Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Imagens incríveis de mulheres em protestos ao redor do mundo
Apesar de permanecerem sub-representadas nos sistemas políticos, as mulheres estão à frente de diversos movimentos políticos e sociais, e se fazem ouvir. Desde protestos de norte-americanas em Washington (Estados Unidos), contra a violência policial, até as ações da gangue rosa-choque, na Índia, essas mulheres são uma força a ser reconhecida.
No Dia Internacional das Mulheres escolhemos homenagear as mulheres em luta. Para isso selecionamos 15 imagens poderosas e emocionantes de mulheres que encabeçaram protestos por seus direitos e pelos direitos humanos, ao redor do mundo.
TURQUIA, 2013
Foto: Ozan Kose | Uma manifestante de oposição ao governo faz um símbolo de vitória durante confronto entre manifestantes e a tropa de choque na Praça Taksim, em Istambul, em 22 de junho de 2013
MACEDÔNIA, 2015
Foto: Armend Nimani | Imigrantes protestam atrás de uma cerca contra restrições que limitam a passagem de pessoas na fronteira entre a Grécia e a Macedônia, em dezembro de 2015. A Macedônia restringiu a passagem para o norte da Europa apenas a sírios, iraquianos e afegãos considerados refugiados. Todas as outras nacionalidades são consideradas como “migrantes econômicos” e impedidas de passar.
HONDURAS, 2009
Foto: Jose Cabezas | Apoiadores do presidente de Honduras, Manuel Zelaya, marcham em Tegucigalpa em protesto ao golpe militar que depôs o presidente, em 2 de julho de 2009.
FRANÇA, 2015
Foto: Thomas Samson | Ativistas do grupo Femen fazem performance onde ironizam a saudação nazista “Heil Le Pen”, referência à Marine Le Pen, líder do partido de extrema-direita francesa Frente Nacional (FN), durante ato que homenageava Joana D’Arc por ocasião do 1º de maio.
COREIA DO SUL, 2015
Foto: Chung Sung-Jun | Uma mulher senta na frente da tropa de choque que bloqueia uma estrada em Seul para proteger manifestantes durante um protesto contra o governo em 24 de abril de 2015. Nessa época, a central sindical KCTU (Korean Confederation of Trade Unions) entrou em greve geral contra a reforma do mercado de trabalho e do sistema de pensão pública proposto pelo governo sul-coreano.
BRASIL, 2007
Foto: Ricardo Moraes | Um policial do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) mira o fuzil para uma mulher, em protesto da comunidade do Complexo do Alemão contra a morte de moradores ocorrida durante troca de tiros entre policiais e traficantes na favela do Rio de Janeiro.
ÍNDIA, 2015
Foto: Yawar Nazir | Mulheres mulçumanas gritam palavras de ordem contra o governo indiano e pela libertação da Caxemira durante funeral de Bilal Ahmad Bhat, ativista morto numa manifestação, supostamente por forças paramilitares indianas.
REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO, 2012
Foto: Issouf Sanogo | Integrantes mulheres de associações contra a violência em relação às mulheres no leste da República Democrática do Congo apresentam folhetos na abertura da Francophonie Summit, em Kinshasa.
FRANÇA, 2016
Foto: Zacharie Scheurer | A ativista Sarah Constantin, é pendurada por uma corda em uma ponte de Paris para chamar a atenção para o grande número de execuções no Irã. O protesto tem como alvo a visita do presidente iraniano Hassan Rohani, a Paris, em 28 de janeiro de 2016.
MÉXICO, 2015
Foto: Juan Barreto | Mulheres nuas protestam na entrada da residência presidencial de Los Pinos, na Cidade do México, contra a expropriação de suas terras por deputados federais.
POLÔNIA, 2011
Foto: Janek Skarzynski | Mulheres polonesas participam do protesto Amamentação Não É Obsceno, no metrô de Varsóvia, em 15 de Junho de 2011, em reação a uma proibição imposta pelas autoridades da cidade à respeito da amamentação em espaços públicos.
ARGÉLIA, 1998
Foto: AFP | Mulher pede calma diante da tropa de choque, durante um protesto organizado pelo “Rally for Culture and Democracy (RCD)” (Partido da Cultura e Democracia), em Argel, contra uma nova lei que atodou o árabe como a única língua oficial na Argélia.
SÉRVIA, 2005
Foto: Marko Drobnjakovic | Uma integrante das “Mulheres de Preto”, uma rede internacional de paz, protestam no centro de Novi Sad, deitadas no chão com os corpos envolvidos em sacos plásticos. A performance foi feita durante o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em defesa dos direitos das minorias na província de Vojvodina, Sérvia.
ÍNDIA, 2009
Foto: Mustafa Quraishi | Integrantes da "gulabi gang” (gangue rosa-choque), grupo de mulheres da Índia, grita palavras de ordem em um protesto em Nova Deli. O grupo exigia a criação de um estado próprio, o Bundelkhand. A gangue rosa-choque é conhecida por combater a injustiça social e a violência contra a mulher, incluindo o casamento de meninas.
BÉLGICA, 2015
Foto: Virginia Mayo | Uma mulher atira ovos contra a tropa de choque durante uma manifestação de agricultores em Bruxelas. Produtores de leite protestavam contra preços injustos praticados no mercado.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk