Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Projeto valoriza personalidades negras com nomes em ruas e praças de São Paulo
No aniversário de 460 anos da cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) lançou “Ruas de Histórias Negras”. O projeto, que tem como objetivo mapear logradouros (ruas e praças) com nome de personalidades negras e valorizar as áreas com maior concentração de população negra na cidade, será lançado com uma intervenção cultural na Avenida Rebouças.
Sarau, grafite e apresentações musicais foram algumas das atividades que celebraram o lançamento do projeto Ruas de Histórias Negras. O tradicional cortejo afro Ilú Obá de Min apresentou a tradição dos orixás por meio da dança, canto e percussão. As intervenções poéticas ficaram por conta do Sarau Binho. A cantora Virgínia Rosa agradeceu o convite e parabenizou a cidade com canções de Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolin, Geraldo Filme e Itamar Assumpção.
Bonga, Derf, Vespa e Kinho grafitaram algumas personalidades negras que já constam nos logradouros da cidade como Mãe Menininha do Gantois, Castro Alves e Teodoro Sampaio. As gravuras farão parte do acervo da SMPIR.
“É muito importante temos estas referências negras na cidade”. declara Bonga. Para Derf, grafiteiro e ilustrador profissional, o projeto provoca a sociedade a encontrar estas referências. “A ação tira as pessoas da zona de conforto. Abre aspas dentro do discurso estético”.
A Avenida Rebouças foi escolhida para a primeira atividade por homenagear Antônio Rebouças, engenheiro negro responsável pela construção de grandes ferrovias e portos pelo Brasil e, também por ser uma das vias mais importantes, que liga vários pontos da cidade.
O projeto Ruas de Histórias Negras apoiará pesquisas com especialistas e estimulará moradores e instituições da sociedade civil a descobrirem em suas comunidades, ruas e praças com nomes de personalidades negras. Após o mapeamento, as informações serão utilizadas para a formulação de atividades lúdicas, culturais e de capacitação, e, também para elaboração de publicações e materiais audiovisuais com o intuito de registrar a construção do projeto.
No site http://consciencianegra.prefeitura.sp.gov.br/, que já está no ar, serão coletadas informações que serão inseridas durante todo o projeto, resultado das pesquisas e da colaboração da sociedade. No endereço eletrônico, a população poderá além de localizar os logradouros, conhecer a história das personalidades por meio de textos, vídeos e áudios.
Este projeto coordenado pela SMPIR em parceria com Secretaria Comunicação da Prefeitura de São Paulo (SECOM) perpassa pelas áreas da cultura, educação e incentiva ações que promovam o direito à cidade envolvendo outros órgãos e organizações não governamentais (ONGs).
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk