Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Prefeitura anuncia criação da Coordenação de Políticas para LGBT
Na noite de quarta (13), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania promoveu o segundo encontro da série #DIALOGOSPDH, na Galeria Prestes Maia, centro, com transmissão ao vivo pela internet. O secretário de Direitos Humanos, Rogério Sotilli anunciou a criação da Coordenação de Políticas para LGBT, que substituirá a Coordenadoria de Assuntos para Diversidade Sexual (CADS). A mudança e reestruturação depende de aprovação de projeto de lei na Câmara. Além disso, o evento serviu para inaugurar discussões com a sociedade civil sobre políticas públicas para o público LGBT e apresentou os primeiros trabalhos desenvolvidos pela atual gestão para esse segmento social. “Com a entrega desse projeto na câmara e a reestruturação dos trabalhos poderemos focar as ações nesse público”, explicou Julian Rodrigues, coordenador de políticas LGBT da secretaria de Direitos Humanos.
Durante o evento também foram debatidos os preparativos para a parada LGBT, o maior evento do mundo nesse segmento. O objetivo deste ano é expandir a acessibilidade para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. “Com esta ação, o governo se faz presente, contempla todos os cidadãos que irão participar do evento, e nos dá a oportunidade de opinar sobre as expectativas e quais os pontos que precisam de mais investimentos”, disse o presidente do evento, Fernando Quaresma
Cerca de 150 pessoas participaram e apresentaram sugestões sobre os seguintes temas: prevenção ao HIV, o combate à homofobia, a nova atuação com foco comunitário da GCM e a reestruturação de áreas da cidade com as quais o público LGBT se identifica.Estiveram presentes no evento representantes de várias organizações LGBT,religiosos,profissionais de saúde e autoridades da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres e de Direitos Humanos.
Esse é o segundo debate sobre políticas públicas na Galeria Prestes Maia, o primeiro aconteceu na terça-feira com lideranças de movimentos da juventude. Para o secretário de Direitos Humanos, Rogério Sottili, “os encontros fizeram surgir grandes idéias que serão colocadas em prática pelo poder público”.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk