Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
4ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial apresenta o tema “Década Internacional de Afrodescendentes”
Será realizada nos próximos dias 29 e 30 de setembro (sexta e sábado) a 4ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Com o tema “Década Internacional de Afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos!”.
O objetivo é promover o respeito, a proteção e a concretização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais da população afrodescendente, fortalecendo ações relacionadas aos direitos e participação deles em todos os aspectos da sociedade brasileira. Com a conferência, busca-se promover maior conhecimento e respeito em relação ao legado, cultura e contribuições dessa população, além de fortalecer o cumprimento de tratados e convenções internacionais, relacionados aos direitos dos afrodescendentes, dos quais o Brasil é signatário.
Na sexta-feira (29), haverá um ato ecumênico, seguido da mesa de abertura da conferência e um debate com os professores Dennis de Oliveira (membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro, professor do programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e do programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da USP) e Edna Roland (especialista independente das Nações Unidas para Implementação e Programação de Ação de Durban).
No sábado, após o credenciamento dos titulares e suplentes, será realizada a leitura e aprovação do regimento, bem como formação dos grupos de trabalhos e posterior indicação e eleição dos delegados.
ATUALIZAÇÃO: Informamos que as inscrições para a conferência já se encontram encerradas – o grande volume de acessos fez com que todas as vagas disponíveis fossem preenchidas. Lamentamos não poder ampliar o número de inscritos, de modo a atender a todos que se interessaram.
4ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Data: 29 de setembro, 18h-22h
30 de setembro, 8h-18h
Local: UNICID – Universidade Cidade de São Paulo
Rua Cesário Galero, 475 – Bloco Alfa – Tatuapé
Década Internacional de Afrodescendentes
A Assembleia Geral da ONU proclamou o período entre 2015 e 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes (resolução 68/237) citando a necessidade de reforçar a cooperação nacional, regional e internacional em relação ao pleno aproveitamento dos direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos de pessoas de afrodescendentes, bem como sua participação plena e igualitária em todos os aspectos da sociedade. O tema para a Década Internacional de Afrodescendentes é “reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.
Objetivos da Década
Os principais objetivos da Década Internacional são:
• Promover o respeito, proteção e cumprimento de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais das pessoas afrodescendentes, como reconhecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos;
• Promover um maior conhecimento e respeito pelo patrimônio diversificado, a cultura e a contribuição de afrodescendentes para o desenvolvimento das sociedades;
• Adotar e reforçar os quadros jurídicos nacionais, regionais e internacionais de acordo com a Declaração e Programa de Ação de Durban e da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, bem como assegurar a sua plena e efetiva implementação.
Ao declarar a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), a comunidade internacional reconhece que os povos afrodescendentes representam um grupo distinto cujos direitos humanos precisam ser promovidos e protegidos. Cerca de 200 milhões de pessoas autoidentificadas como afrodescendentes vivem nas Américas. Muitos outros milhões vivem em outras partes do mundo, fora do continente africano.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk