Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Quinta-feira, 26 de Março de 2015 | Horário: 14:39
Compartilhe:

FUNK SP - Cidade Tiradentes

Projeto Funk SP reúne 4 mil pessoas no último domingo na Cidade Tiradentes


Visão geral do palco

Projeto Funk SP, em sua primeira edição na Zona Leste, trouxe ao público do bairro da Cidade Tiradentes atrações como Pixote, Mc Gallo e Mc James Blue. O projeto é de realização da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial e contou com a parceria da Associação Fluxo CT, Subprefeitura de Cidade Tiradentes e outras secretarias do governo municipal. 

Área de acesso restrito a maiores de idade para  compra e consumo de bebidas alcóolicas. 

O projeto Funk SP tem como meta a harmonização dos direitos ao descanso dos moradores no entorno dos pancadões e do direito ao lazer da juventude que frequenta os pancadões, também conhecidos como fluxo. O plano pretende mobilizar, articular e promover ações entre os setores público, privado e sociedade para valorização do funk e para que este seja um instrumento social capaz de proporcionar lazer, cultura, cidadania e desenvolvimento local. Outros bairros da cidade já estão pactuados para realização do projeto.

 

Entenda o projeto:

O plano de regulamentação consiste no apoio à organização dos Pancadões para que sejam realizados em espaços públicos respeitando a legislação da cidade, com data, hora e local pré-estabelecidos em parceria com a Prefeitura, que fica responsável por garantir a estrutura adequada para que as festas aconteçam com segurança e sem causar danos para o restante da população da cidade. Mais do que regularizar a realização das festas na rua, o projeto tem o objetivo de promover medidas sócio-educativas que beneficiem a vida dos moradores das periferias e prevê a realização de oficinas de formação musical, qualificação profissional na organização de eventos, ações transversais de educação, saúde e direitos humanos, entre outras atividades.


A SMPIR promoveu diversas reuniões entre os organizadores dos Fluxos e intermediou a conversa destes jovens com outros agentes públicos interessados na solução do conflito, incluindo a Polícia Militar e Ministério Público do Estado de São Paulo. Há aproximadamente oito meses, têm acontecido reuniões com as Subprefeituras. O Secretário Antônio Pinto esteve presentes nas Subprefeituras de São Miguel, São Mateus, Penha, Ermelino Matarazzo, Itaim, Vila Prudente, Perus, Pirituba, Capela do Socorro, e Brasilândia. Além de ter pactuado ações com as Subprefeituras de Cidade Ademar, Jabaquara, Capela do Socorro, Parelheiros, Vila Maria/Vila Guilherme e Cidade Tiradentes. Após estes diálogos e em parceria com outras Secretarias (Coordenação de Subprefeituras, Verde e Meio Ambiente, Segurança Urbana, Mulheres, Saúde, Educação, Cultura, SMADS e Direitos Humanos), nasceu o projeto para regulamentar as atividades de Fluxo denominado “FUNK SP”.


As atividades-piloto do projeto aconteceram nos meses de novembro e dezembro de 2014. Realizadas no antigoGolf Clube, localizado à Avenida Atlântica, e com apoio dasSubprefeituras de Capela do Socorro e de Parelheiros, daPolícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, as atividades aconteceram conforme o planejado e sem qualquer ocorrênciagrave. O espaço foi adequado para o Fluxo e contou com gradis de segurança, ambulâncias, posto médico, bombeiroscivis, seguranças particulares e banheiros químicos. Mais de 8.000 pessoas circularam pela festa. A atividade foi realizadacom o apoio da Secretaria de Saúde, que orientou o públicosobre a importância do uso de preservativo e os danoscausados pelo uso de drogas. Os organizadores tambémparticiparam da ação de conscientização, falando sobre aproibição da venda de bebidas à menores de 18 anos.


Serviço
Data: 29/03/2015
Horário: 10h às 22h
Endereço: Rua Matsuichi Wada (Em frente ao nº 468 – Praça da Represa), Cidade Ademar.
Data: 29/03/2015

Data:12/04/2015
Horário: 10h às 22h.
Endereço: Eng. Armando Pereira, 5.421 – Jardim Lourdes – Jabaquara.
Horário: 10h às 22h

 

 

collections
Galeria de imagens