Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Terça-feira, 5 de Novembro de 2013 | Horário: 17:04
Compartilhe:

Conselho Municipal de Saúde recebe Secretária Denise Motta Dau

Eixos temáticos e ações da SMPM foram apresentadas aos membros da Subcomissão das Mulheres

Na manhã de quarta-feira (16/10), a Secretária Denise Motta Dau participou da reunião da Subcomissão das Mulheres do Conselho Municipal da Saúde, representando o governo municipal. A reunião foi na sede da Secretaria de Saúde, no Centro de São Paulo.

A Secretária falou da importância da criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres para garantir a implementação de políticas públicas para as mulheres paulistanas. Citou os eixos temáticos estratégicos que norteiam o trabalho da SMPM, em particular da parceria com a Secretaria de Saúde.

Destacou, ainda, a importância do olhar de gênero sobre a saúde, respeitando o princípio da integralidade em todas as fases da vida da mulher, rompendo com a concepção tradicional limitada ao ciclo da maternidade, com percepção para além da perspectiva biológica, considerando as determinações sociais no processo saúde/doença, em particular as desigualdades históricas entre mulheres e homens.

Em sua explanação, a Secretária Denise Motta Dau enfatizou os direitos sexuais e reprodutivos para mulheres e homens como direitos humanos, com informações completas e concretas e toda uma serie de serviços de assistência à saúde reprodutiva.

“é importante garantirmos através de políticas de Estado que mulheres e homens sejam respeitados nos seu direito de decidir sobre se querem ou não querem ter filhos, em que momento de sua vida e quantos filhos”, comentou.

A convidada elencou os desafios da SMPM junto a Secretaria de Saúde como: capacitação e sensibilização permanente dos profissionais de saúde, para garantir o atendimento adequado e respeitoso; capacitação para as equipes das maternidades; consolidação dos serviços de referência na saúde para atendimento as mulheres que sofreram violência; necessidade de se trabalhar interdisciplinarmente e transversal à violência contra à mulher, levando em conta as especificidades de geração, idade, raça, etnia e classe social; fortalecimento dos fóruns de discussão e construção das políticas públicas de saúde no âmbito do município em especial na composição da rede de enfrentamento a violência.

“O nosso objetivo é promover a transversalidade entre as demais secretarias municipais para que o governo como um todo atue em questões relacionadas a gênero”, finalizou.

Participaram a Coordenadora Kézia Adriana Araújo Alves; a Coordenadora Adjunta Selma Maria Silva dos Santos e demais representantes: Júlio César Caruzzo, Dr. José Carlos, Dra. Cecília Nobumoto - Coordenadora do Programa Integral da Saúde da Mulher; Elaine da Cultura Sou da Paz; Dra. Ana Lúcia Cavalcanti e Adriana Pereira, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, e outros integrantes da Subcomissão das Mulheres do Conselho de Saúde da Secretaria de Saúde da Cidade de São Paulo.

Fotos cedidas por Adriana Pereira

collections
Galeria de imagens