Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Exibindo 1 para 1 de 2
Quarta-feira, 13 de Maio de 2015 | Horário: 17:15
Compartilhe:

Comitiva alemã visita Secretaria e troca experiências em ações afirmativas de gênero

Elke Ferner, vice-ministra do Ministério da Família, Idosos, Mulheres e Juventude da Alemanha elogiou Unidade Móvel e o esforço das profissionais no atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Uma comitiva formada por membros do Ministério da Família, Idosos, Mulheres e Juventude da Alemanha visitou hoje a sede da SMPM, a Unidade Móvel e um dos equipamentos de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade social da prefeitura de São Paulo. A comitiva alemã participa do Global Summit of Women, fórum internacional de negócios e economia para mulheres, este ano sediado em São Paulo.


Durante a estadia em São Paulo a comitiva alemã decidiu conhecer as ações e politicas desenvolvidas pela prefeitura de São Paulo na área de gênero. Recebidas pela Secretária da SMPM, Denise Motta Dau, as mulheres alemãs conheceram os programas desenvolvidos nas quatro áreas principais de atuação: enfrentamento à violência, autonomia econômica, ações temáticas, e participação e controle social.


Após a audiência com a secretária, a vice-ministra Elke Ferner pôde conhecer o trabalho desenvolvido na Unidade Móvel, o ônibus disponível para a SMPM em parceria com o governo federal e que percorre os bairros mais distantes da cidade levando orientação e atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade. Ressaltando o trabalho da Unidade Móvel como “muito bom”, Ferner seguiu para o Centro de Referência da Mulher 25 de Março, localizado na região central da cidade. Lá, ouviram da coordenadora, Leliane Melro, como é o processo de acolhimento e o plano de trabalho desenvolvido com cada uma das mulheres que procuram o centro de apoio.


Assim como no Brasil, a vice-ministra alemã ressaltou que são anos de luta para que as ações afirmativas de gênero sejam reconhecidas e os tipos de violência contra a mulher, tipificados. Como exemplo ela citou uma forte ação dos movimentos para que a violência sexual no casamento fosse julgada e punida. E conseguiram. Na Alemanha, como aqui no Brasil, a diferenciação salarial entre homens e mulheres é tema recorrente. Enquanto na Alemanha a diferença de salários beira os 22%, aqui no Brasil homens ganham cerca de 30% a mais do que as mulheres.


Ao encerrar a visita, Elke Ferner fez questão de parabenizar a equipa da SMPM e as profissionais que lidam diretamente no atendimento às mulheres vitimizadas. “É um trabalho que exige muita força. Vocês também sofrem risco de ameaças. Por isso, muito, muito obrigado pela coragem em realizar tão importante trabalho”.

Além da comitiva alemã, participaram das atividades representantes da Fundação Friederich Ebert Stiftung (FES), do Consulado Alemão e duas intérpretes.

collections
Galeria de imagens