Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Quinta-feira, 26 de Junho de 2014 | Horário: 13:02
Compartilhe:

Rose Marie Muraro: símbolo do feminismo brasileiro e da luta pelos direitos das mulheres

A feminista transformou-se em referência ao traduzir, editar e produzir publicações voltadas às questões de gênero

 A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) lamenta o falecimento da feminista Rose Marie Muraro (1930-2014), ocorrido no último dia 21 de junho, aos 83 anos, escritora, intelectual, pioneira do movimento feminista brasileiro e ícone da luta pelos direitos das mulheres.

Autora de mais de 40 livros, Muraro teve atuação intensa no mercado editorial brasileiro, transformando-se em referência ao traduzir, editar e produzir publicações de gênero, tendo entre suas obras fundamentais os títulos "A Sexualidade da Mulher Brasileira", “Seis Meses Em Que Fui Homem" (1993), "A Mulher No Terceiro Milênio" (1993) entre outros.

A feminista também chegou a ser diretora da Editora Vozes, fazendo a edição de mais de 1600 títulos. Junto com outras feministas, criou a Editora Rosa dos Tempos, voltada ao debate dos temas das mulheres além do Centro da Mulher Brasileira cuidando, além disso, de viabilizar a sustentação da entidade. A escritora também se formou em física e economia e inaugurou, em 2009, o Instituto Cultural Rose Marie Muraro - local onde trabalhava até a piora do estado de saúde.
Rose Marie Muraro deixa cinco filhos, doze netos e quatro bisnetos.

 

Foto: Acervo/Instituto Cultural Rose Muraro

collections
Galeria de imagens