Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Prêmio Nelson Mandela
A luta de Nelson Mandela em prol da promoção da igualdade racial contra a segregação imposta pelo então regime sul-africano e a data de sua libertação, após 27 anos de clausura, serviram de inspiração para a criação do Prêmio Nelson Mandela, prevista pela Lei Nº 16.829, de 6 de fevereiro de 2018. A premiação é realizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da sua Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, da Prefeitura de São Paulo.
O Prêmio Nelson Mandela destaca três iniciativas comprometidas com os direitos da população negra e dos demais grupos étnico-raciais no município de São Paulo, realizadas por associações, fundações, organizações não governamentais, núcleos religiosos ou artísticos, com atuação e sediados no município de São Paulo há mais de um ano.
As propostas inscritas são analisadas por uma comissão julgadora do Prêmio - composta por personalidades indicadas em listas tríplices pelas entidades vinculadas ao tema -, que irá selecionar as iniciativas inéditas em benefício da comunidade negra, povos indígenas e comunidades tradicionais da cidade de São Paulo. Os projetos devem ter sido desenvolvidos no período de até 4 anos antes da premiação.
Edição 2024
Inscrição para o Prêmio
Associações, fundações, organizações não governamentais, núcleos religiosos e núcleos artísticos interessados em concorrer ao Prêmio, devem enviar a documentação exigida pelo Edital de Chamamento para o email smdhccpir@prefeitura.sp.gov.br, até o dia 10/11/2024, com o assunto "Proposta – Edital de Chamamento Público/SMDHC nº 002/SMDHC/2024”
Confira as iniciativas vencedoras em edições anteriores
Nelson Mandela 2023