Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Unidade Móvel começa a circular na Zona Leste
Com as presenças da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e da Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Denise Motta Dau (foto), a Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres em situação de Violência, do “Programa Mulher Viver sem Violência” foi apresentada na tarde do último sábado, 20/09, à população de São Miguel Paulista. O veículo foi cedido no ano passado à Prefeitura de São Paulo pelo Governo Federal.
O evento, que integrou o calendário de comemorações dos 392 anos do bairro, foi acompanhado pelo subprefeito de São Miguel Paulista, Adalberto Dias de Sousa (Tim Maia), pelo Secretário Municipal de Serviços, Simão Pedro e pela chefa de gabinete da Subprefeitura, Célia Aparecida Assumpção, além de gestoras e gestores dos serviços de saúde e de lideranças locais.
Cerca de 2 mil pessoas circularam na praça Fortunato Silveira, local onde o veículo esteve estacionado durante toda a tarde, para conhecer de perto as instalações da Unidade Móvel, o trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional e ainda, obter as cartilhas e os miniguias dos serviços de atendimento às mulheres mantidos pela Prefeitura, distribuídos pela equipe da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
Ao falar para a população de São Miguel Paulista, a ministra Eleonora Menicucci, reforçou o impacto do “Programa Mulher Viver sem Violência” na vida das mulheres, que, de forma inédita, tem feito a busca ativa, levando as políticas públicas e os serviços de atendimento às mulheres nas áreas mais remotas da cidade de São Paulo.
“A Unidade Móvel integra a ação da SMPM de São Paulo, em articulação com o Governo Federal, de fortalecer e ampliar a rede de enfrentamento à violência contra a mulher e em diálogo com o movimento de mulheres definimos que este ano os três serviços que iremos inaugurar são: um Centro de Referência da Mulher (CRM) em São Miguel Paulista, um CRM em Campo Limpo e uma Casa Abrigo de endereço sigiloso”, complementou a Secretária, Denise Motta Dau.
Até o dia 31 de outubro, a Unidade Móvel percorrerá quatro bairros da região: São Miguel Paulista, São Mateus, Guaianases e Cidade Tiradentes. Em São Miguel, o veículo circulará em quatro pontos do bairro (veja o calendário de circulação) até o dia 26 de setembro.
O bairro de Parelheiros, na zona sul da capital, foi primeiro a receber o serviço itinerante, seguido de Capela do Socorro, Cidade Ademar e Campo Limpo. O veículo é um ônibus adaptado para realizar o atendimento emergencial e preventivo, com equipe multidisciplinar treinada para a escuta das denúncias e em condições de circular em áreas de difícil acesso.
Na primeira fase de circulação do serviço, na zona sul, foram realizados 8.000 atendimentos gerais: distribuição de cartilhas, orientações sobre a Lei Maria da Penha, cadastro único e programas sociais, além de outros 120 diretamente relacionados às situações de violência doméstica.
A equipe multiprofissional permanecerá na zona leste oferecendo atendimento psicossocial, encaminhamentos aos equipamentos da Prefeitura e orientações sobre os direitos das mulheres e a Lei Maria da Penha.
Veja mais fotos
Confira o cronograma de circulação da Unidade Móvel na Zona Leste
São Miguel Paulista
22 e 23 de setembro - 10 h Rua Salvador Fernandes Cardia, 1037 – Vila Mara
24 e 25 de setembro - 10 h Parque Vila Jacuí – Rua Cataleia
26 de setembro - 10 h Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró)
São Mateus
29/09 – 10h - Largo 13
30/09 e 01/10 - 10 h - Jardim Santo André / Parque das Flores
02/10 e 03/10 - 10h - Carrãozinho/Conquista
06/10 e 07/10 - 10h - Recanto Verde do Sol
08/10 – 10h - Jardim Marilu /Palanque
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk