Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Encontro sobre arte e população de rua, na Inglaterra, reúne gestores e organizações locais para intercâmbio com brasileiros
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) participou, entre os dias 19 e 25 de abril, do encontro “With One Voice Brazil”, realizado nas cidades de Londres e Manchester, pelas organizações Streetwise Opera e People’s Palace Projetcs.
Durante a viagem, uma delegação brasileira formada por artistas, integrantes de movimentos da população de rua e representantes das prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro, dividiu experiências com organizações e governos locais sobre políticas públicas e outras iniciativas voltados à população em situação de rua, que incluem a arte como linguagem.
Ao longo da semana, o grupo visitou serviços e equipamentos de atendimento à população em situação de rua e conversou com diversos atores que trabalham na defesa desse público, compartilhando experiências a partir da realidade de cada lugar. A programação do encontro contou com apresentações dos projetos artísticos em desenvolvimento nas quatro cidades – São Paulo, Rio de Janeiro, Londres e Manchester – e rodas de conversa sobre os desafios enfrentados nos diferentes territórios.
A SMDHC foi representada pelos coordenadores-adjuntos Rafael Silva, da Coordenação de Políticas para a População em Situação de Rua, e Fernanda Almeida, da Coordenação de Promoção de Direito à Cidade. Eles apresentaram o trabalho desenvolvido pela Secretaria nesta área e contaram experiências do “Festival de Direitos Humanos: Cidadania nas Ruas”, que buscaram chamar a atenção do público para esta realidade.
Uma delas, a intervenção “Eu Existo”, concebida pelo artista plástico Helder de Oliveira e produzida em conjunto com pessoas que vivem nas ruas em São Paulo, ocupou espaços públicos da cidade com bonecos em tamanho real que representam, nas roupas, gestos e expressões, a própria população que habita as ruas da cidade. Outra experiência bem sucedida foi o ciclo de formação em fotografia realizado em parceria com o projeto Autonomia em Foco, que culminou na exposição “Olhares das Ruas / Meu Olhar Meu Mundo”. Exemplares dos bonecos e de algumas fotografias foram levados a Londres e ficaram expostos no café Phoenix Blend.
Entre os espaços visitados, os brasileiros conheceram o Booth Centre, Providence Now e Crisis Skylight, projetos que atendem pessoas em vulnerabilidade social com atividades de educação, esporte, arte e cultura e faz encaminhamentos aos espaços de acolhida no país. Estiveram em contato com as organizações Café Art, Choir With No Name, Open Cinema e Cardboard Citizens, que utilizam metodologias das artes, como música, teatro, cinema e pintura, para atuar junto à população de rua.
Na agenda, houve também reuniões com as equipes do British Council e Calouste Gulbenkian Foundation UK e uma conversa na Prefeitura de Londres com o vice-prefeito para Assuntos de Habitação, Richard Blakeway.
A delegação brasileira contou com dois representantes dos movimentos de população em situação de rua: Sebastião Nicomedes, oficineiro em São Paulo, e Maralice dos Santos, assistente social no Rio de Janeiro. Os dois já tiveram trajetória de rua e, hoje, têm a arte como instrumento de transformação social. Completaram o grupo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro, Adilson Pires; Rodrigo Abel e Allan Borges, da mesma secretaria; Juliana Cavalcante, da Organização de Auxilio Fraterno (OAF); Junior Perim, do Circo Crescer e Viver; Ricardo Vasconcelos, da Associação Amigos da Betânia; Helder Oliveira, curador da exposição “Eu Existo”; e Rodolfo Vazquez, da companhia teatral Os Satyros.
Parceria
A Streetwise Opera foi fundada utilizando a música como mote para ressignificar a vida de pessoas em situação de rua, de forma positiva. Por meio da criatividade, a organização oferece suporte para auxiliar os interessados em arte, que se encontram em condição de vulnerabilidade social, a se envolverem em oficinas de formação artística.
Em novembro de 2013, a ONG, em parceria com a People’s Palace Projects, esteve no Rio de Janeiro e em São Paulo para pesquisar o uso das artes no contexto da população em situação de rua. A viagem foi realizada à convite do British Council Brasil, com o apoio da Calouste Gulbenkian Foundation UK. Desde então, foram iniciadas conversas entre as prefeituras dos dois municípios, com a perspectiva de criação de uma rede de trocas de experiências nos campos da arte e cultura.
A primeira etapa da ação aconteceu em janeiro, no Rio, onde representantes da Prefeitura e das organizações se encontram. A viagem à Inglaterra é uma segunda etapa deste projeto de articulação. Após esse intercâmbio, está prevista a elaboração de um projeto piloto das experiências possíveis de serem multiplicadas nas cidades participantes, com expectativa de início ainda este ano.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk