Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Quarta-feira, 4 de Março de 2015 | Horário: 18:00
Compartilhe:

25 anos da Casa Eliane de Grammont terá programação especial e placa comemorativa

Primeiro serviço municipal do Brasil a oferecer o atendimento integral às mulheres em casos de violência doméstica e sexual completa 25 anos no próximo dia 9 de março. Será uma oportunidade de reunir gestores, parlamentares, representantes dos movimentos de mulheres, lideranças, militantes e coordenadoras que passaram pelo serviço

Criada em 9 de março de 1990 na gestão da então prefeita Luiza Erundina, a Casa Eliane de Grammont, primeiro serviço municipal do Brasil a oferecer o atendimento integral às mulheres em casos de violência doméstica e sexual, completa 25 anos, no próximo dia 9 de março. Será uma oportunidade de reviver o marco histórico que representou a criação da Casa no município de São Paulo com gestores, parlamentares, representantes dos movimentos de mulheres, lideranças e coordenadoras que passaram pelo serviço, além de militantes que estiveram diretamente engajadas com a causa. 

A atividade terá início às 13 horas, com as boas- vindas da coordenadora da Casa, Branca Paperetti. Em seguida, haverá a mesa de debate: “O papel da Casa Eliane de Grammont na construção da Política de Enfrentamento à Violência contra as mulheres na cidade de São Paulo”, com as seguintes palestrantes:

- Carmen Simone Grilo Diniz – docente do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que falará sobre a implantação da Casa Eliane de Grammont;

- Amelinha Teles – representando os movimentos sociais ,que abordará a importância da Casa Eliane de Grammont para os movimentos de mulheres

- Secretária de Políticas para as Mulheres de São Paulo, Denise Motta Dau, que fará exposição sobre a trajetória da Casa Eliane de Grammont até a atualidade.

Ás 13h40, está previsto um ato solene de descerramento da placa comemorativa de 25 anos, pela titular da SMPM, Denise Motta Dau. A programação incluirá ainda atividades lúdicas e culturais e um coffee break.

História

A Casa Eliane foi inaugurada em 1990 como resultado da ampla mobilização do movimento feminista na época. A origem do nome foi uma homenagem à cantora e compositora Eliane de Grammont, assassinada por seu ex- companheiro, o cantor Lindomar Castilho, em 30 de março de 1981, enquanto se apresentava em uma casa de show na capital paulista. 

 

Serviço: 

25 anos da Casa Eliane de Grammont
Dia: 9 de março de 2015
Horário: A partir das 13h00
Local: Rua Dr. Bacelar,  20 – Vila Clementino
Tel: (11) 5549-9339 5549-0335
 



 

 

collections
Galeria de imagens