans na ocupação dos mais diversos espaços.

“Recentemente, esta cena e encontro não seriam possíveis, então isso mostra que, apesar de todo retrocesso mundial, que estamos sim vivendo, não podemos fechar os olhos para isso. Estou aqui em nome de toda comunidade trans do país para dizer: se chegamos, todo mundo pode chegar e, quando achar que não conseguem, lembre-se de que, aqui, ninguém solta a mão de ninguém”, afirma Léo Áquilla.

Como ação de política pública, a Prefeitura de São Paulo vem promovendo atividades e acessos aos serviços e direitos e, por meio de parcerias, com mais secretarias municipais.

Entre eles, está o projeto “Transcidadania”, que há 10 anos apoia homens e mulheres trans e travestis na conquista de sua autonomia. Com investimento do programa em educação, cidadania e oportunidades, proporcionando bolsa auxílio mensal.

“Ações de Empregabilidade”: ações exclusivas para a comunidade LGBTI+, em parceria com empresas do setor privado e também com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).

Outro importante programa é o “Respeito Tem Nome”, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que oferece gratuitamente a retificação de nome e gênero em documentos de pessoas trans e travestis.

O letramento também é fundamental, através da palestra “Desvendando o Arco-íris”, que consiste em conteúdo, rodas de conversas e cursos para o letramento e sensibilização acerca da diversidade sexual e de gênero.

Data

O Dia Internacional da Visibilidade Transgênero é um evento anual, que ocorre em 31 de março, dedicado a celebrar pessoas da comunidade T e aumentar a conscientização sobre a discriminação enfrentada por pessoas transgênero em todo o mundo, além de comemorar as suas contribuições para a sociedade.

Presentes no encontro “Café com a Coordenadora” em 31/03 -Dia Internacional da Visibilidade Trans

Léo Áquilla - Jornalista e Coordenadora de Políticas para LBGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania;

Kylie Pessoa - Jornalista, Presidenta do Conselho Municipal LGBT e Assessora da Coordenação LGBTI;

Maya Massafera - Produtora de moda, apresentadora e influencer;

Nany People - Atriz, cantora, comediante e apresentadora;

Maitê Schneider -  Primeira profissional trans Linkedin Top Voice e cofundadora da TransEmpregos;

Márcia Rocha - Advogada, empresária e fundadora do projeto TransEmpregos. Ela também foi a primeira advogada transexual a usar o nome social na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);

Lalá Laurente - Especialista em Depilação a Laser e Estética trans;

Tatto Oliveira - Cofundador e presidente do Sport Clube T Mosqueteiros (de homens trans) e também atua como Coordenador do Centro Cultural da Diversidade;

Glamour Garcia – Atriz e primeira mulher trans a ganhar o prêmio de atriz revelação, por seu papel na novela "A Dona do Pedaço" (TV Globo, 2019);

Marcela Volpato - Empreendedora, palestrante e 1ª Síndica Profissional Trans do Brasil;

Kell - Homem trans, atua como bombeiro civil, professor e palestrante;

Traemme - Cantora trans, compositora e performer. Vencedora do Prêmio Biscoito 2024;

Samara Fronckowiak – Fisioterapeuta e especialista em saúde pélvica;

Gabriella Bueno - Miss Brasil Trans, influencer e gestora pública;

Gerohannah Barbosa de Souza - Mulher trans, atua como Coordenadora do Centro de Referência LGBTI Sul – Edson Neris da Prefeitura de São Paulo.

Aly Maria Noel Cardoso de Souza – Psicóloga e palestrante;

Ísis Broken - Mãe trans progenitora, atriz, cantora, afro-indígena, nordestina, com mais de 30 prêmios. Eleita melhor atriz LGBT por Corina Castelo, seu personagem na novela “No Rancho Fundo” (TV Globo, 2024);

Mayana Reis – Bailarina e Empresária;

Lili Vargas – Militante e Embaixatriz Trans;

Gal Maria - Cantora, palestrante. Primeira diva Trans do Carnaval de Brasília. Cover oficial da Gal Costa;

Fernanda Ganzarolli – Influencer.


collections
Galeria de imagens